Facebook censurou a Pequena Sereia

mermaid-cosplay-5

O Facebook é esquizofrênico, e isso se estende aos estagiários, adestrados para ignorar vídeos de execuções bárbaras, cachorros espancados e páginas de tarados babando em cima de meninas de 9 anos, mas exercendo o mais puro puritanismo anglo-saxão, banindo qualquer menção a algo que se assemelhe a nudez, como cotovelos.

A política de “nome real” permite que você crie quantos fakes quiser se for João da Silva, mas se você for um transsexual ou um índio (ou um índio transsexual, sei lá) boa sorte em usar seu nome de guerra (no caso do índio, calma militância!). 

A última bobagem do Facebook veio direto da Dinamarca, Mette Gjerskov, uma deputada que inocentemente linkou em seu perfil do feisse um post de um blog do TV2, um canal de TV local.

Ela recebeu um aviso de que o post foi bloqueado pelo Facebook, com base em que estaria exibindo nudez ou contendo imagens sexualmente sugestivas.

O post em questão era ilustrado com uma foto da Pequena Sereia, escultura de 1913 criada pelo artista Edvard Eriksen, inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

The_Little_Mermaid-Copenhagen-Denmark-065367bde22442a2bcbe5d5dcf89e3d3_c

O Facebook, como sempre, não se manifestou. Nas regras do site é proibida nudez mesmo para fins artísticos ou educacionais. Seria mais fácil de respeitar se a internet não estivesse repleta de gente pelada, e o Facebook não carregasse toneladas de páginas cheias de discurso de ódio bem piores do que uma foto de uma dona pelada.

Pensando bem seria mais fácil se respeitar se os estagiários do Facebook não fossem completamente retardados e não censurassem uma escultura de 1913 de uma personagem de um livro infantil. Talvez na cabeça deles e do Zuckerberg um mundo ideal, seguro e fofinho para as crianças envolva uma Pequena Sereia de burca.

640x392_74100_34667

Fonte: Russia Today.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Rodolfo

    Mamilos são muito polêmicos.

    • Guilherme

      Mamilos destróem reputações. Violência não.

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Quando tinha facebook eu seguia varias “meninas do cosplay” e nada era bloqueado 😝

  • Cretino

    sdds orkut

    • Eu não sinto saudade.

      E gozado ter surgido agora um monte de nostálgicos e saudosistas do orkut. Tanto sente saudade que quando o facebosta começou a explodir, esses mesmos trocaram as suas contas do orkut por uma do facebosta porque diziam que “o facebook era muito melhor” e “era muito mais simples de usar” (hoje eu só ouço dizerem que o facebosta é uma merda e difícil de usar). Tanto sente saudade que qualquer coisa que envolvesse alguma vergonha alheia de um brasileiro já o carimbavam como “orkuteiro”. Tanto sente saudade que quando a vergonha alheia era tanta já falavam em “orkutização”.

      Isso é sentir saudade?

  • Zeb Uceta

    Engraçado esse negócio de perfil fake. Esse meu funciona até hoje!

  • G. Croft

    Semana passada denunciei uma foto que incentivada o homicídio de judeus (literalmente “mate um judeu por dia para salvar o mundo”). O que aconteceu? Nada. Falaram que estava de acordo com as regras.

    • Principalmente pelo fato do dono da bagaça ser judeu….

    • советский медведь

      Se fosse pra matar um Judeu nú, seria bloqueado 🙂

      • Exatamente … mas, seria o assassino ou o judeu nú?

        • O bigodinho do Hitler só é legal em partes da anatomia que não são do Hitler, então, melhor deixar o assassino de judeus vestido e morto mesmo.

        • советский медведь

          O Judeu, claro!

    • Bruno do Acre – (Etevaldo)

      Ahh, mas se fosse um judeu a.f.r.o.d. ou uma Judia….o circo ia pegar fogo….

    • Lui Spin

      Agora se fosse o equivalente, mas trocando a palavra “judeu” por “palestino” o cara seria banido, seus filhos seriam banidos, e ainda teria que pagar uma multa no valor de metade de seus bens.

    • Gaius Baltar

      Os americanos são os caras mais pirados do mundo acerca de sexo.
      Discurso racista? Pode, está na Primeira Emenda que tem que haver liberdade de expressão.
      Discurso xenofóbico? Pode, está na Primeira Emenda que tem que haver liberdade de expressão.
      Qualquer coisa que lembre um corpo (feminino) levemente pelado?

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Não será um “código, script, programação… automática”, desde as “leituras” de imagens até as mensagens da equipe que “supervisionam” isso?! Enfim, só sei que essas redes sociais são uma perda de tempo!

    _____ keep calm, without social networks!

    • Alberto Prado

      Eu li certa vez que existe uma espécie de call center (vários) em países de mão de obra barata para analisar as denúncias. E tipo, cada pessoa analisa milhares de denúncias por dia com base em um script.
      Bom tem mais detalhes por trás, mas é basicamente isso. Já sacou que a qualidade não deve ser das melhores né!?

      • Raphael Ribeiro Silva™

        Antento….😒

  • Leon

    Facesburro entrando em ação de novo… Já não bastava a escrotice que andaram fazendo antes com um menino e o seu boneco Finn, do Star Wars, e agora mais essa… 🙁 http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-foto-deste-garoto-negro-com-um-boneco-de-star-wars-foi-censurada-no-facebook-por-cidinha-da-silva/

  • Storvs

    é concordo, bons tempos do Orkut.

  • Felipe A.G. de Souza

    Esperem até o Face censurar a Chapéuzinho Vermelho ou Branca de Neve por ‘séria insinuação sexual’. Vai ser LINDU!

  • Desculpem-me a ignorância, mas em pleno ano de 2016, para que e por que alguém ainda continuaria a usar o facebosta?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis