Meio Bit » Arquivo » Indústria » John Carmack: Wolfenstein RPG e Wolfenstein 3D para iPhone

John Carmack: Wolfenstein RPG e Wolfenstein 3D para iPhone

15 anos atrás

Em um longo post no seu blog, um dos fundadores da id Software (Doom & Quake), John Carmack, conta um pouco dos bastidores sobre a conversão do Wolfenstein RPG para o iPhone.

A parte interessante é que ele resolve pessoalmente analisar o trabalho feito por uma equipe de desenvolvimento externa e não gosta do resultado, já que o iPhone possui um hardware muito mais poderoso que os celulares comuns com JAVA e BREW. Ele descobre que a equipe havia feito uma gambiarra com o renderizador de software que ele havia criado para se parecer com OpenGL, mas o gameplay estava sofrível.

10682_large_iPhone_Wolfenstein.png

Ele diz para a Electronic Arts que era inaceitável lançar o primeiro produto da id Software para iPhone com aquela qualidade e os desenvolvedores disseram que seria necessário 2 meses para fazer as alterações necessárias. Sabe o que o Mr. Carmack fez? Ao invés de discutir, pediu para montar um ambiente de desenvolvimento para ele, pediu o código e terminou TUDO em 4 dias. Ele havia estimado em 2 dias e por isso disse que ultrapassou o prazo em 100%, já que foi otimista demais. Deixou todos felizes, exceto os desenvolvedores, que devem ter ficado com cara de bunda.

Wolfenstein 3D Classic

Então, depois do trabalho pronto, ele decide que seria uma boa tentar portar um outro jogo e resolve voltar para as origens, o Wolfenstein 3D. Encontrou uma base de código atualizada, o Wolfenstein 3D Redux e transformou isso no primeiro projeto de game completo em muitos anos. Recrutou alguns funcionários da Id Software para criar a parte gráfica, sons e ele mesmo partiu para dentro do código, com otimizações, mudanças no gameplay e uso de bibliotecas aceleradas em 3D. Duas semanas depois, o trabalho estava essencialmente terminado.

GPL – Um risco, mas uma chance

Um detalhe no final do post: por ter usado uma base de código sob a licença GPL ao invés do código original, os fontes do jogo para o iPhone estão disponíveis, aqui. Com isso, ele considera também o risco comercial de ter sido obrigado a lançar os fontes do jogo.

“It will not be hard to take the code that is already fun to play, pull a bunch of fun things off the net out of various projects people have done with the code over the years, dust off some old map editors, and load up with some modern quality art and sound.

Everyone is perfectly within their rights to go do that, and they can aggressively try to bury the original game if they want. However, I think there is actually a pretty good opportunity for cooperation. If anyone makes a quality product and links to the original Wolf app, we can start having links to "wolf derived" or "wolf related" projects.

That should turn out to be a win for everyone.

O que ele diz é que podem tentar enterrar o jogo original com editores de mapas, arte e som melhorados, criar uma versão melhorada do próprio Wolfenstein 3D e faturar em cima do trabalho dele. O usuário comum não terá discernimento sobre quem teria o direito “moral” sobre a venda. 

Ao mesmo tempo, com uma base de código que funciona e foi otimizada para o iPhone por um dos fundadores do gênero First Person Shooter (FPS), há uma oportunidade para outros jogos derivados do Wolf original. E aí, segundo Carmack, todos ganham. Quem sabe não se consegue até mesmo um contrato de publishing ou mesmo um emprego, como o que foi oferecido para o mantenendor do Wolf 3D Redux.

Fontes: Id Software, DailyTech

relacionados


Comentários