Meio Bit » Arquivo » Hardware » Windows 10 dará suporte a autenticação biométrica

Windows 10 dará suporte a autenticação biométrica

Senhas são coisa do passado? Windows 10 dará suporte a autenticação biométrica (digitais e retina) a fim de oferecer uma camada de segurança mais robusta

9 anos atrás

biometric-auth

Não é novidade nenhuma que a gente não aprendeu até hoje a utilizar senhas decentes. Isso é uma preocupação geral, tanto que a autenticação em dois passos vem se tornando popular; afinal é uma camada a mais de segurança. Temos a autenticação biométrica também, tanto por impressões digitais quanto por retina, embora existam alguns problemas quanto à aplicação desta última.

Pois agora o método encontrou um aliado de peso: a Microsoft anunciou que o Windows 10 dará suporte à tecnologia da FIDO Alliance e passará a oferecer mais essa camada de segurança a seus usuários.

A Microsoft, que faz parte do consórcio da FIDO Alliance (que conta também com ARM, Qualcomm, Alibaba, BlackBerry, Google, Samsung, MasterCard, Visa, Bank of America, PayPal e outras) ajudou a desenvolver alguns designs das especificações técnicas da versão 2.0 do padrão para identificação biométrica, reconhecendo que tanto no desktop quanto para dispositivos mobile, senhas não são mais uma ferramenta tão segura simplesmente porque não sabemos usá-las de uma forma decente.

A FIDO Alliance espera que no futuro nós abandonemos completamente as senhas em favor da autenticação através das digitais ou de um scanner de retina, algo que não pode ser tão facilmente burlado independente do que o pessoal do FUD diga.

Claro que aqui esbarramos em algumas questões práticas: nem todo mundo consegue utilizar scanners de digitais por diversos motivos, desde danos até impressões tão sutis que o leitor não consegue ler. Scanners de retina esbarram em problemas parecidos, portanto não vamos conseguir nos livrar das senhas por completo.

Eu acredito que adicionar uma camada a mais de segurança, seja através de autenticação biométrica ou verificação em dois passos é algo importantíssimo, que as empresas precisam sim levar em conta e oferecer suporte. Com a iniciativa da Microsoft não apenas os que desenvolvem periféricos do tipo terão um SO que dará suporte nativo, como teremos smartphones Windows mais seguros no futuro. Quando mais medidas de segurança para proteger nossos dados estiverem disponíveis melhor, e dito isso as senhas ainda viverão por um bom tempo.

Fonte: MS.

relacionados


Comentários