Operadoras de internet: a busca incessante pelo pior serviço possível no Brasil (dentro da lei)

Laguna_RJ45_lock

Se havia serviço apenas ruim mas menos pior que a internet móvel no Brasil era a internet fixa. Em muitos lugares do país, a infraestrutura é velha e perto do esgotamento: para atender mais pessoas, as operadoras presentes em regiões mais afastadas cobram fortuna por uma velocidade mínima.

Normal, é lei da oferta e da procura. Problema: há pouca concorrência e entraves para novos competidores no mercado. E a Anatel é conivente com o cartel das empresas de telecomunicações que atualmente oferecem os serviços de internet no país, seja móvel ou fixa. Tão conivente que só resta ao povo órgãos como o PROCON e o Ministério Público. Reclame Aqui? Só serve como mural, ninguém liga.

A nova sacanagem com o povo? As operadoras estão mudando o sistema de oferta (e cobrança!) de internet fixa sem oferecer alternativa e sem qualquer aviso. Aliás, até avisam: empresas de call center são contratadas pelas operadoras para confundir os atuais usuários a migrarem para planos que parecem vantajosos, mas não o são.

Laguna_Digital_Tunnel_peq

A intenção de operadoras como Claro (NET), Oi (Velox) e Vivo (atual dona da GVT) é oferecer empurrar pacotes mensais limitados de internet fixa em todos os usuários. Até então, a oferta de internet fixa era baseada na velocidade: você contrata 25 Mb/s por exemplo e, em teoria, poderia trafegar pela internet livremente com tal velocidade. Em teoria, você poderia assistir todo o acervo do Netflix e do YouTube, desde que aceite que tais conteúdos audiovisuais seriam limitados pela velocidade contratada.

Não mais. Novos usuários das operadoras de internet fixa Vivo, Oi Velox e NET Virtua só podem aceitar pacotes de dados, sendo o maior deles de 130 GB mensais a 25 Mb/s (Vivo e Oi) ou os 500 GB mensais para o povo da fibra óptica da NET Virtua (500 Mb/s).

Clientes antigos?

Aos atuais usuários, as três operadoras fazem o seguinte: eles estariam, sem o saber, num período “promocional”. Após esse período, a velocidade é diminuída e a franquia de dados encaixada na mensalidade que já pagavam. Não é lindo?

Detalhe: estão de fora, por enquanto a Live TIM e a GVT. Mas suponhamos que nenhum consumidor proteste ou mesmo mude de operadora: quem garante que as duas não o farão? No caso da GVT, a dona Vivo tem a desculpa de mudar a marca de GVT para Vivo. No caso da Live TIM, seria para acompanhar o movimento das outras.

Nossa operadora sempre funcionou assim”.

Estaremos migrando seu plano para um novo porque o atual deixará de existir”.

Em entrevista exclusiva ao Lucas Braga do Tecnoblog, o Christian Gebara, executivo da Telefônica/Vivo responsável pelo processo de integração da GVT, explicou que quem usa YouTube e Netflix terá que pagar mais pela internet. Não duvido que a Claro e a Oi pensem o mesmo.

O tio Laguna imagina a seguinte situação: compro meu Xbox One e PlayStation 4 novinhos, vou na Xbox Live e PlayStation Network baixar um jogo exclusivo de cada. O que acontece?

Vamos fazer as contas

Se eu estiver no plano de 130 GB mensais (o mais caro), já morreram ali 100 GB pelo download de míseros dois jogos da última geração. E sobram apenas 30 GB para acessar qualquer outra coisa.

Um vídeo de 15 minutos no YouTube com definição padrão (480p) tem mais ou menos 400 MB. Um episódio de 25 minutos de uma sitcom original do Netflix em 720p chega a 0,9 GB. Qualquer maratona seria impossível. Como ficam outros serviços de streaming como Spotify e Apple Music? Passou de 130 GB mensais, sem internet até comprar outro pacote de dados.

Não à toa a neutralidade da web é importante: não acham estranho ver as operadoras de telefonia/internet móvel oferecerem Facebook e WhatsApp sem cobrar na franquia?

São serviços que pouco demandam da infraestrutura de rede. Quando há YouTube e Netflix envolvidos, aí as operadoras começam a temer já que ao menos duas das três citadas (Claro e Oi) têm serviços de TV por assinatura e temem fuga de clientes para o streaming.

Isso considerando que o serviço de internet fixa se encontra estável. Particularmente não conheço os serviços de internet fixa por fibra óptica mas se forem mesmo estáveis os 500 GB mensais a 500 Mb/s seriam consumidos em 4 horas caso haja essa enorme demanda de 500 Mb/s. Lembrem-se: o Wi-Fi que há em casa gasta internet. Quantos aparelhos você mantém conectados no Wi-Fi residencial?

Use bastante o smartphone via Wi-Fi como segunda tela da Smart TV 4K por alguns dias e tchau.

Como evitar?

Mude de operadora, processe, PROTESTE mesmo, faça algo: não podemos aceitar uma imposição dessas!

O tio Laguna só fica triste com aqueles usuários que não entendem a internet: são a maioria e vão acabar se conformando com a situação. Se puder, repassem o presente texto ou ao menos a informação contida nele. Não podemos deixar isso passar.

Leia também:


izzynobre — AS TELECOMS BRASILEIRAS QUEREM TE F*DER!

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • lordtux

    A minha, do interior, sempre teve, reduzem para 5 mega de 25 normal mas mesmo assim nem posso facilitar com Netflix ou download no Steam senão acaba rapido, ai tenho que pagar GBs a mais para voltar a velocidade normal. O fogo é, você já paga um absurdo na conexão e tem mais essa ainda. Que façam como conta de agua e luz então, paga o quanto usar, sem taxa de manutenção, sem todo o resto.

  • O texto pede pra gente protestar, mas é difícil quando o orgão regulador está contra os próprios usuários.

    Além do mais, sites como o ReclameAqui virou só um mero local de “pseudo solução de problemas”, pois a primeira coisa que as empresas fazem é, depois de tentar ignorar, arrastar os usuários para seu call center e resolver tudo por lá, por baixo dos panos. Sério, o ReclameAqui já não é mais levado em conta por muitas empresas, tal como o Procon também já não é. Parece que a única coisa que esse povo entende é PROCESSO, pena que nosso judiciário é sobrecarregado e demasiadamente lento.

    • O_neto

      Levei a Sony ao Procon em uma ocasião por causa de um smart com defeito, eles sequer leram minha reclamação, mandaram um representante que não sabia do que se tratava e não ofereceram nada de acordo. A menina que me atendeu apenas disse “não podemos fazer nada, a orientação é que você vá ao juízado especial”

      • Foi exatamente o que aconteceu quando prestei queiax no PROCON pq o Velox simplesmente cortou fora a minha internet. A representante disse na minha cara no PROCON que não ia fazer nada e os barnabés do PROCON deram de ombros

    • ochateador

      Ministério Público e Justiça devem ajudar mais que o reclame aqui 😉
      Pois se cada reclamante começar a processar e meter ferro nas empresas, em pouco tempo elas terão de arrumar as cagadas.

      • Kagarro

        mas dá um trabalho danado né 🙁

        • ochateador

          Trabalho pode dar, mas se for até o fim demonstrando que a operadora tá fazendo putaria você ganha o processo. E se a operadora não for burra você nunca mais é mau atendido.

          Como exemplo deixo minha briga com a CEF, fui na agência dizendo que eu queria ‘conta 0 do banco central’ e após 2 gerentes tentarem me enrolar de tudo quanto é jeito eu ameacei com processo + ouvidoria do banco central. Em 2 segundos fizeram o que eu queria -.-“

          • Luiz Carlos Querido

            Diga isso para meu amigo que já enfiou 5 processos contra a Vivo. Vai para última instância e de lá, o Moro dá um jeito e some. Raras exceçoes

          • Cássio Amaral

            Aí a empresa entra com recurso e prolonga o caso. E o JEC também complica demais, a burocracia é muito grande.

    • Cássio Amaral

      E o pior que até Juizado de Pequenas Causas Especial Cível é uma burocracia medonha pra acionar, não é tão simples como o Russomano mostra na TV não.

    • Nosso judiciario mal da conta de processar todos os bandidos dos outros poderes, executivo e legislativo, quanto mais processar empresas que acham brechas na lei pra ferrar seus clientes.

    • Lorein

      Cara o ReclameAqui não é tão inútil assim. Tirando as empresas de telefonia (baixa concorrência) sempre que vou comprar algo checo a reputação da empresa antes.
      Se não for boa parto para outra.

  • Aldo

    Foco galera, se a gente entrar na justiça em peso e fazer pressão para destruir a ANATEL, isso muda em questão de meses! MESES, a ANATEL é uma facção criminosa, protege as empresas contra concorrência externa enquanto é alimentada com dinheiro de propina! ANATEL que a gente tem que atacar!

    • Luiz

      Um vazamento de documentos ajudaria certamente.

  • Luis

    Outro problema da franquia é que ela vai ser usada por todos da sua casa, uma coisa é vc morar sozinho e poder controlar, o outro é vc ainda ter que dividir com 5 pessoas, só meu filho vai consumir sozinho pq é Netfix o dia inteiro.
    Eu faço o que? Vou ter que assistir DVD como um Neandertal?

    Os FDP matam 2 coelhos com uma porrada, matam o Netflix/similares e ainda não precisam investir mais em infraestrutura.
    Taí uma coisa que iria pra rua para protestar.

    • Madson

      Caso não haja modos de se resolver isso. Muda para um serviço de internet local. Normalmente é mais lento mas não existem limites de dados. A rádio aqui é bastante satisfatória comparado a OI que eu usava antes.

      • Luis

        Claro que tem jeito, protestar, politico e ministério publico adora aparecer nessa horas, foda-se Dilma, corrupção, só não mexe na minha internet.

        Sem chance usar esse tipo de serviço, e nada garante se essa porra virar padrão do mercado não vão adotar tb.

        • Metalmacumba

          pior que a net já vendia com esses limites, mas era maior, 500GB, coisa assim. Eu lembro do contrato quando assinei 2 anos atrás. Mas não é só no brasil que eles vendem por quantidade (agora) de dados que pode trafegar. Eu odeio isso, é uma mesquinharia sem igual.

      • Ivan

        Essa radio usa serviço de quem? Será que não irão forçar as radios a limitarem tbm?

        • Alberto Prado

          Ainda que a provedoras locais usem a infra das grandes como saída para “internet”, elas compram links dedicados. Esses não tem limite de banda e é 24/7 Full.

          • Isaias Freitas

            Aqui na cidade uns provedores usam a net da gvt mesmo pra distribuir via radio.

        • Rádio é legal, mas as leis da Física também. Na hora da chuva vai ficar sem sinal.

          • Drake Hollster

            Mas aí é sem internet só quando chover, e não o mês todo depois do fim da franquia

          • Felipe Silva

            Uso internet via radio na minha mãe a quase 10 anos, fico sem sky mas não sem internet quando chove, é só o provedor saber fazer seu trabalho direito.

            Agora se fizerem trabalho de porco, até o xDSL cai em dia de chuva, só procurar que vai achar um monte de reclamação de cliente da GVT e outras com quedas quando chove.

          • Se provedor de internet fizesse o trabalho direito, não teríamos o problema de estrangulamento e consequentemente não haveria necessidade de limitar tráfego

          • Ivan

            Tenho net a radio e não cai o sinal com chuva, só as tecnologias mais antigas que acontece isso.

          • comentador

            Aqui antes era rádio, todo dia tinha que rezar pra não chover kkkkkkkkk

          • Islan Oliveira

            Por isso que nunca troquei Velox por rádio, quando você passa 1 mês com praticamente todos os dias nublados, não rola.

      • Eu moro no Rio de Janeiro e no meu bairro (zona norte) só tem UM provedor de Internet.

        E aí, como faz?

        • Luiz

          Cria teu proprio provedor, ah é, não pode, maldito cartel, tem que passar a foice nas pessoas.

          • Thomaz Barros

            Vai contratar um link dedicado para você ver o preço. Isso sem contar os equipamentos. E não se esqueça que no nosso amado Rio de Janeiro pagamos 30% de ICMS no SCM, fora os outros impostos setoriais.

          • Luiz

            Eu já tenho 1 de 1mpbs. Pagar ICMS, não pago não, vem ni mim poliça. Serio, é que não estou revendendo, é para “uso proprio”.

    • Luis

      Fui lá checar meu gasto da NET, 10 dias e já acabou a franquia.

      Hoje não baixei nada, uso normal, vídeos, netflix, radio, quase 12GB.

      • As pessoas não colocam na ponta do lápis quando se liga o PC/Video Game e ele atualiza tudo sozinho

        • Othermind

          Meu PS4 fica lá em stand-by recebendo atualizações dos jogos o dia todo.. e tem atualização que passam dos 10GB… Tenso..

          • Maom

            E pior que são atualizações que vc nem mesmo precisa/percebe/quer.

        • A Anatel desconhece o conceito de cache…

          • Marombert Einstein

            A Anatel há muito tempo que sofre nas mãos das Teles, o termo técnico é “Captura do Agente Regulador”, politicagens dá nisso.

          • Leandro

            Anatel sofre na mão das teles?
            Ela favorece o cartel e dificulta a entrada de nova operadoras.
            As teles estão bem protegidas na mão dela…

          • Marombert Einstein

            É bro, sofre, virou puta, leva surra todo dia, só que sem direito à Mª da Penha. A Anatel pena como órgão público desvirtuado que se tornou, a cúpula (cargo de indicação petralha política) esta nas mãos do casuísmo do toma lá dá cá… Ou você acha que o baixo clero (servidores concursados) está feliz com esses desmandos que desde julho de 97 imperam na reguladora?

      • comentador

        Tens que ver o meu, tem meses que eu chego a usar 1Tb, 500Gb, só o Netflix deve consumir uns 300Gb disso aí, reprodução contínua à 1080p!

      • Itamar Bermond

        Não se esqueça que até a consulta de consumo “consome” a franquia.

        • Luis

          E os Pop Up?

          Cada janelinha que pula na sua tela são centavos saindo do seu bolso.

        • Comendador

          negativo, pela nossa “querida” anatel essa ferramenta nao deve consumir, o mesmo que ocorre com as operadoras mobile.

      • Wallacy

        Nunca tinha acessado essa pagina, percebi agora que só em Novembro do Ano passado que estourei o limite de 100GB, no geral são 50-80 mês.

        E sim, uso Netflix lá em casa (260 MB por episodio em 720p), mas nunca passei de 100 episódios por mês (26 GB), não tenho tanto tempo assim.

        • Luis

          A própria Netflix diz que são até 3gb por hora em HD, 260mb num episodio de 1 hora ta mais pra SD de baixa qualidade.

          • Wallacy

            Até…. Pois dependendo do dispositivo, se não aceitar H264 vai ter que usar MPEG 2 que consome mais… Mas geralmente o streaming é feito em H264 ou para alguns mesmo em H265…

            Só como exemplo, ontem mesmo assisti 3 episódios de 30 minutos via Apple TV (720p), olhando o relatório da Net o consumo 500 megas ontem só (só fiz isso de fato em casa ontem). Acabei de baixar o último lançamento da SpaceX via YouTube e tinha 258 MB em 36 minutos.

            Meu roteador faz log de consumo também, no geral os episódios são bem menores.

          • João Alves

            Esse relatório da Net não funciona.

          • Wallacy

            Eu sei, por isso comparo com o log do meu roteador. O ponto é que com h264 e h265 Netflix não vai desperdiçar banda usando MPEG2.

          • tiagoluz8

            o relatório da NET anda zuado esse ano, pelo menos pra mim.
            PS: Formatei meu PC ontem e baixei GTA V durante a noite.

          • Wallacy

            Sim, no meu caso geralmente da 4x mais que o que meu roteador reporta. As vezes da igual também.

        • João Paulo

          Wallacy lembre que não são todos os planos que serão 130GB, apenas o mais caro, os outros serão menores, a partir de incríveis 10GB.

        • Bruno

          É bem facil estourar a banda. Bota um steam e um Ps4 aí, junta netflix e já era.

      • Odair Zundel

        Eu sequer consigo acessar a página de consumo da franquia da NET, eles conseguem ter o pior sistema que existe para auto atendimento.

      • Danilo Castilho

        Live TIM não tem franquia e estão expandindo, verifica se não chegou na sua casa.

    • Luis

      Acabou a franquia? Quer assistir mais 3 episódios de House of Cards ou um filme? Apenas 40 reais.

      • fenixcload

        então o pessoal vai ter que pagar todo o mês +39,90

        • Thiago Russo Nantes

          R$39,90 te dá +20GB, apenas… se você gastar 220GB como o rapaz do comentário abaixo, teria que comprar esse pacote CINCO VEZES, para o total de 230GB de franquia (130+5*20), tento que pagar R$ 199,50 ALÉM do valor padrão do plano… isso se gastar apenas 220GB…. =/

          • Luis

            Veja como esse valor é totalmente aleatório, hoje teoricamente eu pago 0,80 por GB. ou seja mais 20GB seria R$16,00 e não 40 reais.

          • Thiago Russo Nantes

            Bom, o print ali é do valor da franquia da Net… não sei qual é a sua operadora. Mas ainda assim, R$0,80/GB ainda daria R$80,00 a mais na conta, no fim do mês… isso é praticamente dobrar a minha conta, por exemplo…

      • советский медведь

        Bom momento pra abrir uma locadora

        • Diego Marco Trindade

          A Netflix vai ter que virar entregadora de filmes novamente…

      • SomeUser

        20GB 40 reais?? Meu Deus!!! Socorro.

      • gotavio

        Sem citar um coelho oculto, as TVs por assinatura que por acaso pertencem as operadoras de telefonia e vem perdendo clientes mês a mês ganham mais uma arma contra o streaming da Netflix. Triste país este nosso.

    • Ivan

      moro em republica de estudantes, com mais 5 pessoas, tenho net a radio, no boleto mostra os downloads foram mais de 220 gb em um mes.

      • Nilton Pedrett Neto

        vcs sao economices, hein? devo gastar isso por dia no pornhub

    • Monstro Medieval

      Volte para a TV a cabo com 359 canais dos quais 350 não prestam e pague R$500,00 por isso.

      • Kagarro

        E vale muito a pena… cada centavo!!!

      • Luiz

        É exatamente o que querem fazer com a internet, page para acessar 30000 sites e apenas 1 presta.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Na verdade são 30 canais que qualquer aparelho analógico de satélite pega e com a mesma qualidade. 20 telecines (ou similar) com filmes velhos e repetidos ad infinitum 5 canais de esportes que 2 funcionam e o resto fica repetindo as mesmas notícias de jogos, 4 canais ao estilo multishow e 300 canais de rádio.

    • Islan Oliveira

      Com Netflix? Vai consumir toda a franquia com pr0n.

    • Maom

      Mas não se esqueça que o plano de 130 gb é o top da empresa… Provavelmente vc não assina hj o plano top da empresa pois é aquele plano de quase 200 reais só para internet que vc nunca viu necessidade.

      • Luis

        meu plano é 100gb, que como foi demonstrado gastei em 10 dias, só o Netflix vai levar 80% dela.

        • Maom

          É eu boiei… Achei que vc estava simulando esse plano de 130 gb da Oi/Vivo.
          Eu tenho o plano de 30 mb da net e nem imagino qual o meu consumo e qual o meu limite. E já acho caro meu plano e inaceitável pagar mais por ele.

          • Luis

            Mesmo que o meu 30mb com 100 de franquia. Só entrar no site com seu login que tem lá o calculador de consumo.

          • Maom

            100 gb!!!! Meu filho vai ter que aparar a grama do condomínio, lavar meus carros, tirar só nota 10 no jardim de infância e nunca mais ficar doente para tomar antibióticos… Ou então nunca mais vai ver desenho no netflix.
            To indo pra rua com minhas panelas para protestar, só que igual os idiotas simpatizantes do EI que fizeram bombas com panelas de pressão e soltaram na maratona de Boston. Vou colocar umas panelas no CADE, umas panelas nas operadoras de tv à cabo, nas operadoras de internet, na ANCINE, na ANATEL então vou deixar uma tramontina inteira…
            Vou iniciar um crowndfunding para compra de panelas.

    • Eu baixaria os videos que são assistidos com mais frequência e colocaria no tablet ou aparelho que a criança usa. Isso eu já tinha o hábito de fazer porque o wifi não alcançava certos locais de casa.

  • André Rocha

    Não entendo esse frissom. Virtua por exemplo sempre teve esse limite desde o início.

    E falar que fazem “vista grossa” não é correto: já morei em lugares que dividíamos a internet e sempre limitavam a 200 kb/s (isso, kb/s) com uma semana de uso.

    O que muda, de fato?

    • Luis

      Uso o Virtua desde o começo das operações em SP e NUNCA teve isso.

      Sabe porque? Concorrência.

      Só fazendo um cartelzinho maroto para isso dar certo.

    • Limitar a velocidade (que eu acho justo) é muito diferente de cortar.

  • Madson

    Mudem para aquela operadora local a rádio ou a cabo. Agora é o momento deles. Uma velocidade um pouco menor mas um serviço aceitável (no caso a rádio q tenho aqui é muito melhor que a Oi da minha região). Esse é o boicote. Cancelem as grandes e migrem para as pequenas.

    • Hellraiser.

      Não deixa de ser uma ideia boa. Aqui na região que moro tem a Coprel. Fibra optica de boa qualidade. Pena não atender a rua que eu moro.

      • ochateador

        Junte a sua rua inteira e convença uns 50% ou mais a mudarem para esse provedor (Coprel), leve esse pedido para o provedor e diga que mais de 50% da rua quer fazer a migração. Em pouco tempo eles passam fibra em sua rua.

    • cquintela

      Problema, pelo menos aqui na minha região, todas essas operadoras pequenas fazem traffic shapping violento, tipo oferecer 50 megabits de, mas apenas para navegação, download é travado em 2 megabits.

  • David Matheus

    Junta todo mundo pra protestar. Se elas insistirem deixem de pagar a internet. Normalmente demora um tempo até elas cortarem a internet quando atrasa o pagamento o que daria tempo de você continuar com internet e elas sentirem no bolso o prejuízo.

  • O Brasil tem o pior serviço de Internet, e assim como comentei no Tecnoblog, acabaram de piorar. E antes que alguém me chame de vira-lata, vamos pensar. Isso tudo é um jogo, isso favorece as TVs a cabo e as emissoras. Que se dane o Heavy User, pra eles o foco são os leigos que usam pouco. E aí, correr pra onde? Com uma Anatel apoiando esse circo?

    • Luis

      O foco é a Netflix, vai ser impossível usar esse serviço no brasil.

      • Uberlizaram a Netflix.

        Acho até que demorou a acontecer.

      • O alvo não é só a Netflix, tem o YouTube também. A Netflix só está sendo feita de bode expiatório pela mídia só para encher linguiça das operadoras. E de fato, vai ser impossível usar aqui no BR se continuar assim.

  • Ivan

    É por causa da anatel que existe esse cartel, mais liberdade economica e menos Estado pra dificultar o serviço das empresas.

    • com mais Estado sabe o que teremos? A TELERJ. Pergunte a quem tem mais de 30 anos como era o serviço de telefonia quando um telefone custava o preço de um carro popular

      • Na verdade ele falou **menos** Estado

      • Ivan

        Por isso eu disse Menos Estado e Mais liberdade.

      • Burnerman_X

        Mas o telefone continua custando o preço de um carro. A diferença é que invés da paulada vir na aquisição da linha, a paulada vem em conta-gotas na assinatura e tarifas. As tarifas de telefonia QUADRUPLICARAM depois da venda das teles.

        Já em questão de qualidade de serviço, é impossível comparar. Já que na época das estatais o máximo que tínhamos era Fax e BBS, internet era algo novo ainda 😛

        Pra mim o maior problema da privatização é que fizeram a coisa bem errada. Deveriam ter aberto o mercado e mantido o sistema telebras como concorrência, não vender o sistema e implantar um monopólio privado do serviço.

        • concordo em parte. Saímos do pulso de 4 minutos para tributar por minuto. As pessoas acham que houve vantagem, mas o pulso não foi dividido por 4. Ademais, ainda tínhamos os períodos de pulso único. Mas não foi de todo ruim. Pelo menos, os caras não riam da sua cara quando vc tava sem telefone ou queriam que vc ligasse DO TELEFONE MUDO para fazer a reclamação.

          E nem falo das linhas cruzadas, o primeiro serviço de redes sociais do Brasil

        • Rafael Rodrigues

          De acordo com a norma de etiqueta virtual vigente, você será chamado de petralha em 3, 2, 1…

        • Eduardo Scharf

          E naquela época ao comprar a linha também ganhava ações da empresa. Na época da privatização tinha gente/empresa telefonando pros clientes pra comprarem as ações deles (que muitos nem lembravam que tinham).

    • Islan Oliveira

      Por que um político daria liberdade econômica se com isso ele perde poder? Essa é e sempre foi a questão.

      • Ivan

        Infelizmente não daria, esse é o problema

    • O problema nem é a quantidade de estado, mas sim de politicos patrocinados por empresas que precisam votar leis pra auxiliar seus verdadeiros patrões. O estado é necessario para manter a competitividade com leis anti carteis, direitos dos consumidores. Seria lindo se as empresas realmente competissem entre si na ausencia de um orgão regulador que teria a função de puni-lo, mas oque acontece e que vão procurar o caminho mais facil para aumentar seus lucros, que é oferecer piores produtos com preços cada vez mais altos, oque acontece nas empresas de telefonia. Não é a anatel que chefia o cartel, mas o cartel que chefia a anatel.

      • Ivan

        Creio que vc foi meio contraditorio, politicos que votam leis que favorecem as teles é sim por causa do Estado, quanto mais leis mais Estado intervindo.

        A Anatel dificulta a concorrencia de entrar e protege as teles aqui dentro e recebe uma boa grana com isso, sem Anatel pra dificultar a vida de todo mundo acredito que teriamos sim mais concorrencia.

        • Mas a votação das leis em favor das teles é feito por intervenção dos teles no estado. Sem a intervenção do cartel o estado votaria apenas as leis que favorecessem os eleitores, dificultando formação de carteis, intervindo apenas quando houvesse desiquilíbrio. Então o problema não é mais ou menos estado, e sim menos corrupção.

          • Ivan

            Resumindo é o Estado intervindo na economia, sendo corrupção ou não é o Estado contra o povo, com menos Estado e mais concorrencia isso não aconteceria.

          • Mas se forem os empresarios que corromperam os politicos, se você tirar os politicos do caminho vai so tirar o intermediario, vai ser sacaneado sem terceirização.

          • Ivan

            Mas dai temos livre-mercado e mais concorrência, já que não tem ninguem fazendo leis que dificultem o serviço.

            Eu acho que politicos criam dificuldade para venderem facilidades.

          • Mas sem regulação do estado não tem ninguém para impedir os carteis nem os monopolios. E nem adianta falar que qualquer empresa pode concorrer com quem chegou primeiro no mercado e tem dinheiro para comprar ou minar empresas menores.

          • Ivan

            Ou pode regular e impedir que entre concorrencia que nem a ANATEL faz, você não acha estranho ter tão poucas teles por aqui?

          • Mas so vai regular a favor das teles se houver corrupção. Em um país serio os orgãos reguladores realmente impedem carteis e monopolios. Ou seja o problema não é o estado, e o brasil mesmo. Haviam muito mais empresas, mas elas resolveram fazer fusões, é mais barato que melhorar a infraestrutura engolir o concorrente. Bom vou parar por aqui que essa conversa vai entrar em loop hahahaha

          • Ivan

            Tudo bem existir para impedir carteis, mas impedir concorrencia é ruim, deixa o mercado se regular, deixa o mercado livre para quem quer empreender, pesquise como é dificil abrir uma empresa.

          • Mas nesse caso o problema não é existir regulação, mas excesso de burocracia. O processo de desburocratização no brasil infelizmente esta emperrado em um congresso sem conhecimento tecnico e que no momento esta se degaldiando por poder ao invés de votar medidas para atualizar nossa constituição. Regulamentação é necessaria, mas é preciso desburocratizar.

  • arakawa

    O pior disso é que não tem pra onde correr… Mudar de provedor não vai adiantar se todos começarem a cobrar. Sem contar as regiões onde não há opção.

    O único jeito de ter qualquer efeito é cancelar e ficar sem. Mas e aí, quem está disposto a abrir mão da internet por alguns meses?

    • Theuer

      Olha, eu ficaria… Seria ruim mas seria lindo de ver.
      Se um dia sem WhatsApp fez aquilo com a imprensa, imagina um cancelamento geral de Internet, viraria noticia internacional!

      • deve ser por isso que erradicamos a corrupção no Brasil.

    • Eu trabalho com internet. Preciso montar aulas, o sistema do meu colégio é todo online. Farei o que? Ficar de 7 da manhã às 10 da noite numa lan house?

      • Rafael Rodrigues

        Mas e se a Lan House boicotar???

      • arakawa

        Isso se a lan house não tiver que pagar franquia tb…

      • Lorein

        Tive uma epifania depois de ler seu comentário. Tudo é apenas um plano dos donos de lan house (segmento em crise depois da popularização da internet) para alavancar o setor e ressuscitar o setor afinal nem todo mundo podia (poderá) pagar uma boa internet.

  • Theuer

    Claro que é apenas um sonho distante… mas se essas empresas meio malucas como Google, Facebook e até Netflix mesmo resolvem por algum motivo entrar com o pé na porta no Brasil tipo “Google Fiber” com plano de 50MANGOS 50Mb, seria uma quebradeira de operadoras sem igual.

    • Thomaz Barros

      Seria ótimo ter um serviço disruptivo como o Google Fiber, mas a realidade é que se demora a construir uma infraestrutura para incomodar. Veja por exemplo o próprio Google Fiber nos Estados Unidos. O projeto já está a todo vapor desde 2010, mas até agora tem apenas cerca de 120 mil assinantes. Parece um número grande, mas não arranha as grandes de lá. Para você ter uma ideia, a Comcast, líder nacional, tem 22 milhões de clientes banda larga fixa.

      • Theuer

        Sim, é verdade mesmo.
        Teria que ser algo como Wimax 802.16m(que funcionasse), onde com uma antena desse para cobrir parte de um bairro.
        Difícil…
        Boa semana.

      • Seria ótimo, mas só seria. O Google Fiber aqui no BR teria que entrar na dança da Anatel também, senão as outras “crianças birrentas” iriam tacar pedra no novo amiguinho que por diferente, e melhor que eles.

        • Thomaz Barros

          A empresa já está mais do que acostumada em lidar com forte oposição. Nos Estados Unidos a força das empresas de telecomunicações é maior que aqui. Elas são maiores e tem uma política de lobby muito maior. A empresa enfrenta oposição em cada cidade, condado e estado que entra. Essa política de franquia, ao contrário do que muita gente pensa e diz, já existe por lá. Comcast, AT&T, Cox e Charter, por exemplo, são líderes nacionais e todas impõem limites de uso. Esse foi um dos motivos que fez a empresa começar. Ela é claramente um experimento do Google que, além de estudar como o comportamento do consumidor muda ao lidar com a Internet quando limitações não estão em voga, serve para mostrar às outras operadoras, consumidores e governo que é possível operar uma rede de boa qualidade, justa e viável comercialmente.

          • Então quando o cara lá falou que a regra era a nível internacional ele deve ter baseado nessas operadoras dos EUA. Mas será que o Google conseguiria aguentar a pressão? Em um possível crescimento da Live TIM, ela também bateria de frente com a tirania! No entanto, há muito interesse político, tirando a Live TIM, as demais fornecem TV, e segundo elas, isso atrapalha os negócios. Realmente essa desculpa/balela/encheção de linguiça de que é para beneficio da rede não colou. E como no BR é mais fácil atrapalhar do que fazer melhor, virou isso.

          • Thomaz Barros

            Pois é, apesar de eu citar exemplos desse comportamento no exterior, de forma alguma eu quero endossar esse movimento. Não há necessidade técnica que corrobore com essas novas regras.

          • Se o cara lá fosse mais informado como ele já provou que não é, ele veria que, apesar do sistema da AT&T, T-Mobile, Sprint e entre outras terem franquia, a infraestrutura é muito melhor, a velocidade deles é superior e não tem essa de 30%! A franquia só aguçou a criatividade. Me corrija se eu estiver errado.

          • Legend of Mana

            a google manda no planeta, ela pode vir com os 2 pés no peito e comprar a oi, vivo,gvt e a anatel junto . mais ou menos.

          • Rafael Rodrigues

            No EUA os técnicos das outras operadoras cortam a fibra do Google? Porque aqui no RJ isso acontece. Não é incomum história de técnico sabotando concorrente no DG dos prédios residenciais…

          • Thomaz Barros

            Cara, esse tipo de coisa acontece por lá também. E de outras formas mais “soft” também. Por exemplo, empresas pagam síndicos e empresas de administração de condomínios por exclusividade no fornecimento de internet e televisão no prédio ou condomínio. Então, por mais que no seu endereço tenha possibilidade da utilização de um concorrente, na prática você não pode para não ferir o contrato de exclusividade estabelecido.

          • Rafael Rodrigues

            Isso é diferente de sabotagem.

    • Not gonna happen. Vão alegar concorrência desleal. Já começa que sequer ganharão autorização para operar, salvo se pagarem uma grana pretérrima por baixo dos panos.

      No final, o raio cartelizador vai operar e ficarão como todas as demais. Google, Facebook e Netflix são empresas. Elas não gostam de você. Gostam do seu dinheiro.

      • Monstro Medieval

        “Elas não gostam de você. Gostam do seu dinheiro.”
        Você ensina isso para seus alunos? Sei que não é química, mas devia…

      • Thomaz Barros

        O Google, por exemplo, já está mais do que acostumada em lidar com forte oposição. Nos Estados Unidos a força das empresas de telecomunicações é maior que aqui. Elas são maiores (tanto em faturamento quanto em número de clientes) e tem uma política de lobby muito maior. A empresa enfrenta oposição em cada cidade, condado e estado que entra. Felizmente, está crescendo mesmo assim. Além disso, essa política de franquia, ao contrário do que muita gente pensa e diz, já existe por lá. Comcast, AT&T, Cox e Charter, por exemplo, são líderes nacionais e todas impõem limites de uso. Esse foi um dos motivos que fez a empresa começar. Ela é claramente um experimento do Google que, além de estudar como o comportamento do consumidor muda ao lidar com a Internet quando limitações não estão em voga, serve para mostrar às outras operadoras, consumidores e governo que é possível operar uma rede de boa qualidade, justa e viável comercialmente.

        • Quero ver Google suprir demanda por acesso à internet pra 100 milhões de habitantes, de graça, sem perda de qualidade

          • Thomaz Barros

            Quem disse que o Google ou qualquer outra empresa disruptiva precisa fornecer Internet para todo mundo? A empresa só precisa se mostrar competitiva. Essa é a beleza da coisa. E é o que está acontecendo nos Estados Unidos. A empresa, apesar de só ter 120 mil assinantes, tem feito uma campanha de expansão grande a ponto de fazer concorrentes se mexerem. Foi essa pressão que fez a AT&T lançar o serviço de fibra óptica em cidades como Austin,TX e Raleigh,NC.
            A partir do momento em que as empresas veem, em qualquer lugar que sejam, um concorrente capaz de mudar o curso do mercado, elas são obrigadas a se equiparar a elas para não perder mercado.
            Agora, especificamente falando sobre a capacidade de fornecer banda larga para milhões de pessoas, é um desafio técnico, mas não impossível. Vale lembrar que o Google já é uma empresa de distribuição de conteúdo imensa. YouTube e a suíte de serviços Android são serviços líderes mundiais, com bilhões de usuários e que tem uma demanda imensa de dados. Além de possuir uma rede de backbone próprio em expansão (até mesmo aqui no Brasil, com cabos ligando a Flórida, São Paulo, Rio de Janeiro e o Uruguai), o Google é cliente do maior provedor do planeta, a Level 3 (é uma rede tão grande – em número de anúncios de IPv4 -, que é mais que o dobro da segunda concorrente), que é inclusive a fornecedora de backhaul do Google Fiber atualmente.

          • De graça não, mas se oferecerem um serviço que funcione, sem franquia já pega todos os clientes. O problema e que infraestrutura não brota do chão.

        • Rafael Rodrigues

          Como eu disse ali em cima, no caso da JAC arrumaram um imposto especial de 70% e acabou a festa do carro a 20-25k.
          O Brasil não é para amadores.

    • Rafael Rodrigues

      Não, não seria. Quando a JAC veio com carro a 25k, em menos de 2 anos arrumaram um “IPI Especial de carro chinês” de 70% e socaram no lombo dela.

      • Theuer

        Sim, sempre tentam(e conseguem) atrapalhar, mas isso não me impediu de encontrar um carro 0Km com o que eu queria e precisava por R$55mil. Nem gosto de ambulância SUV, mas preciso carregar equipamentos de vídeo, Steady, Drone, etc…(além das bikes no fds porque ninguém é de ferro! hehe) e NENHUM outro SUV apresentava equipamentos de série e espaço como este meu atual X60.
        A existência desse carro mostra que a concorrência sempre produz alguma melhora nas coisas, mesmo que pequena.

    • s3ph1r

      Não sei se chegaria a tanto assim (google fiber)… mas lembrem-se que o cabo submarino do google está chegando… 2 pares de fibras são deles… 2 pra angola.. 1 pro uruguai e 1 pra algar…

  • Theuer

    Se tudo isso acontecer mesmo e a coisa apertar de verdade, um grande protesto nacional bem articulado de atrasar o pagamento da conta seria MUITO eficaz!
    Mobilizaria o povo, atacaria ferozmente o caixa da operadoras(com resultado até em suas ações, fazendo com que ela recebesse uma enorme pressão dos acionistas) e o melhor, SEM QUALQUER PUNIÇÃO AO CLIENTE! (além dos 10Mangos de atraso no boleto 😀)
    Abraços, boa semana!

    • SIM! Protesto! Por isso que acabamos com a corrupção e… não, péra. Foi só pelos 20 centavos, mesmo

      • O_neto

        Nossa mano que planeta você vive? Tem acompanhado os jornais ultimamente?

        • Tenho. Os protestos de 2013 deram em que, mesmo?

    • Rafael Rodrigues

      Cara, tu realmente não sabe como funciona a contabilidade de uma grande empresa, né?

      • Theuer

        Ui, é você Peter Drucker?
        Sim, eu não sei como funciona a contabilidade de uma grande empresa já que cada empresa tem a sua, e esta é administrada de forma muito particular.
        Apenas não sou uma criança leiga e vi votações MUITO acaloradas nos tempos que possuí ações ordinárias. Decisões dos gestores que botavam em risco os lucros para médio e principalmente longo prazo eram rechaçadas pelos acionistas(geralmente de perfil conservador).
        Manobras como esta que visam uma grande entrada repentina de dinheiro(bom para ações PN que não apitam em nada) mas que de repente tem como resultado um aumento súbito de inadimplência(seja por protesto ou não) gerando turbulência e possivelmente queda de liquidez nas ações, incendeiam como pólvora a assembleia geral. E aí amigo, as coisas podem mudar de uma hora para a outra porque bolsa vira bolso.

        • Rafael Rodrigues

          Ok, então me explica aí como 1 ou 2 meses de inadimplência vão “quebrar” a empresa. Isso se considerarmos uma super utópica adesão de 50% dos usuários…

          Não sou Peter Drucker, mas sou formado na área. Esse seu papo de boicote é, na mais gentil das classificações, ingênuo.

          • Theuer

            Use um “command+f/Ctrl+f” para tentar encontrar onde eu disse algo sobre quebrar a empresa!
            Os primeiros comentários que fiz nesta matéria foram sobre aumentar a concorrência, quem disse em quebrar/fechar as já poucas grandes operadoras que temos?!
            Não invente coisas.
            Acabei de escrever um texto sobre simples coisas que vi em assembleias, pressões de acionistas em cima de gestores com propostas idiotas comparadas à esta das franquias. Foi sobre isso que falei e não algo estúpido e infantil como “quebrar” a empresa não pagando mensalidade.
            Sobre a “super utópica adesão”, eu mesmo nunca acreditei nessas coisas, mas hoje em dia com os jovens viciados em internet, jogadores dependentes de downloads gigantes, e usuários de serviços streaming como Netflix no lugar de uma TV por assinatura(é o meu caso) é muito fácil usarem essas merdas de Facebook, twitter, etc, para organizarem isso.
            Até porque, a grande coisa que se deve fazer é simplesmente atrasar o pagamento.

            Se você acha que hoje em dia isso não interferiria em nada, não sou eu o ingênuo.

  • Jonatas

    Trabalho em uma TV por cabo, e digo que NetFlix, Youtube e Facebook não pesam em nada no backbone das operadoras, porque? Elas têm um cache fornecido por essas empresas de graça, reduz o consumo delas e dos provedores. Só empresário brasileiro que é canalha mesmo e diz que NetFlix é o demônio. Façam como disse o amigo, saiam das grandes e vão para os pequenos. Alguns terão bom senso e não terão franquia de dados. Enquanto isso, uso o cliente torrent do celular nos wifi’s públicos que encontrar, foda-se o sistema.

    • Doomed

      Pois é… tem cache no Brasil, não sai tráfego internacional em sua grande maioria.

      Mas o problema das pequenas, é que elas prestam serviços a partir das grandes: vão ser prejudicadas, também.

  • Luis Cesar

    Ainda bem que aqui eu uso serviço local. São oito anos sem me dar problema.

    E fica um satanás de um vendedor me atazanado por telefone pra contratar GVT. Nunca.

  • Sebastião Chaves

    A Vivo comproou a GVT, portanto a GVT está dentro deste cartel…

    • Felipe Silva

      GVT morreu!

      • kenji

        Infelizmente.

  • Thomaz Barros

    Vale lembrar que a Vivo, ainda sem a GVT, era quinta maior tv por assinatura do país. Com a compra da empresa, ela pula para terceira posição. Em primeiro vem a Claro Brasil (Claro TV e Net), em segundo a Sky Brasil, em terceiro a nova Vivo (Vivo TV e GVT) e em quarta posição a Oi.

  • Pote

    O foda não é apenas essas empresas quererem sacanear com os usuários, mas a Anatel concordar com elas. Já não basta o serviço porco, elas querem piorar ainda mais.

  • DiGamer80

    Nada como o bom e velho boicote, a começar pela Vivo que vem encabeçando a picaretagem.

  • Cheguei no “Se puder, repassem o presente texto ou ao menos a informação contida nele. Não podemos deixar isso passar.” e todo o texto virou um textão de Facebook.

    Deus, ó Deus.

    Vamos analisar.

    1) Desde que uso internet de banda larga, e isso ja vi pra mais de 10 anos, tinha uma cláusula no contrato prevendo que eles podiam limitar o tráfego. Mas brasileiro nunca lê contratos e manuais de instrução.

    2) Sendo advogado do Diabo, devemos ver que a internet no Brasil está entrando em colapso, e claro, eles têm que controlar o tráfego. É justo? Não, mas eles têm que fazê-lo. Mas daí temos outro ponto…

    3) Por que as operadoras fazem isso? Por culpa do brasileiro ao não escolher políticos decentes que ficassem a cargo de exigir isso. Deixar qualquer um fazer o que quer, sem supervisão, é implorar por desastre. Além disso, tem a parte que…

    4) Brasileiro não sabe reclamar, sabe chilicar. “Oh, estou revoltado. Farei um texto e mandarei repassar o conteúdo.” Ok, repassou. So what? Porque ANATEL não resolve nada, PROCON menos ainda. Qdo eu tive problemas com Velox, fiquei no chove-não-molha durante um mês. Acabei contratando outra empresa e entrei no Juizado Especial Civil. Ganhei um dinheiro que não superou o gasto e dor de cabeça que eu tive.

    5) Entenda, Laguna, o problema é justamente nós, que ficamos vendo séries no Netflix. Isso faz com que não usemos mais TV paga. Isso é ruim pra eles, aliado ao ponto (2). Mas a maioria da população não vê Netflix. Vc pensa que sim por causa dos seus contatos, mas a faxineira de onde trabalho e suas amigas só usam WhatsApp e Facebook. Elas são maioria, não nós, nerds.

    6) “FAÇA ALGO” como o quê? Escolher outra empresa? Nem sempre estão disponíveis e, conhecendo o Brasil, as demais TAMBÉM farão isso. Se surgir alguma que cobre preços mais atraentes com melhor serviço… bem, o Uber mostra o que acontece

    • Monstro Medieval

      Tá lá o presidente da Câmara, principal funcionário das operadoras.

    • Luiz

      Verdade, brasileiro chora e não faz nada. Por fogo ou uma bomba na anatel não é uma má ideia.

    • Doomed

      Tenho sérias restrições quanto ao “a internet está entrando em colapso”…

    • Rafael Rodrigues

      Sou usuário Live TIM no RJ, listada como “exceção” no artigo. A primeira coisa que eu fiz quando assinei foi questionar o contrato, pois mesmo há 2 anos já havia tal previsão. A atendente disse: “Não, senhor. Por liberalidade estamos abrindo mão da limitação. Caso decidamos por seu retorno, avisaremos com 90 dias de antecedência”.

      Minha região não é xDSL, é fibra até o conversor do prédio. Sei porque quebraram a rua de cima a baixo para implantar a rede óptica. Não tenho do que reclamar. O serviço é impecável.

      • Pergunta: o contrato da Live TIM menciona mesmo franquia de dados? Porque se sim pode acreditar que irão limitar.

        • Rafael Rodrigues

          O meu menciona. E eles não são loucos de limitar sem estar no contrato.

          • Contratos podem ser mudados. A Anatel permite alterações em planos desde que as operadoras avisem com antecedência. Ou eles podem inventar um pacote novo, matar o seu e migrá-lo a força, com um novo contrato.

            E o que muita gente não está levando em conta é que no caso dos usuários antigos da Vivo, que não serão afetados a princípio, estes estão eternamente presos às velocidades que utilizam hoje e não podem migrar para uma maior ou menor, porque ao fazerem isso estarão assinando novos contratos, com a franquia de dados em vigor.

          • PugOfWar

            parafraseando:
            “Estou alterando o acordo, reze para que eu não altere ainda mais”

    • Gustave Dupré

      Julgando pelas atuais noticias, o “chilicar” está fazendo a diferença.

      • Como se o Brasil não estivesse com a política de pernas pro ar, e todo mundo querendo ser amiguibnho da população por causa das eleições.

        Deve ser por isso que em 2013 as manifestações resolveram o problema do país. Ah, não! Dicou só nos 20 centavos, mesmo

  • Marombert Einstein

    E aquela estória que a internet seria um direito básico do cidadão, garantido no artigo 5º, tudo blá, blá, blá então! Por falar nisso, nesse esquema disgramado, a partir de determinada velocidade, o que já não valia a pena — o custo-benefício — fica pior ainda!

  • 640k is enough

    Oportunidade para os pequenos provedores, bons tempos que na minha cidade tinha um provedor que resolvia tudo localmente, sem precisar dos intermináveis call centers (só não tenho saudade da velocidade, naturalmente).

    • DiMais

      Fibra ótica 5 Mb/s, recebo até 6, R$ 80,00/mês e não sou obrigado a ter um fone fixo.

  • Oliveira Fausto

    Alguém sabe dizer, se em algum outro pais, pratica esse tipo de restrição?

    • Leooo

      A maioria da Europa funciona dessa maneira, a diferença é que lá você escolhe os planos pelo tamanho da franquia, seja 500 GB ou 1 TB, e a velocidade é variável mas garantem uma velocidade miníma bem aceitável.

      • As operadoras norte-americanas estão implantando limites também. No mobile já existe, estão estudando na fixa.

    • Antonio Messias Macedo

      Alguns provedores nos EUA também praticam franquia. Mas os pacotes de franquia lá são bem altos. Mas de qualquer forma o consumidor lá tem outras opções se não quiser um provedor com franquia.

  • Paulo H. dos Santos

    Baixar a velocidade, é ruim? Pior é que pagamos 100% pra receber menos da metade da velocidade contratada, é como comprar uma casa e não pode utilizar todos seus ambientes.

    • cquintela

      Concordo. Acho que podia baixar a velocidade desde que o valor baixasse proporcionalmente.

      Tipo operadora, acho que é o único serviço no Brasil que não é obrigado por lei a vender 100% do seu serviço, se chegar só 50% tá valendo.

      • PugOfWar

        queria ver se fosse agua e luz, se conseguiriam arqgumentar

  • cquintela

    “Lembrem-se: o Wi-Fi que há em casa gasta internet. Quantos aparelhos você mantém conectados no Wi-Fi residencial?

    Use bastante o smartphone via Wi-Fi como segunda tela da Smart TV 4K por alguns dias e tchau.”

    Não entendi essa colocação? Como o Wi-Fi com IP privado gasta banda de internet?

    • Meninão Bobo

      Não sejE loiro… qualquer aparelho conectado no Wifi que troque dados com a internet vai gastar banda, foi isso que ele quis dizer.

      • cquintela

        Não exatamente, como um telefone sendo usado como segunda tela, ligado a uma televisão consome banda de internet?

        • Os aborrescentes que conheço usam o celular para assistirem o YouTuber favorito enquanto vêem Netflix. Querem fazer tudo ao mesmo tempo.

          • kenji

            Esse argumento me entristece um pouco, um século de avanços em física e engenharia… pra isso. Quase me faz querer mandar às favas a neutralidade da rede.

          • cquintela

            Ah, entendi.

    • O povão acha que Wi-Fi é de graça e que não gasta nada da banda de internet residencial. Tem gente que acha que repetidor multiplica a banda larga sem fio.

  • Othermind

    Sabe o que vai acontecer? As empresas vão “combinar” de colocar em prática o limite… Dai cada uma vai inventar as próprias promoções… tipo ‘Infinity Netflix”… “Youtube sem limites” ou coisas do tipo… Dando uma rasteira na neutralidade da rede…

    • Falei isso uns dias atrás, como aliás já ocorre com WApp em algumas teles. Até porque, como explicou um leitor aí em cima, todas as grandes possuem CDNs regionais, e o tráfego é reduzido por causa do cache. Enfim, fica como dica: peçam cópias dos seus contratos atuais e preparem-se pra morosidade da justiça.

  • Xultz

    A treta é que estas três operadoras são donas de serviço de TV a cabo. E estão perdendo clientes o tempo todo por causa do bom serviço da Netflix. Era (infelizmente) esperado que viessem com alguma sacanagem prá tentar estancar a hemorragia.
    Elas se garantem na lei, porque há quase nenhum concorrência, é preciso desembolsar uma grana violenta prá conseguir uma concessão, e implantar infraestrutura. Então, elas podem fazer o que bem entenderem. Triste, mas é isso.
    A única solução? Mudar de país.

  • Meninão Bobo

    Como dizem por ai, a solução é a intervenção militar!

    Me recompondo, ja era, rodamos, perdeu, tamo fuuuu… Estou pensando em contratar um link dedicado em casa e espalhar pro prédio todo…

    • Felipe Silva

      Isso sim vai ser o maior boicote contra as franquias, juntar pessoal e contratar link dedicado, a velocidade pra cada um vai ser menor, mas sem o problema da franquia.

  • kenji

    Fazer algo. Se todos — TODOS — os clientes simplesmente cancelarem seus planos quando vier a primeira menção à limitação de dados, as operadoras terão de voltar atrás para não perder clientes. É exercer o poder do bolso às últimas consequências.

    Pra quem não usa “redes sociais” deve ser mais fácil, e o que for importante terá de ser feito em outro lugar.

    Quem tem bolas?

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Cada as panelas? Esqueçam. Não vai dar em nada e vamos ficar bovinamente felizes com a neo internet discada. Aceitem. Doerá menos.

    • Jonatas

      Vou logo desativar o download automatico de vídeos do whatsapp em wifi também.

  • Thiago Russo Nantes

    Triste é que, ao menos aqui na minha cidade, acabamos ficando refém das operadoras: nossas opções são GVT (agora Vivo), Net e Oi. TODAS tem franquia de dados… como cliente antigo da GVT, devo me manter sem a franquia até o final do ano, mas depois disso, não tenho pra onde mudar…. =/

    • Felipe Silva

      Tenho quase certeza que se tu não mudar de plano de internet vai continuar no contrato da GVT que não tem franquia, e acho que li em algum lugar que a Vivo é obrigada a manter os contratos da GVT por no minimo 3 anos.

      • Thiago Russo Nantes

        O que eu li é que na compra, todos os “clientes GVT” passam a ser “clientes Vivo” e seguir os planos da mesma, mas “promocionalmente” (vulgo está no contrato de compra) a Vivo manteria os mesmos planos até o final do ano….

        • Felipe Silva

          Sim, passam a ser clientes Vivo, mas o CADE exige algumas garantias pro cliente nesse tipo de compra de uma empresa tão grande e da concentração de mercado que isso gera, entre elas de não poderem de mudar de contrato de imediato.
          Mas se liga que a vivo vai começar a fazer todo tipo de oferta pros clientes mudarem de plano e contrato.

      • Adriano Garcez

        Eu li que eram 18 meses. Quem está certo? Estou preocupado com essa palhaçada da Vivo.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Após o fim da internet o MeioBit poderia virar uma revistinha mensal, ou até mesmo quinzenal se tiver público.

    Aí vamos escrever cartinhas comentado as colunas do Tio Laguna, do Cardoso. As melhores serão publicadas na Seção do Leitor.

    Será vintage.

    • Boa! 🙂 😀

    • kenji

      Precisa da seção de Salsinha do Mês, e não vai estar completa sem anúncios do Instituto Universal Brasileiro.

    • Maom

      Não esqueçam das piadas nas últimas páginas… Eu só comprava playboy por conta das piadas… Pq falar que era por conta das entrevistas já estava muito manjado.

    • Adriano Martins

      Saudades do tempo que eu enviava cartinhas pra Nintendo World. Legal era quando alguém enviava uma carta polêmica, e aí vc enviava uma carta-resposta, e tinha que esperar um mês inteiro pra ver se iam publicar a tua resposta.

    • Marombert Einstein

      Eu gostava da finada Revista da Web…

    • Super-Hombre

      Será que vai ter arte dos fãs? Detonados de jogos? Tutoriais de fotos?

      • Vamos abrir concurso para a Edificante do Mês.

        • As categorias serão: japinha e não-japinha. 😛

          • Super-Hombre

            Tomara que não tenha Japinhas “premiadas” (It’s a trap!).

          • Fale com o Cardoso, ele adora um sarcasmo desses. 🙂 😀

          • Super-Hombre

            Melhor não dar ideia

    • Theuer

      Virá com CD da AOL?

      • Nilton Pedrett Neto

        nao teremos internet. como ninas tem podem, então nada de bbs tb.

  • fenixcload

    o que vai acontecer e todos migrar para a velocidade mínima

  • Apoio a Netflix a lançar sua operadora de internet sem limites !!

    Seria o primeiro a entrar mesmo se só tivessem velocidades mais reduzidas !!

    Kkkkk

  • Esta ai um bom motivo para um projeto de lei de iniciativa popular.
    Se bem que o povo da banânia é extremamente rico e com certeza pode pagar mais por esse péssimo serviço. Vão reclamar um pouco aqui e ali, mas depois de um tempo vão dar um jeitinho bananês.

  • O mais triste é ver que quem assina essas operadoras não ta fazendo nada, não ta se mexendo, protestando ou reclamando, apenas aceitando. Foi o mesmo com a franquia de internet movel, e vai ser o mesmo agora… E eu apenas vou lamentando, e preparando aqui uns livros pra ler, pq ao menos nisso num vai ter franquia.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    -Vovô é verdade que no seu tempo dava pra assistir desenho a vontade pela internet?
    -Era sim meu netinho. Dava pra ver desenho, filme. Dava para ver clipe de música também. Também tinha jornal. Tudo isso. E naquele tempo era mais barato pagar a internet do que a conta de luz. Hoje virou coisa de rico.

    • Felipe Torrezini

      Nosso futuro é retroceder ao passado.

  • Monstro Medieval

    Deram um jeito de violar o Marco Civil na maior, a declaração do Gebara foi clara, não conseguiram do jeito que queriam, deram outro jeito.
    É assim a concorrência no Brasil, lutando pelo pior serviço. Não adianta ter dez, vinte, cem operadoras se elas vão te oferecer o mínimo pelo máximo preço porque você não tem pra onde correr. Junte a isso o fato de que quase todas as operadoras de telefonia são ligadas a uma operadora de TV a cabo, elas estão perdendo nos dois lados e não querem. Melhorar o serviço pra ganhar? Que nada, vamos cobrar mais dos otários.

  • DiMais

    ainda bem que sou cliente de operadora regional, espero que não cheguem ao ponto de fazer a mesma Hagada das grandes.
    ao menos no padrão de qualidade minha fibra óptica é muito melhor que uma GVT ou Oi (empresas disponíveis por aqui, sem fibra e com limitações de cobertura).

    • Fernando Bento Chaves Santana

      As operadoras pequenas compram link dedicado das grandes e revendem. No final reproduzirão a mesma canalhice.

      • comentador

        Eu fiquei sabendo disso também, aqui é uma operadora regional esse é o meu medo, eles fazerem isso também :/

      • DiMais

        operadora regional, com outorga para exploração do serviço pela Anatel e toda a infraestrutura própria (rádio e fibra, inclusive com serviços de TV).
        até o momento eles afirmam que não farão a redução de velocidade como as demais operadoras.

  • Junior Capitanio

    Pelo que meu sogro falou (representante da OI TV)ta vindo internet via satelite por aí, esperar pra ver como vai ser.

    • Gustavo Sarmento

      Sim, o ping é uma lindeza que só…

    • Felipe Silva

      Internet via satélite, kkkkkkkkkkkk

  • fhf74

    Parem de reclamar, eu moro no meio do mato e sou obrigado a viver de Vivo Box com franquia de 24 GB por mês. E ainda assisto Netflix pakas…
    (nas configurações vc consegue cortar a qualidade do Netflix pra consumir 300 MB/h).

  • comentador

    Esses cartéis que controlam a internet acham que pode fazer isso, se aproveitam de uma brecha no Marco Civil — que é uma furada — pra impor isso. Tomara que se ferrem com processos no rabo.

  • luisbrudna

    Estamos junto com os americanos. Lá eles odeiam os provedores de internet.

    • comentador

      A única diferença é que lá funiona bem melhor que aqui rsrsrs

  • Camila Bueno

    Com certeza seria passível de MP. Porém a legislação brasileira ainda engatinha quando se trata de internet, Não sei se alguém veria isso como abusivo. É assim que funciona. Invenções tecnológicas que beneficiam o usuário sempre são vistas com horror pelos grandes capitalistas ou o próprio governo. Com o advento do netflix essas empresas de internet que tambem vendem tv a cabo querem mais é o netflix se exploda. Provavelmente não tiveram o aval da lei pra entraves ao netflix, como fizeram com o uber e tentaram com o whatsapp, E aí se juntam lá no cartel deles e fazem uma patifaria dessas.

  • Dirriba

    Prezados, vou explicar uma coisa a voces isto já veio antes e se procurar acharão a ABUSAR – que primeiro focou neste e depois focaram nos “provedores de autenticação” – – que a TELESP – TELEFONICA – SPEEDY (sim google isto bom garoto) tinha uma cota de acesso e eles eram muito perversos, não cortavam ou reduziam a velocidade, mas cobravam uma “pequena” taxa de R$0,10 por MB extra… [que vinha silenciosa e voce só descobria qdo abria a fatura do mês…. isto a 10 ANOS atrás e no final desistiram. Agora voltam, mas pq raios voltam?

    1 – Concorrência – aos poucos os concorrentes estão se engolindo a tendência é ficar NET X VIVO ao decorrer dos anos.

    2 – QUEDA DE RECEITA – Fala a verdade qual foi a última vez que voce falou com alguém usando um orelhão, telefone fixo e SMS tb estão em expressiva queda, telefone móvel tb em queda de uso (função voz), dentre outros…o que aconteceu? As divisas caíram e eles se viram obrigadas a buscar novos lugares para ganhar algum…..

    3 – NOVOS PRODUTOS – A Telefônica está em desenvolvimento de um produto que concorre diretamente com os streaming da NETFLIX. Hoje vários canais pagos já estão utilizando streaming (particularmente uso muito os da telecine e do NOW *net* qdo estou em viagem)…para vc ter este produto vc precisa ter o pacote de tv ….

    3.1 – DIAS DA MANDIOCA E DO MILHO – existe uma coisa que aprendi em minha vida é que estas leis não são falta do que fazer….. na verdade são engodos pois xingamos elas, mas não se preocupamos em ler que dentro dela ali no fundo e em letras miúdas voce acha muita coisa que nada tem haver e que se fosse de outra forma não iria passar na garganta da população…então com isto fica fácil achar em algum lugar mudanças nas regras da neutralidade da rede e permitir que voce de “isenção de consumo de franquia para estes produtos” – (uma certa loja de calçados – sim estou olhando para voce netshoes – já oferece a navegação de seu app gratuitamente no caso de dados móveis e para fazer isto em dados fixos em 2 tempos).

    4 – NET – A NET sempre teve cotas de dados, com degradação de velocidade. Só que elas são aplicadas (ou eram??) para usos ignorantes – qdo digo é no sentido de cara encher tipo uns 10 TB/mês de conteúdo educativo – em locais onde estão com saturação e sorteados pelo belo acaso. Na verdade qdo olho a página de cotas a qtd de dados ali não chega nem perto da minha real aplicação….

    5 – RECLAMAÇÕES – O fato é que este público de alto consumo é o mais chato, então são os que tem maior número de demandas, reclamações por TS, problemas de rota, lag, delay, do técnico formado em rede pelos cursos apostilados e pelo, veja só, correio a distância do instituto universal brasileiro

  • Le Zuero

    O Brasil já uma m… agora nem ver um youtubezinho em paz vamos poder. Assim eu me mando para o Uruguay.

  • Ricardo

    É verdade que essa história de franquia é antiga, mas nunca foi realmente utilizada. Já em 2006 eu ouvia isso, mas se dizia que não era realmente utilizado, somente em casos extremos. Acredito que eles já estavam prevendo essa explosão de streaming e consumo.

    Tentar dizer a elas que não aceitamos e que elas tem que fazer o que queremos é meio que ditadura. Podemos obrigar um comerciante a oferecer um produto contra a sua vontade, pagarmos apenas o que queremos? E a lei da oferta e procura? Para isso existe livre concorrência e democracia.

    Todo mundo se acostumou a querer tudo de graça na internet. Toneladas de conteúdo sem pagar nada. Mas uma hora a conta ia chegar. Acredito que vai haver um freio de arrumação. Vamos encontrar formas racionais de usar a internet e as operadoras vão se adaptar às novas tecnologias.

    • CtbaBr©

      Ha alguns anos atras eu contratei a NET, o vendedor falou isso, havia um limite, mas nunca era aplicado, que eu podia ficar tranquilo… No 8º mês veio a notificação de eu havia excedido a franquia e a minha velocidade seria reduzida… No mês seguinte (com muita briga na Anatel em função da multa) estava com a GVT… Até agora…

      Esse controle afetara tudo, desde de acesso a sites como esse, até sites de venda online, mesmo que não seja pelo fator técnico, sera pelo psicológico, afinal a partir dai todos ficarão terão um certo receio, ninguém mais navegara a vontade… Sera um regresso de fato!

      • Ricardo

        É pura lógica de mercado: se as pessoas abandonam o telefone e vão para a internet (skype, watsapp), abandonam radio e televisão e vão para a internet( youtube, netflix), abandonam os jornais, revistas e vão para a internet (blogs,sites gratuitos), abandonam as relações sociais e atividades ao ar livre e vão pra internet (facebook, jogos on-line), abandoam as salas de aula dos cursos e vão para a internet (cursos on-line), o que acontece com o produto internet? Sim, a internet não é o ar que respiramos e sim um produto caro produzido por empresas que visam lucro.
        Eu pessoalmente sonho com o dia em que a internet vai ser direito básico de todo cidadão, previsto na constituição, produzida que nem pãozinho quente e vendida a preço de banana.

  • comentador

    A internet brasileira não tem muita estrutura para o super consumo atual, streaming, jogos online, downloads muito grande… Aí eles vem com essa história de pacote de banda pra não investir em estruturas de redes melhores.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Pois é… as operadoras são meros atravessadores. Conseguiram a concessão do Estado e com elas boa parte da infraestrutura de telecomunicação existente. Depois locam as bandas de satélite e distribuem os links. Depois fecham contratos de distribuição de conteúdo e promovem alguma capilarização de distribuição do sinal através antenas e redes locais (os furiosos Uno com escadinha no teto) e por fim o investimento foi em propaganda em marketing para atrair os trouxas. Ou seja dinheiro de pinga, sem qualquer desenvolvimento de tecnologia, no máximo algum licenciamento de tecnologia antiga. Para vender um serviço que não para de crescer.

      • comentador

        Isso! Quando você pensa que não tem como o Brasil piorar, vem uma palhaçada dessas…

  • Higo

    Mudar de operadora? Para qual?
    O que se assiste é a formação de um cartel no sistema de telecomunicações no Brasil, e essa prática aqui é configurada como crime. CRIME! Estamos assistindo a empresas cometendo um CRIME no nosso país e a Anatel simplesmente acha isso benéfico ao consumidor. Aí entendemos pq o país está esse lixo. Não existe justiça, não existe decência. Só a impunidade é um cheiro de esgoto por todos os lugares.
    Nojo desse país…

  • Luiz

    Faça algo, vou sair colocando fogo nas coisas. Matar determinadas pessoas deve ajudar tambem.

  • Tiago Souza Cândido

    A NET já tem franquia de dados na internet fixa há bastante tempo, contratei ela faz um ano, 15Mb/s com 80GB de franquia. Minha esposa e eu utilizamos YouTube e Netflix diariamente sem preocupação com o uso da franquia, mesmo assim o máximo que já utilizamos em um mês foi 62GB.

    • Felipe Silva

      Já vi muitos relatos de que esse contador de consumo da NET não sabe contar direito, então ele não é um bom parâmetro.

      • Tanto não sabe que muitas vezes se você tenta usar o do site, ele dá erro ou diz que está indisponível

        • Jean

          Até agora estou tentando ver o meu e não consigo. Assinei a Net semana passada, no lugar da GVT. Me f*d*.
          Pelo menos a internet é bem melhor, e já fechei no combo pra ver jogo do meu vascão, que agora só vai passar na globo na Copa do Brasil, no Brasileirão não, por motivos que prefiro não mencionar aqui.

  • Michele Strohschein

    Alguém tem informação sobre como é/será com a Copel Fibra?

    • Copel Fibra e Live TIM por enquanto não têm planos de franquia, porque ambas não possuem outro produto a não ser a internet, logo não têm a desculpa de também oferecerem TV por assinatura. Mas é questão de tempo para a pressãozinha básica chegar e elas mudarem os planos também.

  • Se for para cobrar por GB, que acabem então com as faixas de velocidade. Ofereçam a velocidade máxima para todos e cobrem pelos GBs que eles querem cobrar. Sabe o que é mais curioso? A Vivo fala que o sistema por volume é como na cobrança de luz: paga pelo que usa… SENDO QUE lá fora não é de todo incomum pessoas que pagam valores fixos mensais pela conta de luz, só escolhendo qual o limite de AMPÉRES eles querem ter para os momentos de pico. Aí a operadora vai lá na residência e coloca um disjuntor geral que limita a capacidade de carga que, quando ultrapassado, desarma toda a luz da residência. Nesse modelo nem tem relógio para medir o consumo, pois ele é limitado pelo disjuntor geral 😀

    • Felipe Silva

      Concordo, se for pra medir por consumo não pode limitar a velocidade (a não ser por limitações técnicas), e também sem essa de franquia, especialmente franquia atrelada a velocidade, paga pelo que consome, assim como luz e água.

      O que estão fazendo é a maior picaretagem, atrelam a franquia a velocidade, e se não usar a franquia tu paga por ela sem ter usado.

      • Higo

        Nem por limitações técnicas! Que invistam na bosta da rede! Se eles querem passar a ideia de que será igual a conta de luz aqui no Brasil, então todos teriam que navegar na velocidade máxima. Assim como todos que compram uma Ferrari de um determinado modelo podem andar na mesma velocidade máxima, mas o quanto vão rodar vai depender do quanto de combustível estão dispostos a pagar. Essa é a analogia correta.

        • PugOfWar

          se eu quiser eu posso ligar todos os eletrodomésticos mais o chuveiro, essa seria a analogia correta, que cobrem por megabyte então

    • CtbaBr©

      Exato! Não faz sentido contratar uma velocidade de 50Mb e exceder a franquia no primeiro dia do mês!
      Na verdade com essas miseras franquias oferecidas, os 56Kbps da arcaica internet discada já serão suficientes!
      Alem disso precisaria acabar com a taxa mensal, só cobrar pelo consumo, afinal é isso que eles dizem querer!

    • Wallacy

      Sempre preferi dessa forma. O problema é que eles podem “nivelar” por baixo, otimizando a rede para um maior volume e baixa velocidade geral.

      Mas sim, assim como no mobile é apenas por dados e velocidade é a maxima de acordo com o local, não vejo muito mal cobrar apenas pelos dados e “marketizar” a velocidade média em determinados locais. Ficaria até mais facil de escolher a operadora.

      • Higo

        Não se engane, a banda que tirarem de vc cortando sua conexão, irão vender para outro. O número de pagantes aumentará muito, vc terá que comprar pacotes extras para se manter online, e qualidade da sua conexão (enquanto vc tiver uma) será a mesma de hj, senão pior. O lucro deles aumenta assustadoramente, o dinheiro extra que entra vai para a sede fora do Brasil ou pra financiar a campanha de algum executivo da Anatel que almeja cargos políticos.

        • Wallacy

          Não estou enganado, meu comentário não tem a menor relação ao seu.

          • Higo

            Desculpe, acho q dei o reply no post errado. Rs…

  • Bruno

    Tudo bem então, se FB e Whatsapp não consomem a franquia vou começar a passar tudo pela camada de aplicação deles ou pelo IP deles, já existem programas que fazem algo parecido mas também da pra fazer pelo roteador

  • Cleyton Slaviero

    Sö uma correção: TODAS as operadores trabalham com algum tipo de pacote de TV por assinatura.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Mas suponhamos que nenhum consumidor proteste ou mesmo mude de operadora

    No interior do país também vai ferrar com a nossa vida, já que simplesmente não existe concorrência.
    Na minha cidade e em todas as cidades da região, e mesmo na maioria dos bairros da maior cidade por perto, só há um provedor de internet.

    • Higo

      Na minha também, só a bosta da Oi…

  • Pablo Lukan

    Vou ja configurar um Debian em cache aqui em casa, pois tenho um filho de 1 ano que consome Netflix a rodo, ja se tem previsão de quando isso vai ocorrer? Ou ja começou? A net esses dias ta uma merda em Teresina Piauí.

  • Pingback: Acontecendo agora: Operadoras de internet: a busca incessante pelo pior serviço possível no Brasil (dentro da lei) via /r/brasil | alinegarciadias()

  • DiGamer80

    Os limites é que são ridículos. Querem que o povo navegue nas págs, veja seus emails e só.. e o pior: nem sinal de planos ilimitados, ou seja, querem impor limites absurdos e não querem baixar os preços? Se for pra usar banda larga assim, só se for por 9,90 mês e olhe lá.

  • Fernando Ferreira

    Por isso Dona NET tem me caçado insistentemente com planos financeiramente atraentes. Com toda certeza tinha uma armadilha. Como minha sobrinha vai assistir Doutora brinquedos full time no netflix com esse limite ridículo. kk
    Me oferece mais velocidade quer capar o consumo. De que adianta um carro rápido que esgota o combustível nos primeiros metros.
    Toma vergonha dona NET.

    • Luis

      NET sempre teve isso no contrato pelo que eu sei, nunca colocaram em pratica porque seria suicídio empresarial.

      Mas agora que estão formando um Cartel não duvido que aconteça.

  • Paulo de Souza

    O canalha da Vivo disse q isso é uma “tendência mundial”, e eu andei pesquisando aqui pra ver e não vi nada a respeito. Alguém sabe dos planos na gringa, ou alguém q more fora, pra tirarmos a prova?

    • Rafael Rodrigues

      Nos EUA e na Europa, pelo que pude presenciar, é mais caro que aqui. Fixo e Móvel.

    • Antonio Messias Macedo

      Nos EUA existem provedores com e sem franquia. Agora porque alguém contrata um provedor “com franquia” por lá é algo que eu não entendo. (talvez porque lá a franquia seja muiiito maior do que as que foram colocadas aqui até agora).

  • Germano

    Bom, pelo que andei vendo, meu provedor *ainda* não tem estrutura para reduzir a velocidade ou cortar o acesso na minha região, onde a central provavelmente é antiga e teria que ser feito manualmente. Vou usar enquanto estiver funcionando, no dia que eu ver que não consigo mais acessar busco alternativas ou me conformo…. afinal é só isso que da para fazer nesse país. Eu ate assinei a tal petição e compartilhei no facebook, mas depois de ler um artigo segundo o qual a Anatel acha benéfica a limitação, nem sei mais o que esperar.

    • CtbaBr©

      Pois é Germano, aqui em Curitiba temos a Copel, 100% fibra ótica, com velocidades que começam em 50Mb, sem limites, a mesma velocidade de download e upload, mas… Infelizmente ainda não esta disponível em todos os lugares! Alem disso, se o resto do Pais for afetado, não adiantara só alguns terem acesso, todos serão prejudicados! Havendo poucas pessoas, não haverá interesse das empresas, logo todos os serviços serão paulatinamente desativados nessa terra de esquecidos!

      • Germano

        Estou em SJP, já ouvi muito falar do serviço da Copel e com certeza quis aderir mas… preciso completar? Você já o disse.
        Mas minha “sorte” é que toda a estrutura aqui foi herdada da velha Brasil Telecom, quando a Oi comprou. Tanto é que acredito ser por isso que não temos opção dos pacotes de velocidades maiores, só os mais baixos. Mas… Também não tem a estrutura necessária para controlarem o consumo segundo ouvi. Se for verdade, até que enfim algo bom como resultado do que nunca foi bom! 🙂

  • Smartfox

    Eu não sei como funciona esses negocios de lei e tal, mas eu sei que com uma petição e mais de 1 milhão de assinaturas podemos mudar a leie impedir isso, e eu tenho certeza que no nosso país tem muito mais do que 1 milhão de usuários de internet banda larga.

    Se a Vivo for mudar meu plano ao final do contrato ou antes de vencer ou vou cancelar o serviço e instalar a Tim aqui em casa, além de estudar com meu irmão uma forma de processa-los.

  • Isso é ridículo! Esculhambação com o povo.
    Como dito em Avatar: “Eles cospem na nossa cara e nem tem a decência de mentir e dizer que é chuva!”

    • PugOfWar

      “Dont piss in my ear and tell me its raining” Urdnot Wrex.

  • CtbaBr©

    Cara… O que esáa acontecendo com nosso País?

    Esse grupo comprou a GVT pra que? Para destruir a unica coisa que funcionava mais ou menos por aqui?

    Sera que isso é manobra de alguma superpotência? Tipo, destruir toda a parca estrutura tupiniquim e depois comprar essa terra a preço de banana? Depois transforma-la num gigantesco aterro sanitário?

    Não é possível que existam pessoas tão burras assim, isso vai fazer o Brasil regredir uns 20 anos no minimo!

    E o tal Marco Civil da Internet, serve para que aquilo, só para punir dissidentes políticos?

  • Maom

    Vamos inundar o judiciário de ações. Converse com amigos advogados, é fácil. Não tenham medo de que vai dar trabalho, tem muita burocracia, etc etc… [Modo conspiração ativado] Isso é o que o poder, a mídia e seu facebook querem que o povo pense, que chorar na justiça é demorado, ineficiente e ficar xingando no twitter, varanda ou facebook é melhor.
    Quero ver se pelo menos 5% do usuários entrarem com ações diversas se até o ministro da justiça não vai cair da cadeira. O que não falta tb é advogado recém habilitado com tempo para querer fazer uma maratona de ações, recursos e liminares para travar tudo quanto for preposto da empresa no fórum.

    • Rafael Rodrigues

      Está previsto no contrato de todo mundo. Ir para o Judiciário, nesse caso, é má fé. Foi combinado assim.

      • Maom

        A grande maioria não assinou contrato algum pois foi feito upgrade de plano de televisão e afins e apenas o que foi passado pelo operador foi contratado. As propagandas são abundantes prometendo internet sem limitações e sem cortes.

        • Rafael Rodrigues

          Nananão. Mesmo no contrato de adesão, quando o bacaninha leva a OS de instalação, consta lá a informação de que ao assinar a OS você concorda com o contrato. Não tem bobo na história. Bobo é quem assina/contrata tudo sem ler.

          • Maom

            Mesmo no contrato, preto no branco, assinado, registrado em cartório e com chancela do papa. A jurisprudência é abundante contra clausulas abusivas, propagandas enganosas, ma fé, etc etc etc… Contratos de adesão então, são absurdamente contestados no tribunal…
            E ao meu ver, a clausula que limita o trafego de dados do cliente para uso comum em internet fixa é abusiva. Coloca o cliente em total desvantagem e o induz à erro depois de mais de 15 anos vendendo uma internet sem limites de navegação em todo o mercado nacional.
            Não tem bobo na história, então, agindo de ma fé, a operadora não pode dar uma de esperta e iludir o assinante, ou deixar que ele se iluda, que mesmo que esteja assinando o contrato, está evidentemente alheio à prática de franquias e corte da navegação. Ela não pode se aproveitar da bobeira e da boa fé do cliente.

          • Rafael Rodrigues

            Eu li meu contrato. Eu não processaria minha operadora por isso porque considero desonesto da minha parte. Uma “Esperteza de brasileiro”. E eu não me guio pela jurisprudência. Juiz com sentença maluca é o que mais tem. O que me guia é minha moral e minha consciência.

            Eu combinei assim. Li o contrato. E o combinado não é caro.

          • Maom

            Assinei um contrato de adesão com clausula abusiva sabendo que a mesma nunca havia sido colocada em prática, era portanto uma clausula sem eficácia, e a mesma se manteve assim ao longo de 16 anos. Eu vou atrás de fazer com que cumpram o que sempre foi oferecido à mim, nas mídias, e até de maneira tácita pela operadora através de seus colaboradores.
            Se para você está bom, fico feliz em saber que o modus operandi do consumidor brasileiro permanece fiel às suas tradições. Aceitar, aceitar, aceitar…

          • Rafael Rodrigues

            Eu li e assinei. O nome legal e moral disso é aceitação. Você pode até arrumar um juiz que diga que a cláusula é abusiva. Nem será difícil. Mas convenhamos, ela NÃO É abusiva. Porque se fosse, a telefonia móvel inteira estaria contaminada pelo mesmo motivo.

          • Maom

            A telefonia móvel sempre contou com a prática de limite de tráfego e sempre vendeu planos de dados baseados no consumo. A internet fixa sempre vendeu planos baseados na velocidade e sem quaisquer opções de volume de dados ou até mesmo menção à isso.
            O princípio da boa fé que norteia o direito é superior à qualquer clausula de contrato vigente, e não preciso encontrar juízes que digam que a clausula é abusiva. Tenho que torcer pra que não existam juízes que por motivos escusos não sigam a lei 422 do CC.

          • A internet fixa sempre vendeu planos baseados na velocidade e sem quaisquer opções de volume de dados ou até mesmo menção à isso

            Engana-se. Elas SEMPRE anunciaram. No início a Oi até não mencionava, mas constava lá no contrato de adesão. Isso de omitir o limite da franquia é coisa de poucos anos para cá, mas a Net por um boooom tampo dizia qual era a franquia de cada velocidade, e chegou a aplicar as limitações efetivamente para alguns assinantes, dependendo da região onde eles morassem

          • Maom

            Acabo de entrar no site da netcombo e não existe nenhuma menção a um limite de dados. Só fala nas letras pequenas que podem haver variação na velocidade contratada e mais uma vez, nada de limite de trafego.

  • Wallacy

    Fazendo advogado do diabo um pouco, suas contas estão erradas:

    Um vídeo do youtube de 15 minutos tem em média 60 MB, e um episodio de 30 minutos médio da Netflix em 720p uns 260 MB.

    (* PS, no caso da Netflix se o dispositivo aceitar H264, o que imagino que seja a maioria)

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    A empresa que eu trabalho consome cerca de 500G por mês em apenas UMA das 3 provedoras que usamos. Por causa disso vou ter que modificar o sistema de atualizações colocando um proxy para isso. Vou ter que colocar o mesmo linux em todas as máquinas. Vou ter que restringir todo e qualquer acesso a internet para que continuemos atendendo os clientes e mantendo contato com os fornecedores enquanto enviamos e recebemos notas fiscais e fazemos transações por TEF e correspondente bancário.

    Vou ter que convencer meu chefe a pegar um advogado e entrar com liminares para barrar esse absurdo.

    E no fim sei que vou ter que abaixar a cabeça bovinamente…

    Bem, amanhã estou cancelando todos serviços que pagava de internet em casa e vou voltar pra pirataria… Consumia menos internet comprar os jogos e dvds nos camelôs e depois copiar cobrando uma taxa… Obrigado Brasil por me fazer voltar a 1995.

    • Christian_Silva

      É verdade… Aqueles carinhas vendendo cd/dvd pirata que atualmente sempre ria pelas costas vão voltar a ser importantes. Quem diria… Que retrocesso…

  • Tudo bem, meu tráfego no trabalho é de uns 700 GB/mês (principalmente upload) — a chefia vai adorar a novidade…

    • Luis

      Estamos pensando aqui muito no pessoal mas o que vai acontecer com um
      escritório/empresa por exemplo? Acabou a franquia fecha o resto do mês?

      Quantas poderão bancar custos extras todos o mês?

      • Isso é negar o direito à informação.
        É só o primeiro passo, aí começam com a censura, com multas e vigilância…. logo logo seremos um Lymdo Egito Feliz™….

      • Vão voltar a comercializar os planos corporativos de antigamente? Sem franquia de dados, mas com velocidade merreca? 😛

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Algumas vão ter que passar pelo que eu vou passar. Uma limação completa da internet. Contratar mais de um serviço e colocar load balance. Instalar proxy restritivo e liberar sites CASO a CASO, computador a computador…

  • Comendador

    Burlar o limite com SSH igual nas operadores moveis vai ser a nova diversão da internet.

    • Ivan

      conte-me mais

  • Lcnorm

    Sim, infelizmente a maioria vai ser conformar (e pagar mais caro ainda), por isso estou estudando bastante pra, um dia, me mudar pra um país onde os trouxas não predominem e se possa viver com um mínimo de dignidade, no caso, Argentina e Chile já são bem melhores nesse ponto.

  • Gustavo Albuquerque

    Pessoal, os provedores de acesso precisam de clientes. Nós é quem pagamos os salários desde o que limpa o chão até o dono. Nós é quem sustentamos! Simples, é só não assinar o serviço. Cancela! Não assina! Pára de pagar! Fica sem netflix e o que for. Pega esse dinheiro e investe em outro lazer. Vamos observar quanto tempo aguentam sem o nosso dinheiro. Parem de se queixar! Simples! Pára de pagar!!!!!!!!!!!! Não sustentem eles!

    • Higo

      O brasileiro NÃO É um povo unido. Vc vai cancelar, e ninguém mais vai fazer isso. Conclusão? Duas semanas depois vc vai querer voltar, e vai ser obrigado a assinar os novos planos que já contemplam a franquia. É tudo uma conspiração para f**** o consumidor.

      Como eu sempre digo… país nojento…

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Vamos supor por um momento que todos aqui do meio bit resolvam cancelar suas assinaturas… Junto com pessoal de outros blogs de tecnologia (gente que deveria ter um pouco mais de informação sobre o assunto).
      Sabe o que vai acontecer? PORRA NENHUMA, pra cada um de nós vai ter 5 que não vai cancelar, vai sustentar as empresas e no final vamos ter que voltar para as operadoras feito boi… de cabeça baixa e capado.

    • Luis

      Internet é igual Luz e Aguá vc vive sem esses serviços?

    • Rafael Rodrigues

      Fio, se a gente aqui boicotar. Eles sorriem de orelha a orelha. Um pequeno percentual (nós) responde por boa fatia do total de link contratado por eles.

  • Eduardo WB

    E o que acontece com planos empresariais? Afinal, como uma empresa conseguirá manter plano de dados? Isso é mais do que ridículo!

    • Lcnorm

      Se for ADSL, fibra, cabo e afins o esquema não diferencia pessoa física de jurídica, as empresas também vão entrar na dança.

  • Adriano Martins

    A desculpa deles não é pra que pessoas que usam pouca internet possam pagar um preço mais justo?

    Então é só criar planos novos mais baratos pra essas pessoas. Os clientes antigos JÁ pagam o preço por internet ilimitada. Eu não preciso pagar mais caro pra usar um serviço pelo qual eu já pago em sua totalidade.

    “A internet vai ser como energia elétrica, cada um só paga o que usar”

    Internet não precisa da porra de uma usina elétrica de bilhões de dólares cujo rendimento depende de combustíveis fósseis ou de chuvas pra gerar internet.

    • Lcnorm

      Muito bem dito, operadora nenhuma vai baixar os preços pra quem usar menos, e ainda tem a falcatrua de não precisarem entregar toda a velocidade contratada.
      Se isso passar a funcionar, vão ser mais alguns bilhões em lucros pras teles, e a infra porca via piorar ainda mais ao ponto de ficar sucateada.

      • Lorein

        Elas vão continuar cobrando o preço cheio mesmo o usuário não utilizando a franquia toda como a Claro faz com o 3G, que eu cancelei e não me arrependo.

  • McFake

    Parabéns MEIOBIT!!!
    Pelo menos alguém tá tocando nesse assunto de forma a acordar as pessoas!

    Nenhum outro blog se quer toca no assunto (bem, o tecnoblog até falou algo sobre) e acredito pq já estejam com a mão bem molhadinha.
    Será que não enxergam que eles tb vão perder page views?
    E cadê os youtubers desse brasil que não falam nada??? Ja vi q tem uns fazendo propaganda pra vivo, q feio! Vão perder audiência hein!!!!
    O riot q isso vai causar é inimaginável!

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Uma coisa que nenhum desses blogs pensou… ADBLOCK AGORA É OBRIGATÓRIO.

      • Mirai Densetsu

        Verdade. Adblock corta pela metade o tráfego de dados.

  • Angelo Freitas

    Meu plano pós da Claro é o mesmo a 8 anos. Minha internet quando acaba a franquia fica limitada a 128kbps, já perdi a conta de quantas vezes a Claro me ligou oferecendo outros pacotes “melhores” que o meu mas que eu ficaria sem internet quando acabasse a franquia.
    E agora essa putaria de franquia de dados na internet fixa também. Vivemos num país de merda mesmo.

  • f4v3r0

    A Net poderia continuar do jeito que está. Teoricamente tem limite, mas não funciona como deveria. Tenho um ps4 e um Xone. Mais Netflix a rodo em 3 cômodos. Fora o YouTube comendo solto. Spotify deixo na qualidade máxima.
    Vai ser dureza…

  • 868686

    Ah! A título de curiosidade….

    No caso dos grampos feitos pela Lava Jato nas comunicações do Luladrão,

    “A operadora Vivo suspendeu ilegalmente o monitoramento telefônico de Lula e outros alvos da Operação Alethea pouco antes da deflagração da operação.”

    Via: O Antagonista

    Ou seja, a Vivo é da turma dos petralhas.

  • Luis

    Essa pagina já com 120 mil curtidas em poucos dias.

    Se a conta estiver certa #partiu para montar uma barraquinha de series em DVD.

  • duhehe

    Ainda bem que moro sozinho, mas é uma baita falta de vergonha na cara.

    Eles poderiam ao menos vender um plano ilimitado, já que o que eles querem é dinheiro, pelo menos façam isso do jeito certo, sejam mercenários decentes.
    Ficam alardeando que fibra tem óptica até no **, pra depois vim com essa.
    Fibra óptica, grande bosta, só é rápido até o roteador da esquina, qualquer coisa fora da cidade(outro Estado ou pais), as velocidades são vergonhosas e o ping idem.

  • Macaquinho feio do bananal

    ainda bem que não sou brasileiro.

  • Meninão Bobo

    Me lembro quando meu pai pagava internet discada limitada, pagava muito caro pela internet e só podia conectar depois da meia noite para pagar pulso unico… Acho que essa era está voltando, pagar caro para navegar, quem irá perder com isso? A internet e os sites, os usuários podem se adaptar e voltar a ver TV, ja os sites ( utube e cia) vão sofrer. Deve ser por isso que existe o movimento de internet do Google e Facebook… Retrocesso danado esse e espero eu que alguém coloque um freio nisso.

    • Além do custo telefônico com os pulsos, ainda tinha a questão de que is provedores tinham um limite de HORAS de conexão, com preços variando entre 5 e 20 horas

      • Meninão Bobo

        Sim a internet era Limitada por horas, depois apareceu a Internet ILIMITADA e depois o IG ( Internet Gratis ) e os malditos cds da AOL…..

        Que saudade, epoca que era caro navegar vai voltar… vamos matar a saudade!!

        • Salles Magalhaes

          E depois a Super11 com linha 0800

  • Flávio Pedroza

    Sinto muito, mas se implantarem realmente este limite, vou começar a usar adblock em todos os sites.

  • Se a vivo mexer no meu plano antigo da GVT é procon na mesma semana.

    • Meninão Bobo

      Eles podem alterar, desde que avisem antecipadamente o pior de tudo é isso.

      • Alterar preço, o que consta no plano não.

        • Rafael Rodrigues

          Leia seu contrato. Minha mãe já teve GVT e o contato dela já previa a limitação.

          • Adriano Garcez

            Não lembro de ter visto isso no contrato.

          • Rafael Rodrigues

            Dá uma lida. Se por acaso não tiver, nunca troque de plano! :-))

  • MR. Marsal

    A limitação já existe a muitos anos e você está tratando esse conteúdo como algo novo. Com exceção da Vivo/GVT todas outras operadoras já fazem o controle de franquia.

    É claro que ele precisa ser adequado a realidade dos usuários avançados. 90GB é pouco para um heavy user mas é muito para quem usa a internet só para ler e-mails.

    As limitações atuais são baseadas em números antigos de consumo médio dos brasileiros, nossa realidade hoje com o streaming e as demais tecnologias é outra e por esse motivo com o tempo esses valores devem ser revistos por algumas operadoras em breve.

    Não é por acaso que a NET que é a empresa que tem o controle de franquia em seus contratos a mais tempo faz “vista grossa” ao consumo, raramente existe um relato de quem teve a velocidade reduzida por conta de exceder a franquia.

    Outro ponto que talvez você não tenha conhecimento é de que a NET mantem em suas cidades servidores que fazem cachê do conteúdo do Netflix para que esse conteúdo seja exibido de uma forma mais rápida e com mais qualidade para seus assinantes.

    Outra informação MUITO IMPORTANTE é que a única operadora que falou até hoje em “corte total” na navegação ao termino da franquia foi a Vivo/GVT, em todas as outras está previsto uma redução na velocidade de navegação.

    • Meninão Bobo

      Eu tinha NET a uns 4 anos atras e eles ja faziam o controle e inclusive diminuíam a velocidade, na época quando isso acontecia ficava impossível usar a internet. Cheguei a sofrer umas 2 ou 3 vezes, quando ocorria isso eu ligava la e alterava a velocidade para um plano acima, virava o mês eu diminuía a velocidade de novo. Depois instalaram vivo fibra no prédio e eu mudei.

      • MR. Marsal

        Correto. Isso poderia acontecer, afinal, você assinou um contrato que previa essa diminuição na velocidade.

        A ideia da cobrança utilizando dois critérios é totalmente válida, veja, você acha justo que dois usuários com a mesma velocidade contratada sejam cobrando de forma idêntica? Sendo que um deles tem um trafego mensal de 40 GB e o outro de 800 GB.

        Para quem consome os 800 GB pode até parecer justo, afinal, a empresa estava disponível para utilização para ambos os assinantes. Mas o investimento que é gerado para atender esses dois assinantes é bem diferente. A verdade é que se hoje no Brasil tivéssemos apenas heavy users nenhuma operadora teria capacidade de atender a demanda de link do serviço.

        • Meninão Bobo

          Não concordo nesse seu ponto de vista, é como se usasse esse argumento para proibir que carros andem mais de 100 km por dia na cidade, você acha correto o cara que paga IPVA ou Pedágio e anda somente 5 km pagar o mesmo que a pessoa que anda 100 km por dia pagando o mesmo IPVA ou pedágio? O que poderia ser feito pensando dessa forma que você diz é criar pacotes de internet mais barata pra quem usa menos, ou criar plano pré pago de internet fixa.

          Ganhar menos ou ganhar menos e investir mais nenhuma empresa quer, eles só querem arranjar uma forma de ganhar mais dinheiro do assinante que mais usa.

          Você acha certo você assinar 50 Mb/s e poder navegar na velocidade máxima por apenas 10 dias por exemplo?

          Imagina você compra um carro esportivo mas só poder correr 1 vez por mês?

          • Wallacy

            “você acha correto o cara que paga IPVA ou Pedágio e anda somente 5 km pagar o mesmo que a pessoa que anda 100 km por dia pagando o mesmo IPVA ou pedágio?”

            Só como nota: eu não acho. Se existisse uma forma de pagar proporcional eu ficaria feliz.

            É igual aqui no condomínio. Adorei quando a água passou a ser individual e não compartilhada, pois agora pago proporcional ao que gasto e não ao que a vizinha que inunda a banheira dela todo dia paga (economizei 30 reais, minha vizinha passou a gastar +150, outros também economizaram).

            Assim como eu iria preferir que os pacotes de TV a cabo tivessem preços fixo POR CANAL e descontos proporcionais pela quantidade de canais adquiridos. Dessa forma eu poderia escolher o meu plano.

        • Ivan

          O que me parece é que limitam a velocidade para não investirem, onde moro só tem Oi 1mb pq não investem nas centrais, logo é mais facil limitar que investir, resolvem o problema de rede carregada.

        • Allan Couto

          A sua visão de “consumo” está muito muito muito equivocada. Esse “consumo” está pago. Se eu contato 10 mega por segundo e o mês tem 1 milhão de segundos eu quero 10 mega o mês todo.

    • abraaocaldas

      Não adianta fazer cache e continuar cobrando pelo tráfego de dados que ele gera.

      • MR. Marsal

        Esse tráfego tem que ser contabilizado.
        O meio de transmissão é que a empresa usa do Datacenter para sua casa continua sendo o mesmo. É um meio que exige investimento, manutenção e que pode saturar devido ao trafego alto causado pelo netflix. A diferençá é que o cache vai tornar a sua experiência com o produto.

        O problema é que no geral o brasileiro só enxerga vantagem quando algo não é cobrado/descontado. Ai as operadoras (que não são burras) inventam de não cobrar whatsapp/facebook ou spotify e nos mordemos a isca.

        Em breve não duvido que alguma dessas operadoras faça uma campanha do tipo em relação ao Netflix, afinal, nós brasileiros vamos achar que é vantagem e vai vender.

        • Ivan

          claro diz que não cobra facebook, mas reduziu minha net por causa que usei muito o facebook

    • Diego Marco Trindade

      Judith, é você minha filha?

      • Diego Marco Trindade

        Judithh…..

  • Wallace ‘Wakko’ Morais

    Acho interessante também trazer uma matéria refutando toda a argumentação do presidente da Vivo dizendo que esse é uma tendência. Nem precisa fazer muito, só listar alguns países com os principais serviços de internet e como ela é usada.

  • abraaocaldas

    Infelizmente como não tenho opção, já estou me preparando para comprar um NAS com uns 8TB de HD, colocar tudo que preciso de filmes, séries e cancelar o netflix. Só de desenhos meus sobrinhos estouram essa cota várias vezes.

    • Wolfgang Marcos

      Vou fazer justamente isso, mas como o NAS é meio carinho vou usar o Plex mesmo =p

      • abraaocaldas

        Pode montar o seu com OpenNAS e é compativel com plex.

  • MxlBR

    Ainda não estou acreditando nisto…

  • Diego Marco Trindade

    Enquanto isso Em Curitiba, a COPEL cobra R$ 139,99, por conexão de 50Mega sem franquia atrelada…

    • Você tem o contrato em mãos? Faria o favor de checar se ele não menciona franquia de dados? Porque a Live Tim, que também não limita acesso traz a possibilidade bem documentada.

      • Diego Marco Trindade

        www. copeltelecom .com/ site/planos/

        Não tenho o contrato, apenas o plano de serviço divulgado no site. Hoje sou NET, mas se zoarem…

      • Rodrigo Roonco Boeira Ehlers

        Retirado do documento que consta no site:

        “O plano de serviço COPEL FIBRA 50 MB não possui franquia de consumo
        associada.”

        • Isso não adianta muito. O que interessa é o que está escrito no contrato de adesão.

          • Rodrigo Roonco Boeira Ehlers

            Foi o que eu imaginei, mas o documento coloca no rodapé que está atrelado ao contrato e afins. O contrato em si não vi no site.

          • Antonio Messias Macedo

            Se o contrato de adesão diz uma coisa e o site diz outra, creio que o judiciário decidiria pelo que fosse mais benéfico ao consumidor. Por isso aconselharia a tirar um print do site e guardar.

  • Corvo

    Opera Mini ressurja das trevas!

  • luisbrudna

    Alguém pode me dizer se essa limitação já está valendo. Sei que umas operadoras já tinham isso no contrato, mas não colocavam em prática. Agora vale?

    • Zé das Covi

      as outras operadoras mantem o mesmo discurso que se precisar ira limitar , ja a vivo que é benevolente , diz que não ira limitar até dezembro , pois esta nos dando esse presentão de promoção .

  • Thiago F. de Lima

    Só tenho como opção a Vivo, só ela chega aqui. O que fazer? Sou refém. Só garanto: Não comprarei pacotes adicionais. triste, muito triste Como faz falta concorrência pesada.

  • Pedro Manuel Vicente Martins

    Os energúmenos miraram no YouTube e NetFlix, mas acertaram por tabela:
    – Atualizações do Windows, de antivírus e outros programas que atualizam automaticamente;
    – Steam e outras plataformas de jogos. Baixe um ou dois jogos e passe o resto do mês offline;
    – Ensino a distância, como Coursera e mesmo vídeos aula do YouTube, que existem aos montes;
    – Desenvolvedores, que precisamos baixar componentes e obter versões atualizadas de vários pacotes. Instale um Visual Studio ou SQL Server e fique sem net pro resto do mês.

  • Zé das Covi

    Só um adendo , sobre o fato de ninguém ligar para o reclame aqui ta meio errado , onde eu trabalho temos um setor APENAS para o reclame aqui , que tem mais acessos e “poderes” que o pessoal que trata com o procon =)

    • Ivan

      Mas não é o caso das teles e tv por assinatura.

  • Ana Gabriela Almeida

    Recentemente passamos por esse mesmo processo quando as teles resolveram limitar a conexão móvel, e se houve algum burburinho de reclamação, vejam que nada mudou desde então. Posso estar sendo pessimista, mas a chance de haver um “arrependimento” e retorno ao que era antes é muito pequena. Basta ver que nem a própria agência que deveria regular o setor se mostrou relutante. Na minha humilde opinião, essa decisão deveria ser tomada por um longo debate com quem vai ser diretamente afetado pela decisão.

    PS: E que, ao menos, os pacotes fossem justos, né? :/

  • severino

    Homem usa Internet de chip, pra tu ver e a pior coisa que inventaram, eles vende com ilimitado, e de ilimitado não tem nada.

  • Khrys

    Pra mim, mudar de operadora aqui nem rola, só tem Merdox e NET… mesmo com isso de franquia pra me manter com internet só com a NET mesmo. Já me ofereceram um pacote novo e a própria atendente falou que é muito mais caro do que o meu atual de 10 Mb/s (no caso tá com 80 GB de franquia).

    Fora que nem me avisaram que teria franquia e, qdo assinei, perguntei pro vendedor se tinha e ele disse que não. Tenho a assinatura há dois anos da NET Vírtua sem franquia, e eu já tinha ido no site ver e lá mesmo falava que não tinha.

    Uma puta sacanagem isso. Eles não podem dizer como uso minha internet pois não vivem comigo pra saber.

  • s3ph1r

    A solução veio de uma frase que eu via muito: o remédio para democracia é mais democracia…

    Hoje eu digo… o remédio para internet é mais internet…

    Provedores pequenos + livetim farão a festa…

    Cabo submarino do google está chegando… não sei se essa franquia em 2017 se sustenta… até porque a previsão do cabo do google é final de 2016… será coincidência? deixo o mistério no ar…

  • Danilo Castilho

    Poderiam fazer uma matéria falando as operadoras que não adoraram franquia, LiveTim, por exemplo. Ouvi falar que ela tá expandindo.

  • Marcos Francisco Pacheco

    Isso é uma vergonha, empresas vendem pacotes e depois tomam seus ladrões

  • FilipeCalheiros

    Realmente, já estou me programando para o fim da internet. Com a qualidade dos ‘discursos’ atuais, acho muito difícil algum ponto coerente poder ser defendido. Comecem a comprar livros, a internet morreu.

    • Lorein

      Realmente, não vai dar mais para usar a Locadora/Livraria do Paulo Coelho com esses limites de franquia. O único ponto positivo é que vou economizar dinheiro.

  • PugOfWar

    parabéns a todas a operadoras, estamos num retrocesso de pelo menos vinte anos com relação à internet.

  • Bruno

    O jeito vai ser largar a NET e trocar por um provedor local que usa fibra óptica. Duvido que eles implantem franquia, vão a falência.. Ruim vai ser pra quem não tem possibilidade de trocar sua operadora (grande) por um provedor local..

  • Henrique Accioly

    Favor remover as imagens do site para economizar franquia. Obrigado!

  • Nil Obermüller Schaupp

    Quem tem tv por assinatura ainda?

  • Alexandre MCS

    eu quero que tudo mais vá pro inferno !!!! ahahahahahahahahhaah eu quero ver o OCO !!!!! ahahahahahhaah

    • Porque? Vc usa internet via raios lunares?

  • Alexandre MCS

    compartilho aqui uma frase sábia ” BANDA E BUNDA TODO MUNDO QUER ! “

  • Livre mercado resolve esses problemas

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Ocupem o edifício da Anatel:
    SAUS Quadra 06 – Asa Sul, Brasília – DF.

    • MST?

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Exercício de cidadania 🙂 deveria experimentar!

        • O MST é isso? “exercício de cidadania”!

  • Felipe Wagner

    Calma pessoal, dias de semana depois da meia noite e domingo o dia todo é cobrado somente um pulso… não pera..

  • Pingback: Operadoras de internet: a busca incessante pelo pior serviço possível no Brasil (dentro da lei) | Meu Tao()

  • Felype Magri Trindade

    Quem começou a palhaçada foi a VIVO, já está na hora de nós boicotarmos o maior câncer das telecomunicações do Brasil. Vamos nos organizar e fazer campanha boicote VIVO.

  • VR5

    Voltar aos tempos da internet por rádio???

  • Nill Andréas

    Pessoal, por favor, sempre houve Franquia, e lhes digo isto com propriedade, pois trabalho na área de TI há mais de 15 anos, hoje não nos deparamos com franquia no tipo de internet dedicada, mas na residencial existe sim, sempre houve, agora, a franquia é um pouco maior, o que eles vão fazer é diminuir, não acho legal, deveriam melhorar a qualidade e não diminuir a Franquia, eu, por exemplo, tenho em torno de 80GB mensais no meu plano de dados. Bem, é isto aí. Abraço a todos.

  • Sua Mãe Aquela Honesta Senhora

    “Tio Laguna” porra de expressão ridícula, custa colocar um EU ali? deixa de ser pedante cara.

  • Rafael Ribeiro

    Lá em casa temos planos da Oi Velox a 6 anos e a velocidade é de 5 Mb/s. Infelizmente na minha cidade não tem concorrência. Alguém pode me informar onde vejo se a franquia já entrou em vigor?

  • Otávio Müller

    “Use bastante o smartphone via Wi-Fi como segunda tela da Smart TV 4K por alguns dias e tchau.”

    Esse espelhamento é via Wi-Fi sim, mas usa a rede e não a internet. Então não gastará nada da franquia.

    • Não é espelhamento, é assistir ao YouTube no celular enquanto se assiste Netflix.

  • Humberto Machado

    Espero que essa calculadora da NET esteja BEM zoada

  • Allan Couto

    As operadoras vendiam 10 mega por segundo por mês. Agora querem vender 10 mega por segundo por dia. Ou seja vão continuar vendendo 10 mega e oferecendo 5 por cento da velocidade.

  • Newton Carneiro

    olha uma vez escutei um jogador falar que brincava que jogava bola por seu time ,pós seu time brincava que pagava eles ,e internet faz a mesmo sistema ,propaganda pra caramba ,mas os serviços um verdadeiro lixo ,o governo so pensa em impostos ,e as operadoras seguem o jeito do governo ,todo dia tem um serviço novo agora deve ser o g 5 ,só o 3 e o 4 não vai nunca ,olha somos uns dos países mais grande do mundo ,e o pior de internet neste pobre continente Sul Americano ,socorro falimos

  • Antonio Carlos Speedy

    O jeito é procurar outras alternativas mesmo que sejam caras, como por exemplo via radio, a instalação é muito cara mais as vezes compensa do que ficar a merce destas operadoras de merda….

  • Marcvs Antonivs

    Bora bater panela na frente da Vivo, ou da Claro, ou da Tim, ou da Net????

  • Mauro Mosczynski

    O estranho é onde está a Anatel para dizer se isso é permitido ou não? Eu tenho que mudar de plano porque o provedor quer que eu mude? Vagabundo para reclamar da privatização das teles tem a rodo, agora para brigar contra essas sacanagens não aparece um lazarento.

  • Isso é uma sacanagem, sem dúvida, mas a gente usa de fato muita conexão para coisas banais.

    Eu por exemplo tinha deixado meu youtube configurado por padrão para 360p, porque quase tudo o que eu consumia eu prestava mais atenção no áudio do que no vídeo.

    Aí recentemente precisei ver videos de programação e aumentei a resolução padrão para 720p automaticamente. Quando fui assistir um vídeo do Pirulla, me assustei com o fato dos vídeos dele serem todos 720p 60FPS.

    Um vídeo dele tem como principal conteúdo o áudio, e muitos defendem que seria melhor se fosse um podcast, e ele grava nessa qualidade.

    É um desperdício na minha opinião.

    • Allan Couto

      As operadoras vendem 25 mega e entregam 10% dessa velocidade. Isso é justo??? Claro que não. Agora que elas querem vender pacotes de 130 GB por mes quando em 25 mega dá pra baixar 8.000 GB por mes. Entendeu a desproporção? Detalhe é que o preço vai aumentar ao inves de abaixar.

      • Eu recebo 100% da velocidade. É sempre rápido. E não nego que seja uma sacanagem para aumentar o preço.

        Mas estou apontando que há desperdício no uso.

  • Obrigado Marco Civil da Internet.

  • Allan Couto

    Com 25 mega você consegue baixar em um mes 8.000 GB. Já que as operadoras estão sendo forçadas a entregar mais do que 10% da velocidade contratada, elas criaram esse maravilhoso jeito de só entregar 1,6% da banda contratada. AUMENTANDO O VALOR ao invés de diminuir.

  • Vamos pedir ajuda para o Canal do Otário. Ele há de nos ajudar.

    Basta ver o quanto ele já conseguiu de positivo para nós.

  • wilson machado

    Enfim, acabei de jogar dinheiro fora comprando uma TV 4K pra ver Netflix. Voltaremos ao tempo em que pessoas compravam CDs (DVDs), piratas é claro, na feira mais próxima.
    Esses caras que tem perna de pau e olho de vidro vão comemorar.

  • Pingback: Ministério das Comunicações sobre limites na internet fixa: “enviamos um ofício para a Anatel” | Portal Hospedagem()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis