IA do MIT já consegue derrotar os melhores jogadores de Super Smash Bros.

super-smash-bros-melee-

A dificuldade proposta pela inteligência artificial em jogos competitivos pode ser o suficiente para a maior parte das pessoas, mas quando se trata daqueles que ganham a vida participando de competições, é raro elas conseguirem entregar um desafio no nível de um ser humano. Quando se trata então de jogos de luta essa situação é ainda mais complicada, já que o comportamento de outra pessoa é algo difícil de ser replicado.

Porém, o MIT resolveu encarar o desafio de criar uma inteligência artificial para o Super Smash Bros. Melee que fosse a mais realista possível e depois de muitos testes e aperfeiçoamentos, eles conseguiram construir uma rede neural capaz de aprender a lutar por conta própria e principalmente, que fosse boa o suficiente a ponto de vencer os jogadores classificados como os 100 melhores do mundo.

Com a pesquisa liderada por Vlad Firoiu, a IA consegue por exemplo alterar seu comportamento dentro de uma mesma partida, às vezes tomando uma postura mais defensiva e preferindo aguardar uma abertura para atacar, às vezes partindo para uma tática mais ousada. Além disso, algo que tem tornado a vida dos humanos bem complicada é o reflexo apurado da máquina, algo que nem os jogadores mais experientes conseguiriam igualar.

Porém, o sistema está longe de ser perfeito, já que ele não consegue lidar corretamente com projéteis e se nos mantermos escondidos num canto, a IA é incapaz de saber o que fazer, muitas vezes chegando a cometer suicídio. Ainda assim, trata-se de uma ótima demonstração de onde a tecnologia pode chegar.

Outro ponto é que se um dia tivermos algo ainda mais avançado, essa seria uma ótima maneira dos profissionais treinarem, sem ter a necessidade de encontrar outros jogadores que estejam no mesmo nível deles e assim fazendo subir consideravelmente suas habilidades.

A minha dúvida é, se a coisa avançar a esse ponto, seria justo os grandes campeonatos aceitarem a inscrição de lutadores “artificiais”? Ou o será que o ideal seria existir competições específicas para eles e desta forma poupar os humanos de passarem a vergonha de perder para um T-800?


vladfi1 — [Melee AI] Phillip vs. Slox, Mafia

Fonte: Digital Trends.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis