O Marciano, Leia Antes de Ver

mars-from-curiosity-2013

Não se deixe enganar com The Martian . A tradução retardada Perdido em Marte é coisa de nosso mercado, que sempre assume que o leitor é um idiota e não é capaz de entender títulos que não sejam literais, mas o livro em si é muito bom.

O autor, Andy Weir fez muita pesquisa, contando com ajuda de amigos cientistas para calcular órbitas, sugerir tecnologias e com isso escreveu um livro de ficção científica hard, contando a história de Mark Watney, astronauta que é abandonado sem-querer na superfície de Marte, e tem que sobreviver isolado, sem contato com a Terra, com estoques de comida acabando, usando apenas inteligência e ciência. E batatas. Coisas erradas acontecem em cima de coisas erradas, mas Murphy é assim mesmo.

Não há John Carter, não há reator para iniciar (mas há um MRTG) e não há Enterprise para partir em uma missão de busca, e em Terra mesmo quando descobrem que ele ainda está vivo, fica a questão: vale gastar bilhões de dólares em uma missão de resgate, quando ele provavelmente vai morrer de fome antes de chegarem?

The Martian não é um livro que eu poderia ter escrito. Em minha ilusão arrogante isso vale para todos. The Martian é mais que isso, é um livro que eu gostaria de ter escrito, por isso mesmo me roendo de inveja do trabalho enxuto e instigante de Andy Weir, não posso deixar de recomendar, muito. Compre e leia. Fica até a promoção: quem comprar The Martian leva grátis uma cópia de meu ebook O Buraco da Beatriz.

Agora, a melhor notícia: The Martian vai se tornar filme, nas mãos de Ridley Scott, com Matt Damon no papel de Mark Watney. Estréia em novembro:

The Martian | Official Trailer [HD] | 20th Century FOX

Se forem minimamente fiéis à história, teremos o primeiro filme bom passado em Marte desde Total Recall.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples