Meio Bit » Arquivo » Games » Colabore de verdade com o Games Database

Colabore de verdade com o Games Database

Games DB — tutorial de como colaborar com o nosso Meio Bit Games Database

15 anos atrás

Gostaríamos de parabenizar os leitores do Meio Bit que colaboraram (e muito…) com o crescimento do Games Database. Há inclusive alguns títulos que contam até com discussões bem entusiasmadas. Mas o que viemos falar aqui neste post é sobre como colaborar bem com a qualidade do conteúdo do Games DB, tomando uma série de cuidados sobre o que está escrito e sendo exibido publicamente sobre qualquer jogo colocado por lá.

Laguna-Games-Database-240

Games Database — repositório colaborativo do Meio Bit Games

A primeira observação que descrevemos aqui é sobre a criação de um novo jogo por lá: muitos jogos são multiplataforma, ou seja, foram desenvolvidos para vários consoles. O primeiro cuidado ao criar um novo jogo no Games DB é verificar se não haveria uma versão do mesmíssimo jogo para outro console (expansões de jogos são bem-vindas desde que haja colaboração em boa sinopse e potencial para gerar bons comentários construtivos…) e se essa versão já não estaria presente no nosso repositório colaborativo, o Games DB. Caso já exista, pedimos que colabore com a versão já existente, acrescentando-lhe a plataforma, o console que você desejava, no campo apropriado para isso, segurando o CTRL do teclado.

Multiplataforma_laguna

Caso você não encontre o título desejado, nem mesmo o console que tinha esse título, mas o jogo em questão é multiplataforma, então fique à vontade para incluir o jogo como integrante do outro console até que resolvamos a questão de incluir mais consoles clássicos. O grande problema em incluir mais consoles deveria ser visto como uma espécie de incentivo à melhor colaboração daqueles consoles que já estão presentes no Games DB.

A segunda observação que fazemos sobre o Games DB é a sinopse de um jogo: a sinopse NÃO é espaço para a avaliação pessoal do jogo. Traduzindo: a sinopse não é espaço apropriado para avaliar se um jogo é bom ou ruim.

A sinopse também NÃO é espaço para se fazer passo-a-passo de jogos. O que significa que a sinopse não é espaço apropriado para revelar todos os detalhes do enredo. Quer fazer algumas dessas coisas, faça-as na parte de comentários.

A sinopse serve para quê, então?

Ela serve para descrever, de forma bem resumida, como é o jogo para alguém que nunca o jogou. Uma dica que posso dar sobre esse espaço é o que está escrito na capa da caixa física do jogo, um texto apenas para chamar a atenção do usuário que vai jogá-lo, uma introdução ao estilo e/ou temática do título.

Entretanto NÃO copie textos de lugar algum, faça um BREVE resumo seu do que se trata o jogo nessa sinopse. Da forma mais imparcial possível, ou seja, nada de dizer coisas absurdas como “este jogo é considerado o melhor, é reconhecido como eterno clássico no estilo”, já que, como dito anteriormente, o espaço para a sinopse NÃO é e nem deveria ser para a avaliação pessoal do título, do jogo.

E onde faço a minha avaliação pessoal sobre o jogo?

Comentario_laguna

Esta é a terceira observação do presente post, pois há duas formas de você, caro leitor, fazer uma avaliação pessoal do seu querido jogo: responder o comentário alheio, apertando o botão responder na parte inferior direita do comentário o qual deseja discutir OU enviar um novo comentário no espaço destinado à tal fim na parte inferior da página, que seria abaixo do final dos comentários alheios.

Uma coisa que gostaríamos de observar sobre os comentários é o nosso desejo de que seu comentário seja construtivo, ou seja, apenas comentar coisas como “excelente jogo, jogo nota 10, eterno clássico” sem justificar tal avaliação usando SUAS palavras, não é um comentário construtivo. E quando for fazer seus comentários, tente utilizar o nosso idioma (o português, lembra?) de forma correta e desligue o CAPS LOCK, por favor.

Algo que poderia ser interessante na parte de comentários são as exigências de hardware dos jogos para PCs, onde se poderiam ser descritas as experiências que você teve com aquele jogo em determinada configuração de hardware, bem como a discussão saudável de aspectos mais específicos do jogo, desde que avise que estará fazendo spoilers, ou seja, deixando claro que está contando uma parte inédita da história, do enredo do jogo, a outros leitores que podem não ter chegado ao mesmo ponto.

A equipe do Meio Bit agradece a colaboração de todos. E quando falamos em equipe, gostaríamos de incluir todos os leitores quando fazemos bons comentários também, portanto, colaboremos com o bom crescimento do Games DB.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários