Sobre a tal improvável mega-estrutura alienígena…

2017011454cb4796a4052_-_dyson-sphere-02-0814-de

Pois é. A tal Estrela de Tabby, com aquele comportamento totalmente anômalo, variando muito de brilho intrigou muita gente, foi até aventada a improvável, quase impossível hipótese de ser uma Esfera de Dyson, uma construção alienígena em volta da estrela para captar energia.

Agora parece que surgiu uma hipótese mais razoável. A culpa da variação no brilho da estrela é do… Devorador de Mundos.

20170115galactus

Ok, não esse, na verdade se parece mais com uma nuvem mas por favor não lembre daquele filme menos horroroso do Quarteto Fantástico.

A pesquisa, publicada na revista da Sociedade Astronômica Real se chama Secular dimming of KIC 8462852 following its consumption of a planet, e modela um cenário que reproduz as variações de brilho, elas ocorreriam se a estrela devorasse um planeta.

Isso é assustador, e nem digo só pela saúde do planeta: é um evento bem maior que a dieta constante de cometas, que caem nas estrelas e elas nem tomam conhecimento. Um planeta é grande demais para se manter inteiro, ele seria despedaçado pela gravidade da estrela  mesmo que não a atingisse. Isso resultaria em uma nuvem de fragmentos.

20170115jupiter1

A outra questão é: planetas por definição ocupam órbitas estáveis. Para um planeta ser lançado em direção à sua estrela algo muito grave tem que acontecer. Existe a possibilidade de uma estrela passar muito perto do sistema solar, ou o próprio sistema ser composto de mais de uma estrela, o que gera configurações instáveis.

Talvez uma anã-branca em uma órbita muito alongada tenha finalmente se aproximado demais do planeta, alterado sua órbita e ele foi esfarelado ao chegar perto demais da estrela principal.

Ou isso ou…

20170115planet_killer

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples