Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Mozilla não está fazendo um “Firefox TV”; já os parceiros…

Mozilla não está fazendo um “Firefox TV”; já os parceiros…

Mozilla tira o seu da reta e diz não estar trabalhando ou investindo em um dongle para TV, mas deixa a porta aberta para parceiros fazerem o que quiserem

10 anos atrás

supposed-firefox-tv

A moda de 2014 é streaming para a TV. Seja programação ou games, todo mundo quer morder uma fatia do bolo. Enquanto a Netflix investe em mais conteúdos originais e a Sony meio que patina cobrando preços insensatos no PS Now, há também os dispositivos que prometem transformar qualquer TV meia-boca numa Smart TV de respeito. Há a Apple TV, que finalmente saiu da categoria hobby, o Roku, o Chromecast, a fireTV da Amazon... E parece que a Mozilla está pensando em entrar nessa briga.

A confusão começou com este tweet de Christian Heilmann, desenvolvedor e evangelista da Mozilla. Ele exibiu um dongle afirmando se tratar de um protótipo que está sendo desenvolvido com base no FirefoxOS, de modo a permitir o compartilhamento de conteúdo no smartphone na TV da mesma forma que o Chromecast. Esta seria uma evolução do trabalho já desenvolvido com o próprio navegador, já que alguns devs já andaram brincando com a possibilidade de compartilhar vídeos com o Roku através do navegador. Além disso, como o desenvolvimento é feito de forma completamente aberta, parceiros poderiam criar o que quisessem sem se limitar às restrições encontradas no SDL do Google ou no iOS, que limitam certos conteúdos.

O pessoal do GigaOM inclusive colocou as mãos sabe-se lá como em um protótipo e o testou. Ele não só funciona de forma similar ao Chromecast como suporta alguns apps do mesmo:

Mozilla's Chromecast killer: a streaming stick based on Firefox OS

A Mozilla entretanto saiu pela tangente. Através de um comunicado, um representante da companhia disse que "este projeto não pertence à Mozilla, e ela não fabrica dispositivos". Apesar disso ela disse que terceiros podem fazer o que quiser com o FirefoxOS, inclusive desenvolver hardware próprio, sem restrições.

Embora soe como desculpa esfarrapada, isso pode significar que a Mozilla pode não estar investindo tempo e dinheiro no tal Firefox TV, mas também não vai impedir terceiros de levarem seus projetos adiante. E se isso servir para popularizar o SO da raposinha, melhor para ela. No fim todos saem ganhando, e dependendo de como ele se apresentar em sua versão final até o consumidor, pois será mais um dispositivo interessante a aquecer a guerra do conteúdo adicional para TVs.

Fonte: r/c.

relacionados


Comentários