Netflix deixa de funcionar em aparelhos Android com root ou ROMs alternativas

netflix-android

Nem todo mundo que usa dispositivos Android com root ou apela para ROMs customizadas é adepto da pirataria, mas é bem verdade que tais soluções são empregadas por aqueles que não desejam pagar por apps ou pretendem consumir conteúdo de formas não-legítimas.

Foi pensando nisso que o Google implementou o sistema de DRM Widevine, destinado a sites e apps de vídeo que deixam de funcionar em dispositivos que não possuam certificação da gigante das buscas (no caso das ROMs) ou foram alterados de alguma forma. E o mais novo parceiro do Google nesse sentido, para tristeza de boa parte de seus assinantes é a Netflix.

Desde o último sábado (13) o serviço de streaming para o Android, que foi atualizado para a versão 5.0 se tornou incompatível com dispositivos que possuam ROMs alternativas ou que façam uso de root, independente do motivo ou circunstância. O app sequer pode ser baixado pela Play Store e está deixando de funcionar aos poucos nos aparelhos em que já está instalado, de modo a bloquear todo mundo de vez.

netflix-play-store

Agora que a Netflix permite que o usuário faça download de seus filmes e séries favoritos para seus dispositivos móveis, até mesmo para desktops é imperativo combater a pirataria e não dar maiores chances para que seu conteúdo original ou licenciado seja facilmente coletado, ainda que a Locadora dificilmente ficará desabastecida. A medida visa dificultar ao máximo soluções simples que um usuário final poderia empregar para baixar os vídeos, quebrar o DRM padrão e reproduzir o conteúdo em qualquer lugar, sem restrições.

Por enquanto a atualização não impede que todos os usuários de root e ROMs alternativas tenham acesso ao Netflix; embora não seja mais possível baixa-lo pela Play Store ele ainda roda via sideloading (instalar o arquivo .apk diretamente no smartphone ou tablet) e alguns ainda podem rodar o aplicativo instalado normalmente, mas a empresa alerta que é uma questão de tempo para que todos os que não possuem sistemas homologados pelo Google percam o acesso por completo, sem exceções. Em suma, no more Netflix and Chill para esse público. A única maneira de manter o acesso é fazer uso de versões do app anteriores ao 5.0 e impedir sua atualição; por outro lado é fato que com o passar do tempo os usuários dessas plataformas ficarão sem uma série de novos recursos que a Netflix vier a introduzir no aplicativo para Android.

É evidente que a próxima medida da Netflix é repetir o feito com iPhones e iPads que utilizem jailbreak e dispositivos Windows 10 Mobile com root (e não duvido que a versão UWP também deixe de rodar em versões piratas do Windows 10 para desktop), impedindo qualquer possibilidade de usuários de dispositivos móveis tenham acesso fácil a seu conteúdo e o compartilhem de modo ilegal. Quem quiser piratear mesmo vai continuar a fazê-lo utilizando desktop, placas de captura e outras mumunhas, a intenção aqui é apenas não facilitar.

Pior para os usuários de ROMs como o LineageOS e cia. ou que fazer uso do root para fins de performance, terão que acessar a Netflix por outros meios.

Fonte: Android Police.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • mr_rune

    Meh. Já já tem crack pra isso.

    • Crack resolve tudo….

      • Andre Kittler

        Ou, ao invez de piratear o aplicativo que da acesso a midia, vamos piratear a midia.
        Tenicamente, ambos não podem ser feito, e ambos resolvem. Escolha seu veneno. Mas fica a dica: pirateando a midia ela não vai parar de funcionar em um futuro update, e para alguem que realmente desejar ir essa milha extra temos a opção de usar “Netflix” se precisar pagar mensalidade!
        Ou, claro, eles poderiam voltar atras e deixar eu poder pagar pelo serviço sem precisar correr para alternativas….

      • Não, fogo resolve tudo, purifica tudo… Crack ajuda…

        Claro, não queira misturar os 2… =X

        • Você tá usando outra ROM né? Tá funcionando?

          • Não precisei de nenhum app ou jogo que verificasse Root no aparelho, meu moto g véio de guerra (o 2º, o primeiro eu acho que fiz algo que não devia nele.. =X… ) tá rodando numa boa o LineageOS. Só não botei ainda o microsd de 32bg pq to na dúvida entra fazer ou não a formatação pra uso do sistema (android 7+).

          • Whirlpool

            Eu testei AOKP e RR (minha atual) com Magisk Hide e funciona tranquilo, Netflix e Super Mario Run.

        • Ivan

          não da pra usar crack sem fogo

  • Germano

    O que vem depois, bloquear o Netflix no Chrome se este for a versão para Linux?

    • Eric Alvaro

      Sinceramente? Provavelmente.. empresas amam o conceito de app porque há um controle muito grande em como o app funciona, controle muito maio do que elas têm no browser.

  • Vai tampar o sol com a peneira no Android. As novas Custom ROMs já tem funções de esconder o root e entre outras (alterando o build.prop e mais alguns parâmetros da ROM).
    Para todos os outros existe o Apkmirror.

    • Eric Alvaro

      Disserte mais sobre isso.

      • Algumas ROMs mais novas tem no gerenciador de root (Magisk no caso) a função Magisk Hide, ela oculta o root de certos aplicativos (ex: Super Mario Run, Pokemon Go, Android Pay,..). A saber, estou usando a Resurrection Remix como exemplo.
        E manjadores do build.prop, podem alterar várias linhas por outras informações (as linhas sobre o modelo, rom, status, kernel por exemplo). Só há um detalhe que vou retificar, outros partes do sistema precisam ser alteradas também, não tenho mais os esquemas detalhados. Se é que vale a pena fazer tudo isso.

        • Grato… xD

        • Germano

          Grato tb!

        • Thiago Bachi Rehbein

          PopcornTime ajuda nessa questão… Se eles não querem que sejamos legais em nossos direitos (eu comprei o celular, eu tenho o direito de rodar o sistema que eu desejar) então temos que apelar para outros meios…

          • A quem tiver disposto pode até ser, mas não deixa de ser uma escolha por causa=consequência acredito eu. E concordo, essa postura da netflix é idiota diante dos vários meios de proteger seu conteúdo (criptografia individual em cada vídeo por exemplo, compatibilidade só com o app).
            Enfim, não há certo ou errado nisso, apenas o inevitável (thanks yuuko-san)

          • Ivan

            vc tem todo direito de fazer o que quiser com seu celular e eles de fazerem o que quiserem com o app deles.

          • Thiago Bachi Rehbein

            Mas em nenhum momento disse que eles não podem fazer isso… Só acho que isso é um tiro no pé ao privar o uso daqueles que por algum motivo que não seja a pirataria decidem usar uma ROM customizada/rooteada… Eu mesmo uso uma custom da XOSP no meu Nexus 4 para trazer a versão mais recente do Android em um smartphone que se dependesse da Google estaria apenas na 5.1.1 mas que tem total condição de usar versões superiores…

          • Ivan

            Mas isso não pode trazer algum prejuizo pra netflix? de algum jeito mudarem o app conseguirem copiar essas coisas?

          • EmuManíaco

            Não compre android, ou só compre xiaomi que ao menos atualiza rom por 5 anos.

          • Marcos Martins

            A diferença é que o sistema deles não é algo gratuito, pago 40 reias por mes para usar.

          • Ivan

            Não muda nada ser pago.

          • Daniel

            Root pode ser usado para facilitar pirataria, mas também há outras coisas como desinstalar lixo (apps indesejados), modificar o sistema para ler ntfs em versões mais antigas, e outras coisas, então acho extremamente ruim essa posição da netflix. Bem 22 reais a menos pra ela na hora que parar de funcionar de vez.

          • Thiago Bachi Rehbein

            Eu já parei de pagar tem tempos… E esse é o prego final na minha decisão de nunca mais voltar à usar a Netflix…

          • nayara

            Mas eles não tem o direito de fornecer também pro usuário que eles quiserem?

          • Thiago Bachi Rehbein

            Não é um serviço gratuito, se você paga por ele, espera-se que possa utilizar em qualquer dispositivo Android, iPhone, Windows Mobile, batata, etc…

      • SacoCheio

        Nem precisa esconder o root, parte direto pra baixar o APK e mandar um dedão médio na olhota da Netflix.

        • Tenho certeza que eles não vão se importar com a sua ginástica para contornar as restrições que eles criaram… Os seus R$ 22 continuarão caindo na conta deles de qualquer forma.

          • SacoCheio

            Bingo! Isso tudo é pra acalmar os holiud studio.

    • Jack Silsan

      Ainda assim foi sacanagem com que usa LineagenOS por ter caído na obsolência programada

    • Bruno

      E também viva ao sideload

  • Malcan

    Se ficar pior, tchau netflix, e olá showbox!1

    • Thiago Bachi Rehbein

      Ou então PopcornTime…

  • Infelizmente isso só vai empurrar a galera que usa players android alternativos a usar soluções estilo pop corn time que vão continuar funcionando, o tiro vai sair pela culatra.

  • Aos moderadores: Essa fonte Raleway com peso 400 deixa o site mais bonito e moderno, mas sinto que estou forçando d+ as minhas vistas para ler. Colocar ‘font weight 500’ já melhora, mas seria legar procurar por uma fonte com maior legibilidade.

    • Ivan

      achei que era só eu que achava ruim.

  • Fred

    usuários de root e ROMs alternativas
    Então o problema não é só root, é ter custom ROM tbm? Ou seja, se quisermos atualizar aquele aparelho com 1 ano ou mais de uso por uma versão mais nova e segura não poderemos mais usar o Netflix?
    Putz, daí só indo pros iCoisa mesmo…

    • Carlos Trentini

      Basta ter o bootloader desbloqueado para perder o acesso. Estou com um Moto G4 com bootloader desbloqueado e ROM stock, e sem acesso ao Netflix.

      • Adriano Garcez

        PUTZ! Ainda sem entender esse posicionamento da Netflix, já que a pirataria é feita via PC.

        • Pelo que percebo, não é só ela que tá nesse frenesi. Desde o momento em que a própria Google começou a desmotivar o root (cof, cof, cof SafetyNet, cof), ficou claro que ela mais do que nunca quer fechar o sistema, e pra isso ela quer convencer os devs e provedores de serviço primeiro.

  • Que merda, justo agora que eu me aventurei e comprei um Xiaomi Mi 6 que necessita a troca de ROM pra funcionar a contento no Brasil…

    • DanielBastos

      Não sabia desse detalhe. Tava em vias de comprar 1.
      Qual é o esquema?

      • Obrigatoriamente vc precisa remover a ROM que vem com ele e colocar a MIUI Global ou a MIUI Brasil e, para isso tem que, pelo menos, destravar o bootloader

        • DanielBastos

          Humm interessante.
          Vlw pelas informações. Agora com isso(E com o lance da netflix) to na duvida sobre o mi6 🙁

  • Maom

    Amo a concorrência livre do capitalismo. A Pirate Bay acaba de twittar que vai manter seu conteúdo disponível à celulares com root. Toma essa netflix!

  • LLS

    Tenho um S3 Neo é a rom que vem com ele é uma bost… tem 1,3GB de ram e somente com os Apps que vem de fabrica fica em 800MB. A solução foi usar o cyanogenmod 5.1, agora tenho o chromecast e vou ter que matar meu celular para assistir a Netflix em casa.

  • Bruno

    Inútil contra a pirataria; Só vai foder quem usa aparelho velho (ou novo) com rom alternativa. Pior que imagino que os devs sabem disso, mas quem que consegue convencer os figuras lá de cima que essa ação não serve de nada…

  • Rin Tezuka

    Quem usa um celular pra piratear..

    • Veja pelo seguinte ponto de vista: muitos aqui têm conexões horríveis em casa, mas decentes no trabalho…

      • Vin Diesel

        Vão baixar no trabalho e assistir em casa via chromecast. Mas eu tenho uma conexão de 2mb apenas para o Netflix da TV e roda muito bem.

  • Adriano Garcez

    Entendo a razão, mas isso vai prejudicar muita gente que só quer ter mais performance no smartphone. Se dependesse da Motorola, meu Moto G já estaria morto há muito devido à performance capenga na ROM oficial. Não tenho um app pirata, e agora não sei o que fazer para ter Netflix.

    • Humberto Machado

      apkmirror. só baixar la e boa

  • Germano

    E com isso mais uma empresa entra para o ranking daquelas que começaram sendo legais com seus usuários, até perceberem que já tinham dominado…

  • Usar ROMs alternativas, até onde eu sei (e sempre uso) só serve para manter o sistema mais atualizado.

    Será mesmo que o Netflix prefere manter suporte ao meu android 4.4 antigo e lerdo e não ao meu lineageOS 7.1 customizado?

    • EmuManíaco

      sim.

  • Felipe Braz

    Tenho dúvidas da eficácia disso. Magisk manager é facílimo de usar, e quem usar rom alternativa acredito que tenha o conhecimento pra, no mínimo, ler um tutorial sobre isso.

    • Vai facilitar mais ainda agora que muitas Custom ROMs estão embutindo o Magisk no seu sistema por padrão.

  • Taconi Dantas

    Aqui está funcionando na AOKP com Magisk

  • Artur

    wp10 nem tem download no netflix, e provavelmente nunca vai ter.

  • Whirlpool

    Na boa, o título é tendencioso (o aplicativo ainda funciona via sideload, como já dito na matéria, contrariando sumariamente o click bait) e não reflete nenhuma posição atípica da Netflix; eles simplesmente aderiram ao Widevine DRM. Para quem não sabe, Super Mario Run também usou a mesma coisa; Android com root não consegue ver o jogo na Play Store.

    Nada na declaração oficial ou na matéria citada como fonte dá a entender que

    É evidente que a próxima medida da Netflix é repetir o feito com iPhones e iPads que utilizem jailbreak e dispositivos Windows 10 Mobile com root

    isso é alarmismo puro.

    Além disso, Magisk (Magisk Hide) manda um abraço.

    • Pra nós que manjamos dessas coisas, talvez. Mas pra um leigo, o título faz todo o sentido.

  • Cássio Amaral

    Ouvi dizer que PirateBay, Katcr e Rutracker funcionam em aparelhos com root, será?

  • LV

    mimimi da porra.
    Aposto que nem 5% das pessoas chorando assistem Netflix no celular

    • Germano

      Eu assisto volta e meia, e muito mais frequentemente uso com o Chromecast. Aposto que muito mais tambem cai no segundo caso aqui.

    • Flávio Pedroza

      A bronca é o Chromecast, tem que tá instalado e funcionando no celular pra usar…

    • Theuer

      Chromecast e MILHÕES de Androids Sticks pelo mundo.

      • LV

        Tinha esquecido que o Chromecast precisa do Netflix no celular.
        Ai fudeu geral pra uma galera

  • Germano

    Meio off-topic mas: entre o lineage, ressurrection e AOKP (ou outra), aqueles que usam custom qual escolheram e por que? Apesar do balde de agua-fria aqui, ainda estou pensando em colocar uma dessas no meu Moto X Play ja que a prometida atualização oficial… … …

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Uso Lineage OS mas só porque sempre fui mais acostumado com a velha Cyanogen. tem menos firulinha, tb.

    • Thiago Bachi Rehbein

      Eu, recomendaria o LineageOS… Eu uso uma custom chamada XOSP no meu Nexus 4, tem como base a LineageOS e tem alguns extras da Sony…

  • Cristiano Magrini

    Ahhhhhhhhhhhhhhh vá pra pqp netflix, até parece que seus títulos defasados já não estão disponíveis em torrent há meses.

  • Oberaldo Gilmentoo

    Não tem muita gente que vê Netflix no celular. São proporcinoalmente poucos, e menos ainda o fazem com Rom alternativa ou com root. Desses, se algum era assinante Netflix, só uns oito devem encerrar a assinatura só porque não funciona mais no celular customizado.
    Por outro lado, a Netflix economiza ao evitar encheção de saco por parte dos proprietários dos direitos.
    E 99% de quem trocou a rom, ou rooteou o celular, sabe muito bem onde encontrar todos os filmes da netflix, e mais alguns, inteiramente de grátis.

    • Crístofer Ribeiro

      Bem legais esses números que você inventou.

      • Russo

        Deve ter usado como amostragem os parentes e os amigos do prédio dele.

      • Oberaldo Gilmentoo

        Não foi uma fraude estatística, foi só um recurso de estilo para dizer que acho que são pouquíssimos os usuários de android rooteado que vão cancelar suas assinaturas Netflix, e que a imensa maioria de quem fez root conhece o caminho do torrent.

  • Juaum

    Uso a RR aqui no meu LG G3 e o app não aparece na Play Store. Baixei pelo apkmirror e está tudo lindo.

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Curioso. peguei meu tablet que está com lineageOS e baixou/rodou tranquilo o Netflix. Nunca instalei Magisk ou HideSU nele. Será que tem algo a ver com aquele zip pra tirar root que os próprios desenvolvedores da ROM disponibilizam?

    • Se não me engano, varias Custom ROMs estão introduzindo soluções nativas para enfrentar estes “bloqueadores de root”.

  • Theuer

    Não deve durar. A menos que já seria imposição contratual dos estúdios.

  • Omena

    Os devs de rom não são tão bobos, a maioria está usando magisk como gerenciador de root e quando ativado o magisk hide o aparelho passa até pelo safetynet. No meu atualizou de boa o Netflix e posso até baixar que não dá erro. Isso no Zuk Z2 com DU.

  • Novamente os sinais de que o Android está se fechando estão cada vez mais evidentes. Se olharmos um pouquinho para trás, veremos que a Google vem vendendo alternativas para lacrar seu robozinho, desde o fim da linha Nexus até a criação do SafetyNet. A princípio pensávamos que esse serviço seria apenas para apps que envolviam transações bancarias ou coisas do gênero. Mas aí começaram a travar o Pokémon GO: ninguém tinha dado bola fora os próprios jogadores, pois consideraram que era pouca coisa. No entanto meu medo sempre que aquilo seria a porta de entrada para uma tendencia bem desagradável. E isso se concretizou. Seriam os apps de bancos os próximos?
    Agora que acharam o algorítimo do Google no app da Netflix, estou seriamente temeroso em ver o Android sendo a sombra do que foi em termos de “sistema flexível”.

  • José Carvalho

    O uso do desbloqeio do root e room customizada é ABSOLUTAMENTE legítimo, ou a Netflix vai desabilitar o aplicativo em PCs onde eu seja admin? Desabilitar a função é uma coisa, desabilitar o app é outra completamente diferente!! Por essas e outras que eu digo TORRENT! Pago meu Netflix e minha TV a cabo mas é por absurdos como estes que eu sempre acabo caindo no Popcorn Time

  • Yskar

    A solução vai ser comprar um tablet para isso e deixar o celular para outras coisas quando fecharem as comportas de vez, imagino que um monte de android box vai pro saco também.

    Era melhor só desativar download do conteúdo para essa galera! Eu mesmo podendo nem uso.

  • Sacanagem, isso. Meu Samsung S4 está com o Lineage para poder ter um Android mais moderno e sem todo aquela bloatware, e fiz root para poder permitir usar o OTG em qualquer aplicativo de mídia (que o Android N MATOU SEM DÓ!!!). Já não tenho leitor de cartão microSD no celular, tendo que apelar para pen-drive externo. Aí o Android N não dá mais suporte direto ao OTG, tendo eu que fazer ROOT e instalar aplicativo que monta o OTG como deveria ser, para depois vir a Netflix e NEGAR acesso ao serviço para quem tem esse tipo de configuração. Assim fica difícil 😛

  • Germano

    Nao instala mais no Asus Fonepad 7 que tenho em casa, onde so fiz root e desbloqueei para fazer o downgrade para o kitkat ja que o update para o Android 5 transformou o tablet em uma carroça, e para remover alguns bloatwares Asus inuteis. Nunca instalei nada pirata nele, ou era free ou eu pagava.
    Ainda funciona porque ja tinha instalado a versao antiga, mas agora se eu quiser/precisar colocar a versao mais recente vou ter que apelar… vivi para ver o dia que sou obrigado a piratear um software gratuito.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis