Meio Bit » Arquivo » Indústria » TechEd 2008 - DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!

TechEd 2008 - DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!

15 anos atrás

A platéia estava estranhamente quieta quando Michel Levy anunciou a entrada de Steve Ballmer, ao som de Eye of Tiger. O Steve Careca mais famoso do mundo da tecnologia cumprimentou todo mundo no auditório com seu jeito normal (sem tacar cadeiras), e começou falando do Brasil, da TechEd, de como os desenvolvedores eram importantes e... DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!

Sim, ele falou o que todo mundo queria ouvir, e nisso a platéia veio abaixo.

ballmer1

Em seguida Ballmer falou dos planos da Microsoft para o futuro, com direito a demonstração de várias tecnologias e conceitos. Destaco dois:

1 - Virtualização - A demonstração dos novos produtos foi impressionante. Clusters de servidores físicos de Alta Disponibilidade rodando vários ambientes virtualizados, gerenciados por consoles detectando automaticamente gargalos de performance e sugerindo soluções, controle de máquinas virtualizadas VMWare, e coisas assustadoras como uma opção de virtualizar uma máquina física.

ballmer2

Em termos de implementação de aplicações a aposta na virtualização faz sentido. Quem nunca teve problemas com um cliente que tinha uma placa de rede maligna que dava conflito com o mouse, ou então uma versão da DLL Wathever300.dll que dava conflito com a fonte de alimentação da impressora do vizinho? Trabalhando com um ambiente virtualizado, onde você tem controle total sobre o "hardware" e o software, são bem menos variáveis incontroláveis, o que gera sistemas mais estáveis e seguros.

2 - Interface-SteveO contou sobre uma reunião com VIPs que a Microsoft faz anualmente (e estranhamente não fui convidado) na qual o Presidente do Citibank resolveu demonstrar o seu sistema de ERP para os presentes. Segundo Ballmer o homem estava feliz, mostrando o quanto de informação conseguia garimpar. Era um caso clássico de uma aplicação poderosa - ERP, Datamining, etc - com uma interface USÁVEL. Não basta os dados estarem lá. É preciso que consigamos acessá-los, e um console SQL NÃO é a solução.

ballmer3

Fiz muitos vídeos, mas infelizmente não tenho como passá-los para o Videolog ainda. A infraestrutura está muito ruim. A sala de imprensa é um cantinho com 3 PCs e nenhuma tomada livre. Dentro do pavilhão não há tomadas, só ficando do lado de fora e sentado no chão. A senha/access point WIFI que distribuiram pros blogueiros convidados também não funciona.

 CIMG5095

Assim que chegar no Hotel coloco tudo pra carregar e os vídeos para subir. O Developers! Developers! Developers! versão brasileira foi devidamente registrado.

Também assisti a uma apresentação muito boa do Galileu Vieira, falando da Microsoft Research e da Microsoft Live Labs. Vou tentar conseguir uma cópia do vídeo de demonstração da tecnologia Surface, como pretende que ela seja daqui a uns 4 ou 5 anos.

As fotos estarão disponíveis neste set do Flickr.

relacionados


Comentários