Com o Marketplace, Zuck aponta canhões do Facebook contra o eBay [UPDATE]

facebook-marketplace

UPDATE: o Facebook interrompeu o rollout do Marketplace por um motivo bem simples: malandros. Inúmeras ofertas questionáveis e/ou ilegais como drogas, animais e até mesmo serviços de acompanhantes pipocaram na ferramenta. Alegando “problemas técnicos” (obviamente falta de um funcionário Espírito de Porco na equipe, o que olhe e malde para evitar gafes do tipo), a liberação paulatina foi colocada em standby e a rede social agora irá filtrar oferta por oferta, para evitar que usuários espertões ofereçam itens inadequados.

Segue abaixo a notícia original.


Quando eu disse que Mark Zuckerberg tem uma louca obsessão por manter os usuários do Facebook permanentemente dentro de seu Jardim Murado (mais do que a Apple), eu não estava exagerando. Cada vez mais seus produtos ganham recursos para agregar funcionalidades de concorrentes diretos e indiretos, e Zuck não se cansa de atirar até contra quem não tem nada a ver com seus negócios, mas ele quer entrar e dominar mesmo assim.

Basicamente ele quer fazer do Facebook uma internet à parte: a rede social e o WhatsApp defenestram links do Tsu e do Telegram; ele força a permanência dos usuários dentro da rede social ou do Messenger na hora de consumir notícias com o Instant Articles; declara guerra ao YouTube Live e Periscope com o Live (inclusive jogando sujo) e agora está batendo de frente com o Twitch, ao promover sua própria solução de streaming de games.

Claro que ele não ficaria quieto muito tempo sem arranjar outro inimigo, e de uns tempos para cá Zuck introduziu no Facebook a possibilidade de páginas passarem a vender produtos e serviços. Só que isso era um teste a fim de transformar o Facebook em outra coisa mais uma vez: um concorrente direto de sites de vendas C2C como eBay e Craigslist.

pdp_us

Essa é a proposta do Marketplace, uma nova ferramenta introduzida ontem que permite a usuários comprarem e venderem qualquer coisa que desejarem. Utilizando o app mobile para iOS ou Android (o Facebook promete uma versão desktop para breve), você fotografa o item que deseja vender adiciona o preço e confirma a sua localização. Os potenciais compradores acessam o Marketplace através do ícone de uma banca na parte inferior, podendo realizar buscas por categorias e o app do Facebook exibirá tudo o que estiver à venda na região em que ele se encontra.

A negociação é direta, curiosamente o Facebook não mete o bedelho e não cobra taxas (a negociação é feita entre vendedor e comprador via mensagens, como acharem melhor); ele já fará grana suficiente indexando os dados e os vendendo a parceiros.

Josh Constine — Facebook Marketplace Launch Video

Por enquanto a ferramenta só está disponível nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Segundo o Facebook, assim que a plataforma web estiver habilitada o Marketplace será liberado para mais países, e uma vez estabelecido no Brasil baterá cabeça com Mercado Livre e OLX, as duas soluções mais utilizadas por aqui.

Fonte: Facebook Newsroom.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Diego Marco Trindade

    O facebook tem potencial, mas é uma bolha. Lucra U$ 1,5 bilhão, e vale U$ 300B. Pra quem comprar recuperar o investimento, teria que esperar 200 anos!!!!

    Essas empresas de tecnologia são uma loucura cara…

    • Lucra isso hoje. Quem sabe quanto vai lucrar amanhã? Talvez daqui a 10 anos nem exista mais… O mundo da tecnologia é realmente intrigante.

    • Wallacy

      Facebook é o próximo Yahoo….

      Não nos próximos 5 anos, mas o Google ou alguém vai acertar com uma nova rede social.

      WhatsApp é um exemplo (apesar de ser do Facebook hoje), do nada veio e reinventou a roda e conseguiu quase todo mundo ir pra lá.

      Sempre achei o G+ melhor que o Facebook por exemplo, mas a realidade que o que importa não é a qualidade, sim a quantidade nesse caso. Até o próximo evento migratório o Facebook vai ficar em alta, esse movimento deve demorar, mas certamente vai vir.

      • Existe uma coisa que não se compra, nem com todo o dinheiro do mundo, que é a pressão social. Eu e mais dezenas de pessoas só entraram no Facebook por pura pressão dos amigos e parentes. Você pode vir com a melhor rede social do mundo, 1.000% inovadora, mas as pessoas vão falar “Lá não está o Fulano, o Beltrano e a Fulana Famosa”.

        • Islan Oliveira

          Isso é verdade, porém não é eterno. Se fossem assim os brasileiros não teriam saído do Orkut pro Facebook, que uns 7 anos atrás era relativamente pouco usado por essas bandas.

  • Ivan

    Quem sabe assim começam a colocar preço nos produtos, em grupos de venda colocam “gratis” “1” ou mandam falar inbox, dá vontade de xingar.

    • Daniel

      Nunca entendi a vantagem de não colocar preço, será que stalkeam seu perfil, e cobram de acordo? Se o camarada for rico(no face e fotos) é cobrado a mais?

      • Ivan

        Só pode, da uma raiva do cara que manda conversar inbox

        • Daniel

          Eu costumo perguntar inbox, e depois postar o preço nos comentários…

      • Ivan

        Se bem que já fiz isso, cobrava mais caro que mandava inbox dai dava pra negociar se não desse certo não mostraria o preço ahuehau

        • Daniel

          kkk

    • Ed. Blake

      Anuncios com comentários do tipo “UP” deveriam ser automaticamente “DOWNeados” também.

      • Ivan

        Ajuda, mas o problema são os que dão up 40x por dia.

    • Isaias Freitas

      Foda quando vc vai no inbox e o maldito não responde, parece que não quer vender a porcaria.

      • Ivan

        as vezes é culpa do face, vc manda msg mas não aparece pro cara só se ele abrir o chat e ver que tem uma msg de quem não conhece

        • Isaias Freitas

          Hmmmm…

  • Germano

    Mas as pessoas já não anunciam ali? Já não tem grupos de compra e venda? Não entendi o que foi que adicionaram.

    • Mirai Densetsu

      Basicamente o negócio vai ficar mais ajeitadinho, colocando o preço em destaque e o comprador podendo fazer uma oferta com um clique de botão.

  • Quero ver quando chegarem no Brasil… Será que vão ter responsabilidade solidaria em caso de fraudes? Acho que não vai demorar até descobrirmos.

    • Daniel

      Acredito que não, no próprio artigo ja diz que não cobrará taxas, e a negociação vai ser apenas entre as partes. Vai ser uma mera vitrine, porém, se procurar no google encontra vários casos de pessoas que tomaram prejuízos com mercado pago e afins. Melhor garantia ainda é o bom senso. Coisa que quem utiliza o face costuma não ter muito também :/

      • Pelo que entendi, a troca será in loco, não dando margem a erro, ah não ser que o cara te assalte, rs.

  • tuneman

    o facebook está tentando fazer tanta coisa mas nenhuma delas de forma tão boa quanto a concorrência.

    • Islan Oliveira

      Tipo um pato, só que um pato odioso e pior que o Google

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Mas um pato bem informado, hoje o Facebook sabe mais sobre seus produtos clientes do que qualquer outra.

        • Islan Oliveira

          Google sabe do conteúdo educativo que eu estudo, o que o Facebook sabe que se dane…

      • Tá mais pra ornitorrinco prematuro…

    • A quantidade de produto que é melhor do que os produtos do Facebook é grande, mas o trunfo dele é a sua base de dados, que faz com que um aplicativo defeituoso como o Whatsapp seja mais usado do que um ótimo aplicativo como o Telegram

  • Ed. Blake

    O Facebook é como um pato: anda, nada e voa mas não faz nenhum dos três direito.

  • ELY

    Curioso…como assim o FB não tem nada haver com compra e venda? Existem usuários que somente utilizam para este fim.
    E a ideia foi deles.

    • Conheço um cara que fez um grupo no facebook e começou a vender roupas, depois criou uma fan page e depois abriu um box, tudo por causa do facebook.

  • Já tem mensageiro, fotos, fórum, notícias…

    Falta um bom motor de buscar (se igualar ao google), ter uma wikipedia e ta dominado.

    Ah, eu curti essa função, assim você verifica se a pessoa é de verdade, ficando mais seguro do que um ML e um OLX da vida (lógico que dá para criar um fake, mas quem fizer dificilmente venderá algo, penso eu)…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      ML e OLX tem sistema de reputação então se torna mais seguro comprar via esses dois do que num facebook.

      • Sim, mas digamos que eu vá vender algo, não tenho reputação nenhuma no ML, nem na OLX, mas se eu colocar no Facebook as pessoas iriam ver que sou real…Ficando mais fácil comprar, do que alguém totalmente desconhecido.

        • Wallacy

          Já tem gente profissional em perfil fake de Facebook, com amigos, escolas tudo…

          • Germano

            E tem gente profissional em criar reputação falsa no ML. Afinal, não precisa mais de CPF para cadastrar ali, então nada impede que o sujeito crie alguns anúncios grátis (ou não), crie outros users, de lance, e “se qualifique mutuamente” com a melhor das recomendações. Dai repete o processo.
            Isso só para citar *um* tipo de golpe possivel
            E sim, golpistas tem no Facebook tambem, e no OLX tambem, e em outros lugares. Mas ML esta longe de ser muito mais seguro.

          • Vin Diesel

            Não é bem assim e não é uma leitura de reputação simples e crua. Hoje para vender e para comprar eu faço uma análise da pessoa. Pode até ter negativos, de quem ele vendeu e o comprador mimado negativou pq demorou pro correio entregar… Tem muita coisa assim. Cada caso um caso, mas que ta mais fácil dar o golpe no vendedor que no comprardor está.

          • O (ex)Datilógrafo da AEB

            Vendo profissionalmente no ML. Te garanto que de 2015 para cá mudou muita coisa.
            Inflar reputação é algo que o robô está pegando facilmente.

      • Não se eles colocarem um sistema de endosso de avaliação. Onde paga-se mais do que o vendido para poder vender, com o tempo as avaliações orgânicas vão liberando o fundo de reserva para o vendedor, quando atingir um nível de credibilidade alto. Isso é fácil implementar e altamente rentável pro Facebook.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          “Não SE eles colocarem um sistema de endosso de avaliação.”
          SE é uma estrutura de decisão em programação onde dependendo do resultado de uma operação pode ocorrer ou não uma situação.
          No dia-a-dia SE é apenas especulação.

          • Você simplesmente não entendeu o que eu disse. Não é um SE programático e sim um SE em termos de negócio.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E você selecionou apenas o que te interessou, SE tivesse lido teria visto o último paragráfo onde tem uma explicação bem clara em uma linha só.

          • Não, você que não entendeu mesmo. Você interpretou de forma binária. O “SE” que citei, até soou uma hipótese (especulação), mas fiquei sabendo que SERÁ a realidade dentro de alguns meses.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro, claro… Hoje a noite vou fazer festa com o papai noel e as noeletes.

          • Senti um tom de frustração no seu comentário. Boa festa e não esqueça de tomar o seu gardenal.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            aham, sou frustrado por não ser puxa-saco de empresa que tá cagando e andando para a minha existência.

          • Quem é puxa-saco? Você deve ser frustrado porque não consegue argumentar nada de útil.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Tá bom, vai lá pedir pro Mark pra ele deixar você lamber a bola esquerda dele.

          • De certo modo foi uma pergunta retórica, mas pelo visto não tens capacidade de entender nem isso. Deixa pra lá…

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Perai então você quer é lamber a bola direita? Tudo bem cara só pedir pra ele ele vai entender.

        • Alvaro Carneiro

          rapaz não dê conversa para Homero Gamer… ele é um sofista. Enquanto você responder ele vai responder com outros argumentos até que você desista. O cara tem uma necessidade fisiológica de ter a última palavra.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Eles vão ter um processo de pagamento seguro? Então não vão competir com mercado livre de forma direta.

    • Cássio Amaral

      Exatamente. Vai competir com OLX, mas não ML.

    • Mas isso é questão de tempo. Daqui a pouco a Samsung, Stone ou Cielo fecha parceria e coloca in-app payment e quebra o ML e OLX.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Pura especulação. Do mesmo modo que pode ter ela pode não ter pois isso geraria gastos extras e teria que dai começar a cobrar pelas vendas coisa que eles disseram que não vão fazer.
        Portanto se vai ser questão de tempo ou não a chance é de que não.

        • Digo que sim, pois conheço gente dentro da Stone e sei que eles JÁ ESTÃO negociando com o Facebook em parceria com a Adyen (Gateway de Pagamentos utilizado pelo Facebook, Uber, etc). Portanto não é especulação, é questão de tempo. Não sei sobre a Samsung e Cielo, mas a Stone posso afirmar que sim.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E eu conheço gente dentro da NASA que diz claramente que aliens existem.

          • Não precisa ninguém dentro da NASA pra saber que aliens existem, pois é matematicamente impossível não existir. Já o que comentei você verá com seus próprios olhos, se não for cego.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Claro, claro.

  • Cássio Amaral

    FB não vai bater de cabeça com Mercado Livre, já que ao contrário do OLX, ele é um mediador de pagamentos e cobra taxas. É muito mais complexo o serviço do ML, já que ele acaba se envolvendo na compra, como pagamento, envio, disputa etc. e tanto esse marketplace quanto o OLX apenas disponibilizam a plataforma para a publicação de anúncios.

  • Hellraiser.

    Ja vi chacaras sendo vendidas por R$ 1,00. A proposta é interessante, mas o povo precisa aprender a usar.

    • Alvaro Carneiro

      O “povo” já sabe usar. O que falta é ser civilizado. É outro problema.

  • Vin Diesel

    Esse ai é o cartão de visita da tia muambeira, só vai adotar pq não tem que pagar. Depois ela da uns golpes, some e reaparece com outro perfil.

  • Giuliano

    Concorrente para o Ebay? Senta la Claudia….

    Ebay é imbativel. A nossa copia brasileira é até satisfatoria para o que se propoem

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis