Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon supera Canon na Europa

Nikon supera Canon na Europa

15 anos atrás

Isso mesmo, a Nikon conseguiu superar sua rival Canon em volume de vendas na Europa, Reino Unido, Japão e E.U.A. Esse dado foi divulgado durante o anúncio no Reino Unido do lançamento da nova Nikon D3x. Segundo a empresa, o crescimento do volume de vendas foi da ordem de 333%. Só para comparar, a Nikon espera que as vendas de DSLRs nesse ano cheguem a casa de 3,3 milhões de euros enquanto no ano de 2004 (quatro anos atrás) estava na casa de 2 milhões de euros. Em 2007, a Canon fechou o ano com apenas 1% do mercado a mais do que a Nikon (41% contra 40%).

O principal motivo para essa virada é que a Nikon está jogando pesado em dois campos que até pouco tempo atrás eu julgaria opostos. O primeiro é o da qualidade. Qualquer equipamento Nikon apresenta uma qualidade invejável tanto em situações comuns quanto nas que exigem mais da câmera, como em cenas com ISO elevado. O segundo campo é o do preço. A empresa tem os equipamentos mais baratos do mercado. Qualquer um que estiver pensando em comprar sua primeira DSLR tem como primeira opção uma Nikon D40 ou uma Nikon D-60.

Porém, esse crescimento não está se mostrando apenas no mercado de câmeras mais baratas. Durante as Olimpíadas de Pequim, notamos que o uso de equipamentos fotográficos entre fotojornalistas está quase equilibrado entre Nikon e Canon e com uma pequena participação da Sony. A Canon sempre dominou de maneira quase unânime o mercado fotográfico voltado para esportes e agora está perdendo esse posto também. Talvez esses números possam indicar uma nova guerra entre as duas empresas no próximo ano e, como eu sempre digo, quem ganha com isso é o consumidor.

 

Fonte: Techradar

relacionados


Comentários