Quer fazer dinheiro com seu app? Torne-o freemium

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Anteriormente, acreditava-se que a melhor maneira de ficar rico com um app seria ter uma boa ideia, desenvolver uma aplicação paga e esperar a grana entrar. Entretanto esse formato se deteriorou de forma rápida. É um fato que lançar uma aplicação paga no iOS é ainda algo muito mais lucrativo do que no Android, já que não há indícios de que um dia o Google controle a pirataria desenfreada em sua plataforma. Qual seria o caminho então, ignorar o robozinho verde, líder de mercado e se concentrar só nos iGadgets?

Muita gente já percebeu o óbvio que essa não é a melhor opção, e para fazer com que o cliente abra a carteira independente da plataforma o melhor formato é o freemium, e agora os números confirmam isso: em recente pesquisa conduzida pelo Statista, uma avaliação dos lucros de apps do iOS, divididos entre as dez principais categorias revelou que em sete delas, o modelo freemium é sim o mais lucrativo:

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As três únicas exceções são apps voltados para educação, produtividade e navegação, programas de não se beneficiariam de um formato de app gratuito com uma loja interna. Já a distribuição de renda dos games, apps de notícias e redes sociais é brutal. A categoria banca não conta, obviamente. Em números totais, cerca de 67,6% de todo dinheiro arrecadado com apps no iOS entre janeiro e novembro de 2013 veio de compras in-app.

É uma boa lição que fica para os desenvolvedores: não basta vender uma vez, pois se você fizer um trabalho ruim no primeiro app não conseguirá convencer o cliente a adquirir seu segundo lançamento. Por outro lado, não é como se chovesse dinheiro no colo dos indies, já que em média metade do lucro dos apps está na mão de apenas vinte e cinco desenvolvedores. A concorrência com corporações gigantescas e pequenos que se tornaram grandes (como a Rovio) é feroz. É preciso ter uma ideia de gênio, trabalhar muito para se diferenciar dos concorrentes, saber vender seu peixe e contar com a sorte para colher as verdinhas, do contrário mesmo que seu app seja freemium ele não irá muito longe.

Fonte: Mashable.

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Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

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  • Daqui a pouco: “Pague 50 moedas para ver o restante da matéria” e “Pague 400 moedas para comentar” (hei, isso é uma boa ideia!!!)

    • Hahahaha! Boa sacada!

    • Ué? Os sites de jornais não fazem isso às vezes?

      • Pra comentar só vi até hoje o Venus Patrol(sobre games) que permite comentários apenas de quem assinou.

        De qualquer forma, o meu comentário(grátis) se referia ao método de usar in-app-purchases na forma de um dinheiro de mentirinha pago com dinheiro real, usando táticas como 1.000.000 de moedas por $10, a pessoa se sente rica, mas paga 100.000 moedas por cada item. Fora as táticas de fazer o consumidor trabalhar de graça, do tipo “compartilhe esta matéria e ganhe 100 moedas” (uau! 100 moedas!!!)

  • Ursinhomalvado

    O pior é quando você paga e depois descobre que na verdade comprou
    apenas o direito de pagar mais. Se não pagar mais, continuamente, nunca
    vai terminar o jogo.

    Na minha opinião este tipo de “fremium” é o equivalente à máquina caça níquel”. Uma coisa é você comprar recursos específicos que serão seus assim que pagar, outra bem diferente, é pagar por um “saco de pó mágico” que só pode ser usado uma vez num jogo. Se mesmo assim não conseguir passar de fase terá que comprar outro, e outro, …
    Este sistema transforma o game em jogo de azar e deveria ser proibido. Logo logo teremos profissionais fazendo análise para determinar o quanto o jogo deve se mostrar difícil para que a pessoa compre “moedinhas” para passar de fase, e quando o jogo deve “permitir” que a pessoa passe de fase apenas para que ela não se frustre e desista.

    • Claudio Roberto Cussuol

      Logo logo?
      Eu chutaria com uma grande probabilidade de acerto que o Candy Crush passou por essa análise, e feita por gente muito competente.

  • Julio Verner

    Freedom.apk 😀

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