YouTube está desmonetizando vídeos de games com temática de guerra

call-of-duty-wwii

O Google entrou em modo full controle de danos desde o êxodo dos anunciantes do YouTube e da plataforma de anúncios tradicional, principalmente pela incapacidade da gigante de fazer algo até então para impedir a vinculação de propagandas com sites e vídeos controversos, de conteúdos indesejáveis e até mesmo de conteúdo extremista, mas por outro lado tinham muitas visualizações.

De lá para cá a companhia se comprometeu a fazer a coisa certa e ficar de olho em que tipo de vídeos os canais hospedam, cortando a grana de quem não mais se adequar em suas novas diretrizes. Ao mesmo tempo o YouTube aproveitou para fazer uma grande faxina, desmonetizando vídeos e canais com conteúdos furtados de outros e reduzindo drasticamente a visibilidade (e consequentemente a receita) dos nuteleiros e dos milhares de jogadores de Minecraft.

A estratégia é simples, a partir de agora apenas os canais com realmente conteúdo decente e que não divulgarem conteúdo controverso irão sobreviver, sem exceções. Só que o YouTube decidiu que games focados em guerra, como as franquias Call of Duty e Battlefield entre outras também é um tipo de conteúdo que não mais será privilegiado, mesmo se tratando de violência ficcional. Em suma, estão cortando a grana dos YouTubers campeiros sem dó.

Tal movimento não é iniciativa das desenvolvedoras e sim do próprio YouTube. Desde março a plataforma de vídeos decidiu que qualquer conteúdo violento real ou fictício, mesmo games não são passíveis de monetização ou na linguagem formal, “inapropriados para advertising”. Desde então os canais focados em produzir vídeos dessas franquias estão vendo sua renda atingir o fundo do poço, rendendo cada vez menos ou sendo até mesmo completamente desmonetizados. Não são raras as vezes em que YouTubers tentam nos últimos dias aplicar vídeos de Call of Duty: WWII ao programa e tomam um “não” na cara.


PrestigeIsKey — We need to talk about this…

As regras são bem claras: em geral, vídeos com conteúdos inapropriados não serão elegíveis para monetização e, mesmo que passem no crivo, na maioria dos casos renderão apenas uma fração de outros tipos de conteúdo, pois não serão aplicados à maioria dos anunciantes que não querem se envolver com tais materiais. O argumento dos YouTubers de Call of Duty e outros games similares não se sustenta pois a plataforma entendeu que violência virtual é violência do mesmo jeito, logo não reverterá sua decisão.

O conselho do Google sobre essa situação é clara como cristal: “façam vídeos de conteúdos amigáveis” ou traduzindo, “larguem de postar vídeos de games de guerra”. Imagine então canais grandes como o do Prestige, que fez fama transmitindo vídeos de Call of Duty tendo que se “reinventar” para continuar ganhando dinheiro, o público simplesmente desapareceria. Em suma, esses canais estão entre a cruz e a espada e o YouTube não lamenta já que é dono da faca, do queijo, do gato e do rato: no fim os anunciantes continuarão investindo e a plataforma gastará menos com repasse para os criadores de conteúdo, mantendo apenas os que realmente rezarem por sua cartilha e forem interessantes e diferenciados.

Pior para quem confiou no Google achando que ele é bonzinho, para a empresa não faz a menor diferença atomizar canais com muitas visualizações, no fim das contas eles são despesa porque querendo ou não eles são o produto, mesmo criando conteúdo. Os clientes de Mountain View são os anunciantes, são eles que decidem os rumos e como demonstrado pela fuga deles, a gigante fará de tudo para mantê-los satisfeitos. Mesmo que isso signifique detonar uma penca de YouTubers grandes que fazem vídeos de guerra de videogame.

Esses canais agora têm duas opções: aceitar que as regras mudaram e jogar de acordo, passando a submeter vídeos de outros conteúdos para monetização ou jogar a toalha de vez e procurar um emprego, algo que o próprio Prestige já considera fazer para continuar colocando comida na mesa da família.

Fonte: Kotaku Australia.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Isso não afeta só games de guerra, não. Até um Mass Effect seria afetado, pois você também está em combate e dando tiros. Jogos no estilo GTA e Watch Dogs também não se adequariam

    • Tejobr

      Poderia afetar até o Mario.

      • Eu não sou violento… NÃO SOU VIOLENTO NÃO… ALGUÉM ME SEGURA OU VOU BATER COM ESSE SUJEITO NUM TIJOLO ATÉ SAIR MOEDA…

        • Julio da Gaita ✔

          ainda bem que você não é o Sonic amigo, se não ia sair é o anel dos malucos…rs

        • Tejobr

          Não é violento nem come cogumelos…

      • Mário já não é monetizado, por imposição da própria Nintendo. Mas de modo geral, sim, qualquer gameplay poderá ser afetado.

        Engraçado a Google querer limar os recursos dos gameplays, sendo que, indiretamente, foram eles quem ajudaram na popularização dos Youtubers.

  • Murilo Teixeira (OK)

    Vlw youtubo, foi bom enquanto durou…

  • Bem, deixando de lado aquela típica discussão sobre youtubers serem uma carreira “moralmente” aceitavel ou não…
    Se isso não é um sinal de que o mundo no qual vivemos entrou em um modo “full paranoia” eu não sei mais o que é.

  • Russo

    E Manhunt, pode?

  • Qualquer game que tiver o mínimo de violência seria afetado…
    Acredito que pode ser um tiro no pé também do Youtube

    Agora que o Twitch tá mudando as remunerações, começa a ficar mais atraente mudar pra lá…

    • Alvaro Carneiro

      – “Acredito que pode ser um tiro no pé também do Youtube”

      Pode desacreditar. Você acha mesmo que o Google, burro do jeito que é (sqn), não fez todas as simulações e cálculos antes? Eles sabem direitinho. Se fizeram este corte é porque não faz a mínima diferença para eles.

      • Julio da Gaita ✔

        o loco é a NASA saporra?! tudo tem um começo, meio e fim. O youtube mesmo já vem se desgastando faz tempo, o que antes era algo sem igual, hoje são várias propagandas que se sobrepõem ao conteúdo, dependendo da duração do vídeo são 3 propagandas com 15 segundos obrigatórios.

        É uma questão de tempo pra surgir um serviço melhor, e talvez específico pra games e conteúdo menosprezado pelo Youtube.

      • Até abrir espaço para um concorrente competente…

      • ricms

        exatamente. eles só redirecionam os Ads para outros videos. Até se diminuir o nro de videos, e a banda necessária para assisti-los, o google tb ganha com isso.

    • Sophos Nsm

      tiro no pé. tiro no pé seria colocar anuncio em conteudo que o anunciante não quer.

      • Zalla

        colocar não, ela colocou..e tomou um tiro de 12 no dedão….agora tá tentando reverter

  • leoncral

    O melhor de tudo é que YT br n vai ser afetado. Pq so tem video retarda de vlog e nego fazendo desafio idiota e funk. Mas video game não pode.

    • Ivan

      “Coloquei faca quente na amoeba e me surpreendeu.”

      • Vagner Da Silva

        faltou dizer que foi dentro de uma banheira de nutella usando garras de Wolverine, que custou vinte mil reais e que reagiu ao que aconteceu.

    • o.O

      “Trollei minha mãe, veja no que deu”

      • leoncral

        Tipo isso kkkkk

  • Inquisidor

    vish, vai virar uma tv aberta isso, vamos montar um youtube na deepweb?

    • DeepTube?

      • Islan Oliveira

        Deve ter algum site de conteúdo educativo com esse nome já.

      • Julio da Gaita ✔

        soa parecido com deepthroat opa serviço de vídeo errado..rs

    • Sophos Nsm

      quer obrigar os anunciantes a anunciar em tranqueira? vai virar tv aberta não moço. se quer falar algo não monetizavel, não desejavel pelos anunciantes que faça de graça

  • Inquisidor

    tinha que proibir funk, as lletras do funk ofendem milhoes de vezes masi que um jogo de tiro feito de pixels e pessoas ficticias.

    • Sophos Nsm

      proibir funk… e depois o censor é o google

      • Felipe Vinhão

        “O Google entrou em modo full controle de danos desde o êxodo dos anunciantes do YouTube e da plataforma de anúncios tradicional, principalmente pela incapacidade da gigante de fazer algo até então para impedir a vinculação de propagandas com sites e vídeos controversos, de conteúdos indesejáveis e até mesmo de conteúdo extremista, mas por outro lado tinham muitas visualizações.”

        Proibir não, mas se o Google seguir a própria regra à risca, qualquer vídeo de funk teria que deixar de ser “monetizado”.

  • Rômulo Catão

    Mário só pode se não pular nos goomba

    • E se nintendo não descobrir, senão raspa o dinheiro monetizado todo pra ela… NINTENDO SAFADA

      • Douglas

        Falando da Nintendo e usando imagem com estilo Mário, a Nintendo vai tirar a renda desse post agora

  • Pingback: YouTube está desmonetizando vídeos de games com temática de guerra | Notícias Legais()

  • Diogo

    Já falei… o YouTube tá nessa situação porque mantem um certo monopólio de videos na internet… o que o Google precisa é de um concorrente que seja atrativo para os produtores de conteúdo migrarem em massa, só assim o Google aprende uma lição pra não vacilar mais…

    • Eu digo mais: a concorrência não deve ser diretamente com o YouTube, mas sim com o AdSense.

      • nayara

        existem, so nao dao tanto dinheiro. Percebe que voce quer obrigar alguem a pagar de acordo com o criterio que voce escolher? Isso nao ‘e livre mercado

        • Isso é meio o que resume a analogia. Quando se escolhe um concorrente, vários critérios entram em destaque, e retorno financeiro é aquele que mais pesa. Sejamos francos: a imensa maioria não tá nem aí pra promover um concorrente simplesmente em prol de uma causa ou simplesmente promover livre mercado. Pouca farinha, meu pirão primeiro.
          E olha que os problemas dos concorrentes não são só de pagamento.

    • ricms

      Isso é culpa da passividade do consumidor (produto) destes serviços. vide o Zapzap, também temos várias soluções melhores, mas por preguiça ninguém vai para lá

      • Diogo

        Então, eu acho que é uma situação diferente… no caso do Zapzap, a maioria das pessoas são atraídas somente pelo app que tem mais gente…. não há nenhum recurso “matador” em outro app que justifique a troca… No caso do Youtube, creio que isso depende de onde os produtores estão… se houvesse outra plataforma que os produtores divulgassem seus vídeos, seria mais fácil de atrair visualizações pra lá…

        • ricms

          Verdade. Mas acho difícil surgir alguma alternativa, porque sempre ouvi que o YT era deficitário e dava prejuízo, este sendo amortizado pelos outros serviços. Não vai ser fácil alguém disponibilizar uma infra que permite vc subir videos a [email protected] sem limitação de tamanho…

        • Theuer

          Que isso cara, o WhatsApp até anteontem não tinha nem gif.
          Concordo com as coisas que você falou sim, apenas acrescento que a história do WhatsApp é culpa da população sim.
          Com quem posso, converso pelo Telegram, e o pessoal da produtora e agência sempre tem também porque os recursos de envio de qualquer arquivo, foto sem compactação, vídeo e ainda a opção de enviar para si mesmo em outra plataforma são uma mão na roda para trabalhar.

      • Sophos Nsm

        ta bom. a solução melhor é a que vc escolheu pra eles e não a que eles mesmo escolheram.

        • ricms

          Isso aí. A massa sabe o q é bom pra ela. E agora tira esse avatar ou para de passar vergonha fazendo pergunta boba e envergonhando o link.

          • Sophos Nsm

            Quem sabe e vc

          • nayara

            esse seu raciocinio foi o mesmo que inspirou as ditaduras.
            Deixe cada um fazer o que quer

          • ricms

            ditaduras se sobressaem em sobre a ignorância do povo. E problemas na interpretação de texto é um deles. Releia meu comentário e veja que em nenhum momento obrigo alguém a usar, e sim a pesquisar opções melhores. Mais atenção na próxima vez para não passar vergonha na internet.

    • Né… que maneiro seria se existisse um site chamado Twitch onde gamers pudessem fazer stream dos seus jogos e ainda ganhar uma grana.

    • K9s10

      Alternativas existem!!!
      Vimeo
      MetaCafe
      MyspaceTV
      Liveleak
      Dailymotion
      Blip tv
      VodPod
      Hulu
      Funny or Die
      Videolog
      Veoh
      ZippCast
      Flickr
      Viddler
      TVUOL
      Basta usar!!!

      • Raphael Aracelli

        mas a maioria aí não da monetização, eu acho que só o Dailymotion dá

        • Sophos Nsm

          twitch monetiza

    • Facebook. Já dominou o mercado de vídeos ao vivo e Amazon o de vídeos de jogos.

    • Sophos Nsm

      tem concorrencia, mas nenhum é tão bom. o youtube é o vencedor meritocratico pela concorrencia.

      • EmuManíaco

        Tem concorrência. manda postarno facebook e reverter o lucro pro mark.

  • Poderia ter uma seção +18 pra guerra e pornografia

    • Tom

      Não vai acontecer

      • Não custa sonhar

        • Tom

          Hospedar conteúdo educativo gasta muito espaço e retorna pouco dinheiro, comparado a famyly fryendly

        • Ainda… =X

    • SignaPoenae

      só vai ter anúncio de “aumente seu penis”

  • E pensar que ouvi: “Seu filho YouTuber pode ser seu patrão amanhã”,
    Pobre Gafanhoto.
    Mas olha, prevejo migração em massa para a concorrência (ouvi um Dailymotion?)

    • Dailymotion dificilmente, visto que ele ainda não tem lá muitos recursos do YouTube, e principalmente, uma forma de monetização tão “agressiva” quanto o Google AdSense.
      Na minha opinião, quem está com a faca e o queijo na mão é o Twitch, apesar dela também ter as mesmas polêmicas relacionadas ao teor do conteúdo.

      • Opa, é verdade, tinha me esquecido do Twitch. Mas mesmo com as polemicas nos streams, o Twitch vive muito mais disso que o YouTube. Pode acontecer dos “Minecrafteiros” migrarem para ele por exemplo.

  • André Luiz

    Porra, lá se vão meus canais de warthunder 🙁

  • Já sabemos qual a música preferida nas instalações do Google há tempos…

    https://m.letras.mus.br/ac-dc/660/

  • Mariano Santos

    Eu tento não falar aquela frase cansada mas não tem jeito, a humanidade tá muito chata mesmo.

    Não pode emoji de arma, não pode vídeo de jogo violento, não pode sexualizar personagens de jogos, não pode por a batgirl pra apanhar do coringa, não pode ter humor controverso, não pode expor tua opinião politica se não seguir o senso comum…

    • Ivan

      Youtube não censura só não monetiza.

      • Tom

        E isso não é censura?

        • Ivan

          Não e sim, não é o google que escolhe são os anunciantes, porém vc pode continuar fazendo seus videos, upando que o youtube não irá retirar por ser um jogo de guerra ou ter xingamento.

          • Tom

            Muitos anunciantes não sem importam em aparecer num vídeo de gta, ou mesmo do cauê moura, o problema é remover a possibilidade mesmo que ela exista

          • Ivan

            Sim, problema que aparecia em videos de terroristas e o google resolveu nivelar tudo pra baixo o que não concordo, pelo que vi o sistema de ads é bem aleatorio e é tudo culpa do google mesmo

          • Tom

            Concordo com isso, o problema é o vídeo dos terroristas, mas nivelar por baixo não é legal, faz falta um filtro descente no google

          • Zalla

            mais de 200 grandes anunciantes…esses que importam, dizem que vc está errado…pois abandonaram o YT.,..
            e quem quiser aparecer em video de GTA que vá lá, fale com o canal e anuncie, quem for competente vai se manter

          • Tom

            “Tom Ivan • um mês atrás”
            comentário não foi pra você
            comentário de um mês atrás
            chega atrasado na discussão entrosando, hj não brigado

        • Sophos Nsm

          não

        • EmuManíaco

          censura seria ele retirar seu video. Como ele não retira apenas não te deixa ganhar dinheiro facil então não é censura.

          • Tom

            Limitar o alcance da informação não deixa de ser censura

          • EmuManíaco

            Pague então pra promoverem.

          • Zalla

            não é, vc tem todo o poder de divulgar o seu vídeo, o YT só falou que não vai fazer isso pra você…

          • Jogadores Honestos

            com certeza!

        • Pessoal aqui realmente não sabe o que é censura (e portanto é burro) ou somente está se fazendo de burro?

          • Tom

            Olha só porque não tem ninguém surrando o dono do vídeo, não deixa de ser uma censura, (segundo a wiki: “Censura é a aprovação ou desaprovação prévia de circulação de informação”) como o youtube além de tirar o retorno financeiro do vídeo, não permite ele nos trendings e só exibe para pessoas logadas, limita a circulação da informação, que como dito antes, classifica censura

          • Zalla

            de acordo com a sua propria definição, não houve aprovação ou desaprovação, houve monetização ou não..é a decisão da empresa em colocar dinheiro no seu video, ninguém está proibindo vc de colocá-lo..
            Não sabia que o YT era obrigado a monetizar todo e qualquer video…vcs estavam era mal acostumados com um sistema burro que o YT tinha…agora as coisas estão entrando no eixo

        • Othermind

          Não.. censura é vc dar uma opiniao e no outro dia dois militares te levarem a força e sumirem com o seu corpo…

          • Tom

            Alguém aqui tem que se informar mais sobre o significado de certas coisas

          • Othermind

            Alguem aqui parece que apenas leu sobre censura em livros de historia e não imagina como é uma de verdade… E espero que nunca veja… geração mimimi

          • Tom

            Desculpa a sinceridade garoto, mas ser velho não te dá razão, a censura existe de várias maneiras (e no brasil inclusive desde a colônia) e não só a que existiu de 64 a 85, se você acha que é só essa que existe/existiu, eu acho que você é que não sabe qual é a cara da censura.

          • Othermind

            Ta certo.. Esqueci que essa geração mimimi tudo é censura, já que ela tem varias formas e pode ser “interpretada” da maneira que nao fira os sentimentos da turma que foi criada dentro da caixinha de algodão… Mas… quem são essas pessoas que viveram na ditadura né? Elas não sabem de nada…

          • Zalla

            tá…eu vivi toda a fase da Censura..isso não é censura…censura é falar pro jo soares que ele só pode exibir um peito de mulher ao invés de 2, bunda só pode aparecer de lado, é quando alguém lhe diz o que vc pode publicar ou não, com o perigo de alguém ligar pra emissora e simplesmente tirar seu programa do ar….que sua peça de Teatro seja fechada pela polícia….não me parece que voce viu essa época

          • Jogadores Honestos

            nada haver cara

          • Zalla

            tb não é isso..mas interessante a lembrança..ehehe

    • NicoNico cornio

      Infelismente isso é a verdade :c pior seculo

      • Orgulho de ser adolescente nos anos 80 e ter vivido os 20 poucos nos anos 90…

        Vivi uma era que os avós eram “caretas”….
        Agora vivo uma época que os adolescentes são “caretas”….

        Ridículo ! A geração do meu filho pequeno NÃO VAI SER ASSIM.
        Minha geração que é pai agora esta atenta isso e não vai criar os monstrinhos que tem por aí.

        • Sophos Nsm

          sim na decada de 1980 todo mundo lhe pagava pela sua liberdade de expressão. não pera.

          • Década de 80 eu queria ouvir Ultraje a Rigor e Camisa de Vênus, assistir Os Trapalhões, passar a mão no peitinho das colegas e jogar ATARI. Não tinha frescura de liberdade de expressão.

          • EmuManíaco

            E quando tentava ganhar dinheiro fazia algo com seu próprio trabalho e iniciativa. Como todo aquele medo do novo, riscos e etc…
            Hoje pessoal pega programa pirata pra editar, baixa jogo pirata, rouba samples e quer hospedagem gratuita, com banda infinita e ainda receber por isso. Vai tomar caju pra esse povo. Se eu tivesse um filho com esses ideais enfiaria porrada na cara dele.

          • nayara

            meiobit esta ficando um site de velhos resmungoes.

          • EmuManíaco

            Nossa que argumentação genial. Que exploração do dialogo…

          • Defina velho?
            Os adolescentes de hoje são mais velhos que eu.

          • Zalla

            boua

          • OverlordBR

            Velhos resmungões que possuiam mais liberdade que muito jovem de hoje. 🙂

          • Brizzola

            Poutz. O carinha do textao ali de cima vai ficar tristonho com seu comentário.

          • nayara

            sei

        • OverlordBR

          A geração do meu filho pequeno NÃO VAI SER ASSIM.

          Te prepara que vai ser ainda pior… infelizmente.

          Eu estou bem pessimista do futuro. Ou, na atual situação das coisas, serei um realista?

          • E como dizem: seu filho será tudo aquilo que você mais contraria. Isso até parece uma lei da natureza.

      • Sophos Nsm

        volta pra os seculo 19 onde não tinha censura, por exemplo ninguem te discriminaria por ter uma simples tatuagem.

      • nayara

        Quanta depressao. Voce pode fazer seu proprio site de videos a aceitar qualquer conteudo, isso e liberdade.

    • Sophos Nsm

      chato tá voce querendo mandar na empresa dos outros.

    • MarcJP

      Acho que que o Google não ta pensando na moralidade, apesar de todo esse discurso.

      • Zalla

        e vc nasceu ontem, a google só se importa com uma coisa..balanço fiscal

    • nayara

      Voce pertence a algum grupo afetado por esse tipo de humor?

    • Gaius Baltar

      Pode ter jogo violento
      Pode fazer vídeo de jogo violento
      Pode colocar no You Tube vídeo de jogo violento
      Não pode monetizar no You Tube vídeo de jogo violento, por uma questão comercial do You Tube. Isso não é censura, é business.

    • Jogadores Honestos

      pior q é verdade, é foda.

  • Tejobr

    Ontem estava jogando Far cry: Primal e senti uma vontade de sair matando mamute.

    • Não vá ao zoológico, e não visite sua SOGRA…

    • Sophos Nsm

      como se o google estivesse insinuando isso.

      • Tejobr

        A desmonetização não é essencialmente decisão do Google. Depende dos anunciantes, que não querem ver a sua imagem atrelada ao que eles consideram “não apropriado”.

        E o que falei está implícito.

  • Politicamente Correto? VOCÊ GOOGLE? CORRETA?

    ….

    • Ivan

      Meu site minhas regras.

      By Google

  • gfg

    Se for pra entrar no modo full retard, aproveita e desmonetiza tudo que for ofensivo de acordo com o tumblr,
    assim não existirá nenhum conteúdo controverso, alias não existirá conteúdo algum.

    • Eu quero que desmonetize os canais da maioria dos Youtubers Nacionais, acho ofensivo pros bons costumes e pras crianças, e pros adultos, pra todo mundo na verdade… é muito retardado alcançando patamar de “formador de opiniãum” …

      • Ivan

        Vi uns youtubers br chorando por causa disso, nunca fiquei tão feliz…

        • Né… de onde (além do bolso do papai e da mamãe) o infeliz vai tirar dinheiro pra comprar as amoebas que vai enfiar na bunda?

          • SignaPoenae

            Nunca pensei que iria viver o suficiente para ver youtuber de minecraft tendo que ir trabalhar , haha !

          • “Meu filho, esse negócio de Internet não vai te dar dinheiro, não vai te dar futuro. Vai estudar…”

            Como sempre as mães têm razão.

        • Theuer

          Vou procurar! 🙂

  • Cocainum

    O Zangado deve estar fazendo jus ao nome agora…

    • Ele pode ganhar grana com o Twitch. Ainda acho que quem sairá perdendo mais é a google, após os jogadores (e seu gigantesco público) trocarem de plataforma.

    • Vinícius

      E isso que o canal dele é bem variado. Os canais que só tem conteúdo de CoD, esses sim estão desesperados.

      • Cocainum

        Aí depende da extensão dessa medida do YouTube, agora e no futuro. RE7 não é um jogo de guerra, mas tem um bocado de violência. Se eles retirarem a monetização de tudo o que for violento, vai atingir a maioria dos games.

        • Vinícius

          Considerando o volume de conteúdo gamer no YouTube que pode ser afetado, isso deve ser um tiro no pé do Google.

          • Cocainum

            Eu acho que eles avaliaram isso antes de criar essa medida. A verdade é que a grande maioria desse conteúdo já não tem views para monetização relevante (se é que tem alguma). Então, esse pessoal não vai ser afetado.

            Vou dar um exemplo. Quando tenho interesse em comprar um jogo, vou procurar gameplays no YouTube para ver se o jogo é bom, se faz o meu “estilo”, etc. Nunca me baseio apenas no material da própria produtora, senão todos os jogos seriam “Jogos do Ano”. Como não apenas o desenrolar do jogo me interessa, mas também a performance, tento buscar quem faz o gameplay com uma configuração parecida com a da máquina onde pretendo instalar, com no mínimo, um contador de FPS. Se tiver aqueles indicadores do Afterburner, mostrando consumo de GPU, CPU e memória, melhor ainda. Assim eu posso saber se o jogo vai rodar direito na máquina. Não adianta um jogo ser muito bom se vai rodar a 15 fps. Esse tipo de vídeo dificilmente atinge um número de visualizações que gere monetização.

            Já o pessoal de canais especializados (que tem muitos views e que serão atingidos pela medida), usam PCs da NASA para jogarem, então problemas de performance só aparecem quando o jogo for REALMENTE bugado.

  • E se o vídeo de um jogo seguir a faixa etária do próprio jogo? Seria o mais justo, se um jogo é 17+ por exemplo, o vídeo deveria se-lo também

    • Sophos Nsm

      justo? cara o justo é deixar o anunciante escolher se ele quer colocar o anuncio dele no seu video ou não. todo resto é bobagem

      • E o youtube ta proibindo? Acontece que o sistema é cagado e obscuro, precisa de regras claras e o anunciante que decida a abrangência de sua propaganda.

  • Mad Butcher

    Ué, e quem faz gameplay e speedrun do God of War entra nessa botada?

  • Felipe Braz

    Sei lá, não seria melhor, ao anunciar na plataforma, escolher se quer ou não anuncio em videos de jogos de tiro (ou algo similar)?
    Me lembro de várias vezes em video de jogo ter anuncio de outro jogo. e se não me engano eram ambos FPS.

    • Ivan

      Google vacila nisso, um video da galinha pintadinha fazendo propaganda de investimentos, é bem aleatorio esse é o problema das propagandas no youtube

  • Sergio Rainor

    Está na hora de surgir um concorrente para esse Google de m*rda. Se eu tivesse os meios lançaria uma plataforma de streamer totalmente livre e tomaria o mercado desses otários.

    • Ivan

      Youtube censura alguma coisa?

  • Flávio Pedroza

    Vai ficar igual a TV aberta, onde anunciante é que manda na programação…

    • ricms

      Negativo, na TV é a massa que manda. Ou acha que teria patrocinadores de peso se o BBB não tivesse audiência?

      • Flávio Pedroza

        Tem razão…

        • ricms

          É uma discussão antiga, se é o povo que deixa a TV burra ou ao contrário. Eu defendo a primeira opção, com dois exemplos: Antes da TV a cabo, a TV aberta atendia todos os públicos, se obrigando a ter uma programação de maior qualidade. Quando as classes A e B migraram pro cabo, a TV aberta ficou disputando a classe C para baixo, aí surgindo Gugus, Faustões e BBB’s da vida. Outro detalhe, é que hoje, a TV é interativa. VC pode assistir o que quiser, mas em vez de ver algo interessante, a massa vai para Amoebas e sub celebridades…

          • Por isso que sempre achei esse apedrejamento sobre o que o povo quer assistir uma perda de tempo. Hoje a molecada quer suas amoebas, mas antigamente o povo queria ver paredões e bacalhaus. A unica coisa que me descontenta é essa desmonetização ser fruto de certos comportamentos que as pessoas vem tendo que acho bastante questionáveis. Por mim, que continuem lucrando com “Fiz uma treta e olha no que deu”.

    • Saindo a grana do anúncio, sai os Youtubers. Saindo os Youtubers, saem o público. Nenhum anunciante anunciará caso não tenha público. Por mais que seria perfeito um youtube só com canais com conteúdos interessantes e etc, devemos admitir que quem sustenta o site são os mergulhadores de Nutella e etc.

      É tipo o History Channel. Para poder ter um seriado bom de história, é necessário ter uns 20 programas sobre alienígenas, penhores e reformas de carro.

    • Sophos Nsm

      no youtube o anunciante não manda na sua programação. mas o anunciante manda no dinheiro dele. se quiser uma programação que desagrade o cara faça de graça ué.

  • Narciso

    Se beneficiaram por um bom tempo de um erro (anunciantes meteram sua propaganda em todos os videos sem critério e estavam pagado pra molequinho do minicraft assistir comercial de BMW ) e agora acham injusto e querem continuar recebendo por isso?

    • Flávio Pedroza

      Realmente, tem que segmentar o anúncio de acordo com o público.

      • Sophos Nsm

        exato

  • ricms

    Por anos ouvi que “A Televisão deixava Burro demais”, e a culpando pela ignorância da população média. Hoje temos uma TV interativa, aonde não dependemos de canais nem de horários dos diretores. Mas ai vamos ver os canais BR e quem lideram são sub celebridades e adolescentes idiotas fazendo idiotices, enquanto canais sérios dificilmente atingem 1 milhão de seguidores. Sem contar essa geração que troca a experiência de jogar algum jogo novo por ver algum idiota gritando e falando asneiras enquanto faz um gameplay. Estou ficando velho…

    • Theuer

      “Estou ficando velho…”
      …e não está sozinho .

      Finalmente um comentário sensato.
      A discussão ali do começo sobre essa “censura aos youtubers” me fez conferir se estava no meiobit mesmo.

      • EmuManíaco

        Pois é uns 10 anos que frequento isso aqui e ta sendo a pior fase de usuários. Pelo menos aparentemente o blog esta tendo mais acessos. Melhor esses comentaristas infanto que certos ” sapos ” que tivemos que engolir lendo merda de um cidadão que escrevia aqui.

    • Gui

      Em suma, são os telespectadores que ditam o conteúdo que será oferecido pelas emissoras de TV ou por canais de Youtube e não o contrário. Se as pessoas gostam de programação estúpida, é isto que os canais oferecerão.

      Agora, quanto ao tópico iniciado pelo @marianosantos:disqus ali em cima, imagino que isso possa ser em parte decorrência de vivermos num período com relativos- que seja bem frisado, relativos- conforto e paz, o que faz com que pessoas busquem alguma causa ou assunto com que se preocupar.

  • Meganegão

    Façam como eu, só posto videos no xvideos.

  • E assim, sobrará apenas vídeos da Galainha Pintadia no Youtube. Os Gammers logo encontram uma nova plataforma para ganhar um trocado, o próprio Twitch está investindo pesado em remuneração. Ainda acho que quem sairá perdendo nessa história, por não saber controlar os Ads, será o próprio Google. Pois ninguém irá anunciar no youtube quando não restar mais ninguém assistindo.

  • EmuManíaco

    Tá certo. Chega de ganhar dinheiro com o trabalho dos outros.
    Quer fazer video pro youtube? Arrume seus patrocinadores ou faça por amor. Chega desses chupins.

    • Theuer

      Além de ter a opção também de seguir as regras e ser remunerado.
      Eu acho mais que justo.
      Confesso que bate uma deprê ver uns ignóbeis sendo sustentados pelo YT.

      • Ivan

        Problema são as regras muito rigidas, daqui a pouco só vai poder fazer videos em um fundo verde e seguir uma lista de 3 assuntos permitidos para ser monetizado.

        • Sophos Nsm

          enquanto voce estiver na plataforma deles siga as regras deles. não gosta? mude

          • Ivan

            Concordo, é uma via de mão dupla, eles ganham dinheiro pq tem gente fazendo video, se pararem de usarem o serviço o serviço quebra, não é muito inteligente forçar tanto assim.

          • Sophos Nsm

            rapaz a realidade mostoru que desinteligencia mesmo foi deicar as coisas correr soltas. perdeu um monte de anunciantes de bobeira por abertura excessiva.

            eu duvido que vão parar de por os trecos lá, o conteudo de qualidade continuará lá por hobby ou porque não precisava apelar pra xingamento

          • Ivan

            Problema não foi abertura excessiva foi burrice do youtube em monetizar videos e canais aleatorios, videos do IE matando gente era monetizado por causa disso agora até jogos de guerra perderam monetização.

          • Sophos Nsm

            o problema é que tem anunciantes que não querem o anuncio em jogos de guerra. não vejo problema com isso. meu dinheiro minhas regras

          • EmuManíaco

            isso não é burrice. O nome disso é aprimorar suas diretrizes devido a abuso.

          • EmuManíaco

            sempre defendi isso. Quer ganhar dinheiro arrume voce seu patrocinador. não tem patrocinador? Faz como hobby como sempre foi desde o inicio da internet antes de aparecerem esses malditos milenais.

          • Sophos Nsm

            quem ta se lascando tb é o produtor de conteudo pra criança (tipo amoeba) como o anuncio agora é segmentado muito anunciante não esta escolhendo esse tipo de canal. se pensar bem o youtube melhorou muito com essas novas regras. quem gosta de xingar vai continuar xingando mas sem ser pago por isso.

          • Sophos Nsm

            so acho que deveriam deixar aberto o ads pra quem quisesse anunciar naquele canal especiffico. por exemplo se algum anunciante quisesse anunciar num nando moura da vida sabendo quem é o cara deveria ter essa liberdade. de resto o youtube ta certo.

        • Zalla

          menos..menos

          • Ivan

            serto.

  • EmuManíaco

    Quando esse povo vai aprender que o youtube não tem obrigação nenhuma de pagar adsense.
    Durante anos o youtube não era rentavel e as pessoas ainda assim usavam ele sem se preocupar com isso.

    Hoje o youtube te da espaço ilimitado, banda ilimitada, divulga seu trabalho de graça e etc… O que esse pessoal quer é ganhar dinheiro, uma mamada na caralha e nenhum tipo de custo.

  • Ah.. ele confundiu Dash com DAESH… tá explicado….

  • Alessandro

    Oportunidade perfeita pra aparecer outro site de streaming parecido e desbancar o youtube.

    • Zalla

      vai lá e cria um

  • K9s10

    …¬¬ aff… Ei alternativas existem!!!
    Vimeo
    MetaCafe
    MyspaceTV
    Liveleak
    Dailymotion
    Blip tv
    VodPod
    Hulu
    Funny or Die
    Videolog
    Veoh
    ZippCast
    Flickr
    Viddler
    TVUOL

    • Ivan

      São monetizados?

      • K9s10

        Alguns sim ¬¬

        • Ivan

          Alguns então da pra mudar, youtube não esta censurando só tirando monetização, não adianta mudar pra um que não seja monetizado.

          • K9s10

            Sei, eles querem que você pense assim, ninguém vai se importar com aquela salinha 4×4, vão jogar a chave fora é quase ninguém vai ficar sabendo, se os anúnciantes não querem conteúdo sensível em vídeos, eles vão fazer de tudo para adequar aos novos ” tempos”, é o mundo vai ficar do jeito que ” eles” querem, mais seguro é adequado aos floquinhos.

  • Politicamente correto ataca novamente.

    • Sophos Nsm

      direito privado ataca novamente.

  • Edmilson_Junior

    Vão parar de exibir propaganda de jogos e filmes que apresentem violência? Vejo tiro no pé pois as propagandas que mais vejo são de filmes de terror ou suspense.

    • Sophos Nsm

      não! estão apenas segmentando por público.

  • Ranniery Teixeira

    Daqui a pouco vão proibir Super Mario pois é violência contra tartarugas e incentiva o uso de drogas a base de cogumelos pra ficar fortão.

    • Sophos Nsm

      o google proibiu? não! só não está mais colocando anuncio na tranqueira

      • Jogadores Honestos

        o que é pior ainda!

        • Sophos Nsm

          Quer dizer que Google é obrigado a pagar por merda?que linda 3ssa sua liberdade

          • Jogadores Honestos

            pra vc pode ser merda, mas pra outras nao, é questao de gosto! por exemplo, eu odeio gameplays de minecraft, mas nem por isso vou achar o conteudo uma merda, tem gente que curte, poderia citar qualquer outro jogo, mas usei esse pq minecraft é um tipo de jogo que nao curto mesmo.

          • Sophos Nsm

            que tal deixar o dono do negocio decidir? sim isso mesmo. que tal deixar o google que é quem abre a carteira decidir?

  • Sophos Nsm

    Inacreditavel que essas discussões estejam ocorrendo no meiobit.
    1. O youtube não está censurando ninguem. Está apenas se recusando a PAGAR por alguns conteudos.
    2. Ou melhor: Sequer está se renunciando a pagar, está apenas parando de ligar seus anunciantes a conteúdo duvidoso. Isso não parte do Google e sim do anunciante que está pressionando.
    3. O youtube vai virar tv aberta café com leite? Só se os tais criadores de conteúdo so faziam conteudo por dinheiro. Eles ainda podem por o conteudo deles lá, só não serão mais pagos por isso.
    4. Ainda quer ser pago? Ora então precure anunciantes você mesmo! Querer que o Google convença o anunciante QUE NÃO QUER ANUNCIAR EM SEU VIDEO a voltar atrás é um pouco demais. Mas ei voce ainda pode encontrar anunciantes você mesmo. Vá no seu anunciante e acerte um patrocinio ou acordo de marketing.
    5. Sim o google vai aplicar filtro de idade e isso já deveria ter acontecido a muito tempo! Jogos e filmes tem classificação indicativa porque o youtube deveria ser diferente? Não quer ser barrado pelo filtro? Mude sua idade no filtro ué.
    6. Mais uma vez:não é o google que não quer monetizar nesse tipo de vídeo: é o anunciante que não quer anunciar nele.
    7. Essa historia de que o mundo ta chato já encheu. Faz lá suas piadas de mau gosto caralho, mas não queira obrigar uma empresa a lhe apoiar, ela apoiará quem for melhor para a marca dela. Pode ser você, pode ser o outro. Falam dos tempos de hoje como se a decada de 80 fosse melhor. Volta pra ela caralho, era um lugar de liberdade onde censuravam até a tatuagem que voce punha no seu corpo.
    8. Não sei de onde tiraram essa história de que o youtube não tem concorrente a altura. tem sim, migra pra lá ué. não gosta das politicas do youtube?vai pro vimeo, twitch, dailymotion, etc! alguns até vão monetizar as suas tranqueiras! pelo menos até os anunciantes dizerem que não tem mais interesse na plataforma pq é toxica. ai farão o mesmo que o youtube fez.
    9. teve um doido ai que criticou o youtube dizendo que era censura, uns 10 comentarios depois sugeriu proibir o funk. e quem cesura é o youtube, pqp!
    10. o google não disse que alguem vai matar pq jogou um jogo de guerra, só disse que o anunciante dele não quer o anuncio dele em seu video: viva com isso! procura outro emprego, muda teu canal, ou faz a parada por ideologia sem esperar ganhar por isso.

  • Gaius Baltar

    É curioso como a turma acreditava que o You Tube era uma plataforma pública livre onde todo mundo postava o que queria, quando na verdade é uma plataforma privada onde só entra o que o Google acha que é interessante para seus anunciantes. A lição é antiga, mas a galera não aprende: Se você não pagar por um serviço você não é cliente, é produto.

    • EmuManíaco

      ter que explicar isso ainda faz sentir pena da humanidade né?

      • Zalla

        sim…pessoal acha que era algo milagroso…que se paga sozinho, e que a empresa queria o bem da humanidade

  • Cortana ✔

    E ainda tem gente que não valoriza a concorrência. Vi muita gente dizendo que o Google oferecia tudo o que elas precisavam e tal…

    • MarcJP

      Concorrência é que nem bactéria, faz um estrago e o google se acha imune… Mas acho que ele tem uma vacina caso dê merda.

  • major505

    Eles desmonetizaram todos os videos de canais sobre armas também. Forgotten Weapons, Hickock45, TFBTV acabou a mamata.

  • Bruno Costa

    Primeiro, não existe “polêmica” nenhuma. É só abrir os termos de uso da monetização do Youtube que é mostrada antes de postar qualquer conteúdo monetizado. Não leu? Que pena, mais sorte da próxima vez. O Youtube não criou regra nova alguma, não existe “nova política”. Ele passou a cumprir as que já existem desde que alvoreceu na internet. Antes ele fazia vista grossa a quase tudo, dava pra achar pornô no youtube monetizado, agora ele passou a cumprir à risca. Quer postar conteúdo que vai contra as políticas de monetização? Vai lá, ninguém te impede, o Youtube continua livre pra quase qualquer conteúdo… Só não espere ser pago por isso.

  • Vixe, o BRKsEDU e o Zangado são dois youtubers que eu gosto e que jogam jogos de guerra

  • OverlordBR

    A Google, como empresa, tem todo direito de ditar as regras como ela desejar.

    Mas que é uma mongolice sem tamanho, ah isto é.

    • E olha que o que tá sendo discutido nos comentários nem é a validade do Google ter feito isso ou não, e sim o quão “moral” é monetizar algo visto como rasteiro. Criticam que amoebas e palavrões não são dignos de receber um centavo, mas fora do YouTube o povo adora jogar dinheiro na tela pra isso. Céus, é só olhar pras gerações atuais, no qual já consideram palavrões algo comum da linguística (o que é irônico, já que estamos falando dos mesmos que se ofendem com um milho de pipoca estourando). Eles querem ser pagos porque isso pra eles não é nada “amoral”.
      Parando pra ver, talvez isso seja apenas um reflexo de “Rebeldes Sem Causa 2.0”: gente que quer receber os holofotes por ser desbocado, só que ao invés de receber voz política, hoje é dinheiro.

  • Jefferson Viana

    Pelo menos assim deve diminuir a chatice de quando procuro algum gameplay tem que ter um chato falando e dando gritinhos, é um saco,,

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Exato! Eu não curto assistir a vídeos de youtubers gamers justamente por causa disso: em vez de só jogar, ficam dando gritinhos e falando sem parar (só abobrinhas). Muitas pessoas ​assistem a vídeos de gameplays para avaliar se o jogo vale a pena ser comprado (meu caso), não para ouvir gritinhos de youtuber retardado.

  • Cássio Amaral

    Eu nem ligo de não monetizarem vídeos rasteiros sobre FPS de guerra, afinal querer ganhar a vida com isso é muita moleza. A minha preocupação é pararem de pagarem produtores de ótimo conteúdo como o Hoje na Mundo Militar, spinoff do também excelente canal Hoje na Segunda Guerra Mundial. Não acho que o dono do canal viva disso, mas o dinheiro com publicidade certamente o ajuda a continuar na criação de vídeos, que são bastante educativos. De qualquer forma, estamos precisando urgentemente de um concorrente forte para o YouTube.

  • Gaius Baltar

    Um pequeno disclaimer para evitarmos mal entendidos:
    * Impedir que Amorins (Ricardo ou Paulo Henrique), Netos (Felipe ou Mentor) ou Mouras (Nando ou Cauê) se expressem => CENSURA
    * Impedir que um youtubeiro monetize um vídeo de CoD => NÃO É CENSURA

  • simples: desmonetize o canal e viva de uma loja ou algo semelahnte, faça do canal um chamado para este conteudo de fora. exemplificando: jovem nerd n depende do YT exclusivamente paraganhar

  • Jorge Dondeo

    “com realmente conteúdo decente” E quem decide o que é realmente decente?

  • Caitano Araujo

    Hora de migrar para as concorrentes

  • Filipe Soares

    então, esta na hora de deixar o youtube morrer, pq se vai virar palco do mimimi e do politicamente correto e melhor largar de mão

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis