Meio Bit » Arquivo » Games » Primeiras impressões - Taikodom

Primeiras impressões - Taikodom

16 anos atrás

Um dos maiores problemas da área de desenvolvimento de jogos no Brasil é que a maioria dos jogadores desconhece sobre o estado atual da mesma. Alguns desconhecem que ela existe, mas esses alguns são aqueles que só conhecem o Winning Eleven. Então chegamos na menor parcela da população gamer que tem acesso à internet e alguns procuram informações sobre games brasileiros, pesquisando na internet ou mesmo tentando acompanhar a área de gamedev no país, visitando fóruns e sites diversos.

As duas áreas que são mais rentáveis no país são games para celulares e jogos de PC. É neste segundo que situa o Taikodom, que considero o maior projeto de desenvolvimento de jogos no país. A empresa, a Hoplon, é situada em Florianópolis, possui mais de 50 funcionários trabalhando só neste jogo e já consumiu cerca de 10 milhões de reais, segundo esta reportagem da Época. Equivalente a um preço de um jogo AAA

Depois de baixar o jogo e instalar um pequeno path patch, descobri que o mesmo só tem uma resolução: 1024x768. por causa da dificuldade em ler o termo de serviço do jogo. Alguns podem achar absurdo, mas eu ainda uso um monitor de 15 polegadas, com resolução 800x600. Aliás, segue a configuração do meu computador, antes de continuar a análise:

Pentium 4 1.8 GH
HD de 120 GB
Placa de vídeo Geforce 4 MX 440 com AGP 8x
Memória: 512 MB, divididos em 2 pentes de 256
Conexão Velox com 300kb de velocidade

Dá para perceber que o meu PC tem uma configuração bem pobre e isso teve influência no jogo, onde em muitos momentos houve lentidão do jogo. Também joguei apenas durante 1 hora e isso pode não ser considerado um tempo decente para testar, mas queria apenas conhecer o jogo neste primeiro momento. Confesso que o meu computador não é bom para certos jogos e que a placa de vídeo é abaixo da recomendada (que é a FX 5200), mas pretendo ainda voltar a jogar futuramente e com um computador melhor, pois gosto de temas futuristas (apesar de não jogar muito games online).

Mesmo com uma placa ruim, a parte gráfica impressiona! No início é aquele negócio: você demora para conseguir ver a mecânica do jogo e com isso deixei de lado a exploração do menu inicial para decolar e ficar vagando a esmo no espaço, sem fazer nada por enquanto, apenas vendo o cenário e os objetos ao redor (e testando a jogabilidade). Sou um típico gamer que não tem muita paciência e quer logo controlar o personagem/veículo, pulando menus e explicações básicas, tentando aprender depois a jogabilidade.

Já o quesito jogabilidade, ela é um pouco difícil: você controla a nave pelo mouse, onde aponta a direção e a nave vai sozinha, sendo que você pode setar a velocidade com W ou S (aumenta ou diminui). Durante o acesso aos menus (com a tecla ESC) o jogo não para (isso é normal), mas a nave deveria ficar um pouco parada ou impedir que a visão seja alterada, já que quando você leva o mouse até uma oção, a visão do jogo acompanha e isso pode deixar o jogador tonto e confuso. Fora isso, a nave inicial parece ser meio lenta, o que dá a sensação de que você não sai do lugar.

Quanto ao som, achei o mesmo um pouco baixo, mas isso é configurável.

Prós: totalmente em português
Gráficos muito bons.

Contras: jogabilidade difícil.
Apenas 1 opção de resolução.

Por fim, para quem gosta de jogos online vale a pena conhecer, mesmo tento um estilo bem diferente da maioria dos jogos online, que tem uma temática medieval. Como o jogo está em beta,muita coisa pode melhorar e com isso este game pode fazer um sucesso tremendo lá fora.

Screenshots (que eu mesmo tirei):

Update: como postei com uma certa pressa este post, esqueci de comentar sobre a temática do jogo: é um MMO espacial onde você pode simplesmente voar pelo espaço ou completar missões diversas, recebendo recompensas. Algumas missões envolvem combates espaciais entre naves. Outras informações, vejam este comentário do usuário well.

relacionados


Comentários