Motorola libera lista de devices que receberão o Android 6.0 Marshmallow

motorola-lenovo

Quando o assunto é atualização de sistema operacional, comprar um Android é, quase sempre, como jogar na loteria: você nunca sabe se será sorteado com uma atualização por parte da fabricante. Se você tiver um aparelho da Sammy, a situação tende a ser ainda pior.

Em 2013, quando comprei o meu finado Razr i (descanse em paz, amiguinho), o aparelho veio com o Android 4.0 e chegou a receber o 4.4, mas sequer conseguiu sentir o cheiro do pirulito. Já o meu novo filhote, o Moto Maxx, veio com o Android 5.0.2 e, como você pode ver no tweet abaixo, eu temia muito que ele nunca viesse a receber o Marshmallow, mas, felizmente, a Motorola me fez morder a língua.

Nesta sexta-feira, a empresa resolveu anunciar, em seu blog oficial, quais dispositivos fabricados por ela receberão a verão 6.0 do Android (aqui tem uma listagem para o Brasil). Mesmo sendo uma lista bem enxuta, que muito provavelmente não deixou alguns donos de Moto X e G felizes, proprietários dos onze modelos abaixo podem comemorar:

  • Moto X Style
  • Moto X Play
  • Moto Maxx
  • Moto G (3ª Geração)
  • Moto G (2ª Geração)
  • Moto X (2ª Geração)
  • Moto G LTE (2ª Geração)

 
Além de anunciar os modelos contemplados, a Motorola aproveitou para dar ênfase aos novos recursos que os dispositivos receberão juntamente com a nova versão do Android:

  • Doze Mode — o recurso fica de olhos nos apps quando o celular não está sendo utilizado e ajuda a diminuir o consumo de bateria;
  • Now on Tap — exibe informações contextuais de acordo com o app aberto com um simples pressionar e segurar no botão home;
  • Android Pay — risos para nós, brasileiros (espero, novamente, morder a língua);
  • Direct Share — sistema de compartilhamento de arquivos, imagens e links aperfeiçoado (particularmente, já acho o sistema muito bom);
  • Simpler volume controls — um sistema de controle de volumes de toques e de media mais intuitivos.

 
Por entrarem em conflito direto com as novidades do Android 6.0 Marshmallow, a Motorola anunciou que os serviços proprietários Moto Assist, Motorola Connect e Motorola Migrate darão lugar às soluções nativas do sistema operacional.

Confesso ter ficado muito, muito contente em saber que o meu novo filhote receberá, ao menos, a nova versão do Android. Porém, quando as atualizações serão disponibilizadas, só @OCriador sabe.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • f4v3r0

    o Moto G 2013 tem o mesmo CPU GPU do 2014, qual o motivo de não atualizar também? O Moto X 2013 também ainda é um bom celular. Só sei que a Motorola ressurgiu com a promessa de atualizações honestas e a cada dia se prova ser mais do mesmo.

    • Islan Oliveira

      Se não me engano, o processador do Moto X 2013 é uma versão customizada pela Motorola e pra poder fazer uma atualização decente pro Lollipop deu trabalho pra Motorola (uma vez li que teve que fazer drives do zero ou algo assim). A história que eu sei é essa, mas não tenho certeza se foi isso mesmo, mas se tiver sido isso faz sentido eles não atualizarem pro Marshmallow, embora deva ser efeito Lenovo mesmo.

      • f4v3r0

        Pior que também li essa história.

      • Theuer

        Na verdade não deveríamos nos conformar com isso né.
        Tudo bem que pode dar trabalho refazer algum driver e tal, mas a empresa foi paga para isso! É um absurdo elas simplesmente escolherem se vão ou não atualizar o sistema.

        Aí você encontra no Google firmwares inteiras atualizadas escritas por meia dúzia de adolescentes russos.

        • Islan Oliveira

          Bem, já passou dos 24 meses, em teoria nem o Google oferece mais que isso (em teoria, porque o Nexus 4 foi atualizado com mais tempo que isso).

          • Theuer

            Sim, entendo sobre o que seria a obrigação legal e nem discuto sobre o objetivo da emsuperanjinhapresa ser gerar lucro e pronto.
            Apenas acho triste que hoje em dia as empresas que agregam o valor de sua marca ao produto(Samsung, Apple, LG), na prática não estão agregando nada e sim, apenas aumentando o lucro.
            As empresas com nomes fortes no mercado de esforçam tanto na modificação da ROM Android para que seus aparelhos não sejam simples commodities que no final das contas é justamente o que eles se tornam depois que deixam de ser atualizados.
            Tenho dois Androids China jogados aqui que custaram menos de cem dólares á vários anos atrás e ainda funcionam direitinho como “tracker” para trilha de bike, para ir para pista de skate ou algum show sem a preocupação de ser roubado, etc…

            O que eu quero dizer resumindo é o seguinte, conforme a empresa for perdendo o status de “boa atualizadora”(como a Samsung) o valor a mais cobrado por ela em relação à alguns bons fabricantes genéricos passará a afugentar clientes.
            Abraço.

    • Adriano Garcez

      Não pode se esquecer que a empresa está nas mãos da Lenovo. Quando ela ressurgiu chutando bundas, era a Google quem estava por trás.

      E sim, também espero a explicação do porquê do Moto G1 não receber a atualização, sendo o G2 a mesma coisa.

      • Sereno

        O G1 eu entendo. 24 meses. Não entendo o E2, acho sacanagem.

        • Adriano Garcez

          Nesse caso, eles nem conseguem esconder a obsolescência programada, porque vão atualizar o G2 deixando o G1 pra trás.

          Sei que a ROM não é exatamente igual, tanto que já rolou brick de alguns “jêneos” instalando ROM do G2 no G1, mas a diferença dos drivers não é tão grande a ponto de um ter a atualização enquanto o outro não.

    • Doomed

      Se não me engano eles são o mesmo só na numeração. O Moto G 2014 tem mais núcleos, algo assim, salvo engano.

    • Hugo Vinícius

      Por isso que sou a favor de fazer o que a Microsoft fez quando projetou o Windows para processadores ARM: padronização.

      Apesar de todos os celulares serem ARM, a maneira pela qual o hardware é inicializado e a sua interconexão não é padrão. A Samsung faz o SoC de um jeito, a Apple de outro, a Qualcomm de outro e por aí vai.

      A Microsoft estabeleceu que todo hardware ARM com Windows deve ter UEFI para inicializar o hardware e o SO, ACPI para gerenciamento de energia, determinado tipo de hardware tem que estar conectado a determinado tipo de barramento e por aí vai.

      O que ela quer fazer (eu imagino), é fazer o que sempre ocorreu nos PCs. Você compra o celular que quiser e pode instalar qualquer SO que adere ao padrão estabelecido.

      Se isso acontecer, teríamos que nos preocupar apenas com dois problemas:
      * a opção de desligar o Secure Boot ou a de adicionar novos certificados para permitir a instalação de outros SOs;
      * O SO ter os drivers para o seu hardware, embora eu creio que poderiam padronizar interfaces para que os drivers genéricos habilitassem a funcionalidade mínima do hardware.

      Ah, e uma vantagem é que não ficaríamos mais na mão das fabricantes para termos o celular atualizado. Lidaríamos diretamente com a fabricante do SO.

  • dv47

    Depois que foi vendida pela lenovo Motorola só piorou. Pra mim, agora é só Nexus daqui pra frente.

  • Por isso abandonei o Motorola e comprei o Nexus 5. Até hoje roda liso, sempre recebe atualizações e ainda é um excelente celular.

    • Diego Marco Trindade

      Eu compraria o Nexus 5 ainda, mas parece que esgotou por aqui! Nem em e-commerce tem mais!

  • Motorola não perde esta mania. Fui dono do maravilhoso Milestone 2. Excelente hardware, mas com ROM customizada tosca e pesadona, sem nenhuma promessa para atualizar. Assim fica difícil

    • Jonathas Lacerda

      O meu finado Atrix também chora até hoje por causa do abandono da Motorola. Tegra 2 zoado, libs de fingerprint que nunca viram a luz do dia e um android 4.0 cancelado semanas antes da liberação.

    • советский медведь

      Tive o primeiro milestone, que celular excelente! Quando começou a ficar lento eu coloquei CM nele e ainda teve uma sobrevida longa. Até que um dia fui fazer flash em uma ROM nova, já estava me achando “entendido” fiz tudo porcamente pra ser mais rápido e brickei ele. Mas ele já tinha dado o que tinha que dar. Depois de mais de um ano em primo meu ainda conseguiu recuperar ele “só por esporte”.

      • Adriano Garcez

        Então foi soft brick. É fácil de resolver.

        Por falar em instalação de ROM, por que tenho a impressão que ficou mais difícil? Pelo menos, instalar uma ROM no Moto G1 é mais difícil (e perigoso) que no meu antigo Xperia X10.

  • Pior ainda é um celular de 8 meses ser abandonado!

  • Carlos Cabral

    E o Moto E 2015, com 219 dias e não está na lista?

    • Leonardo Carneiro

      Pois é, mto tenso nenhum Moto E na lista =S

  • Whirlpool

    Olha, não canso de repetir: se você quer um ciclo mais longo de atualizaçōes, compre um Nexus ou veja de antemão os modelos suportados por ROMs alternativas.

    E sobre uma possível demora na atualização… Bem, quem usou o L assim que ele saiu tornou-se beta tester do Google na marra. O treco só foi ficar bom no 5.1.1. Melhor demorar um pouco mais e pegar uma versão menos problemática.

    • Islan Oliveira

      Pra mim, meu Moto X 2014 no 5.0 não detectei nenhum bug, embora tenha ficado com a impressão que a bateria drenava mais rápido, mas não tinha medido antes, portanto não tenho como afirmar. Depois de 4 meses no 5.0 quebrei a tela e não pude atualizar pra novas versões.

    • Menos Cyanogen, que abandona altos modelos. (Galaxy Note)

      • Whirlpool

        Eu não entendo o motivo do N7000 não ser suportado pela CM 12, mas até que o modelo recebeu bastante suporte ao longo da vida, não? CM 9, 10, 10.1, 10.2 e 11, para um aparelho que saiu de fábrica ainda no Gingerbread, tendo recebido atualização da fabricante apenas até o Jelly Bean. Ah, e o 11 ainda está ativo; tem nightly nova de setembro.

  • Jean Franco

    Mas convenhamos, o iPad 2 é o zumbi da Apple, nunca morre!
    Agora, o iPhone 4S está lá na lista de updates da Apple também.

    • Ricardo Fraga

      O iOS 9.x será, muito provavelmente, a última atualização que ambos receberão. Infelizmente. =/

    • Mateus Silva

      Zumbi entre aspas, pois das ultimas atualizações que tem recebido a única realmente vantajosa é manter compatibilidade de 100 % com a appstore pois as outras funcionalidades quase não chegam ao Ipad 2, com execessão de arredondamento de icones e papeis de paredes novo hehehehe.

      • Ricardo Fraga

        No meu uso, houve uma melhora considerável de desempenho do iPad 2 com o iOS 9 em relação ao 8. Não acho que a melhora foi só de “perfumaria”, com fontes e ícones um pouquinho diferentes.

        • Lucas Timm

          Tenho um Air e também achei mais rápido com melhor autonomia de bateria.

  • Meu Moto G LTE 1st gen nem chegou aqui em casa ainda e já está desatualizado. :/

    • ao menos é um bom aparelho.

    • OverlordBR

      Largou a Apple de mão, seu seu herege! 😉

  • Leon

    Realmente é uma pena. O Moto X1 ainda dá um belo caldo.

  • É.. complicado viu.

  • Natan Facchin

    Vou esperar o 6.1 que vai ser bug fix do 6.0 mesmo. [O 5.0 era horrível].
    Legal que vai sair pra maior parte da linha Google mas e o G 2013 que é IGUAL do 2014?

  • Adriano Martins

    Razr i 😍😍😍
    Numa época onde mid ranges do Android eram muito sinistros, o Razr i era a salvação dos que não podiam pagar por um iPhone 4. Até hoje acho ele lindo! Fininho, todo preto, discreto, elegante, tela bonita… Se lançassem um Razr i 2016, com o mesmo tamanho e espessura, eu compraria sem pensar duas vezes!!!

    • Ricardo Fraga

      Sim, um celular lindo. Pena que o meu morreu e não houve salvação.

    • Rodolfo Oliveira

      x86 para smartphones não existe mais, ARM tratorou qualquer chance que a intel tinha. Os ARM conseguiram melhorar o processamento mais rápido que o x86 conseguiu se miniaturizar e gastar menos energia.

      • Jonathas Lacerda

        Os Zenfone 5, 6 e 2 estão ai para provar o contrário. Podem não deter o mercado, mas com certeza ainda existem.

  • Mirai Densetsu

    Motorola voltou a ser aquela velha motoenrola de antes do Google. Pena.

  • Pedro Manuel Vicente Martins

    A última atualização para o meu Razr i foi a 4.4.2. A versão Lollipop não foi disponibilizado pra ele.

  • Alex Oliveira

    “Por entrarem em conflito direto com as novidades do Android 6.0 Marshmallow, a Motorola anunciou que os serviços proprietários Moto Assist, Motorola Connect e Motorola Migrate darão lugar às soluções nativas do sistema operacional.”
    Praticamente um Nexus haha

  • Tive um Motorola Q11 com windows só ficava travando, e outro Motorola Xt682 Android, so vivia travando tambem aparelho de 600 reais. E com varios erros no sistema fiquei com ele 1 ano nunca atualizaram sistema, ficava dando problema ate pra desbloquear, foi pra garantia voltou do mesmo jeito e tenho amiga que tambem tinha mesmo problema, dava erro ate quando conectava no pc pelo usb, a tela ficava doida clicando sozinha quando apertava em algum icone. Hoje dificil eu pegar outro motorola.

  • Cacio Frigerio

    Muita inocencia achar o top da motorola não recebia a atualização.. sério.. MUUUUUUUUUUUITA inocência.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis