Por causa do Google milhares de candidatos a transplante correrão risco de morte!

google-self-driving-car-jpg

Em Terra Imperial Arthur Clarke comenta que era crime dirigir manualmente um automóvel em via pública. Os comandos manuais só ficavam disponíveis no final da jornada, para estacionar na garagem. É um futuro meio assustador, que agora está próximo de se tornar realidade. Alguns especulam que em 25 anos teremos boa parte da frota mundial composta de carros autônomos, o que é péssimo pra motoristas saudosistas mas trará um efeito importantíssimo: diminuirá muito o número de acidentes.

Isso afetará um outro índice, e de forma muito ruim: diminuirá o número de órgãos disponíveis para doação.

Pode reparar: nenhum governo investe muito em campanhas para motociclistas usarem capacete. Eles são os doadores ideais, em geral acabam com morte cerebral e órgãos intactos. Logo depois vêm os acidentados no trânsito. Doentes crônicos, idosos, não servem pra transplante, em geral quando morrem os corpos estão atulhados de drogas, já um fígado de um sujeito que se achava esperto demais para usar cinto de segurança termina prontinho pra ser transplantado pra alguém que vai cuidar melhor dele.

Isso, claro, quando o processo não esparra em famílias egoístas que preferem deixar os órgãos apodrecerem a ajudar outras pessoas.

Se removermos da equação os acidentes de trânsito, lembrando que carros automáticos tendem a não atropelar pessoas também, não teremos de onde suprir a demanda, que já não é suprida, diga-se de passagem.

Como o Papa não vai deixar, dificilmente teremos um esquema de clonagem para órgãos de reposição, igual em Krypton. A alternativa é proposta por Bre Pettis, criador da MakerBot, e é… impressão de órgãos em impressoras 3D. Não é ficção científica, a Autodesk estava desenvolvendo softwares pra isso, mas é uma pesquisa muito, muito preliminar e nem de longe contempla órgãos complexos. 25 anos não é tempo suficiente para algo tão grandioso, que nem sabemos se é realmente possível chegar ao mercado.

Por sorte como sempre a China irá nos salvar. Se as cotações não mudarem e você precisar mesmo de um rim, poderá trocar por um iPad.

Fonte: EG.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • CARACA!!! Nunca parei para pensar sob esse aspecto!!!

  • Marcus Pereira

    Gostei do texto, como sempre gosto dos textos do Cardoso.
    Mas não gostei do título. “Sensacionalista” demais, combina mais com o Giz (E esse é um dos motivos pelo qual estou cada dia mais “brochado” com o mesmo).
    Felizmente a qualidade dos textos do Meiobit continua impecável (na maioria das vezes) 🙂

  • Como o Google ainda não tem um projeto de moto autônoma, acho que poderemos continuam usando os motociclistas.

    • Leandro Ramiro

      Verdade kkkkkkkkkk vão se matar mesmo.

  • Marcus Pereira

    Acho que o servidor está bugado, meu comentário anterior desapareceu.

    Não tem problema, posto novamente:

    “Não gostei do título, muito sensacionalista. Espero isso do Gizmodo não do Meiobit.”

  • Pacificador

    KCT!!!
    Até para risco de transplantes, querem colocar a culpa no Google???

    • dv47

      Exactly!

    • Keaton

      Isso é um plano do PT para desviar um pouco a culpa deles para outros locais.

  • Ursinhomalvado

    Com uma pontinha de otimismo, acredito que nem a ignorância religiosa vai impedir que órgãos sejam clonados no futuro. Por mais que estes palermas digam acreditar na salvação divina, todos se cagam de medo de morrer.

    • Denis J. Alves

      Existe um lugar melhor do que aqui – o chamam de paraíso – mas nem os mais devotos querem ir pra lá.

  • Chicken Little

    Para evolução da espécie, é melhor um indivíduo inconsequente, ou um indivíduo doente? Melhor matar (ou deixar morrer) alguém saudável para salvar alguém doente? Não, né.
    Prefiro a opção que morram menos pessoas no trânsito e que os órgãos artificiais apareçam logo..

    • Logo. 100 anos. 200, talvez. Eu prefiro ser imortal. E rico. E ter super poderes. Mas isso sou eu…

  • Chicken Little

    Opinião:

    não gostei do título: Por causa do Google milhares de candidatos a transplante correrão risco de morte!

    mas gostei da url: carros-autonomos-serao-responsaveis-por-aceleracao-das-pesquisas-de-impressao-3d-de-orgaos

    • Como todo blog decente o título normalmente é elaborado conforme o gosto pessoal do autor do texto (refletindo ou não a opinião dele), mas a URL é a mais honesta possível.

      • Achei ofensivo. Apaga.

        • Lucas Timm

          Liga praquele juiz lá do ES que ele manda apagar.

        • Keaton

          Offensivo seria algo do genero:
          “Por causa da merda do Google milhares de candidatos a transplante correm o risco de se foderem!”

    • Tiago Holsi

      É verdade.
      Esse título é o mesmo que dizer que se não jogar lixo na rua o gari vai perder o emprego dele.

  • Murilo Teixeira

    Hm… então por isso que a saúde do país é uma bosta. Para controle populacional. Esse governo pensa no futuro!!!

    • Alcy2k

      Já imaginou se o Brasil tivesse uma saúde e educação pública de 1a.? Quem sairia perdendo?

  • Filipe Pereira Andrade

    Sim, queremos que vc môrra, para assim pegarmos seu Rin, seu Fígado, Pulmões seu Coração e fazer teste em cachorros de transplante de cérebro( usando o seu é claro ) !

  • Joelson Ferreira

    kkk….cinismo level yoda

  • Marcoscs

    Cardoso escrevendo sob o efeito de drogas recreativas….

  • paulokdvc

    “…Isso, claro, quando o processo não esparra em famílias egoístas que preferem deixar os órgãos apodrecerem a ajudar outras pessoas.”

    Confesso que de 1 (um) ano pra cá, mudei de opinião quanto a isso. Quando você descobre que o hospital têm um psicólogo que recebe para trabalhar a família que perdeu seu ente querido para doar os órgãos, que este mesmo psicólogo juntamente com o hospital ganham por doação e transplantes de órgãos e ainda, você não tem a certeza de quem realmente vai receber, seja por necessidade ou porquê têm muito dinheiro. Sim, o mundo dos transplantes não é tão humano assim. Prefiro que os órgão apodreçam do que perpetue a vontade dos que possuem mais recursos financeiros e chegam depois.

    Hoje 21/08/2014 ainda não consegui descobrir quem paga ao psicólogo e o hospital, as verbas recebidas em espécies numa carta fechada. Só quem trabalha num hospital de verdade sabe o que quero dizer.

    • Downgrading

      Rapaz, vc está dizendo que presenciou ou conhece algum esquema de venda de órgãos? Isso é crime, aliás, vários crimes. Se você conhece algum esquema de corrupção como dá a entender, deve denunciar à polícia civil ou ministério público, ou então você é conivente com a situação. Se não conhece, então respeite um assunto que é crucial para várias pessoas.

      • E mesmo que exista esse esquema realmente, devo deixar de doar um órgão (que não vai servir para mais nada) para uma pessoa ser salva por causa disso? Mesmo que essa pessoa esteja “comprando” o órgão é uma vida que vai ser salva. Não estou diminuindo o terrível crime que seria a compra de órgãos, mas deixar de doar por causa disso é simplesmente inconcebível para mim.

  • tiago

    Esse texto parece saído do livro freaknomics, uma solução desejável, que leva a um problema totalmente desvinculados, mas que a solução depende exclusivamente do problema anterior rsrsrs.

    E faz todo o sentido. Para resolver o problema o governo vai baixar o IPI das motos 125 cc, por que as maiores apesar de favorecerem as mortes cerebrais não sobram órgãos para doação kkk

  • Ok, esse post me deixou pensativo.

  • Cacio Frigerio

    A qualidade dos posts está diminuindo Cardoso.. Todo grande escritor tem suas crises?

    Sua extrapolação foi ridícula.. Além de estatisticamente incoerente… Querer salvar uma vida.. Ceifando outra? Melhor nem comentar…

    • OverlordBR

      É que você não pagou a mensalidade do MeioBit.
      Eu paguei e tenho acesso ao texto completo, com fotos da Vendramini e um DLC com uma coletânea de xingamentos pessoais personalizados a gosto do freguês, especialmente produzidos pelo Cardoso.

      Assina já, cara!

      • Cacio Frigerio

        Ta certo que não tem como ser genial todas as vezes… mas este texto eu achei que era do Ronaldo Gogoni.. sei la.. ate achei que o Yeltsen tinha voltado a escrever no meiobit…

  • Felipe

    Cara, de onde você tirou que quase nenhum pais faz campanha para uso de capacete? É melhor retirar a vida de alguém saudável para salvar um moribundo?

  • Guest

    Mas, essa é fácil…e eu nem sou cientista!!

    É só no protocolo anti-colisão, ter um parâmetro para abrir caminho para as ambulâncias….não precisaria nem ligar as “malditas” sirenes barulhentas….pq os carros autônomos sairiam automaticamente da frente delas abrindo um corredor livre, muito mais rápido do que a boa vontade dos motorista de hoje!

    • Michael Lopes

      Você leu o artigo ?

      • Rodrigo Menezes

        kkkk né?

  • Carlos Henrique Campello

    No caso de idosos e pacientes com câncer, por exemplo, somente as córneas são aproveitadas, quando o hospital tem um setor específico pra isto e as famílias aceitam assinar os papeis para doação. Os demais órgãos, como dito no post, nem sequer passam por avaliação.

  • Cristovao Andrade

    Enquanto as impressões de órgãos reais não estão em efetivo, podemos usar órgãos mecânicos (processo atrasado desde quando a medicina existe).

  • Pingback: Sala da Justiça #33 — Usina solar assassina, fatality no gelo, filtro solar e mais()

  • Narciso L. Junior

    então agora é torcer pra tecnologia medica de impresão 3d avançar monstruosamente em 25 anos

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia