Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft: Windows 10 mais uma vez virá em diversos sabores

Microsoft: Windows 10 mais uma vez virá em diversos sabores

Não é fácil abandonar velhos hábitos: o Windows 10 será comercializado em sete versões diferentes.

9 anos atrás

icecream

Como dizem, é difícil ensinar truques novos a um cachorro velho. A Microsoft está se esforçando muito com o Windows 10, sua estratégia de transformá-lo em um serviço e unificar todo o ecossistema de dispositivos da empresa é louvável, mas não quer dizer que alguns velhos costumes tenham sido abandonados.

Hoje a empresa revelou que o sistema operacional terá sete versões distintas, cada uma voltada a um fim específico. Ou seja, igual mas diferente.

windows-10

Comecemos pelas versões de desktop: o Windows 10 Home será a versão principal, destinada a OEM: ela será a embarcada nos novos computadores, tablets e híbridos. Todas as principais características como o sistema de autenticação biométrica Windows Hello, Cortana e o novo browser Microsoft Edge. O modo Continuum, que transita entre a interface desktop e Modern de acordo com a maneira de usar os 2 em 1 também estará presente.

Em cima deste temos mais três versões baseadas no mercado de desktops: o Windows 10 Pro, semelhante ao Windows 8 Pro e por isso mesmo conta com um grande número de recursos extras para suprir as necessidades de pequenas empresas, além de contar com o Windows Update for Business; o Windows 10 Enterprise, voltado a grandes corporações; e o Windows 10 Education, criado com base no Enterprise mas com foco em instituições educacionais.

A segunda versão principal do Windows é a voltada para dispositivos móveis: o Windows 10 Mobile vai rodar em smartphones e tablets de menor porte, sendo plenamente compatível com os apps universais. O Office será redesenhado para os ambientes mobile e também contará com a versão específica do Continuum, que permite transformar um Windows Phone num desktop plenamente funcionar de acordo com a necessidade.

http://www.youtube.com/watch?v=-oi1B9fjVs4Windows — Continuum for Phones

Há também a versão Windows 10 Mobile Enterprise, com soluções corporativas e assim como sua contraparte nos desktops, será comercializado mediante licenças com as empresas.

A última versão do sistema operacional é o Windows 10 IoT Core, uma variante especialmente desenhada para o desenvolvimento de wearables e demais dispositivos voltados à Internet das Coisas. Embora possa parecer um pouco demais, é fato que o Windows 10 não seria um só a rodar em todas as plataformas e mais importante, a Microsoft sempre lucrou bastante com as versões corporativas. Pode parecer desnecessária hoje em dia, mas não se mexe com o que está dando certo.

A previsão é que o Windows 10 esteja disponível já no verão do hemisfério norte, e os updates comecem a chegar já durante o outono.

Fonte: Windows Blog.

relacionados


Comentários