Bittorrent a serviço dos games

Algum tempo atrás saiu o teaser do vaporware Duke Nukem Forever. Obviamente o mundo inteiro iria querer assistir o vídeo, e alguns sites não estão preparados para aguentar tantos acessos, fora que dependendo do tamanho do vídeo o consumo de banda pode ser bem elevado. Então a 3D Realms (a produtora do jogo) também disponibilizou o teaser no formato bittorrent, junto com os links de diversos sites que hospedaram o vídeo.

Dá para tirar uma conclusão interessante quanto a isso. Hoje o bittorrent é um dos piores inimigos da indústria fonográfica, mas nem todos os arquivos são ilegais. Para desenvolvedores de jogos que não tem muitos recursos, o bittorrent pode ser o melhor meio de distribuição de games, já que aí os gastos que a empresa tem com servidores chega a zero. E como todos sabem, no bittorrent os arquivos são trocados entre os próprios usuários. Com isso se eu crio um jogo não precisaria me preocupar em ter um servidor dedicado (ou pagar um provedor do tipo Media Temple, por exemplo) e pagar altas taxas para usar o mesmo.

O ruim é que tem muitos provedores que estão limitando isso, como a Comcast. Nesse caso, é um problema bem difícil de resolver: muitos usuários realmente gastam muita banda, e para quem realmente precisa de internet, pode se sentir prejudicado porquê alguém está baixando algum filme/jogo qualquer e usando parte da banda.

[Via Torrent Freak]

Autor: rodrigo_flausino

Compartilhar
  • Bigode_games

    O bittorrent é usado pela Blizzard pra distribuir os patches do World Of Warcraft, e por muitas distros linux pra distribuir os cds de instalação.
    O virtua “oficialmente” declara não ter feito nada, mas é só procurar por ae pra ver de usuários reclamando e ex funcionários confessando o que o virtua faz com os usuários de bittorrent.

  • fabiokd

    Os vídeos de StarCraft 2 também são distribuidos pela Blizzard via BitTorrent

  • CapBlah

    Eu acho que a saída da 3D Realms é ótima e deveria ser mais utilizada pelas empresas. Negar que BitTorrent é uma tecnologia tão boa que foi adotada pelos “piratas” e não usá-la só por causa disso é uma burrice sem tamanho.

    Agora voltando ao ponto que me fez REALMENTE postar um comentário:

    “Nesse caso, é um problema bem difícil de resolver: muitos usuários realmente gastam muita banda, e para quem realmente precisa de internet, pode se sentir prejudicado porquê alguém está baixando algum filme/jogo qualquer e usando parte da banda.”

    Como assim ?
    Se eu baixar torrent eu estou prejudicando quem “precisa” de internet ? A culpa não é da Comcast/Net/YaddaYaddaQueShapeaSeusClientes ??? Eu pago por 4Mbits e se eu usar os 4Mbits eu sou “cliente mal vindo”, “persona non grata”, alguém que atrapalha os coitados que precisam de internet ???

    E cadê a defesa do “entregue aquilo que vendeu” ? A NET (Comcast é problema de quem mora nos USA) te vende uma banda X, e CAPA o teu tráfego pois no fundo eles não possuem toda essa banda que eles vendem, e a culpa é do usuário ? Uma locadora de carros aluga carro com rodagem ilimitada, mas qdo vc roda mais de 100Kms a velocidade do carro cai pra 20Km/h ? E isso tá certo ? Errado é quem usa o que está pagando ?

    Colocações desse tipo, em um site desse nível são um desserviço público.

    • Bigode_games

      Sim, realmente, isso acontece pq o ISP vende mais do que consegue prover.
      Por si só o bitorrent não tem nada a ver com isso, pq ele próprio foi criado com o objetivo de minimizar o desgaste da rede nas transferências. Se eles tivessem baixando o mesmo de algum servidor convencional o desgaste na rede seria muito maior.

  • carloshp

    Concordo com o que foi dito. Não pode ter isso de “quem realmente precisa de internet pode se sentir prejudicado”. Não estamos falando de água potável, é acesso a internet. Se o provedor não tem a estrutura necessária não venda o serviço como ilimitado. E quem se sentir prejudicado que vá procurar outro serviço ou pague tarifa extra.

    Quanto ao problema de shaping, uma dica que costuma ajudar é mudar as portas default (6881) usadas pelo bittorrent.