Meio Bit » Arquivo » Ciência » Falling Skies — paraquedista filma meteoro em plena queda

Falling Skies — paraquedista filma meteoro em plena queda

É o tipo de coisa rara, inédita mas inevitavel: um sujeito filmou, sem-querer, a queda de um meteoro. Em vôo. Saltando de paraquedas. E passando de raspão.

10 anos atrás

meteorodapaixao

Em um xkcd relevante o autor comenta que, sem alarde, a popularização de câmeras e smartphones encerrou o debate sobre a existência de fantasmas, monstros, discos voadores, políticos honestos, fadas e outras criaturas mitológicas. É verdade. Hoje em dia uma fração considerável da Humanidade carrega consigo um equipamento capaz de gravar imagens, e as “aparições” não cresceram proporcionalmente.

Por outro lado vemos corriqueiramente acidentes de trem, batidas de carro, gente escapando “miraculosamente” de atropelamentos, gatos tocando piano e muitas coisas que antes ninguém via. Durante todos os Anos 80 dá pra contar nos dedos quantos acidentes foram filmados, quase todos por equipes de TV fazendo alguma matéria nas estradas. Hoje os russos transformaram o testemunho desse tipo de coisa em algo tedioso.

Daí o vídeo feito por Anders Helstrup ser surpreendente, inédito e inevitável.
Durante um salto em 2012 sobre Hedmark, na Noruega ele foi surpreendido por um OCNI — Objeto Cadente Não-Identificado. Foi tudo muito rápido, a coisa passou por ele, caindo como uma pedra. Aliás, era uma pedra, e como pedras não costumam sair flutuando por aí, muito provavelmente veio do espaço.

Breve Glossário:

  • Meteoroide — corpo pequeno em órbita no Sistema Solar
  • Meteoro — corpo ou fragmento dentro da atmosfera terrestre
  • Meteorito — o que resta do corpo depois que atinge o chão. Ou um cachorro.

O fragmento, de tamanho razoável parece ser fruto de uma explosão em altitude bem mais alta. Toda a energia cinética é convertida em energia térmica, e o meteoro cai em queda livre, atingindo velocidade terminal, uns 200 km/h, quando o atrito e a pressão aerodinâmica contrabalançam a aceleração gravitacional.

Isso significa que se fosse atingido Anders não ficaria com um buraco na cara igual àquela cerra aterrorizante em Gravidade, apenas morreria de uma senhora pedrada.

Pois bem, ele não morreu e foi gentil em divulgar o vídeo, em Full HD:

Fonte: PP.

relacionados


Comentários