Digital Drops Blog de Brinquedo

O fim da mentira (ou quase isso)

Por em 30 de setembro de 2008
emMiscelâneas
Mais textos de:

Site | Twitter
  • shimatai

    Eu acho que é possível mentir descaradamente e passar por um detector desses, já que a análise é feita somente no tom da voz.

    Eu só confio um pouco mais naqueles aparelhos que medem os batimentos cardiacos junto da voz.

    __
    “Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.” Albert Einstein

  • http://alexpopst.blogspot.com/ Alex_popst

    Deviam instalar nas Set-top Box antes das eleições.

    Essa tecnologia aliada à uma boa philips ambilight transformaria qualquer residencia numa casa da luz vermelha.

    Poemas open source em Memórias fictícias de Alex Popst

    • Tchello

      Existe JVM pra setuboxes e com acesso rápido a internet é perfeitamente possível submeter esse teste com interface e tudo bonitinho direto na sua TV digital, o que não seria má idéia.
      E estou falando do padrão brasileiro, desenvolvido na USP, não o Japonês.

      //————————————————-
      private String Matrix = new String(“Just my mind exist, i don’t know about the rest…”);

  • http://nextgenbrasil.com 300km

    Eu não acredito, o sistema teria que ser muito complexo, alem de medir a alteração da voz, teria que reconhecer vários tom de vozes distintas, acho que não é muito confiável esse realscoop.

    Eu não achei um “Teste você mesmo” no site, estranho…

  • http://br.groups.yahoo.com/group/ChannelTI/ JulianaPrado

    O ser humano que romper com todas as barreiras mesmo e acabam criar ferramentas que pretendem denunciar mentiras de todos os tipos.

    Porém temos de pensar se o que queremos detectar seria a mentira ou a razão para se querer precisar os instintos mais primários do ser humano.

    Não vamos querer que o debate da criação de novas tecnologias recaia nessa banalização de se falsamente detectar supostas mentiras ou verdades através de cálculos que em nada expressam a riqueza da natureza humana.

    http://alfamundo.wordpress.com
    http://infowd.blogspot.com

    • Jason Manchest

      Essa foi a melhor e mais humana resposta que já vi, será que a Skynet já se encontra neste bot, ou será que tem alguém digitando por trás?

      Mas de qualquer forma é quase impossível descobrir se alguém está falando a verdade ou se está mentindo, pois se a pessoa em si tiver algum disturbio mental (no caso de loucura ou mesmo sendo um psicopata) então com toda certeza máquina nenhum vai dizer que esta pessoa está mentindo ou se esta falando a verdade.

      Para mim algo assim só vai dar certo quando surgir a verdadeira programação genética, analisando ondas cerebrais para que possa reproduzir todas as memórias ou visões de alguém numa televisão, podendo inclusive descobrir se tal visão é real ou ilusão, fora isso é tudo perda de tempo.

      De todo caso ainda confio ainda na experiencia ou na hipinose (apesar de a pessoa poder fingir que está hipinotisada) para saber se alguém está mentido ou falando a verdade.

      • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

        [quote=Jason Manchest]Para mim algo assim só vai dar certo quando surgir a verdadeira programação genética, analisando ondas cerebrais para que possa reproduzir todas as memórias ou visões de alguém numa televisão, podendo inclusive descobrir se tal visão é real ou ilusão, fora isso é tudo perda de tempo.[/quote]

        Existem estudos que tentam capturar a imagem em nosso buffer visual, mas está longe de parecer algo como imagem. Mesmo assim, como você mesmo falou, não há como saber se a pessoa está imaginando ou lembrando de algo. As mesmas partes do cérebro são responsáveis pelos dois “processamentos” (imaginação e lembrança).

        • v1r3d

          “A simples possibilidade de ser interrogado – pelo pai ou pela mãe, pelo chefe ou outra pessoa importante – é suficiente para fazer com que a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a respiração aumentem. Mas, ao contrário da sabedoria popular, esses sinais de ansiedade não são indicadores confiáveis da honestidade de alguém. É por isso que os pesquisadores estão se voltando para o cérebro para separar os mentirosos dos honestos.

          O ato de mentir ou omitir a verdade desencadeia atividades no cérebro que mandam o sangue para o córtex pré-frontal (localizado logo acima das cavidades oculares), que controla vários processos psicológicos, incluindo aquele que ocorre quando uma pessoa inventa uma resposta. “Mentir é um exemplo desse tipo de resposta executiva, já que envolve reter uma resposta verdadeira”, explica Sean Spence, professor de psiquiatria adulta geral na University of Sheffield, na Inglaterra. “Quando você sabe a resposta para a pergunta, ela é automática; mas evitar dizer a verdade requer algo mais”.

          Spence e seus colegas usaram a tecnologia do imageamento por ressonância magnética funcional (fMRI) para determinar se alguém não está dizendo a verdade ao monitorar o fluxo sanguíneo em certas áreas do cérebro, que indica mudanças na atividade neuronal nas sinapses. “Ao usar o fMRI, o escâner detecta alterações nas propriedades magnéticas do sangue”, ele afirma. Mais especificamente, as moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos exibem propriedades magnéticas diferentes dependendo da quantidade de oxigênio que contêm. As regiões mais ativas do cérebro usam – e, portanto, contêm – a maior parte do oxigênio. ”

          Retirado de:http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/voce_e_mentiroso__pergunte_a_seu_cerebro_imprimir.html

          :D

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            Isso funciona para memória procedural e episódica (fatos e situações), mas não para imagens como sugeriu o colega acima.

  • Stormbringer

    o site é todo fake…

    se vc nao pode enviar um video seu, e sim indicar videos de gente “conhecida”, so pode ser fake

    /***************/

    Quer Games online, Xadrez e diversao?

    Route10-games – http://www.route10.com.br

  • Danskk

    Acho que esse sistema não vira. Tem muita gente que consegue disfarçar a voz e mentir descaradamente e só pela variação da mesma, vai ser difícil.

  • frtnbrasil

    O que acontece se eu mandar o horario politico pra la?

    • http://mistura.wordpress.com Marcelo_Vilar

      Vai travar o site! :D

    • http://[email protected] Anônimo

      [quote=frtnbrasil]O que acontece se eu mandar o horario politico pra la?[/quote]

      Acho que eles te processam por estar mandando conteúdo ilegal!!! :P

      ***********************************************************
      __________________________________________________________

      “Nada é Impossivel o Impossivel Só demora mais um Pouco”