Programador recria Flappy Bird em menos de 1 h

passarodmal

O iPhone ressuscitou uma categoria que estava morta e enterrada: o programador independente de jogos. Não o Hobbista, não o estudante, mas o profissional que vivia de criar jogos sem um mega-estúdio por trás. Nos Anos 80 vários sucessos dos micros pessoais eram obra de independentes. Com o tempo o custo dos jogos foi crescendo e muita gente, eu inclusive nutria o preconceito de que se você não for a EA não tem chance nesse mercado.

Quando o iPhone criou todo um ecossistema de apps, os programadores perceberam que podiam ganhar dinheiro com jogos de US$ 0,99; e que esses jogos não precisavam ser um GTA 5 da vida. Vários jogos de sucesso são releituras de velhas idéias. Angry Birds nada mais é que o bom e velho GORILLA.BAS, que vinha no MS-DOS. É muito simples, usa equações de física básica. Em meu livre de Flash, publicado 14 anos atrás ensino passo-a-passo a criar um joguinho no estilo.

Esses jogos casuais quando caem no gosto popular rendem fortunas. Angry Birds é uma potência com PIB maior que vários países da África, “bobagens” como Words With Friends e Draw Something consomem produtividade a rodo, e por mais simples que seja, se o jogo combinar frustração e recompensa nas medidas certas, faturará horrores.

Foi o que aconteceu com o famigerado Flappy Bird, que gerou comoção mundial. Como um bom e velho cassino, ele é feito para você perder. Como a boa e velha guerra total termonuclear, a única forma de ganhar, é não jogando. Só que o cérebro humano não funciona assim. Somos animais competitivos. Vemos instantaneamente onde erramos no Flappy Bird, nos culpamos e tentamos de novo.

Esse simples uso de psicologia compensa toda a falta de complexidade do jogo. Em verdade, em termos de complexidade não há nenhuma, essa é a beleza da coisa. A programação do Flappy Bird, incluindo modelagem do personagem pode ser feita em pouco mais de uma hora. Foi o que um cidadão, munido do mais elevado espírito Hacker demonstrou.

Ele começou do zero, usando Blender para modelar e animar o jogo, Python para programar o funcionamento e terminou com uma versão de Flappy Bird rodando em PC. Tempo total? 1 h 5 min. Veja o processo:

Isso é uma bela lição para gente como eu que insiste em achar que toda idéia precisa ser complicada e toda execução custar uma fortuna e envolver a Industrial Light & Magic. Quer fazer o próximo Flappy Bird? Pra começar você precisa entender que NÃO está fazendo o próximo Final Fantasy.

De resto, não entendi esse pássaro idiota. Era só voar meio-metro pra esquerda ou pra direita e desviar dos canos. Bicho burro.

Fonte: DD.

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Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

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  • luizalbertotj
  • luizalbertotj
  • GuzAts

    Minha mãe que sempre diz que os jogos de Atari eram os melhores, simplesmente por que eram simples

  • GuzAts

    Minha mãe que sempre diz que os jogos de Atari eram os melhores, simplesmente por que eram simples

    • Simples e desafiadores. Hoje tudo tem tutorial e mais tutorial e bônus e prêmios e tudo mais. Vide os novos jogos da série “Resident Evil”.

  • Estou detestando muito ver o Flappy Bird como pauta principal (e necessária, infelizmente) de tudo quanto é lugar… Que saco! >:(

    Bom, o presente tutorial só prova que o objetivo do jogo (qualquer jogo) é apenas ser minimamente divertido para seu público-alvo (Tulla Luana) e ganhar algumas dezenas de milhares de dólares com isso. Não precisa de gráficos fotorrealistas de Crysis ou roteiro digno de Beyond Two Souls para isso. :/

  • Estou detestando muito ver o Flappy Bird como pauta principal (e necessária, infelizmente) de tudo quanto é lugar… Que saco! >:(

    Bom, o presente tutorial só prova que o objetivo do jogo (qualquer jogo) é apenas ser minimamente divertido para seu público-alvo (Tulla Luana) e ganhar algumas dezenas de milhares de dólares com isso. Não precisa de gráficos fotorrealistas de Crysis ou roteiro digno de Beyond Two Souls para isso. :/

    • Como se outro jogo sobre pássaros não tivesse ocupado meses de noticiário até na mídia mainstream…

      • Tens razão: esqueci do maldito Angry Birds, a mina de ouro da Rovio.

      • Tens razão: esqueci do maldito Angry Birds, a mina de ouro da Rovio.

    • Como se outro jogo sobre pássaros não tivesse ocupado meses de noticiário até na mídia mainstream…

    • Como se outro jogo sobre pássaros não tivesse ocupado meses de noticiário até na mídia mainstream…

    • Luis

      Fico muito feliz quando uma “polêmica” começa e acaba e eu nem fiquei sabendo.Significa que estou fazendo alguma coisa certa.

      • Christian Oliveira

        Siginifica que está ficando envelhecido e sábio, as coisas mundanas, corriqueiras e sem sentido não chamam mais tanta atenção, só fiquei sabendo do jogo quando o próprio dono o matou, depois disso vejo, no metro, mais gente jogando ele que a moda anterior o Candy Crush.

    • Luis

      Fico muito feliz quando uma “polêmica” começa e acaba e eu nem fiquei sabendo.Significa que estou fazendo alguma coisa certa.

  • Bruno Rocha

    O melhor jogo simples que já joguei foi “o jogo do esporro”. Não pergunte.

    www . juliofantasma . com . br/flash/jogo-do-esporro/

    Só queria que tivesse pra celular. Eu juro que comprava.

    • GalegO86

      Hahaha cara isso é velho!!!

      Fui jogar agora, na primeira tentativa perdi rapidinho, ma havia pego o tempo, ne segunda eu já consegui a pontuação máxima (280) e não errei nenhum tiro rsrssrs

      • Bruno Rocha

        Eu sei que é velho. Esses jogos flash eram famoso há 12 anos atrás, mas muitos ainda são engraçados. Da pra reaproveitar muitas ideias assim.

        • GalegO86

          OPS, minha frase ficou incompleta…

          Hahaha cara isso é velho!!! E o pior que eu lembro de jogar isso…

          Desculpe o mal entendido 😛

          Sim, são divertidos, eu ainda lembro daqueles jogos porn em flash do Pornholio (acho que é isso)… Eram engraçados tbm kkkkkkkkkkkkk

        • GalegO86

          OPS, minha frase ficou incompleta…

          Hahaha cara isso é velho!!! E o pior que eu lembro de jogar isso…

          Desculpe o mal entendido 😛

          Sim, são divertidos, eu ainda lembro daqueles jogos porn em flash do Pornholio (acho que é isso)… Eram engraçados tbm kkkkkkkkkkkkk

      • Bruno Rocha

        Eu sei que é velho. Esses jogos flash eram famoso há 12 anos atrás, mas muitos ainda são engraçados. Da pra reaproveitar muitas ideias assim.

    • GalegO86

      Hahaha cara isso é velho!!!

      Fui jogar agora, na primeira tentativa perdi rapidinho, ma havia pego o tempo, ne segunda eu já consegui a pontuação máxima (280) e não errei nenhum tiro rsrssrs

  • TULLALUANAWARE!!!

    Melhor tag XD

  • TULLALUANAWARE!!!

    Melhor tag XD

  • franciscomarao

    Eu ainda acho que muito do ódio que esse jogo tem por aí vem do fato que o cara conseguiu o que muitos tentaram mas nunca conseguiram… Pura dor de cotovelo…

    • Não tenha dúvida. O chorume nos fóruns é evidente.

  • Nemo Maxime

    Fica a lição:
    Sucesso no youtube: Gatos
    Sucesso nos Games: Pássaros

    • Como já diziam os Mamonas:

      “Os animal, tem uns bicho interessante…”

  • Denis J. Alves

    Pra que 3D? Isso da pra fazer com Javascript e Paint.

    • OldKnight100

      Só tem uma explicação pra esse passo. O cara não sabe desenhar “um ô com uma quenga”. Eu também faria no paint. 🙂

    • OldKnight100

      Só tem uma explicação pra esse passo. O cara não sabe desenhar “um ô com uma quenga”. Eu também faria no paint. 🙂

  • Se fosse fazer esse jogo com .Net ia demorar uma semana

  • Se fosse fazer esse jogo com .Net ia demorar uma semana

  • Tobias

    “Só que o cérebro humano não funciona assim. Somos animais competitivos.”

    Há de se ter cuidado ao fazer uma afirmação tão profunda. Talvez possamos dizer que a mente de muitos *está* assim.

  • Tobias

    “Só que o cérebro humano não funciona assim. Somos animais competitivos.”

    Há de se ter cuidado ao fazer uma afirmação tão profunda. Talvez possamos dizer que a mente de muitos *está* assim.

  • Jeferson Medeiros

    Ba Ba Loon!

  • Pingback: RT @ubuntroll: Programador recria Flappy Bird… Usando #Python: http://t.co/F53WENc0hi #SouDev | Alexandre Eher()

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