Meio Bit » Arquivo » Hardware » Surgem primeiras imagens de Cortana, a assistente virtual da Microsoft [UPDATE]

Surgem primeiras imagens de Cortana, a assistente virtual da Microsoft [UPDATE]

Site The Verge teve acesso às primeiras imagens de Cortana, a assistente virtual da Microsoft que muito provavelmente dará as caras no Windows Phone 8.1

10 anos atrás

halo-4-cortana

Cortana, a assistente virtual desenvolvida pela Microsoft como uma resposta à Siri e ao Google Now começa a tomar forma. Nós já vimos algumas de suas particularidades, como por exemplo será capaz de sugerir conteúdo ao usuário de acordo com suas preferências, ler seus e-mails e outras coisas. Agora fontes internas próximas ao desenvolvimento da assistente soltaram imagens de como ela se parecerá no Windows Phone 8.1, a primeira plataforma a recebê-la.

A imagem abaixo revela algo que o The Verge já havia mencionado e que era um tanto óbvio: Cortana será um ícone circular animado que seguirá o padrão de cores do sistema, sepultando de vez as esperanças de quem acreditava ver a personagem modelada a partir da atriz Mackenzie Mason em Halo 4. Por outro lado a voz de Jen Taylor permanecerá.

cortana-settings

Assim como a Siri, Cortana poderá se endereçar ao usuário como ele desejar. Ele pode escolher ser chamado pelo nome, um pronome de tratamento ou mesmo um apelido (e já prevejo um monte de marmanjos escolhendo Master Chief). Como mencionado em rumores anteriores, Cortana contará com um banco de dados central chamado Notebook. Entretanto será possível controlar o que você deseja que ela leia e acesse, se ela poderá lhe dar sugestões ou assumir uma função mais passiva, entrando em ação somente quando solicitada. De qualquer forma, a Microsoft planeja fazer de Cortana uma experiência única, muito além do que Apple e Google realizaram com seus assistentes, portanto é desejo da empresa que ela não fique limitada a smartphones: no WP8.1 ela substituirá a pesquisa tradicional, mas há planos de portá-la para Windows 8.1 (Full e RT), Xbox One e até mesmo iOS e Android via Bing. E mais: ela seria responsável por organizar a vida do usuário, unificando as plataformas.

Oficialmente a Microsoft não soltou um pio sobre Cortana, mas quem já teve acesso ao SDK jura de pé junto que um beta será disponibilizado no Windows Phone 8.1, cujo lançamento está previsto para a conferência BUILD 2014, que será realizada mais cedo este ano, no início de abril. Fora isso há também a possibilidade da Microsoft anunciar as primeiras informações sobre uma nova versão do Windows, que seria lançado em 2015.

UPDATE: temos um vídeo de Cortana rodando num Windows Phone, mas infelizmente a voz da assistente não foi revelada:

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários