Meio Bit » Arquivo » Ciência » NASA prepara uma estação espacial com lasers. George Lucas prepara advogados

NASA prepara uma estação espacial com lasers. George Lucas prepara advogados

NASA vai finalmente ter uma estação espacial armada com lasers, mas não se preocupe: está mais pra bitbitbit do que pra pewpewpew. Pelo menos por enquanto.

10 anos atrás

alderaan

Calma, é só Alderaan. Dessa vez…

A princípio a impressão é que Obama voltou atrás na decisão de não construir uma Estrela da Morte. A notícia de que lasers apontados para a Terra pegou todo mundo de surpresa. Dá até pra imaginar a imprensa sendo convocada e ele anunciando “Testemunhem agora o poder de fogo desta estação espacial completamente armada e operacional!”.

Infelizmente o orçamento da NASA está curto, então o protótipo que subiu ontem em uma cápsula Dragon da SpaceX é um tiquinho menos poderoso, e só será usado em comunicações. A idéia é continuar os experimentos da sonda LADEE, que conseguiu um link laser com a Terra de 622 Mb/s.

Dessa vez o projeto se chama OPALS — Optical Payload for Lasercomm Science. É um sistema de comunicação por laser que se der certo no futuro garantirá uma largura de banda muito maior do que a disponível hoje para a ISS, usando rádio convencional de banda Ku.

opals_iss_demo

O OPALS mirará um laser em um telescópio em Wrightwood, Califórnia. Como a ISS orbita só a 370 km de altitude, ela só ficará visível por 2 minutos de cada vez. Nesse tempo o OPALS tentará transmitir, em um link de 50 Mb/s um vídeo. O objetivo da missão é esse. Se der certo significará que conseguiram alinhar um ponto no planeta girando a 1.670 km/h com uma estação espacial a 370 km de distância se movendo a 7,7 km/s.

A solução, claro, não é prática da forma atual, mas se o laser apontar para um satélite geoestacionário, que por sua vez replique o sinal, lançando um laser em direção a uma estação terrestre, teremos um link de alta velocidade permanente.

Hoje a ISS funciona com um link máximo de 300 Mb/s. Já está todo tomado, Netflix não é uma opção. Com lasers a NASA TV poderá fazer streaming 4K 24/7. Será o supremo screensaver.

Claro, a grande discussão filosófica continua sendo se o sinal sai da ISS pra Terra, é upload ou download?

Fonte: JPL.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários