Afinal, quem popularizou os videogames?

Muitos de nós dizem que Nintendo só faz jogos para criança, certo? Quantos aí não vivem afirmando que o Wii é um console para pessoas que nunca jogaram videogame e que por isso não agrada ao jogador hardcore? Se você concorda com estas linhas de raciocínio, o que acha desse comentário feito por Kaz Hirai ao defender sua empresa?

O console mais bem sucedido continua sendo o PS2 e ele continua muito forte. Acredito que este foi o verdadeiro console que realmente quebrou a barreira de que os videogames são feito apenas para os gamers e o levou para um mercado de massa com sua base global. A Nintendo obviamente fez um grande trabalho ao seguir essa aceitação em massa.”

O que eu posso dizer agora? É bem verdade que o Playstation ajudou a indústria a ser mais respeitada e abriu os olhos de muitas pessoas para esta mina de ouro, mas vamos ser francos, se for para falar de público no geral, não temos como tirar o posto do Wii, independente de sua qualidade. Basta olharmos para a quantidade de matérias em revistas, jornais e programas de televisão, todos esses sem ter nada a ver com videogames. Muitos jogadores das antigas gerações voltaram aos jogos eletrônicos na época do PS2, mas quantas vezes vimos os idosos, por exemplo, manejando um joysticks?

E se for para falarmos de abertura de mercado, então acho que tanto Nintendo quanto Sony perdem para o Atari, não é mesmo? Mesmo tendo um pouco de razão em sua afirmação, acho que Mr. Hirai perdeu mais uma boa oportunidade de ficar calado.

dori_fac_26.08.09

[via Destructoid]

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • hEaD_cRaB

    dá um desconto, a nintendo tá meio caquética ultimamente 🙂

    • A Nintendo ou a Sony?

      ____________________
      Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

      • robson_franca

        [quote=Dori Prata]A Nintendo ou a Sony?

        ____________________
        Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

        [/quote]

        Você não quis dizer “A Nintendo e a Sony”? 😛

        Abraços

    • Heishiromitsurugi

      A idéia do Wii pode até não agradar muitos gamers. Mas o pessoal da Sony e relacionados andam falando mais besteiras que a Nintendo, mesmo contando as declarações aburdas de Eddie Riggs, a Sony ainda ganha em termos de asneiras.

      ___________________________________________
      “The evil that men do lives on and on…”

  • Pro povão pode ser,mas pra nós gamers ‘ultra-high-hardcore’ o vídeo game que merece estátua e um feriado por ano é o play 2 😉

  • Sebastiao coelho

    eu já acho que o Ps1 teve um impacto maior que o PS2. O PS2 mesmo só consolidou um mercado que foi ampliado.

    Já o fato de popularização, eu vejo mais como ondas que crescem e se estagnam continuamente. Por coincidência, esses crescimentos sempre vem acompanhado com novidades em hardware ou na maneira de jogar. A primeia foi com o atari (novidade)e a segunda com o nintendo 8bits (jogos com enredo). depois foi crescer com o PS1 (jogabilidade 3D; analógicos)e agora de novo com o wii(sensor de movimento).

    Agora acho que o mercado vai saturar. quando será a proxima onda?

    • Heishiromitsurugi

      [quote=Sebastiao coelho](jogabilidade 3D; analógicos)
      [/quote]

      Sinto lhe dizer, mas a Nintendo trouxe o controle analógico antes da Sony, o Dual Shock não foi lançado junto do Playstation.

      [quote=Sebastiao coelho]
      Agora acho que o mercado vai saturar. quando será a proxima onda?
      [/quote]

      Não concordo, existe muita coisa para se explorar, mesmo a forma de controle convencional tanto com o novos tipos de sensores.

      • Sebastiao coelho

        Minha colocação ficou meio confusa mesmo. Mas foi nessa geração ps1/n64/saturn que surgiram os primeiros analógicos realmente populares. (nights pra Saturn tambem vinha com um controle especial). Só que dos 3, o PS1 foi o que mais fez sucesso.

        e há sim, várias formas de se utilizar sensores de movimento que ainda não foram exploradas, como houve quando o 3D foi implantado (é só comparar a jogabilidade tipo tank do RE e TR1 pra jogabilidade de God of War e Devil May Cry para PS2), mas nada indica que haverá uma nova expansão no mercado como houve quando o wii foi lançado. Na minha opinião, para isso, deve ser criada uma nova tecnologia, qual e quando é que ninguem sabe.

      • robson_franca

        [quote=Heishiromitsurugi][quote=Sebastiao coelho](jogabilidade 3D; analógicos)
        [/quote]

        Sinto lhe dizer, mas a Nintendo trouxe o controle analógico antes da Sony, o Dual Shock não foi lançado junto do Playstation.
        [/quote]
        Então, eu sinto lhe dizer, mas a Atari lançou um dos primeiros controles analógicos para consoles. Era um lixo, mas lançou 8)

        [quote=Heishiromitsurugi]
        [quote=Sebastiao coelho]
        Agora acho que o mercado vai saturar. quando será a proxima onda?
        [/quote]

        Não concordo, existe muita coisa para se explorar, mesmo a forma de controle convencional tanto com o novos tipos de sensores.[/quote]
        Tanto para se explorar, é verdade. Então por que raios ninguém explora? Por que a Nintendo, que poderia fazer muito ficou só nos “Wii Sports”, “Wii Play’s” e Wii * da vida?

        Por essas e outras é que sinto falta da Sega dos tempos do Mega Drive. Ela fazia a indústria se mexer. Grande parte da lenga-lenga da indústria de hoje se deve pela falta de inovação de verdade. A Nintendo de 10 anos atrás sabia o que era isso. Está faltando uma Sega para provocar esse povo.

        Abraços

        • Heishiromitsurugi

          [quote=robson_franca]Então, eu sinto lhe dizer, mas a Atari lançou um dos primeiros controles analógicos para consoles. Era um lixo, mas lançou 8)
          [/quote]

          Verdade, foi falha minha por não mencionar isto.

          [quote=robson_franca]
          Tanto para se explorar, é verdade. Então por que raios ninguém explora? [/quote]

          É porque ainda estou no início da carreira de game design. Daqui a algum tempo vou provar que minhas palavras são verdadeiras. 😉

  • sirilo

    Acho que o super nintendo e o prey1 foram os maiores responsáveis pela popularização dos games anos atrás e o Wii na gerassamba atual.

  • Fail.

    Como disse o Dori, de fato o PS2 foi o console que tornou o mercado de games competitivo e respeitado. Mas foi o Wii, com seus games casuais, que quebrou o paradigma de que “videogame é para gamers”. O que, afinal, é algo que eles queriam fazer desde a época do NES.

  • é o que agora a Nintendo ta fazendo papel de boa vizinhança, tudo isso porque os preços do PS3 Slim estão mais competitivos? O PS2 FOI um abita console mas eles têm que se lembrar que já estamos em outra geração, o PS2 vende muito ainda porque tem muitos jogos e o preço excelente, agora dizer o que o Mr Hirari disse – FACEPALM nele.
    __________________________________________________________

    “Geek um Estilo de Vida”

  • Atari?

    Que nada, a Atari foi responsavel por jogar toda a industria de games no burraco e causar o Crash de 1983.

    Quem popularizou os video-games e tirou a industria do burraco foi a Nintendo com o NES.

    E visite meu twitter.
    _____________________
    About MeM.E. Linka – Tudo sobre web e twitter
    01010010 01101111 01100011 0

    • ovtbqr

      O crash (que marca o fim da era de ouro) aconteceu nos EUA.

      Quem popularizou os videogames foi a Square Enix Taito.

      Space Invaders tios.

      • Sebastiao coelho

        A Square/enix/Taito precisou do console da Nintendo pra serem grandes.

        Alem disso, o Crash da era atari foi mundial (entenda-se 1º mundo)e não só nos EUA. Varias empresas que produziam o atari 2600 sob licença foram afetadas tambem com o crash. Aqui no Brasil, como sempre, é que a coisa toda foi bagunçada. porque o atari só foi lançado oficialmente aqui depois do crash.

        • garoa

          “A Square/enix/Taito precisou do console da Nintendo pra serem grandes.”

          Você claramente ainda estava no saco de seu pai quando esses games varriam o mundo nos arcades, eram capa da Times Magazine e Nintendo ainda estava para lançar Donkey Kong no arcade…

          —————–
          Metamorphoses
          e mais

          • Heishiromitsurugi

            [quote=garoa]
            Você claramente ainda estava no saco de seu pai [/quote]

            Eu ri muito alto agora 😀 Vlw garoa.
            ___________________________________________
            “The evil that men do lives on and on…”

          • Sebastiao coelho

            e teriam permanecido restrito aos arcades se não fosse a Atari lançando space invaders no console dela ou a nintendo ressucitando os consoles domesticos 5 anos depois.

            E a principal diferença entre você e eu é que eu não preciso de piadas pra afirmar minha idade ou masculinidade.

          • Heishiromitsurugi

            [Kannin Dragon]
            Calma cara, vamos beber um pouco.
            [/Kannin Dragon]

            Você está muito nervoso. 😉

          • garoa

            http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,921174,00.html

            Você fala “permanecer restrito aos arcades” como se fosse muito pior do que “permanecer restrito aos consoles Nintendo”…

            Eu não uso de piadas para me afirmar, uso para me divertir. Azar o seu se não ri… 🙂

            —————–
            Metamorphoses
            e mais

    • robson_franca

      Para que tivesse ocorrido um crash – e um crash feio por sinal – era necessário que existisse uma indústria e um mercado. Se não fosse a Atari a Nintendo nunca lançaria o Famicom como NES nos EUA e teria tido tanto sucesso. Quem começou essa indústria foi a Atari, fãs da Nintendo (ou Sega, como é o meu caso) gostando ou não.

      Só temos indústria de videogames hoje porque a Atari lançou em 1977 o Atari VCS ou 2600.

      Hoje o mercado está nas mãos da Nintendo, da Microsoft e da Sony. Será que teremos outro crash? Ou teremos algo muito pior?

      Abraços

      • Concordo plenamente e por isso citei a Atari no texto, a verdadeira precursora quando se fala em console para a massa.

        ____________________
        Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

  • marcospmr

    Bom, falem o que quiser, o PS2 é o videogame não portátil mais vendido da história. Quando algum outro ultrapassá-lo ele deixará de ser o mais bem sucedido.
    O que importa para empresas são números, e os números do PS2 fazem até os japoneses abrirem os olhos.

  • guto pesset

    pra mim o imbativel é o Atari, este sim foi a revolução. Qq coisa pós Nintendinho aconteceu graças a ele.

  • Depende, “popularizou” se refere a que ?
    Quantidade de público ou variedade de público ?

    Wii ou PS2 venderam mais ?

    ________________________________________________
    CarnavalPaulista.com
    365 dias de folia por ano na internet

  • garoa

    Foi a Nintendo, claro. Porque veio antes, porque Nintendo era sinônimo de videogames na época do NES, porque Gameboy com Tetris foi o acessório mobile mais usado por executivos bem antes de celulares, notebooks e palms se popularizarem. PSX e PS2 fizeram muito por tornar videogame mainstream, mas o Wii, podre como é, fez mais, infelizmente. Declaração infeliz, mas tem que defender a cria…

    —————–
    Metamorphoses
    e mais

    • hyperfreak

      Não foi a única, olha essa declaração que eu acabei de ler no UOL Jogos:

      “acho que a acessibilidade da PlayStation Network e todo seu conteúdo diferente que oferecemos agora e no futuro – as pessoas se tocam que é um ótimo console para ter graças a tudo o que oferece. É uma ótima entrada para o PlayStation 3 para algumas pessoas e já que você tem um, por que não testar os jogos também?”.

      É impressão minha ou ele acabou de dizer que os jogos não são o principal atrativo do console? 😕

      • Bhado

        Impressão só mesmo, os jogos exclusivos do Ps3 na minha opinião são os melhores, e usaram mto tempo da Conferência de E3 mostrando jogos, q é oq interessa não é verdade?
        Desculpa mas em matéria de jogos pelo menos, vc não pode falar nada da Sony.

        • hyperfreak

          Calma, não vá explodir. 😉 Achei curiosa a declaração, ainda mais vindo de quem veio. Veja que há uma diferença entre falar e fazer, e a discussão aqui é sobre o que foi dito e não sobre o que está sendo feito. Apenas isso. 🙂

  • donattelo

    Depois que eu fui em uma loja e vi uma vovózinha, na casa dos oitenta anos, emocionada jogando wii, não preciso ver nenhum número para saber quem popularizou os videogames. O PS2 só ampliou um pouco seu público alvo, mas o wii se extendeu a diversos nichos de mercado, onde antes nunca se ouvira falar em jogos eletrônicos.

  • Muito antes do Wii e com um público várias vezes superior, quando se trata dos tais famigerados “jogos casuais” é difícil bater o PC. As pessoas se esquecem da quantidade astronômica de usuários que praticam regularmente os web games e os card games (entre os quais o Paciência é o mais famoso). Verdade seja dita, não foi o Wii quem inventou o conceito de jogos casuais, por mais eficiente que seja o seu marketing em difundir essa idéia, e seus fanboys em propagá-la. Isso já existia há muito tempo. Sempre existiram jogos hardcore, jogos mainstream e jogos casuais (ou “facinhos”, ou banais, ou pouco complexos). Talvez não fossem rotulados como “casuais”. Talvez não tivessem por trás um esquema de controle for dummies, que tanto frisson causou na imprensa. Talvez não tivessem um console fortemente orientado para eles. Talvez fossem quase desconhecidos, pois não interessavam à imprensa especializada e a quem discutia games seriamente. Mas eles sempre existiram. De fato, lembro-me da existência de jogos semelhantes até para os velhos ZX81 (o TK-82), Apple II e TRS-80 (por aqui CP500, DGT-100, entre outros), de saudosa memória. Jogos esses que as minhas sobrinhas ou a minha avó poderiam jogar – e ganhar – sem maiores problemas. Na verdade a lista é longa, passando pelo velho Telejogo, o Gênius, aqueles portáteis simples com jogos em telas fixas de cristal líquido. Não, o conceito de jogo casual voltado para as massas (ou nichos), digamos, “ignorantes em games”, NADA tem de novo.

    Abraços!

    Guilherme

    http://wasnergames.blogspot.com
    http://wasnerblog.blogspot.com

  • hamacker

    Quem popularizou o video-game ?
    Atari (RIP), Taito, Capcom e Konami.

    Sem elas nenhuma geração de video-game (ou computadores 8bits) teria sido boa.


    Eu cavo, tu cavas, ele cava.
    Não é bonito.
    Mas é profundo!

  • guicpv

    Excelente motivator.

    Bom, de qualquer forma, ele não estava falando de nós, gamers. Ele estava falando do videogame que vendeu mais para quem não era gamer, mas passou a ser. Algo do tipo “PS2 foi bom o suficiente pra isso.”
    Na verdade isso continua sendo uma péssima opinião, porque o PS2 não teria chegado a esse nível se os gamers não tivessem jogado os antecessores.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples