Meio Bit » Arquivo » Fotografia » LEGO e Fotografia Fine Art: um casamento perfeito

LEGO e Fotografia Fine Art: um casamento perfeito

Três fotógrafos decidem transformar suas coleções de LEGO em fotografia Fine Art.

9 anos atrás

Eu ministro cursos de fotografia desde 2008. Já ensinei de tudo um pouco, mas a idade vai chegando e começamos a nos direcionar para assuntos que realmente nos trazem prazer. Nos últimos tempos tenho  um grande prazer em discutir, ensinar e ouvir sobre fotografia autoral. O autoral é aquilo que move um verdadeiro amante da fotografia a trabalhar com um tema ou um estilo específico. Desenvolver um trabalho fotográfico com seu olhar particular e se preocupando também com a forma. O refinamento destas imagens pode levar a produção de um trabalho denominado como fotografia fine art, onde a paixão pode começar a se tornar uma fonte de renda.

lego_fineart_3

Porém, tudo começa em decidir uma direção, ou mais especificamente, o seu tema. E é nesse ponto que a coisa começa a ficar mais complicada, pois apenas a imagem pela imagem acaba não se sustentando. É preciso ter um conceito antes. Porém, em vez de pensar em temas ou questões mirabolantes, o fotógrafo pode focar (olha o trocadilho clichê) em coisas de seu cotidiano, que estejam muito perto e, ao mesmo tempo, despercebidas. Foi o que fizeram os fotógrafos Vesa Lehtimäki (Helsink), Shelly Corbett (Seatle) e Boris Vanrillaer (Estocolmo) que partiram de sua produção no Instagram e hoje estão ocupando galerias de arte com um tema bem simples. Os três fazem parte de uma galera que ama colecionar e fotografar figuras de LEGO em situações inusitadas. Assim como os Busólogos, os fãs da LEGOgraphy são aquela galera com interesses estranhos que ninguém sabia que existia.

lego_fineart_2

Depois de atingirem entre 3 mil e 5 mil seguidores em seus perfis do Instagram, os três fotógrafos decidiram formar um coletivo chamado de Stick In Plastic e, como um próximo passo, montar exposições fine art com as fotos de LEGO. O último projeto do grupo é uma exposição no Bryan Ohno Gallery com o título de “In LEGO, We Connect”.

lego_fineart_1

É o tipo da ideia que ninguém pensou, mas que depois todo mundo acha simples. Como fotografia fine art as imagens são esteticamente bonitas e são vendáveis. Se vão se valorizar com o tempo ninguém sabe, mas esse é o caminho. Apostar em seu talento e desenvolver seu tema. Além de poder se tornar algo lucrativo, o seu lado criativo vai se sentir recompensado.

Um pequeno vídeo produzido para a atual exposição ela NBC de Seatle.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários