Rússia proíbe memes com figuras públicas. Mas hein?

k1e7y

A Rússia é um país que possui políticos tão ou mais estranhos e desocupados do que os brasileiros. Existe o país que trabalha com coisa séria, que traz fábrica de Antonov para cá e volta atrás em decisão polêmica por causa da briga com os EUA do embargo de foguetes.

Existe também o país controlado pela mão de ferro de Vladimir Putin, que entre outras coisas está fechando o cerco tecnológico com decisões como  exigir acesso aos dados da Apple e SAP, obrigar empresas a armazenarem dados no paísbanir AMD e Intelcontrolar a imprensa e a internet, exigir que devs mobile deem preferência ao Tizen e Sailfish e por aí vai.

E há o país esquisito, onde homofobia é lei e a agência de controle de mídia recomenda que os cidadãos evitem selfies para não transmitirem piolhos e. É de justamente dessa Rússia que vem a última: o Roskomnadzor, ou Serviço Federal para Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (traduzindo, é censor) lembrou os russos que é ilegal a postagem de imagens de pessoas reais em situações “que não refletem a realidade”.

putin-001

Em uma postagem na rede social local VKontakt (uma espécie de Facebook local) o órgão informou que é ilegal publicar uma imagem de uma pessoa pública que não faça conexão alguma à sua personalidade, e a tal lei convém dizer é antiga. A notícia veio a público por causa de uma artista local que entrou com uma ação contra internautas, reclamando de memes usando sua imagem. O juiz que deu causa à ela exigiu que o alerta fosse dado à população.

Claro que o Roskomnadzor está fazendo sua parte de controle de mídia, tal qual a decisão de exigir que blogueiros se registrem da mesma forma que jornais. É também uma forma de tentar coagir os internautas a não zoarem com a figura pública de Putin, que é um dos alvos favoritos dos memes em todo o mundo.

putin-is-in-love-meme

Recentemente o Roskomnadzor bloquearam o site de Alexei Navalny, um dos principais opositores ao governo Putin. Isso e outras ações já o colocam como aquele clássico órgão de censura que ninguém curte. As reclamações em torno da proibição dos memes estão bem barulhentas, já que é censura pura e simples.

Eu não sei dizer se isso será levado às vias de fato, penso que a lei tem mais o que fazer do que ficar prendendo membros do Reddit toda vez que publicam um meme novo do Putin. Mas em se tratando da Rússia, eu espero qualquer coisa.

Fonte: AT.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples