Meio Bit » Arquivo » Ciência » A Fraude da Fraude da FIFA nas Redes Sociais

A Fraude da Fraude da FIFA nas Redes Sociais

O tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus continua uma boa e os espertonautas da internet continuam a armar seus golpes. Agora são os perfis de “denúncia” contra a FIFA, alegando fraude nos jogos: para “provar” seu ponto vários perfis já estão preparando os posts avisando com antecedência dos resultados dos jogos. Pior, eles vão acertar. Como? Eu conto…

10 anos atrás

fraudefifa

Um dos espertões menos espertos. Cortesia do Gabriel, via tuinto.

No último Nerdologia o Átila comenta um velho truque, que aprendi em um episódio d'Os Simpsons. Funciona assim: digamos que você quer vender um livro de dicas esportivas e não tem um DeLorean. Como proceder?

Simples: pegue um mailing de 10 mil fãs de esporte. Faltando 5 jogos pra final do campeonato, mande para 5.000 uma carta dizendo que o time A irá vencer. Para os outros 5.000, mande a carta com a vitória do time B.

O Time A ganhou. Elimine os endereços que receberam a previsão do time B.

Próxima rodada: dos 5.000 que receberam a previsão correta, para 2.500 diga que o Time A irá vencer, para 2.500 avise que será o Time C.

Time A ganhou. Elimine os outros 2.500, repita o processo.

Ao final um grupo de torcedores terá recebido cartas prevendo EXATAMENTE o resultado do jogo, eles acreditarão que você tem poderes paranormais ou um método INFALÍVEL para prever resultados esportivos, e por apenas R$ 250,00 está disposto a dividir esse segredo.

Isso acontece MUITO nos EUA, onde a cultura de apostas é bem maior do que aqui, mas o Brasil arrumou um jeito de bagunçar do mesmo jeito. Somos a terra do Jucelino da Luz, da (finada) Mãe Diná, dos pais de santo no final de ano, das ciganas, videntes e do mau pressentimento. E das conspirações. O brasileiro adora culpar as estrelas por seus problemas, quando sabemos que as estrelas só são culpadas por causar câncer em jovens atraentes.

Walter Mercado

TUDO aqui é “fraude”, ninguém aceita um resultado negativo, admite uma derrota. Eleição? Fraude. BBB? Roubado. Enquete online? Ganhou por usar bot (sendo que todos usam, então a fraude se anula).

Se o resultado não agrada, é comprado, manipulado, há “interesses ocultos”. E aí o poder desses interesses é infinito. Tira páginas do Facebook, apaga perfis do Twitter, interfere em redes celulares e escolhe vencedores da Copa do Mundo.

Isso atraiu uma escória de desocupados digitais da pior espécie, o pessoal que quer atenção a qualquer custo. Eles apostam na ingenuidade alheia, e ninguém nunca perdeu dinheiro fazendo isso. O truque é uma variação do esquema descrito no começo do texto. Se tornou popular com o penúltimo BBB, um desocupado “adivinhava” quais seriam os eliminados, e provava com twits enviados antes da eliminação.

Como o sujeito fazia isso? Fácil.

1 — Crie um perfil de denúncia no Twitter;

2 — Marque o perfil como privado;

3 — Post tweets avisando do vencedor, “Fulano vai ser eliminado hoje”;

4 — Repita o post para todos os candidatos a eliminação;

5 — Depois que sair o resultado, apague os que não acertaram, deixando somente a previsão correta;

6 — Torne o perfil público, repasse para otários inocentes e veja o circo pegar fogo.

Cardoso_FIFA_fraude

O mané das imagens acima esqueceu de fechar o perfil, são mais de 300 tweets repletos de “resultados” da Copa.

Existem muitas formas de tirar dinheiro de trouxas. Fingir que é capaz de prever o futuro é uma das melhores, e não há forma mais garantida de acertar previsões para o futuro do que prever o futuro do passado. Portanto, cuidado com perfis de denúncias escabrosas acertando tudo com precisão absoluta. Eu sei que vai soar inacreditável, mas nem tudo que está na internet é verdade.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários