ad

Facebook acha manjuba de Netuno erótica demais e bloqueia foto da estátua [atualizado]

netuno

Fontana del Nettuno em questão (existem outras) fica em Bolonha. Projetada por Tommaso Laureti e construída por Giambologna, é uma obra-prima renascentista. Quatro nereidas cuidam de golfinhos, representando os Quatro Grandes Rios, o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Amazonas. No alto Netuno, Rei dos Mares (sorry, Aquaman) observa e comanda, de posse de seu tridente, que entre outros poderes é uma das poucas coisas que pode ferir o Super-Homem, mas acho que estou misturando mitologias.

A estátua maravilha visitantes desde 1565 quando foi inaugurada, mas o Facebook, o Bastião Moral e Guardião dos Bons Costumes determinou que ela é ofensiva.

Elisa Barbari, uma blogueira local resolveu usar uma foto da estátua na capa de sua página “Histórias curiosidades e visões de Bolonha”, mas a turma de estagiários puritanos do Mark não gostou. A imagem foi apagada e o Facebook se justificou:

[A página] apresenta uma imagem com conteúdo sexualmente explícito e que mostra em grau excessivo o corpo, se concentrando desnecessariamente em partes do corpo. O uso de imagens ou vídeos de corpos nus ou decotes profundos não é permitido, mesmo que o uso seja por razões artísticas ou educacionais”.

Não é a primeira vez que o Facebook tem esse tipo de atitude retardo-moralista, outro dia até a Pequena Sereia foi censurada por conter nudez.

Claro que ninguém está defendendo que arte deva ser imune a bom-senso: não é por ser arte que a Melhoramentos deva vender cadernos com L’Origine du monde, do Coubert na capa, embora fosse vender feito água (eu avisei que o link é NSFW, certo?).

netunao

Só que pombas, é uma estátua pública renascentista, e pra piorar o cetro do Netuno é uma mixórdia, como era estilo naquela época. O Facebook está chilicando por quase nada.

Uma última curiosidade: Giambologna, que não valia nada, queria fazer o Netuno com proporções motúmbicas, só de zoeira, mas quem havia encomendado e estava pagando era a Igreja, na pessoa do Cardeal Legal Charles Borromeo e, quando descobriram, mandaram segurar a onda e economizar no bronze do bilau.

Giambologna assim o fez, e niponificou as proporções da genitália estatuesca, mas mexeu na posição do braço esquerdo para que de um ponto específico da praça (marcado com uma pedra preta que ele mandou instalar) fosse criada uma ilusão de ótica que o braço era na verdade, bem… o tentáculo de Netuno.

Fonte: Telegraph.

ATUALIZAÇÃO:

O Facebook se manifestou, aqui a resposta oficial:

“Nosso time processa milhões de imagens de anúncios por semana e algumas vezes proibimos alguns de forma incorreta. A imagem não viola a nossa política de anúncios. Pedimos desculpas pelo erro e já avisamos a anunciante de que o anúncio está aprovado”

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis