Meio Bit » Arquivo » Games » NFC — tecnologia interessante que quase funciona

NFC — tecnologia interessante que quase funciona

NFC — Isso funciona? É diferencial na hora de comprar um celular? Sim, não e talvez. Assim como um raio prestes a cair, o NFC é repleto de potencial, e se você for imaginativo descobrirá excelentes usos pra essa tecnologia, mas ainda está longe de ser popularizada.

10 anos atrás

Nos velhos tempos do Palm a forma mais prática de trocar dados com outros usuários era mandar por infravermelho. Um simples beam resolvia tudo. Usávamos para transferir contatos, imagens e até, pelo que me lembro, joguinhos.

Com o tempo veio o Bluetooth, e tudo ficou confuso. São um monte de versões, limitações especificadas e artificais como a do iPhone, necessidade de emparelhar aparelhos, uma burocracia danada. Muitas vezes preferi mandar arquivos via SkyDrive e Dropbox, ou e-mail mesmo, do que tentar por Bluetooth.

A tecnologia NFC se propõe a resolver isso. Em teoria você pode mandar imagens, músicas e outros dados, de um aparelho para outro, apenas com um toque. Há caixas de som que tocam quando você coloca o aparelho em cima delas, e por aí vai. Minha experiência não foi tão feliz, esfreguei tanto os aparelhos que quase descobri o fogo, mas comunicação que é bom, nada.

Uma grande diferença do NFC para o Bluetooth é que ele não precisa de um computador. Os breguetes na foto acima são etiquetas NFC, que você pode usar para gravar e transferir dados, automatizar serviços e facilitar sua vida.

COMO?

Boa pergunta. Pra começar, ao contrário de um QR Code, o NFC não precisa de um programa específico, não tem problemas de foco e você não fica igual um idiota fotografando a parede. De cara já posso imaginar um cartão de visitas com não uma mas duas etiquetas NFC, em uma extremidade você coloca um link pro seu site, pra sua música ou pro seu canal no YouTube. No outro, uma etiqueta com seus dados de contato, assim apenas encostando o sujeito transfere o cartão de visitas pro celular.

As etiquetas NFC funcionam através da mesma tecnologia das fotos do jornal em Harry Potter: mágica. Ou seja: não pergunte, não questione, apenas aceite e use. É muito fácil. Vamos a um exemplo, usando o Nokia NFC Writer, disponibilizado gratuitamente no lojinha.

O NNFCW tem um monte de opções e sugestões. Entre outras ele permite que você programe uma etiqueta NFC para comandar seu celular para:

  • Fazer uma chamada
  • Enviar um e-mail
  • Enviar um SMS
  • Compartilhar um contato
  • Postar um tweet
  • Seguir alguém no Twitter
  • Fazer Checkin no Foursquare
  • Curtir uma página ou post no Facebook
  • Acessar Google+ (boa tentativa, espião do Google infiltrado na Nokia)
  • Compartilhar vídeo no YouTube
  • Compartilhar canal do YouTube
  • Compartilhar música
  • Compartilhar local no mapa
  • Compartilhar endereço
  • Compartilhar endereço web
  • Executar aplicativos
  • Compartilhar notas de texto
  • Colocar em modo avião
  • Acionar Bluetooth

 

Isso é apenas uma pequena parte da lista de possibilidades Vamos testar então.

O procedimento de gravar uma etiqueta NFC é absurdamente simples. Abrindo o programa seleciono a opção ESCREVER. Na seção VÍDEO+MÚSICA. Ele abrirá uma tela pedindo para você selecionar até 3 artistas, pesquisando no Nokia MixRadio.

Selecionados os artistas, marque OK e cairá na tela de escrita de etiqueta, ato que resume a encostar a coisinha na traseira do celular. Instantaneamente, os dados serão gravados.

Feito isso, a etiqueta está pronta. Basta encostar na traseira (epa!) do celular e…

Isso mesmo, tá pensando que é bagunça? Existe uma confirmação, do contrário NFC seria uma violação de segurança enorme. Portanto, meninos e meninas, ao contrário de nossos pais, LEIAM o que as mensagens informam antes de confirmar uma ação.

Em nosso caso, confirmado, o que promove imediatamente a execução no software, com os parâmetros indicados e…

Você não achou que eu ia deixar Molejo e Calypso tocar no meu celular, né?

Claro, nem tudo são flores. Em teoria a Cielo tem sua base de terminais prontos para funcionar com NFC, o PagSeguro tem aplicações para pagamentos e transferências via NFC, e fora iPhones todo smartphone top do Universo funciona com NFC.

Na prática as etiquetas têm tamanho variado, há incompatibilidades de formatos e quando você tenta gravar um link para um vídeo do YouTube na etiquetinha usada pra músicas do NokiaMix, acontece isto:

Eu acompanhei Bluetooth desde seu surgimento. Esse filme já vi. NFC é uma tecnologia que será excelente, tem tudo para no futuro facilitar nossa vida, como o Bluetooth hoje. E o USB, que quando foi lançado só tinha mouses e custava uma fortuna.  Mas agora, não. NFC é limitado, confuso e pode ser usado para coisas pequenas, em regime doméstico, mas de forma alguma é um diferencial de venda.

Quem quiser brincar, a DealExtreme vende etiquetas NFC baratinhas, cortesia do Pequeno Ping.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários