Meio Bit » Arquivo » Games » Aleluia, irmãos: a Apple vai permitir apps com 4 GB

Aleluia, irmãos: a Apple vai permitir apps com 4 GB

Apple agora permitirá que aplicativos vendidos na App Store tenham tamanho máximo de 4 GB, algo que vai beneficiar jogos mais complexos.

9 anos atrás

Confesso que um dos fortes motivos pelos quais comprei o iPad mini 3 foi para jogar Dragon Quest VIII numa tela maior que a do iPhone 4S. O jogo é simplesmente maravilhoso, um dos melhores da franquia Dragon Quest, mas tem um defeito meio grave em comparação com a versão original do PlayStation 2: para o aplicativo caber em 1,5 GB; a desenvolvedora Level-5 teve que tirar a ótima dublagem norte-americana.

Laguna_Steve_Jobs_Limit

♪♫ Ei irmão, vamos seguir com fé tudo que ensinou o homem de Cupertino ♩♬ (crédito: The Onion)

A App Store limitava o tamanho máximo dos aplicativos em 2 GB, o que supostamente impediu que versões mobile de jogos como o (na minha opinião) medíocre Final Fantasy VII fossem lançados na lojinha da Apple. Junto a joysticks licenciados, agora desenvolvedoras e editoras como a Square Enix não têm mais desculpas para jogos maiores e mais complexos nos smartphones e tablets!

Laguna_DQ8_Valentina_iPad

O tio Laguna quis colocar uma captura de tela da Jessica, mas o Adsense poderia achar o belo decote ofensivo

A Apple acaba de divulgar que a partir de agora a App Store aceitará aplicativos com no máximo até 4 GB de tamanho. Lembrando que o limite máximo do tamanho dos aplicativos que podem ser baixados pela rede de telefonia celular continua o mesmo, 100 MB. Maior que isso, somente por Wi-Fi ou mesmo sincronizando no computador usando iTunes.

Exatos dois anos atrás, era lançado discretamente o primeiro iGadget com 128 GB de memória secundária (armazenamento), um iPad 4. Desde então, todos os tablets lançados com iOS vinham com opção de 128 GB. Além do esquecido iPod Touch, outra exceção entre os aparelhos da Apple era o iPhone, que só veio ganhar versão de 128 GB no iPhone 6 (e o Plus).

Como iPads e iPhones têm sido lançados com versão de 128 GB, não haveria motivo técnico relevante para manter o limite de 2 GB por app. Outros sistemas operacionais mobile podem se beneficiar da recente medida da Apple, pois normalmente os aplicativos mobile são desenvolvidos primeiro para o lucrativo iOS e logo depois são portados para plataformas como Android e/ou Windows Phone.

O problema agora é que um app com 4 GB não poderá mais rodar em um iPhone 4S ou 5C com 8 GB, então fica a torcida para que a Apple evite oferecer no futuro velhos iPhones com espaço de armazenamento inferior a 16 GB. Velhos iPads são oferecidos com no mínimo 16 GB. Também é bom lembrar que 4 GB é o tamanho máximo suportado de um único arquivo nas partições formatadas em FAT32, então em caso de backup em HD externo dos binários da iTunes Store pelo Windows certifique-se de que a partição esteja formatada em exFAT ou NTFS.

O tio Laguna mal pode esperar para também jogar o excelente Final Fantasy X no iPad. Ao menos no que tange ao espaço, não há impedimento para isso.

Fonte: Cult of Mac.

relacionados


Comentários