Como esperado, visitação dos sites de notícias espanhóis vai pra vala

Simpson,_Nelson_Muntz (1)

O Alemão é o único idioma do mundo que poderia ter uma palavra como schadenfreude. É um termo que significa a sensação de satisfação quando vemos algo ruim acontecendo com outra pessoa. Não é um sentimento bonito, não é um sentimento cristão, mas eu nunca disse que era uma boa pessoa, então experimento uma schadenfreude porreta ao ver a mídia espanhola se ferrar.

Como noticiamos aqui, eles fizeram um bruta lobby para que o governo espanhol passasse Leis de direitos autorais onde sites que indexassem portais de notícias seriam obrigados a pagar pelo privilégio de mandar tráfego pra eles. O Google não gostou, avisou que ia puxar o carro.

Os sites perceberam a hagada, correram pro governo pedindo para que o Google fosse impedido de não prestar seu serviço e ser cobrado por isso. Vendo o absurdo da situação o governo de Madrid mandou os jornais chuparem prego, e conforme prometido e anunciando, o Google News Espanha agora cai numa página explicando a situação.

O resultado?

Nas primeiras horas a Chartbeat, uma empresa que mede tráfego web monitorou 50 sites espanhóis, indo de pequenos até grandes portais. A audiência caiu em média entre 10% e 15%, e mesmo assim são dados de clientes que aceitaram divulgar, mesmo anonimamente os valores.

Veja o gráfico, mostrando o tráfego, menos vindo de sites de buscas e mídias sociais. Às 02:30 o Google News sai do ar…

spain-links

Isso é lindo, lindo! Em azul o tráfego do dia, em verde o mesmo período uma semana atrás.

É só o começo do primeiro dia. Imagine quando todos os caches, links espalhados por aí e similares forem para o limbo.

Na Alemanha, que implementou uma legislação idiota semelhante, o tráfego dos sites caiu 40% vindo do Google e 80% vindo do Google News, que não foi fechado mas bem limitado. Os portais perceberam e partiram pra negociar.

Agora é esperar a Espanha mudar de novo a legislação e os sites voltarem rastejando implorando um linkzinho pelamordedeus.

Fonte: Giga Om.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples