Digital Drops Blog de Brinquedo

Nova legislação vai livrar a Internet dos tarados. Ou não?

Por em 30 de janeiro de 2008
emInternet
Mais textos de:

  • RenatoMachado

    Internet é um fenômeno que veio para ficar. Não tem como voltar atraz. Não tem como controlar o acesso de ninguém à rede.

    Mas uma coisa que ajuda são leis com penas severas para crimes virtuais. Mais ainda, não deveria ocorrer distinção entre crimes virtuais ou não…

  • SONUS ECO

    Se os caras proíbem jogos que dizem incentivar a violência, e nas poucas vezes que liguei a tv vi um programa onde no rodapé estava escrito “… ensina a dança do creu” (vou até lavar minhas mãos por escrever isso). Alguém aqui acredita que exista inteligência nos políticos que criam essas leis?

  • http://www.highlanderbr.com Highlander

    Não dá nem pra acreditar numa lei dessas. E ainda querem que os criminosos venham voluntariamente cadastrar esses dados?

    Pelo raciocínio altamente lógico da lei, parece que sim…afinal, se o cara já foi preso por isso, deveria estar na cadeia. Ou não?

    Crônicas Imortais

  • artaudnin

    Concordo em gênero, número e grau com sua opinião, mas convenhamos que a internet se tornou algo de tamanha magnitude que controlar ou bloquear tarados “virtuais” é no mínimo uma tarefa espartana.
    Talvez um trabalho em conjunto de alguns hackers possa ter algum resultado na identificação e punição? desse maníacos.
    Só mais uma coisa: poderia ter escolhido melhor a foto ou nem mesmo ter posto a foto; um homem negro com cara de suspeito? Não acha meio estereótipo?

  • Wallacy

    Pelo visto não é só por aqui que precisa de políticos com mais estudo.

    —–
    Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças…
    Gandhi.

  • Augusto Kyk

    Alguém ainda duvida que depois que proibem jogos adultos por manipular a mente das crianças e tentam pacificamente adrestrar o tarado que não vai mais ser só por causa da grande lição, a política precisa urgentemente de um “upgrade”?

    PS quase OFF: Jogos adultos obviamente me refiro aos recentes proibidos, sendo que hoje em dia existe censura pra todas as idades, e que só entra em lan house maiores de 12 anos (criança?) com autorização assinada em cartório pelos pais que sabem o que o filho está jogando, e se eles deixaram, quem é o governo pra proibir? Eles são os pais, pô!
    Essa lei ainda não pegou no país inteiro, está sendo implantada aos poucos, mas (in)felizmente minha cidade tem uma Juíza “eficiente” (lê-se “querendo mostrar serviço”).

    Artaudnin: Não é saudável trazer esses assuntos pros comentários. Ele simplesmente poderia ter procurado pelo assunto da matéria e escolhido aleatoriamente a foto.

    • http://magno-naval.blogspot.com magno

      …que só entra em lan house maiores de 12 anos (criança?) com autorização assinada em cartório pelos pais que sabem o que o filho está jogando, e se eles deixaram, quem é o governo pra proibir?

      Isso me lembra aquela lei que diz que um menor de 18 só pode entrar em motel acompanhado dos pais.

      • Wallacy

        Seria uma familia muito estranha…

        —–
        Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças…
        Gandhi.

  • tiagojax

    politicos sempre conseguem se superar em feitos estupidos !

  • http://keaton.wordpress.com/ Keaton

    Será que não há ninguém no staff desses sujeitos para dizer “Deputado, desculpe, mas isso não dá certo, em 15 segundos o sujeito cria um novo email no GMail ou Hotmail”??

    Não dá idéia.. Ou eles vão proibir o uso de email também.

    • avontz

      Comprovar endereço + cpf + reconhecimento de firma para ter um email … mas um celular, com 20 reais vc compra uma linha.. HAHAAHAH que palhaçada..rs

      *******************************

      Música eletrônica + atitude -> sabotagem.org

  • v1r3d

    “Deputado, desculpe, mas isso não dá certo, em 15 segundos o sujeito cria um novo email no GMail ou Hotmail”??

    Ai o deputado diz:

    “Ahhhh então vamos fazer com que precise de CPF e RG para fazer um e-mail e só depois de aprovação no cartório o cara possa fazer outro”

  • Roniuj

    Eu acho que uma melhor solução é focar nos controles familiares, como softwares para bloquear canais impróprios e sites idem…

    Muitos pais nem sabem que existem formas de controlar o que os filhos fazem.

    Claro, não é também jogar toda a responsabilidade para os pais, acredito que uma boa campanha de informação e uma iniciativa dos softares de navegação encorajando os pais a utilizar parental controls nos browsers dos filhos já daria um resultado bem interessante.

    Certa vez fui instalar um PC no quarto dos filhos de uma amiga e encontrei um bom programa para bloquear palavras e url suspeitos. além claro, da mãe dos meninos que sentou e conversou: “olha, se alguém quiser saber seu nome, sua idade, vc fecha o joguinho, ok?.. blá blá blá”. Achei aquilo o mais importante, conscientização.

    Fora que pessoalmente eu acho que pais que deixam filho menor de 12 anos ter Orkut, Myspace ou qq outro desses troços sociais e/ou que não monitora os contatos dos filhos no msn/aol/Gtalk tem merda na cabeça…

    • http://pietra@hotmail.com Anônimo

      Exato, mas isso dá trabalho, os pais precisam PARTICIPAR da vida dos filhos.

  • http://www.yoomp.com rodrigofante

    E esse povo vai piorando cada vez mais, tem um projeto de lei em NY que pelo visto é a terra dos politicos analfabetos digitais que quer proibir a pessoa de andar nas calçadas e vias publicas(caminhando, a pé) usando iPod, segundo ele isso tira a atençao do pedestre e o mesmo pode ser atropelado ou causar um acidente.
    aaghahahaha
    Daqui a pouco proibem as pessoas de conversar nas vias publicas pq tbm tira a atençao, ficar pensando nos problemas durante uma caminhada em vias publicas fica vedado também….
    Eu via filmes alguns anos atras de governos “livres” que proibiam e controlavam a vida das pessoas e achava absurdo, até engraçado de tao absurdo, mas começo a ter medo.

    Fazedor de Site
    http://www.fazedordesite.com

    • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

      Nisso eu concordo. Tira mesmo.

      Você “perde” o sentido da audição. Geralmente podemos ouvir os carros a distância, ou outra coisa que poderia salvar nossas vidas, mas, estamos lá ouvindo música. E, mesmo fora isso, mesmo que deixe o volume baixo, sim, perde-se a atenção.

      Não sei se proibir usar na rua é adequado, mas, a proposta faz sentido sim.

      • http://victorfranco.net victorfranco

        Então tem que proibir a cidadão de andar na rua falando no celular, conversando, ou enstão depois de brigar com a esposa. Tudo isso afeta a atenção da pessoa.

        Victor Franco

        • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

          No celular, sim, poderia. Não deveria (igual eu deixei claro na questão do IPod), mas sim, poderia. A ‘vantagem’ do celular é que lhe sobra pelo menos um ouvido livre, e ligações geralmente são rápidas.

          Agora, se formos tão radicais assim de “se tem de proibir isso tem que proibir aquilo parecido”, fica complicado. Deixa isso para os advogados.

          • avontz

            Vai dizer que também deveria ser proibido pensar enquanto está na rua.. pois tira sua atenção.. se vc tiver em uma linha de raciocinio mais profunda..é como vc estive-se com fones de ouvido..

            AA…. vai plantar coquinho meu…

            Proibido viver.. é perigoso +P

            *******************************

            Música eletrônica + atitude -> sabotagem.org

          • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

            Há uma enorme diferença entre “achar que deve ser proibido” e “admitir que tira a atenção” e que “alguém que queira proibir possui um argumento válido”. Isso eu achei que tinha ficado claro nos comentários que fiz.

            E sim, há campanhas nesse sentido em outros países do mundo que não os EUA, como a Austrália (na real eu só sabia sobre a Austrália, estou assumindo que exista nos EUA porque alguém aqui citou).

            De uma vez por todas, pra ficar claro. Eu NÃO estou dizendo que alguém deva proibir pessoas de andar com iPod na rua, mesmo porque eu faço isso. Estou ADMITINDO que isso tira sim a concentração das pessoas na rua, e admitindo com propriedade porque tira a minha.

            O chato são as pessoas generalistas que decidem que, por precedente, acha engraçado mandar proibir tudo que se assemelhar com a questão original. Vai lá protestar com seu deputado então, para liberarem falar no celular enquanto se dirige.

            E eu plano o conquinho de boa. Contanto que você se comprometa a catar depois.

        • http://pietra@hotmail.com Anônimo

          E não esqueçamos de proibir CONVERSAR também, afinal isso tira a atenção. Mulheres bonitas idem.

  • Puro Osso

    As únicas categorias que assumem “não tenho a menor ideia do que estou falando, mas não preciso, para emitir opinião sobre isso” são os políticos e os filósofos.

    Esqueceu de incluir os blogueiros.

  • http://melinka.net Rocky

    O dia que um politico entender como funciona a internet ela estará sériamente ameaçada.

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

  • http://victorfranco.net victorfranco

    Imagine então político blgueiro??? Estaremos perdidos!

    Mas o controle por parte dos pais realmente é importante. De que adianta ter um tarado na sala do chat se não vai ter crainça alguma para ele conversar?

    E a polícia tem sim condições para identificar crimes virtuais, mas imagine monitorar todas as salas de bate papo de todos os portais mais visitados do Brasil. Acho que é meio impossível. Sem a ajuda dos pais (que geralmente não sabem nem eu que sites os filhos entram) tudo o que se pode fazer é investigar depois do crime já ter acontecido.

    Victor Franco

    • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

      Já tem.

      E que todos tenham um. Porque o cache do google vai ajudar na hora de cobrar as promessas depois. Tá lá, documentado.

      • Jorel

        ee coisa que ele cumpriram mesmo estando doumentado… politicos é sempre assim, promete.. promete.. e promete, se elege e inventa desculpas para nao cumprir o prometido… destes politicos o Brasil tá farto!

      • http://melinka.net Rocky

        Isso me lmebra da frase clássica do Maluf ” Se o Pitta não for um bom prefeito nunca mais vote em mim”

        _____________________

        Muita Pimenta para sua vida!

  • xultz

    A gente se ilude, achando que os políticos não entendem nada de internet.
    Na verdade, os políticos não entendem absolutamente nada de nada. O sujeito passa a vida em comitês políticos, puxando o saco e tendo o saco puxado, a única coisa que político aprende a fazer na vida é falar, e nem precisam ser coisas com sentido.

  • Jorel

    tá tá.. mesmo se havesse um politico que entendesse como funciona a internet… seria totalmente nulo, adiantaria ele debater seus “projetos de segunraça da internet” com o resto do parlamento ??

    sinceramente.. politico e tecnologia nao combinam!

  • laertesss

    É! Acho que só reinventando a Internet mesmo, pois se eles analisarem, verão que a Internet foi criada para outros propósitos.

  • TheDarkMaster

    Não existe vida inteligente entre os juízes, advogados e políticos. Essa “lei” é uma prova disso

  • http://magno-naval.blogspot.com magno

    Afinal, se as proto-adolescentes mal conseguem escrever duas palavras, se precisam entrar em sites para pedir explicação do que quer dizer “ler nas entrelinhas”, cair no papo de um tarado online não é difícil.

    [leve_ironia]Por isso pretendo educar meus filhos com mão de ferro. Terão lido os clássicos muito antes de poderem ler revistas em quadrinhos (aos 4 anos) e só usarão a internet quando estiverem usando o trema com desenvoltura (aos 5 anos).[/leve_ironia]

    Falando sério: educação nunca é demais.

    • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião

      Cuidado que você vai criar Stallmans.

      • http://magno-naval.blogspot.com magno

        Se eles vierem com essa estória de “filosofia livre”, eu boto eles para trabalhar. Resolve num instante. :-D


        Evite a extinção de uma espécie ameaçada: use corretor ortográfico!

  • luizsoares

    Se não me engano esse tipo de crimino provavelmente deve ter um padrão. Quer dizer a maioria deles deve usar uma palavra ou algum conjunto de palavras no perfil ou chat que possam torná-los classificáveis. Eu sei que é difícil, mas lembro que não impossível, poderia se criar um ROBO, leia-se dispositivo com IA, que identificasse certo grupo de palavras em um chat e identificasse como um provavel suspeito. Provavelmente vai ter gente me achando louco..mas sim creio que seja possível..nada que 2 anos de estudos não resolvam parcialmente o problema.

    * Ainda sonho com um corretor ortográfico em português dotado de IA e não simplesmente um dicionário ¬¬

    — Em busca de uma Insígnia –

  • camilozero

    Lendo os comentários do pessoal… me recordei de um caso interessante ocorrido há algum tempo atrás…

    Mas meu comentário não é apenas para relembrar dos acontecimentos passados…

    Sempre comparei a Intenrnet a uma faca: ela pode te servir como também pode te agredir, dependendo do que vc faz com ela.

    Junta se a ela a incopetência da nossa justiça que já está atrasada mais de meio século em suas leis e que sempre tenta tapar o sol com a peneira, fazendo leis que não funcionam por completo (apenas um exemplo prático: proíbem a venda dos jogos com violência, mas os episódios de Malhação mostram 1001 maneiras de se dar bem fazendo o que não é certo… e a faixa etária para esse programa sem segundas intenções é de 12 anos).

    Soma-se ainda: a ignorância dos políticos, que (salvo casos raríssimos…) só estão no governo pra pegar o nosso dinhiero, e qdo inventam alguma lei ou MP, ferram com a gente; E o despreparo de muitos pais, que não conseguem sentar com o filho durante uma hora e explicar as malícias do mundo, simplesmente por terem vergonha ou pensarem: “essas coisas não vão acontecer com o meu filho.”

    O resultado é essa zona que temos hoje: leis estúpidas, famílias desetruturadas por ação meios de comunicação E pela falta de caráter de pais e filhos, nossa geração futura crescendo em meio ao caos da injustiça que só aumenta… e achando que está tudo bem!!!

    meu comentário tá mais com cara de desabafo do que de uma opnião sobre o assunto… mas saudosa era a minha época de criança, onde as diversões eram jogar bola, brincar de pique-esconde e soltar pipa… não tínhamos todos esses problemas “virtuais”…

    • http://magno-naval.blogspot.com magno

      mas os episódios de Malhação mostram 1001 maneiras de se dar bem fazendo o que não é certo

      E a novela das 19h ensina as pessoas que podem prestar denúncias falsas e anônimas contra os inimigos, que sempre dá certo. Ah, e que os policiais honestos seriam uns idiotas.


      Evite a extinção de uma espécie ameaçada: use corretor ortográfico!

      • Daniel Fonseca Alves

        Policial de novela inteligente não existe. Só o ladrão, o estelionatário, e os “mals caráters” de pantão possuem algum neurônio em funcionamento.

        Se fosse para criar alguma teoria da conspiração eu diria que a “PlimPLim” faz uma lavagem cerebral em todo os tupiniquins para dizer que “Brasileiro bom é brasileiro burro”.

  • Daniel Fonseca Alves

    Não vi nada relacionado, mas se a lei prevê algum tipo de pena para os delinquentes sexuais no caso de não repassar os dados para a instituição então pelo menos é um caso a se pensar.

    A lei vale para aqueles que conseguiram a liberdade ou em liberdade parcial e normalmente este pessoal não vai querer voltar para a prisão por um motivo tão pequeno.

    E claro que se consegue saber se algum delinquente está usando email não autorizado monitorando o seu acesso através de provedores principalmente se for uma liberdade condicional.

    OK, o cara pode fazer isto através de uma lan house ou cyber café, mas nunca se esqueça “sempre” há os logs e cyber policiais escondidos em sites de relacionamentos.

    De qualquer jeito para mim, principalmente se tratando dos EUA, a lei é um passo interessante no combate a este tipo de crime ( ou pelo menos para que ele não aconteça de novo).

  • lauas

    Não conheço tanto assim sobre o assunto, mas conheço o suficiente para sentir cheiro de coisa mal feita…
    Os EUA tem uma longa tradição de redundâncias legislativas propositais que elimina o privilégio do réu primário, talvez essa seja mais uma delas…

    O sujeito estaciona na contra-mão. É autuado pelo guardinha de trânsito que faz uma consulta e descobre que o cara não se cadastrou na lista dos estacionadores na contra-mão… Resultado: é acionado por ter estacionado em lugar proibido E por não ter avisado às “otoridade” que pretendia fazer isso. São duas infrações-in-a-row e o cara já não pode mais recorrer, responder em liberdade e etc…
    AGORA
    Se o cara se cadastra na lista e é pego, a coisa muda de figura: é acionado por ter estacionado em lugar proibido, com agravante de premeditação! Lá se vai o réu primário…. novamente!

    Feliz proprietário de um IBM R51e!

  • http://flybywire.librian.net/ Tango

    SANTO CRISTO CRUXIFICADO, QUE P0##@ É ESSA????

    Eu fui googlar por esse tal de 2girls1cup e nunca me arrependi tanto na minha vida!

    Você já conhecia isso Cardoso?!? You Freaking Freak!

    (Isso vai me fazer ficar impotente por umas 3 semanas…)


    Viagens e trabalho: http://flybywire.librian.net/
    Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

    • http://www.fiberonline.com.br/ivogusmao Ivo S Gusmao

      É, somos dois arrependidos então, mas fiz questão de não sofrer sozinho, mandei pros meus amigos por msn! rs

    • EuTambem

      Vai um creminho de cocô nas CNTP? Acento circunflexo no 2º “o” mesmo. Quem sabe um suco de vômito recém processado, no capricho?

      Que nojeira.

    • Roniuj

      hehheh, mais vítimas do 2 Girls, 1 Cup… [rs]

      ainda bem que eu consegui a descrição antes de ter que matar a curiosidade. Nem precisei ver.

      Aqui em Boston certa vez uma estacão de rádo falou o dia todo, do video mais repulsivo já feito. Mas não falavam o que era. O pessoal do trabalho se reuniu e googlou.. ainda bem que eu estava ausente e so cheguei no meio do video, nem precisei ver. [rs]

      • http://pietra@hotmail.com Anônimo

        Pois é. Que parte do “sacanagem barra-pesada” ele não entendeu?

        Eu avisei…

        • http://flybywire.librian.net/ Tango

          Cara, “barra-pesada” é uma coisa, isso é outra completamente diferente! Nem na categoria “sacanagem” eu consigo classificar isso!

          DP é barra pesada. DPA é barra pesada. BDSM é barra pesada. Bestiality é barra pesada!

          Isso… Isso é algo completamente diferente…

          Vou passar o carnaval filmando reações… Aguardem…


          Viagens e trabalho: http://flybywire.librian.net/
          Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

          • leafac

            Algumas dessas siglas são tão barra pesada que nem sei o que significam. :D

            __________________

            A abordagem do Leandro na arte de blogar

          • http://flybywire.librian.net/ Tango

            DP é barra pesada. DPA é barra pesada. BDSM é barra pesada. Bestiality é barra pesada!

            DP = Dupla Penetração
            DPA = Dupla Penetração “Anual” (Sylvia Saint é ótima nisso)
            BDSM = Bondage, Domination, Sadism and Masochism

            E, se você ainda não viu o vídeo, saiba que é pior que os três.

            SOMADOS.

            DIABOS, MULTIPLICADOS!


            Viagens e trabalho: http://flybywire.librian.net/
            Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

          • leafac

            Hehehe. Obrigado pela explicação.

            [quote=Tango]E, se você ainda não viu o vídeo, saiba que é pior que os três.

            SOMADOS.

            DIABOS, MULTIPLICADOS![/quote]

            Já conhecia o vídeo, sim. Faz um tempo, ele virou febre, fizeram milhares de vídeos de reações, paródias, etc.

            Dentre todas elas, se você ainda não viu, recomendo esta paródia, e esta reação, a melhor de todas, na minha opinião. Não tem nada nojento nesses vídeos, não se preocupe.

            O Cardoso fez um post sobre isso, também. Mas não foi no Meio Bit.

            __________________

            A abordagem do Leandro na arte de blogar

  • 1berto

    Finalmente alguém tá fazendo alguma coisa útil para deter esses tarados malvados

  • EuTambem

    Visitante?????

    *************************

    Nova legislação vai livrar a Internet dos tarados. Ou não?

    Enviado por visitante em 30 Janeiro, 2008 – 00:57 em Internet