IA do MIT já consegue derrotar os melhores jogadores de Super Smash Bros.

super-smash-bros-melee-

A dificuldade proposta pela inteligência artificial em jogos competitivos pode ser o suficiente para a maior parte das pessoas, mas quando se trata daqueles que ganham a vida participando de competições, é raro elas conseguirem entregar um desafio no nível de um ser humano. Quando se trata então de jogos de luta essa situação é ainda mais complicada, já que o comportamento de outra pessoa é algo difícil de ser replicado.

Porém, o MIT resolveu encarar o desafio de criar uma inteligência artificial para o Super Smash Bros. Melee que fosse a mais realista possível e depois de muitos testes e aperfeiçoamentos, eles conseguiram construir uma rede neural capaz de aprender a lutar por conta própria e principalmente, que fosse boa o suficiente a ponto de vencer os jogadores classificados como os 100 melhores do mundo.

Com a pesquisa liderada por Vlad Firoiu, a IA consegue por exemplo alterar seu comportamento dentro de uma mesma partida, às vezes tomando uma postura mais defensiva e preferindo aguardar uma abertura para atacar, às vezes partindo para uma tática mais ousada. Além disso, algo que tem tornado a vida dos humanos bem complicada é o reflexo apurado da máquina, algo que nem os jogadores mais experientes conseguiriam igualar.

Porém, o sistema está longe de ser perfeito, já que ele não consegue lidar corretamente com projéteis e se nos mantermos escondidos num canto, a IA é incapaz de saber o que fazer, muitas vezes chegando a cometer suicídio. Ainda assim, trata-se de uma ótima demonstração de onde a tecnologia pode chegar.

Outro ponto é que se um dia tivermos algo ainda mais avançado, essa seria uma ótima maneira dos profissionais treinarem, sem ter a necessidade de encontrar outros jogadores que estejam no mesmo nível deles e assim fazendo subir consideravelmente suas habilidades.

A minha dúvida é, se a coisa avançar a esse ponto, seria justo os grandes campeonatos aceitarem a inscrição de lutadores “artificiais”? Ou o será que o ideal seria existir competições específicas para eles e desta forma poupar os humanos de passarem a vergonha de perder para um T-800?


vladfi1 — [Melee AI] Phillip vs. Slox, Mafia

Fonte: Digital Trends.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Os jogadoles chineses de MMO não curtiram essa notícia.

    • Ivan

      Mas os donos de bot curtiram.

  • leoncral

    Entendi foi nada nessa luta ai, tudo muito rápido.

    • Daniel Belini

      Achei que tivesse sido o único a não entender.

      • bruno miranda

        La em casa quando vai noob jogar sempre tenho que dar uma aulinha se não o cara fica super frustrado.

    • Ivan

      As lutas no smash são frenéticas mesmo mas essa ta um pouco mais.

    • grande_dino_2

      Ué, teve um personagem que perdeu e outro que ganhou.
      Simples! 😀

    • Wallacy

      Super Smash Bros geralmente só faz sentido pra quem ta jogando… Às vezes nem pra quem ta jogando.

    • Goemon

      Até hj não entendo esse jogo aí.

  • Luis Eduardo Boiko Ferreira

    Não tem como comparar esta IA com as b-trees que geralmente estão nos jogos sendo chamadas erroneamente de IA. B-trees não tem a capacidade de aprender com o jogador, não passa de uma sequência predefinida de movimentos. Em contrapartida, dificilmente veremos uma IA de verdade em um jogo, visto a demanda de recursos necessários para treina-la a cada nova partida, a não ser que fosse tratado como stream e o aprendizado ocorresse de maneira incremental, trabalhasse com concept drift automaticamente e tal.
    Soh pra nao perder o costume, rede neural não eh sinônimo pra IA ou machine learning.

    • Felipe Borges

      Eu ainda vou ver uma inteligência artificial similar à do filme HER.

    • Rodrigo M

      A IA nos jogos realmente não é IA de verdade. O que acontece é que a ‘IA’ trapaceia pois ela sabe onde estamos e tem reflexo de ms.

    • Carlos Mello

      Eu lembro quando comprei o International Superstar soccer pro Snes, na caixinha dizia que o IA do jogo aprendia com o jogador e bla bla bla.. Bulshit!!

  • bruno miranda

    Seria ótimo se pudéssemos ter um desse em casa, não conheço ninguém que gosta de jogar Smash competitivo e no online a latência sempre atrapalha…

  • kenji

    A snk tinha uma IA infinitamente superior, deveriam copiar. Ou esses caras nunca viram o Rugal level-8 no kof 95?

    • Goemon

      Eu penava no level 4 msm

  • -_-

    “Porém, o sistema está longe de ser perfeito, já que ele não consegue lidar corretamente com projéteis e se nos mantermos escondidos num canto, a IA é incapaz de saber o que fazer, muitas vezes chegando a cometer suicídio. ”

    Como isso pode ser considerado melhor que jogadores profissionais?

    • -_-

      Para mim soa como dizer que o ED-209 é melhor que um policial humano pelo número de baixas que consegue causar. Aí depois dizer que ele não consegue lidar com crimes bobos como infrações de trânsito ou perseguir um criminoso que pegou uma escada..

    • Pois é justamente por isso que ele está longe de ser perfeito. Se o cara quiser sair no braço coma AI, ele provavelmente tomará uma surra, mas ele possui falhas que podem ser exploradas e como eu disse no texto, ao menos serve como indicativo de onde podemos chegar.
      Porém, se mesmo com o sistema conseguindo derrotar os profissionais, você não consegue ver como ele pode ser melhor, aí fica difícil de explicar.

      • -_-

        A questão é “como consegue derrotar profissionais se basta nos mantermos escondidos num canto?” Suponha que os profissionais não quiseram fazer isso num primeiro momento por subestimar a IA, em uma rodada valendo prêmio em dinheiro por exemplo o que impediria o profissional de simplesmente apelar para esses pontos fracos da IA? É possível que a IA consiga corrigir esses pontos fracos, mas isso não é algo que possamos tomar como certeza. Nessa área há muito otimismo, deve ser da natureza de quem trabalha com IA. Mas lembro que nas décadas de 70 e 80 falavam que as redes neurais “perceptron” rapidamente evoluiriam para aprender qualquer tipo de problema. A realidade é que descobriu-se que eram limitadas a problemas lineares e as soluções de contorno eram longe de serem satisfatórias. Só recentemente (nos anos 2010) voltou-se a falar de redes neurais com o mesmo entusiasmo. Ninguém sabe se esse entusiasmo será seguido por mais um gap de três décadas.

        Edit: o exemplo das redes neurais é só um exemplo mesmo. Não sei que técnicas são usadas nesse experimento do jogo. Mas o exemplo é para ilustrar como um resultado pode ser exagerado.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis