Meio Bit » Arquivo » Games » Para Miyamoto, outras empresas são “entediantes”

Para Miyamoto, outras empresas são “entediantes”

Shigeru Miyamoto critica outras empresas ao dizer que elas são entediantes e afirma que nunca penso nos games como uma forma de contar histórias. Concorda com tudo isso?

9 anos atrás

Shigeru-Miyamoto

Como a Nintendo costuma ser comparada a casa do Mickey, acho que podemos dizer que Shigeru Miyamoto é "o Walt Disney dos games" e como tal, talvez não exista nenhuma outra pessoa na indústria com tanta autoridade para criticar o que outras empresas estão criando e em uma entrevista ao jornal Telegraph, o game designer não poupou palavras para reclamar do atual estado da indústria.

O que as outras companhias estão fazendo faz sentido do ponto de vista de negócios, mas é entediante. Os mesmos jogos aparecem em todos os sistemas. Na Nintendo queremos um ambiente em que os criadores possam colaborar e pensar em ideias para jogos que nunca existiram.

Muitos poderão dizer que o Miyamoto está com dor de cotovelo porque muitas desenvolvedoras estão ignorando o Wii U e que há anos a Nintendo só tem feito mais do mesmo, opinião com a qual não concordo, mas acho que de certa forma ele tem razão. Não podemos dizer que não existe nada novo feito fora da BigN, mas me parece claro que aquilo que diferencia os videogames da empresa das demais são as franquias inigualáveis que possuem.

Outro comentário interessante feito pelo criador do Mario diz respeito ao cinema, já que ele garante que nunca pensou nos jogos eletrônicos como uma maneira de contar histórias e embora muitas pessoas tenham lhe pedido para fazer filmes, nunca teve interesse. Isso parece ter mudado recentemente, já que ele acabou dirigindo três curtas baseados na série Pikmin.

Esses jovens criadores de games, eles querem ser reconhecidos,” afirmou Shigeru Miyamoto. “Eles querem contar histórias que toquem o coração das pessoas e embora eu entenda esse desejo, essa tendência me assusta. deveria ser a experiência, isso é tocante… Quando você joga um game, num momento você está apenas controlando [o personagem] e de repente você sente que está naquele mundo e isso é algo que não pode ser experimentado através dos filmes ou da literatura. É uma experiência completamente única.

Neste caso eu só consigo concordar parcialmente com o Shigsy. Na minha opinião os livros também possuem a capacidade de nos transportar para seus mundos, mesmo que não nos colocando ativamente na história e também sempre defenderei que os jogos são uma excelente maneira de se contar uma história. De resto, acho que eles está com a razão.

relacionados


Comentários