Microsoft amplia a sobrevida do XP para ULCPCs

Uma das regras básicas do mundo moderno é que o Consumidor é Rei. Por mais que as Grandes e Malvadas Corporações queiram, não conseguem vender geladeira para esquimós, e nenhuma campanha publicitária no mundo fará um homem comprar absorventes para uso próprio.

Em tecnologia é a mesma coisa. Não adianta dizer que seu produto é maravilhoso se a experiência do usuário, de seus amigos, de seus blogs de confiança diz o contrário. O Windows Vista é um excelente sistema para máquinas poderosas ou máquinas simples mas bem-afinadas, como meu comatoso PC, mas não é um sistema realmente bom para o usuário simples.


O XP, entretanto, é excelente. Hoje as máquinas evoluíram o bastante para apresentarem excelente performance, o sistema que era decente desde o começo hoje está cheio de melhorias, inclusive aumento em 10% de performance no último Service Pack.

As frescuras visuais que tanto foram ponto de venda da Microsoft (e são igualmente do pessoal do Compyz/XGL, whatever) na realidade não são úteis, no dia-a-dia Aero ou não Aero não afeta a produtividade. As GRANDES mudanças do XP Vista não são na superfície, a reestruturação maior foi na área de drivers, gerenciamento de memória e muitas outras, mas isso não interessa ao consumidor comum.

Assim a Grande e Malvada Microsoft não conseguiu seguir seu roadmap, foi forçada (não por um bando de juristas europeus invejosos, mas pelos Consumidores) a ampliar o suporte ao XP. Agora, com o advento de pobre-notebooks, os ULCPC – Ultra Light-Cost PCs", Tio Bill percebeu que não tinha nenhuma "distro" adequada para essas máquinas.

Isso forçou muitos fabricantes a disponibilizar Linux em suas máquinas. No caso do Asus Eee, até vinha um CD com drivers para XP, mas não era possível oferecer uma instalação default, o sistema estava em vias de ser descontinuado.

Redmond, felizmente (para os consumidores que preferem XP) percebeu o drama, e ampliou novamente a sobrevida do suporte ao XP, especialmente para ULCPCs, como o Asus Eee.

Os fabricantes desses equipamentos poderão vender máquinas com XP pré-instalado até 30/6/2010, ou um ano após o lançamento do Windows 7, o que vier primeiro. O suporte da Microsoft irá até 2014.

A lição aqui vale tanto para a Microsoft como para o pessoal do Software Livre: Não adianta dar algo ao consumidor e dizer "é disso que você precisa". O consumidor sabe o que quer, e se há algo que não interessa a ele é a postura "use isso pois a concorrência é pior".

Pare de falar mal da concorrência, preocupem-se em criar produtos que seu consumidor QUER usar. Ele, o Consumidor, é quem manda. Não é o Stallman, não é o Gates, não é nem o Ballmer.

De resto, o Consumidor preferir o Asus Eee rodando XP foi uma lição de humildade não só para o Linux mas para a Microsoft igualmente.

Espero que aprendam.

Fonte: Cnet
Fonte das fotos das japinhas: Este blog (NSFW)

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Cardoso do Céu, já passou o 1º de abril rapaz…

    Essas japinhas, rapaz…

    • é verdade que haviam PC’s ali? só vi as japinhas =~~

      PS: tem um retângulo branco tapando a visão das pernas de uma japa…

      —————————————————————

      Se você não é um fanboy click AQUI.

  • meirellez

    Não me interessei no Vista, porque inicialmente ele tinha problemas de compatibilidades com programas que já tinha no XP.
    Não chamo minha máquina de poderosa, mas ela definitivamente não é simples. As afirmações do Cardoso no começo do post me dão novo ânimo pra testar o vista finalemente.

    Mas antes vou pesquisar em alguns fóruns.

    Quanto aos notebooks ULCPC e a mudança de Microsoft, acho que todos são obrigados a reconhecer que a MS do Redmond tá acertando mais do que errando.

    —————————————-
    Só a mudança é permanente.

    • Pois é cara, eu tenho o vista instalado desde a versão beta ( sei que é constrangedor, mas sim, eu paguei por um sistema operacional beta :S) e realmente no início haviam muitos problemas, inclusive de compatibilidade, mas desde meados do ano passado tenho utilizado o windows vista como o SO principal na minha máquina, ainda estou com o xp instalado em uma partição e linux ubuntu na outra, mas estou pensando em tirar o XP.
      Estou muito satisfeito com o vista, não noto tanta perda de desempenho, e minha máquina também não é maquinão, mas não é simples, mas na semana passada tive o desprazer de utilizá-lo em um notebook mais modesto, (com 512MB de ram placa de vídeo de 32MB comaprtilhados) aí sim pude entender porque tanta gente reclama do vista.

      _____

      David!

  • Ótima noticia, e ótimo texto, sua redação está melhorando Cardoso…. 😀

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

    Primeiro Pro-Commenter da Blogosfera Brasileira.

  • Eu gosto muito do Vista para multimidia, internet e gerenciamento de arquivos. Mata a pau o XP. Só que não da pra jogar ainda tão bem quanto no XP. Enquanto minha 8800gt faz maravilhas no XP, rodando tudo no maximo do meu monitor (1440×900), todos os filtros ligados, no Vista ela parece que ta com tuberculose, se acabando pra rodar com tudo no medio. Saindo o SP2 ou algum driver que preste, eu tento novamente. Até lá, longa sobrevida ao XP!

    • Eu acho que você vai gostar mesmo é quando sair mais jogos para DirectX 10. 😉

    • prato

      Bem… Acho que o senhor está um pouco equivocado… Pelo menos a minha experiência com o Vista Rodando PES 2008 foi infinitamente melhor do que com o XPoca…

      EDIT
      Até porque o DirectX 10 foi escrito para o Vista e o Direct3D 10 nem tem suporte para o XP, se não me engano

      • Sim, não haverá suporte para directX 10 no Windows XP por causa da diferença de arquitetura.

  • v1r3d

    O Xandros que vem no EEEPC é bom, mas limitado. Comprei meu eeepc e instalei o windows customizado com Nlite (330MB o ISO ficou), instalei 1GB RAM e ficou maravilhosamente bom com o Windows XP, eu até iria tentar o Ubuntu ou o EeeXubuntu, mas só a dificuldade de configurar fontes, mouse blah blah blah já me deixou chateado o windows ficou um verdadeiro plug n´play.

    • Quanto você pagou pelo Windows XP?

      • v1r3d

        No fornecedor o Windows XP PRO tá saindo por R$297, mas chorando as pitangas ele desce para R$250 (no cash)

  • frdv

    Retardado isso..

    Qnt a jogos, com o Vista to conseguindo um desempenho muito superior ao XP, tenho uma 8800 GTS. Não volto ao xp nem me pagando 🙂

  • cross

    O post ta show de bola, com relação do vista concerteza irá chegar a hora dele conquistar o mercado da MS. É só uma questão tempo. Pois lembro que logo com o lançamento do XP o pessoal nao olhava com os mesmo olhos de hoje.


    cross

  • [quote=Cardoso]As GRANDES mudanças do XP não são na superfície, a reestruturação maior foi na área de drivers, gerenciamento de memória e muitas outras, mas isso não interessa ao consumidor comum.[/quote]

    Você não estava se referindo ao Vista nessa hora não?

  • Hawk

    Testei o Vista e gostei, não achei ele lento, nem tive nenhum problema com hardware ou software nele, quando formatar o computador novamente voltarei a instalá-lo. Só o tirei pois estava com “apenas” 1GB de RAM e ficou um pouco lento para jogos mais recentes – Crysis – no mais é um bom sistema.
    Pretendo comprar o ASUS Eee e vou instalar o XP nele.

  • [OFF] Se não me engano esquimós usam geladeiras para evitar que as comidas congelem! [/OFF]

    Só espero que a capacidade de armazenamento dos “Ultra Light-Cost PCs”
    melhore enquanto o suporte do XP continuar!

    _______________________________________________________________________
    Assinatura?

    Nem pensar, não entenderiam minha letra!
    Minha sorte e que meu Blog não é manuscrito!

  • josuegomes

    “Fonte das fotos das japinhas”

    obrigado.


    http://www.josuegomes.com

  • RichardBezerra

    Belo post!

    Há tempos não lia um post tão bem ponderado. Já havia levantado essa bandeira em outras discussões. O melhor sistema sempre será aquele que dê o que o usuário precisa. Dentro das empresas e em suas casa.

    As discussões sobre segurança, desempenho, drivers entre outras são importantes. Contudo, é preciso ter em mente que em casa a mãe quer comprar uma impressora, conectá-la e imprimir uma receita que viu na internet, assim como faz com o copo do liquidificador. O pai quer confiar que seu computador estará tão disponível quanto seu carro. Os filhos querem se comunicar com seus amigos da mesma forma que o fazem na escola. Essa é a família típica. É boa parte do mercado consumidor doméstico. E aqueles são os objetivos que devem ser buscados. Pra essa família, o melhor sistema é aquele que consegue oferecer essas coisas. Se ele será MAC, Linux, FreeBSD, Windows, Solaris, OS2 ou Looking Glass não interessa. Se nenhum desses oferecer aquilo, todos serão igualmente ruins. O mesmo raciocínio é válido para as empresas. É claro que as empresas devem ter preocupações maiores com mais questões. Ainda assim, o que elas querem mesmo é conhecer seus clientes e mudar suas ações o mais rápido possível. Seja uma campanha de marketing, seja um relatório, seja uma nova subsidiária.

    Traficando informação.

  • Bruno Gama

    Cardoso discordo do final do primeiro parágrafo, até mesmo nosso ex-presidente Fernando Collor usava absorventes para usos ilícitos 😛


    Efficiency is intelligent laziness. – David Dunham.

  • O vista não é um sistema ruim, apenas acho que ele ainda está “crú”…

  • juloliveira

    E ae Cardoso,

    Acordou inspirado hoje? 4 posts de uma vez!!! hehe

    Que milagre é esse de nenhum pinguin-insano-maluco metendo o pau na MS ou no Windows???

    Bom post! E o Vista tá muito bom na minha opnião! O XP melhor ainda claro, mas esse já é um “adulto”!

    ()’s

    Juliano Oliveira ->
    http://programandoem.net

    • [quote=juloliveira]Que milagre é esse de nenhum pinguin-insano-maluco metendo o pau na MS ou no Windows???[/quote]
      Pois é… hamacker, sua Internet tá fora do ar? 😛

  • ColdFusion

    Quando o “consumidor” do seu texto for chamado de “usuário”, então Cardoso, sou obrigado a dizer que NÃO, ele não sabe o que quer (quem trabalha com informática sabe muito bem disso), nessa hora sabe o que ele escolhe?
    O que os outros usam!!!
    E o que os outros (algo em torno de noventa e poucos por cento) usam?

    Windows…Tchãrããããm!
    Certa a respostãããmmmm!

    Vendo por esse lado, o windows continuará sendo o windows, ruim a cada lançamento (não sei pq lançam um novo que é pior que o velho), e dono do mercado!

    Ah, um abraço a todos, ando sumido, faculdade de banco de dados depois de velho…pode uma coisa dessas?

    Apenas mais um blog!–> TAKEUSPA!!!

    • Aê juloliveira, ó um pinguin-insano-maluco aê. }:)

  • luctimm

    Cardoso, correção: Compiz.

    O que foi exposto no artigo é o que eu digo com relação ao Linux.

    (Freetard, se for para me criticar, não continue lendo. O que se segue é pura verdade).

    Os usuários comuns NÃO QUEREM o Linux. (nem o Windows Vista, é verdade }:)) Eles querem um sistema que rode aquilo que eles precisem, seja fácil de usar (apesar deles mesmos não saberem, verdade dois }:)), funcione no hardware que eles possuem e seja relativamente estável. Se tiver problemas é só formatar, reinstalar, e a vida continua. Sem choro nem ressentimento, simples assim! Infelizmente, NÃO EXISTE SISTEMA A PROVA DE USUÁRIO FINAL (nem o Linux, também é verdade }:)), e são eles que ditam a computação atual.

    E enquanto os Freetards não pararem de perder tempo em guerra-santa contra a Microsoft e desenvolverem, apesar da maioria deles não saber desenvolver, o Linux não será um sistema observado pelos usuários finais, pelo simples fato dele não ter diferencial ou atrativo para estas pessoas. Ainda pelo contrário: Não roda o “messêinjer”, então não presta.

  • fernando_all4JC

    Linux é algo de hackers para hackers (Linus Torvalds) e é por isso que é legal. Não há espaço para todas as pessoas em Zion.

  • cwaster

    Este Post me pareceu como revistas de mulher-pelada, compro por causa das fotos mas acabo lendo os artigos… 😛

    Edit: Qual versão do Eeepc vem com estes “acessórios”???

    Assinatura?
    Só na presença de meus advogados!

  • –Sobre o artigo–
    o fato de os computadores de pobre, fraquinhos(que não rodam o vista) e baratos estarem vindo com Linux e vendendo que nem agua não teve nada a ver com isso???

    — p/ luctimm —

    Uma pessoa com pouco ou nenhum uso do computador pode usar um ubuntu da vida com mais facilidade que usaria um Vista, e/ou com a mesma facilidade que usaria o XP.

    o que acontece é justamente aquilo que o ColdFusion disse, os usuários seguem o padrão.

    O Windows não é o padrão por ser mais fácil para o usuário final, o Windows é mais fácil para o usuário final por que é o padrão!!!

    Dizer que o Windows é o ideal por atender melhor as demandas do usuário é o mesmo que dizer que um Uno é melhor que um Carro de formula 1! Não é por que meio mundo tem Uno que ele é melhor carro!

    O Carro de formula 1 tem um custo maior, assim como o linux!
    ( Uno/Windows | Carro de formula 1 / Linux :: foi só para comparar a quantidade, não a qualidade )

    Abraços!

    • luctimm

      [quote=Pascal] Uma pessoa com pouco ou nenhum uso do computador pode usar um ubuntu da vida com mais facilidade que usaria um Vista, e/ou com a mesma facilidade que usaria o XP.[/quote]

      Concordo, mas o prazo de validade desse usuário em qualquer distribuição Linux expirará em alguma das situações abaixo:

      1) Ao tentar fazer uma conferência (com vídeo e voz) usando o Pidgin;
      2) Ao tentar acessar o site do Unibanco, algum outro InternetBanking ou site IE-Only no Firefox;
      3) Ao tentar rodar o CD com o GTA pirata do Pedrinho, o CD de banca de revistas com 19123612783 softwares gratuitos ou o CD da ponto cruz da tia Maricota;

      Nessa ou em alguma situação semelhante, o usuário dá meia-volta e vai pro Windows novamente, simples assim. Linux não é pronto para “qualquer” usuário final, apesar de poder ser utilizado com essa finalidade.

      • E por que isso acontece? Porque no Brasil Windows XP custa “10 Real” ou como freeware via torrent. Quem tem “PC Frank” paga R$ 850 pelo Vista? 😕

        • Ricardo Bicalho

          Uma opção é comprar a versão OEM por 150 dólares.

        • Vocês superestimam muito o custo do windows, como se o motivo supremo do mesmo ser dominante em detrimento ao linux fosse somente o fato de o usuário não ter de pagar por ele.

          Note que, em locais como os países da Escandinávia, em que a renda per-cápita é alta e todo mundo pode pagar pelo windows, a pirataria continua sendo alta e, curiosamente, o Linux tem taxas maiores de aceitação do que em países subdesenvolvidos como o brasil.

          Por mais que doa, o sentimento geral depois do windows 2000 é “mudar pra que?”. Na era pré win98, o windows era uma desgraça e o linux era uma desgraça pior ainda. Hoje, As qualidades do Linux não são suficientes para derrubar toda uma “cultura” de windows nos pcs, e a grande maioria dos usuários não migra porque não precisa, e pronto.

          Me arrisco a dizer que a postura correta no caso do Linux é se conformar mesmo. Não vão superar o windows jamais, a menos que a Microsoft cometa alguma burrada extrema: O Linux não oferece algo tão relevante pro usuário comum que o faça ter vontade de migrar.

          Aliás, pelo contrário: Quem migra enfrenta vários probleminhas que se pergunta “porque diabos eu tenho que me matar nisso aqui se o windows faz tudo sem problema nenhum ?”.

          • luctimm

            Assino embaixo.

            Lucas Timm.

          • muito bom o comentário! foi um dos mais lúcidos sobre a “guerra” windows/linux que vi até agora aqui.
            concordo com ele 100%
            eu usava antigamente o slackware, porém na versão 12 migrei, por um motivo simples: é muito legal sim vc poder configurar tudo, mas ter até de configurar a mouse, tendo qeu recompilar o kernel para funcionar foi demais até pra mim. sei qeu depois ele voltou a funcionar perfeitamente, mas aquilo pra mim foi o estopim p/ procurar outra distro. Se eu que to acostumado a ficar horas e horas “brincando” com isso achei esse problema ridiculo, imagino uma nanlogia para quem sai do windows e tenta um linux.

            http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og

          • luctimm

            blé, que frescura, eu adoro recompilar kernel!!! Se tivesse tempo recompilaria uma vez a cada 2 horas 😀

          • ou seja, iria sempre estar recompilando, sem fazer mais nada =p
            pelo menos no meu caso ia algumas horas nisso.
            http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og

        • luctimm

          A pirataria ajuda (até demais), porém, não acredito que a causa seja inteiramente dela.

    • Alexandre Luckenzy

      Pra você ter uma idéia, confiante que iria conseguir ficar no Ubuntu e ganhar conceitos novos fora do que tive no Windows, relutei, não tive problemas com a Distro achando ser o certo seguir a corrente da maioria com os comandos e aplicações genéricas que deixavam a desejar. Oras! é um OS imune à virus e altamente customizavel…

      Pensando bem, o Linux precisará caminhar muito para chegar a ser um XP, no mínimo.

      É uma “liberdade” estranha onde o usuário fica atrelado a limitações: ou de usabilidade, ou que o sistema impõe e até mesmo de variedades.
      Amar Linux totalmente de paixão e coração só mesmo um comunista ou um monge, Esse OS posso dizer: Uma relação de amor e ódio.

      Gosto é gosto, Claro! No meu caso o Ubuntu.

      Alguns exemplos de linuxer-salsinha como eu: O que no Windows, instalar um MSN da vida é tão fácil como dois cliques e realmente funcional, no mundo Linux, não existe um só tutorial correto para instalação de um aMSN, que é e sempre foi um programa bugado e incompleto. (porque ainda precisamos de tutoriais?)

      Não deveria ser – o Ubuntu é feio para chamar mais adeptos, consegue a fama pelos méritos, mas tem gente que gosta do marrom-palavrão. Embora realmente seja uma distro fácil, não há programas essenciais básicos e práticos, senão alguns pouquíssimos À-là-Janelas no seu leque de aplicativos, como um Paint para desenhos rápidos e muito menos um editor de blogs bom se não for winado. (Winado? então uso Windows!)

      Aplicações são instáveis se for depender do tipo de Biblioteca -Gnome/KDE/etc- e as inconstantes dependências de bibliotecas que só cabe a um programador entender. problemas sérios com drives e hardware – Nunca vi um microfone funcionar numa Ubunteira independente do tipo de PC.
      Não, Não sei quanto a outras distros, mas Linux na primeira percepção é um Super-Beta-Teste.

      Pode parecer bobo mas acredito que o Linux tem que passar – obrigatoriamente – por algum tipo de reestruturação, sei lá, recomeçar do zero e seguir uma linha existencial, se redefinir para seu verdadeiro propósito: É para servidores? é para Hard-Users? é para Usuários finais? ETs?

      São coisas que Distros e mais distros tentam resgatar mas não conseguem. É trabalho da comunidade, que parece extasiada.

  • Raramente vejo japonesas bonitas… essas são lindas mesmo, não tem cara amassada e redonda como as outas 99%.

  • Na verdade as Models Japonesas são “Made in China” !

  • tcerealk

    esse post me fez lembrar a frase de um professor que tem uma empresa de segurança da informação, “criem produtos para resolver um problema e não um produto que precise de um problema.”

    No dia que o Windows não tiver servindo mais e tiver algo no mercado que possa o substituir satisfatóriamente sem um custo elevado, o usuário migra, mesmo tendo que aprender o sistema.

    Porém apesar de usar linux no trabalho, ainda não aposto nele como desktop.

  • emartsnet

    Ehehehhe as japinhas realmente dão um toque especial a matéria. Parabéns 😉

  • Não sei porque, não sei de onde veio essa minha tara por japinhas. E não sou só eu, fico feliz pelo pessoal do meiobit também ter uma queda por japinhas. Meiobit definitivamente é o nosso lugar

  • Droga!! duplicado.

  • awregan

    Pare de mandar fotos dessas coisinhas(mygodyouaresohotiwannabangyou!!!).
    Ou eu não vou conseguir ler as matérias.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis