Meio Bit » Arquivo » Ciência » Pra desespero dos ecochatos Porsche está investindo pesado em carros elétricos

Pra desespero dos ecochatos Porsche está investindo pesado em carros elétricos

Para tristeza dos ecochatos os carros elétricos estão vindo com tudo. Carros de verdade, que celebram o automóvel, sem abrir mão do conforto e da potência, mas verdes como um cabritinho. O mais recente investimento? A Porsche, que vai investir quase US$ 800 milhões. O que isso gera? Zero de carbono, montes de empregos.

8 anos atrás

spdneucurkj5hq

O principal motivo pelo qual ninguém levava carros elétricos a sério, eu incluso é que eram uma alternativa pior. A autonomia não era adequada para cidades grandes, tempo de carga enorme, falta de infraestrutura fora dos grandes centros e principalmente, eram feios, muito feios.

Pelo menos duas gerações de designers contaminados com idéias de ecochatos de DCE tratavam o automóvel como inimigo: o carro elétrico não deveria matar o motor a gasolina, deveria matar o petrolhead, o amante de carros. O sujeito que comprava um Mustang V8 mesmo que só fosse no supermercado, mas que queria ter a possibilidade de potência, de velocidade.

Dirigir pelo prazer de dirigir, a sensação que se vê por exemplo na Sabine Schmitz, fazendo Nurburgring em 10 minutos e ultrapassando Porsches. Em uma van!

A indústria de carros elétricos nunca foi adiante por dar ouvido a esses designers e suas idéia de carros anêmicos como o Toyota Prius, mas a Tesla mudou isso. Você tem um carro que pode ser um monstro na pista ou andam pianinho como o mais bem-comportado garoto-propaganda do Greenpeace.

Os fabricantes perceberam isso e estão se saindo com boas opções: carros elétricos que parecem carros, não um manifesto contra a sociedade industrial. Primeiro foram os híbridos. Ferrari, McLaren e Porsche com sua La Ferrari, P1 e 918 que o digam.

ecocarrros

Os 3 são verdes, ecológicos, híbridos e o Porsche 918 Spyder polui menos que um Toyota Prius.

Só que esse é um passo intermediário. A Porsche anunciou no final do ano seu carro-conceito 100% elétrico, o Mission E:

porschee

As projeções iniciais eram de investir US$ 762 milhões na nova fábrica, e gerar 1.000 empregos diretos. Agora revisaram as estimativas e o número de empregos subiu para 1.400, na planta principal em Stuttgart-Zuffenhausen. O Mission E dará uma boa dor de cabeça aos Teslas quando for lançado em 2019.

O bicho terá 4 lugares, autonomia de mais de 500 km, capacidade de carregar as baterias a 80% em 15 minutos e fará 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

Claro, se ele não parece elétrico ou ecológico o suficiente você pode comprar um G-Wiz…

130924-004-1BA19B54

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários