Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Efeito Bullet Time do Matrix, em tempo real na TV!

Efeito Bullet Time do Matrix, em tempo real na TV!

Durante o principal campeonato de futebol norte-americano, uma emissora de TV pretende trazer para os replays o efeito “bullet time” capturado em tempo real. Coisa de cinema.

11 anos atrás

fazquadradinhodeoitoneo

Matrix não inventou o Bullet Time, mas definitivamente popularizou o efeito, que apareceu até em Shrek, mas mesmo hoje, 14 anos depois que Matrix desencadeou toneladas de discussões filosóficas quando no fundo era um filme onde um sujeitinho aprendia a brigar mais rápido, ainda é muito complicado fazer Bullet Time direito.

É preciso uma tonelada de câmeras, um estúdio grande, softwares dedicados, não?

Não mais. A NBC está preparando uma estrutura com 12 câmeras Teledyne DALSA Falcon2, que podem chegar a uma resolução de 4.096 × 3.072 pixels a 58 fps, ou mais razoáveis 2432×1728 a 168 fps.

Essas câmeras, devidamente posicionadas em um estádio, associadas a um software que daria orgasmos a um professor de geometria, conseguem produzir replays em tempo real assim:

A quantidade de cálculos que esse sistema faz é absurda, mas mesmo assim uma cena leva em torno de 30 segundos para ser renderizada.

A tecnologia, desenvolvida pela Replay Technologies, começará a ser usada em setembro, no campeonato daquilo que só os norte-americanos chamam de futebol. Aqui, só quando a Globo descobrir sua existência, e comprar um conjunto pra usar nas Olimpíadas do Faustão.

Fonte: PP.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários