God of War: Chain of Olympus

Pense um pouco. Quantos jogos você conhece que são capazes de fazer uma pessoa dizer que compraria um determinado videogame só por causa deles? Provavelmente não são muitos. Após fazer um enorme sucesso no Playstation 2, a série God of War chega ao PSP com o título Chain of Olympus e é seguro afirmar que já entra para esta seleta lista.

doriprata10_08.03.08

Kratos está de volta

God of War: Chain of Olympus conta a história de Kratos, um humano que foi enviado ao submundo para livrar a Grécia Antiga da escuridão. Com poderes sobre-humanos, o Fantasma de Esparta se torna então a única esperança dos Deuses. O jogo se passa antes da odisséia vivida pelos jogadores no primeiro God of War para Playstation 2 e mostra uma parte da história nunca antes vista.

O jogo segue o mesmo estilo dos outros jogos da série, mesclando animações feitas com a engine do próprio jogo com outras em CG para contar a história e isso ajuda a não tornar o game repetitivo. Vale lembrar que esta série é um dos principais responsáveis por várias pessoas se interessarem por mitologia grega, o que por si só já garante muitos méritos ao jogo.

Próximo do cinema

Muitas pessoas podem até não gostar da série, mas se há algo que os produtores sabem fazer brilhantemente em God of War e dar um ar cinematográfico à aventura. Tudo foi pensando para deixar o jogo parecendo um filme e isso ajuda a prender o jogador. Chain of Olympus por exemplo, já no início o coloca no meio de uma batalha contra um monstro imenso que lembra o Brumack do jogo Gears of War. Essa luta serve para mostrar ao jogador que o protagonista não terá vida fácil e que muita ação o aguarda.

E os controles?

A jogabilidade de Chain of Olympus é praticamente idêntica aos jogos lançados para PS2. Mesmo o PSP tendo dois botões a menos (L2 e R2) e apenas um analógico, quem jogou os primeiros games não terão dificuldade em se adaptar aos comandos neste aqui.

A grosso modo, está tudo aqui. Os combos, a esquiva, os Quick Time Events, as lutas contra chefes, ou seja, você estará praticamente jogando o mesmo jogo que tanto lhe agradou no console maior.

Tecnicamente perfeito

A parte técnica de GoW:CoO é simplesmente incrível. É impressionante ver o trabalho realizado pela produtora e arriscaria dizer que o jogo pode mudar a forma como alguns jogadores vêem os jogos para portáteis.

Graficamente falando, embora o jogo esteja levemente inferior a versão do PS2, não há como se encantar com o jogo. Seja pela tela reduzida que acaba mascarando alguns defeitos, seja pela direção artística acima da média. Este provavelmente é o jogo mais bonito já lançado para um portátil e talvez ainda demore para perder este posto. Movimentação, efeitos especiais, cenários colossais, sangue (muito sangue), monstros imensos, enfim, a aventura do Deus da Guerra é um colírio para os olhos do início ao fim e e se tornou o jogo ideal para mostrar para aquele seu vizinho chato que vive dizendo que videogames portáteis são para crianças.

A trilha sonora também impressiona. Com músicas orquestradas e composições belíssimas. Ainda temos o ótimo trabalho de dublagem e efeitos sonoros dignos de um Oscar.

Veredicto

Logo após iniciar o jogo já fica evidente que se trata de um título diferenciado. Chain of Olympus é um daqueles jogos que adoramos mostrar para as pessoas e que mostram que todo o investimento feito em um videogame valeu a pena. Sua grande falha é se parecer demais com as versões do Playstation 2, portanto se você não gostou das duas primeiras aventuras, este aqui não lhe fará mudar de idéia, porém, se você é daqueles que jogaram GoW1 e GoW2 dezenas de vezes, comemore, o Fantasma de Esparta está de volta e no melhor estilo.

Prós:

– Gráficos e sons inacreditáveis;

– Jogabilidade sólida;

– O ótimo enredo abordando mitologia grega

Contras:

– Pouca inovação;

– Pode ser terminado em menos de 7 horas;

– Será difícil achar outro jogo de PSP bonito depois de jogar Chain of Olympus.

doriprata4_11.03.08
 
doriprata_gow2_11.03.08 doriprata_gow3_11.03.08 doriprata_gow_11.03.08

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Thiago_

    Jogo Perfeito, perfeito mesmo, joguei o 1 e o 2 no PS2 e com certeza queria jogar esse no PSP, mas meu dinheirinho esta sendo guardado para o PS3 e futuramente o God Of War 3, bom de mais.

    Falow

    • rodrigo_flausino

      Assino embaixo em tudo que você falou, mesmo com vontade de ter um PSP. Dori, parabéns pela análise!

      Rodrigo Flausino

  • http://levelgames.worldpress.com Mucilon

    É eu faço parte do grupo que adoro os primeiros GoW, sem duvidas a Ready at Dawn se sobresaiu com God of War: Chain of Olympus e agora eles merecem toda a avalanche de elogios.
    Eu zerei o jogo a dois dias atrás e fiquei espantado com os belos cg´s do começo e principalmente no fim, onde tem um titan enorme destruindo uma torre e nessa torre que se trava a luta com o ultimo chefe do jogo.
    O legal é que o game parece ter continuação, por que depois dos créditos aparece um cg onde dois personagens pegam o escudo e a luva de Kratos

    Se alimentado de informação

  • http://www.ingameaddiction.com Guilherme_Loureiro

    GOW é ótimo, joguei só o 1 e comecei o 2, mas fiquei meio sem tempo. Bem que os kras podiam fazer um filme do Kratos hein? Quem seria o ator?

    []s Guilherme
    http://www.ingameaddiction.com

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      Rolou um boato um tempo atrás e se não me engano o diretor do primeiro game disse que o melhor ator para o papel seria o Djimon Hounsou (não confundam com o Pikachu), embora ele seja negro.
      ____________________
      Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

      • Rafael Vasconcelos

        Mas o Kratos é todo coberto com as cinzas da esposa e filha mesmo. :)

        ___________________________________
        There on the battlefield he stands.
        Down on the battlefield he’s lost.
        And on the battlefield it ends.

        • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

          Eu também pensei nisso, mas e se forem falar da história dele antes da “tragédia”?
          ____________________
          Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

          • Tovarisch_games

            Já fizeram dessas no filme do Demolidor, onde colocaram o Michael Clark Duncan como o Kingpin/Rei do Crime e nos quadrinhos ele não é negro.

            O filme é uma bomba, mas o cara ficou muito bom de Kingpin =P

        • Bigode_games

          Mentira, ele surrupiou o protetor solar ultrapower do Michael Jackson.

          “This isn’t a videogame,” he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. “This is a movie. I don’t want a movie. I want a game.” The interminable introductory cinematics weren’t even half over at that point.

      • Rosolem

        Voce quis dizer AGUMON ou qualquer outro monstro de DIGIMON e nao de POKEMON!!!!????

        ———–
        Go, go to Never Land!!!

      • http://levelgames.worldpress.com Mucilon

        Vin Diesel

        Se alimentado de informação

  • joaocllira

    Tecnicamente, Chains of Olympus não tem falha alguma!
    O jogo é absurdamente lindo e eu não vi slowdown nem nas lutas mais alopradas. A música e a jogabilidade (eu não tinha jogado os dois primeiros) também são magníficas!
    Mas eu senti falta de mais puzzles e coisas do tipo. É luta demais, um espanca botões absurdo (muito embora isso deve ser feito com estratégia, senão morrer é destino certo!).
    E sobre o enredo, só tenho a dizer que eu esperava que o tamanho do enredo e a maneira de como a história é contada era algo mais envolvente e etc (tipo um Metal Gear Solid), mas me decepcionei. Ainda não terminei o jogo, mas até onde fui, não vi nenhuma grande atuação dos dubladores ou algo que me impressionasse nesse aspecto. Nos do PS2 é do mesmo jeito?

  • Sebastiao coelho

    Esse jogo foi anunciado pro PS2? Rola um boato que vai ser.
    É por essas que as vendas do PSP não encostostam no DS (porque passar não passa tão cedo).

    • Bigode_games

      Foi “anunciado” no softrockhalleluja. Fim do ano.

      “This isn’t a videogame,” he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. “This is a movie. I don’t want a movie. I want a game.” The interminable introductory cinematics weren’t even half over at that point.

  • elbandido_games

    Esse GOW foi um dos melhores jogos de PSP(senão o melhor). Mas único ponto fraco realmente é a duração. Zerei em 5 horas, porém se não tivesse procurado todas as gorgon eyes, as phoenix feathers e procurado as passagens secretas, acho que zeraria em 4 horas ou menos. Se quiser jogar bastante tempo, começa no hard. Estou no modo titan com 10 horas e acho que não estou nem na metade!!!!!

  • http://www.flickr.com/photos/eduardoaguiar Eduardo Aguiar

    Ja terminei o jogo também, mas nem achei curto. Joguei casualmente no onibus, no intervalo do almoço e claro, no banheiro. Horas e horas de diversão.
    O jogo é fenomenal.Os efeitos, as texturas de alta qualidade, praticamente não tem nenhum load time. Espero que Gow e Patapon tracem um novo patamar nos jogos para o PSP.

    Mas me digam uma coisa quem já zerou: como diabos faz aquele movimento que parece com o simbolo da skol? Aparece em varios minigames mas eu nunca acerto. Estou jogando novamente e só vou continhar depois de acertar!
    xD

  • http://twitter.com/max_laguna Max_Laguna

    Se não me engano o modelo slim do PSP tem conexão digital (derivado do HDMI, talvez?) para a exibição do jogo num monitor, então não haveria tanta necessidade de lançá-lo pro PS2, se bem que o controle do PS2 é bem mais ergonômico que o PSP.

  • Elizabeth Soraya

    Eu sempre me f@d@ nesse jogo porem ja to no ultimo chefe no spartan u.u mas sei que muitos de voces tambem ja zeraram mas pra mim (noob em god of war) é um grande passo