Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple pretende mesmo criar sistema de pagamentos móvel

Apple pretende mesmo criar sistema de pagamentos móvel

Busca da Apple por profissionais da indústria de pagamentos reforçam indícios de que empresa está mesmo interessada em concorrer com Google Wallet e PayPal.

10 anos atrás

iphone-money

Pelo visto todo mundo está correndo para oferecer serviços de pagamentos digitais. O modelo do PayPal atualmente é o mais estabelecido e utilizado, seguido de perto pelo Google Wallet que há pouco tempo se integrou ao Gmail permitindo enviar dinheiro para amigos e pagar contas diretamente, ainda que com uma taxa. Até o Facebook vai entrar na brincadeira.

Claro, a Apple que de boba não tem nada está planejando entrar nesse ramo, e para isso não estaria poupando esforços para revolucionar o sistema, para variar.

De acordo com o re/code Cupertino estaria entrevistando profissionais da indústria de pagamentos em busca de preencher duas vagas, uma para líder de produtos e outra para líder de desenvolvimento. Como se não bastasse o CEO Tim Cook já demonstrou interesse em entrar nessa seara, embora não tenha dado detalhes. De qualquer forma a presença do ID Touch em iPhones seria peça chave para a implantação do sistema assim como os iBeacons, que ela já utiliza em todas as suas lojas nos Estados Unidos.

Porém como seria o sistema? Pense assim: hoje o iTunes possui mais de 600 milhões de usuários, a maioria deles com cartões de crédito vinculados às suas contas. O sistema seria uma evolução disso, permitindo que o consumidor utilize sua Apple ID para realizar compras fora da lojinha da Apple, desde que estabelecimentos venham a suportá-lo. Com uma combinação com uma carteira virtual como o Google Wallet, Touch ID e iBeacon, seria perfeitamente possível um consumidor entrar numa loja, pegar um produto, escaneá-lo com o iPhone, pagar com uma confirmação do Touch ID e sair, enquanto o iBeacon comunicaria a venda ao sistema do estabelecimento. Sem filas, sem nada.

Uma das fontes diz que "essa ambição (da Apple) é muito séria". Não obstante informes anteriores acusam que o PayPal tem negociado com a Apple para fechar uma parceria de pagamentos móveis, só que a iniciativa não partiu de Cook e Cia. Ltda., o que leva especialistas a acreditarem que a empresa da maçã sequer precise dela, vindo a oferecer uma solução própria e buscando concorrer agressivamente tanto com o PayPal quanto com o Google Wallet. A intenção da Apple em adquirir a Square, a empresa de pagamentos mobile do co-fundador do Twitter Jack Dorsey é um bom indício de que ela não pretende fazer parcerias, mas vai andar com as próprias pernas. Resta saber se vai dar certo.

Fonte: r/c.

relacionados


Comentários