Meio Bit » Arquivo » Games » Rock Band e firmware 2.80 não combinam

Rock Band e firmware 2.80 não combinam

15 anos atrás

Ontem levei um belo de um susto e gostaria de contar a vocês pois penso que poderá ser para algumas pessoas. Na noite passada minha irmã veio jantar aqui em casa e como fazemos eventualmente, após o rango resolvemos reunir todo mundo na sala para jogar um pouco de Rock Band, o primeiro. Minha esposa foi para a bateria, meu cunhado pegou a guitarra e eu me encarreguei do microfone.

Liguei o videogame, coloquei o disco no PS3 e ao partir para o modo multiplayer, notei que o jogo pedia que, com exceção do microfone,  os instrumentos fossem conectados. Achei aquilo estranho, desconectei o hub usb, liguei tudo novamente e nada, o videogame não reconhecia a guitarra e a bateria. Começou então minha preocupação e martírio. Desliga console, desliga hub, tenta ligar os instrumentos separadamente e nada. Apenas o microfone funcionava.

Comecei a pensar no improvável, que tivesse dada erro no save ou nas músicas compradas pela loja do jogo. Não queria deletar tudo, mas após mais de 30 minutos sentado na frente da TV sem saber o que fazer, perdi a paciência mandei tudo para o espaço. Após entrar no game novamente e fazer a atualização obrigatória, nada dos instrumentos funcionarem. Comecei a pensar que pouco depois da garantia do meu bundle do jogo acabar, havia perdido uma enorme quantidade de dinheiro e nunca mais poderia jogar minhas tão amadas músicas do The Who.

O que me deixava mais encucado é que na dashboard a bateria e a guitarra funcionava perfeitamente, fazendo as vezes de um joystick e que dentro do Rock Band o botão guia dos instrumentos também me levava à XMB, portanto, tudo levava a crer que se tratava de um problema com o jogo, mas a questão era, como resolver?

Já estava tarde, eu completamente desanimado, então tratei de despachar todo mundo para casa e fui para a internet procurar uma solução. Não conseguiria dormir sabendo que tinha na sala um trambolho que me custou bem caro e que parou de funcionar sem motivos. Eis que no fórum do jogo descobri a solução. O problema estava na atualização 2.80 do firmware do PS3. por algum motivo misterioso, após aplicar o arquivo, quando entramos no Rock Band e conectamos os instrumentos, eles são configurados como os controles 7 e 8, fazendo com que o jogo não os reconheçam.

Para fazer tudo rodar lindamente, basta segurar o botão com a logo do Playstation, tanto na bateria quanto na guitarra, até que aquela tela de configurações apareça. Lá você poderá escolher em qual slot os instrumentos devem ficar, bastando escolher qualquer número entre 1 e 4. Rápido e indolor, mas tem um probleminha, esse procedimento deve ser feito toda vez que entrar no jogo, até que a dona Sony ou a Harmonix lance um patch que corrija o bug.

Moral da história? Quase tive um ataque cardíaco, perdi meu save e ficamos uma noite sem jogar nossas músicas favoritas. Maldito firmware 2.80.

dori_280_04.06.09

relacionados


Comentários