Meio Bit » Arquivo » Fotografia » O poder de um retrato

O poder de um retrato

Que tal levar alegria através de um retrato? É isso que a fotógrafa Bipasha Shom está fazendo para a população pobre da Índia.

7 anos e meio atrás

givephotos-2

Já chegou na casa de seus avós (ou pais, dependendo de sua idade) e viu aquele belo retrato de família na parede. Às vezes, uma foto apenas do casal. Era muito comum as pessoas se preocuparem com essa foto de família. No começo do século XX era um indício de que você tinha posses, pois não era uma coisa barata de comprar. Com o tempo a coisa foi caindo em desuso. O fato de podermos capturar nossas próprias imagens a qualquer momento tornou tudo mais fácil. Porém, a velha foto de família bem produzida não é mais feita. Uma pena.

Nos Estados Unidos e em outras partes do mundo essa prática ainda existe e a figura do fotógrafo de família é bem presente. Mas, em outros locais mais pobres, muitos nunca tiveram a oportunidade de terem um retrato de si mesmos. O fato de ser ou não retratado não muda a condição social e econômica destas pessoas, mas a questão da auto estima, da auto imagem é uma coisa que não pode ser medida apenas em índices econômicos. Esse é o pensamento da editora de cinema e fotógrafa Bipasha Shom.

Nascida em Kolkata, mas criada em Nova Jersey, a fotógrafa fez várias viagens de volta a Índia para visitar a família. Nessas viagens ela notou a existência de uma quantidade gigantesca de pessoas que vivem na extrema pobreza e, em muitos casos, eles não possuíam uma única foto de si mesmos. Segundo Bipasha essa era uma coisa muito pequena, se levar em conta a situação social dessa população, mas era uma coisa que ele poderia mudar.

E foi assim que surgiu o GivePhotos. Armada de três Fujifilm Instax wide cameras ela se colocou a fotografar as pessoas na rua e entregar as fotos logo após o clique. Junto a isso, ele registrou a reação das pessoas a receberem o seu retrato. O projeto já entregou mil retratos entre a população pobre da Índia e, mesmo sendo uma coisa tão pequena, o impacto na auto estima é muito forte.

givephotos-1

givephotos-3

givephotos-4

givephotos-5

givephotos-6

Embora seja um trabalho sem fins lucrativos, claro que ele tem um custo. Agora Bipasha Shom quer continuar e ampliar o projeto. E para isso ele está pedindo contribuições de quem apoia a ideia. A campanha de financiamento coletivo está disponível no site Generosity. A meta é conseguir US$ 5.000,00. Já alcançou 25% da quantia e ainda faltam 24 dias.

relacionados


Comentários