CES 2016 — nVidia e o futuro dos carros autônomos

Laguna_nVidia_Drive_PX_2

Drive PX 2 — esse monstrinho com TDP de 250 W consegue 8 teraflop/s (crédito: nVidia)

Ano passado, a nVidia lançou o Drive PX. E não parou por aí: a camaleão verde de Santa Clara está investindo fortemente em carros autônomos. Mais especificamente nos sistemas de navegação.

Laguna_nVidia_Drive_PX_2_power_peq

O nVidia Drive PX2 é 150 vezes mais potente que o MacBook Pro

O futuro onde todos os carros seriam 100% autônomos está muito longe. O que a nVidia pretende com o Drive PX 2 é dar às montadoras uma solução agora: o ato de dirigir um carro, em condições reais, demanda um poder de processamento enorme.

No Drive PX2 temos de um lado 2 processadores com 12 núcleos ARM; e do outro, nada menos que duas GPUs em SLi. Tudo isso para nos dar 8 Tflop/s.

Os oito teraflop/s do Drive PX 2 já são um bom começo, localmente, mas é preciso mais. Daí a necessidade de o Drive PX 2 fazer parte de uma rede neural conectada, a DriveNet. A rede neural da nVidia vai usar o poder das GPUs para treinar os novos modelos de carros autônomos.

Laguna_nVidia_Jetson_Network_peq

O carro aprende e compartilha o conhecimento com a rede neural através de updates (crédito: nVidia)

O sistema é capaz de aprender e reagir localmente aos obstáculos do trânsito, como outros carros, caminhões, ônibus, pedestres e ciclistas. Muitas coisas em paralelo, realmente uma forte GPGPU cai como luva aqui. Que o diga a DIGITS DevBox, a estação de trabalho otimizada para pesquisas em deep learning e que colabora diretamente com a DriveNet.

No começo, ainda com o Drive PX, o sistema fazia o reconhecimento dos objetos mais elementares no trânsito. Com a evolução da DriveNet, cada pixel dos objetos têm sido quase que perfeitamente identificados. Em tempo real. Essa rede neural tem sido treinada para diferenciar, por exemplo, um pedestre de um ciclista e reagir de acordo… em tempo real!

Laguna_nVidia_DriveWorks_Deep_Learning_1

Evolução

Embora carros autônomos tenham enfrentado muitos inimigos nos tribunais e legislações mundo afora, eles prometem sim aumentar a segurança nas estradas e ruas. Segundo a nVidia, as redes neurais teriam ultrapassado a capacidade humana de reconhecimento de imagem: além do hardware local em si, a evolução da DriveNet acelerou 30 vezes em poucos meses de experimentos.

Laguna_nVidia_DriveNet_3D_imaging

Em cada automóvel temos no mínimo 4 câmeras capturando 32 mil pontos a 30 frames por segundo. Todas essas imagens montam um modelo 3D da estrada e seus obstáculos mais visíveis (outros veículos), sem precisar dos LIDARs. Estes são utilizados para detectar colisões súbitas, imprevistas.

Laguna_nVidia_Drive_Volvo

Embora a Volvo seja a primeira montadora a utilizar o Drive PX2, várias outras já estão fazendo experimentos com o nVidia Drive. São tanto big players como Audi, BMW, Daimler, Ford, como outras empresas como ZMP (táxis robôs no Japão) e Preferred Networks.

Com isso tudo temos uma nVidia fazendo o que sabe de melhor (GPU) num mercado totalmente diferente e ainda novo. Dou meu braço a torcer.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Marcus Pereira

    Com 8 Tflop/s de poder você poderá jogar um multiplayer de Battlefront no hood do vidro da frente, enquanto o carro dirige sozinho e ainda te da dicas de como pilotar melhor aquela X-Wing bacana!

  • Theuer

    Radiador para o motor, radiador para o ar condicionado e agora, radiador para a GPU. 🙂

  • Só uma dúvida, essa rede neural está conectada ao carro como?

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Ela é uma rede de treinamento e não uma rede online. Ela recebe os dados, faz o treinamento e depois os técnicos repassam o resultado para a AI que gera novos dados, repassa para a rede neural, faz novo treinamento, enxague e repita.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    “Com isso tudo temos uma nVidia fazendo o que sabe de melhor (GPU) num
    mercado totalmente diferente e ainda novo. Dou meu braço a torcer.”

    Um adendo, a melhor CPU mobile é deles…

    • Não. Esse posto é disputado pela Samsung e pela Apple. A nVidia vem logo atrás nesse quesito, concorrendo com a Qualcomm.

      • HomeroGamer-BanidodoMB

        Tegra K1 já era pau a pau com o A8X e o novo X1 com gpu maxwell integrada então não acredito que perca pra qualquer uma delas. O A9 perdeu no multinúcleos do geekbench (ganhou no single core). O exynios ele perde por pouco no multi e no single. Mesmo nesses casos ainda conto com o poder de uma gpu maxwell (só quem tem placa de vídeo nvidia com gpu maxwell entende).
        Por isso que falei que a melhor era deles. Pelo conjunto da obra.

        Mas bem, vocês escrevem blog de tecnologia não vou levar esse assunto mais adiante pois tenho gosto especial pela CPU nvidia (quem usou um Shield entende).

        • abraaocaldas

          Pelo que eu vi o Exynos ganha dele no multi core.
          http://www.androidauthority.com/tegra-k1-exynos-5433-snap-805-541582/

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            E foi o que eu disse, mas não ganha por larga vantagem e tem a desvantagem de não ter GPU nvidia integrada. Agora ao lembrar do “Benchmarkgate” da Samsung não dá pra acreditar realmente no teste em multicore dela (eles usavam um truque para overclockar o processador quando eram executados programas de benchmark).

          • abraaocaldas

            Creio que as pessoas tenham ficado mais espertas a isso, principalmente quem faz benchmark. Agora pegar um fato e tornar ele em desconfiança para sempre não é bom, se fosse assim nunca mais instalaria nenhum driver da nVidia depois do incidente no qual o driver dela “queimava” a placa de video.

          • HomeroGamer-BanidodoMB

            Eu parei de usar AMD por causa dos processadores que pararam de funcionar por causa de falha no cooler, diferente dos intels que reduziam o clock e até travavam mas permaneciam vivos. E desconfio (assim como muita gente) até hoje dos produtos AMD.

            Portanto sim, cagadas causam desconfiança para o resto da vida… Como costumam dizer, pra ganhar confiança leva anos mas pra perder a confiança basta UMA cagada.

  • Lui Spin

    Imaginem daqui uns 20 anos, quando não precisamos mais dirigir os nossos carros

    Ou melhor ainda, motoristas de ônibus, caminhão, táxi, etc não serão mais necessários.

    O tanto de vidas que isso vai salvar é absurdo.

    • Alisson Fernandes

      O tanto de empregos que vai tirar também.

      É provável que SE isso chegar aqui, não vão concordar, fazer greves e dizer o que eu falei acima…

      • tuneman

        e isso acontecerá em vários paises…., mas não vai “tirar” empregos. essa mão de obra que era motorista vai para outro setor da economia. sempre foi assim.

        • Doomed

          Exato. Em termos de transição, só fazer aos poucos aos longos dos anos, já que desempregar um setor inteiro do dia pra noite é péssimo pra economia de modo geral — e para as famílias, afinal o cara não tem tempo de se qualificar para arrumar outro emprego.

        • @cheesepaulo

          Vivemos assim faz muito tempo, ou se adapta ou não sobrevive.

      • Lui Spin

        Já falei pensando nisso. Os ludistas piram.

        Mas também vai gerar muito emprego qualificado para a manutenção, programação, fabricação etc.

  • Cretino

    cuidado com a apple, aquilo lá é pior que o zeca pimenteira.

  • Klotz

    Já estão programando para detectar buracos? Acho que carros autônomos, no Brasil, só quando eles forem flutuantes.

  • ELY

    Então o carro da Apple não terá porta-malas. Serão 150 Macbooks.

    • Na verdade será tipo uma cabine style sem volante nem nada. Só sentado numa espécie de Papa-móvel bonitão olhando a paisagem ou acessando o Facebook ou o Twitter pelo vidro do “carro”.

      E custaria o dobro do preço dos concorrentes. Só por ser Apple.

      • @cheesepaulo

        A versão com force touch seria a “S”.

  • Storvs

    NVIDIA, aqui po’cê

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis