Meio Bit » Arquivo » Indústria » Museu da Computação celebra a presença da mulher na história da tecnologia

Museu da Computação celebra a presença da mulher na história da tecnologia

Mostra patrocinada pelo Google documenta os esforços femininos na evolução dos computadores.

10 anos e meio atrás

Women-in-Tech

O Museu Nacional da Computação da Inglaterra, que fica na cidade de Bletchley, abriu uma galeria inteira dedicada à homenagear o papel da mulher na história da computação. Toda a mostra foi patrocinada pelo Google do Reino Unido, e documenta os importantes esforços feitos pelas mulheres na criação e evolução dos computadores e sua programação.

A ideia da galeria surgiu quando os responsáveis pelo museu descobriam que apenas 10% dos estudantes em seus cursos eram mulheres. Aliás, sobre este tema, deixo aqui uma excelente (pra não dizer, obrigatória) sugestão de leitura de uma mensagem que uma mãe enviou ao professor de programação de sua filha. Leia aqui.

Bem, os curadores esperam que a nova mostra inspire jovens garotas a investirem suas carreiras no mundo da computação e programação. Dame Stephanie Shirley, uma das pioneiras da indústria de TI no mundo, esteve presente na inauguração da galeria, e é uma prova viva que mulheres possuem todas as qualidades necessárias para terem sucesso neste ramo.

"As meninas devem aproveitar o renascimento da computação nas escolas e aprender a reconhecer e agarrar as oportunidades que o nosso setor maravilhoso oferece" - disse ela.

Dentre as peças exibidas no museu, podemos encontrar contribuições de heroínas da computação, como Joyce Wheeler, uma das primeiras acadêmicas a utilizar um computador Edsac, Mary Coombs, a primeira programadora do Lyons Electronic Office (Leo) e Kathleen Booth, uma escritora que produziu o primeiro livro sobre programação da linguagem Assembly.

Muitos dos primeiros computadores foram desenvolvidos durante tempos de guerra, e as mulheres se familiarizaram muito mais com a criação e operação das máquinas. Aqui estão Dorothy Du Boisson e Elsie Booker, que utilizavam um Colossus para quebrar cifras e códigos criptografados:

_69765458_000105638

Margaret Bullen, que ajudou a montar o primeiro Colossus no Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundia, também foi uma das homenageadas durante a abertura da galeria:

_69770615_jj1_0898

Joyce Wheeler também esteve presente no evento. A cientista foi uma das primeiras pessoas a utilizar o Edsac em Cambridge:

_69770619_jj1_0936

Construído em 1949, o Edsac (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) foi desenvolvido pelos matemáticos de Cambridge:

_69770621_edsac

A mostra também celebra Mary Coombs, uma das primeiras programadores do Leo (Lyons Electronic Office), uma máquina que foi utilizada de forma ininterrupta para criar, vejam vocês, o Edsac. E se você está se perguntando Cadê o Leo, o Leo onde é que está, veja este link.

_69771562_leo

O museu também está providenciando outros eventos para incentivar que mais garotas se envolvam com tecnologia:

_69771566_soldering

Menção honrosa aqui a Augusta Ada King, atualmente conhecida como Ada Lovelace, que foi uma matemática e escritora inglesa. Ela é principalmente conhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage:

ada-lovelace-computer

Fonte: TNMOC.

relacionados


Comentários