Meio Bit » Arquivo » Games » Naughty Dog revela como poderia ter sido o final do The Last of Us

Naughty Dog revela como poderia ter sido o final do The Last of Us

Diretor do The Last os Us divulga imagem que mostra como poderia ter sido o final do jogo, mas será que ele seria superior?

11 anos atrás

the-last-of-us

Além de todo o seu primor técnico, seus personagens cativantes e um enredo bem escrito, um dos aspectos que mais será lembrado por aqueles que tiveram a oportunidade de jogar o The Last of Us é o seu polêmico desfecho. Alguns adoraram a maneira como a Naughty Dog encerrou a aventura de Joel e Ellie, enquanto outros prefeririam que a desenvolvedora seguisse outro rumo, mas o que não sabíamos é que ele poderia mesmo ter sido diferente.

O assunto será tema de uma palestra realizada durante o PAX pelo diretor criativo Neil Druckmann e o diretor Bruce Straley, onde além de explicarem como convenceram o estúdio a criar o jogo mostrarão alguns conceitos que foram propostos para o final, entre eles este que pode ser visto nesta arte conceitual (não colocarei a imagem aqui para não estragar a experiência de quem não jogou).

O que direi a seguir se trata de uma parte importante do jogo, portanto, caso você ainda não o tenha terminado, é aconselhável não continuar lendo este texto, mas se mesmo assim você quiser arriscar, sigamos em frente.

Apesar da imagem não dizer claramente o que aconteceria, ela abre espaço para algumas especulações e na minha opinião a mentira contada por Joel é ao mesmo tempo uma atitude egoísta e reconfortante, dado tudo por que passou em sua vida e durante toda a aventura eu até achei que sua morte seria algo mais impactante e que de certa forma serviria para lhe livrar de uma vez por toda daquele mundo terrível.

Fazer de Marlene sua executora poderia também deixar o jogador ainda mais incomodado, principalmente se a personagem logo depois tomasse a mesma atitude do homem, salvando Ellie e lhe poupando do peso de não ter tido a possibilidade de salvar a humanidade.

Esse final seria melhor que o original? Sinceramente não sei, mas penso que ele poderia perturbar bastante o jogador, até mesmo nos deixando com remorso por em determinados momentos ter desejado que a dureza de Joel fosse punida, mas de qualquer forma, o mais interessante no The Last of Us é justamente essa sua capacidade de nos fazer pensar e discutir sobre aquilo que nos foi entregue e acho que talvez fosse bom se eles nos tivesse dado a chance de terminar o jogo de outras maneiras.

Por exemplo, já pensou se tivéssemos a opção de não matar os médicos? E se no estacionamento pudéssemos entregar a garota aos Vagalumes? Mesmo o diálogo final poderia ter duas opções, mentir sobre o que aconteceu ou dizer a verdade. Enfim, as possibilidades são muitas, mas no fundo eu respeito a decisão dos criadores, até porque adorei a forma como tudo acabou, mas não nego que fiquei curioso para ver os outros finais que cogitaram.

[via CVG]

relacionados


Comentários