Meio Bit » Arquivo » Internet » Co-criador do Twitter sugere que Facebook devia lançar versão paga sem anúncios

Co-criador do Twitter sugere que Facebook devia lançar versão paga sem anúncios

Biz Stone sugere a sério pegadinha do Facebook Gold, que ofereceria uma versão paga da rede social livre de anúncios

11 anos atrás

gogoni-facebook-gold

Sabe aquele golpe da "rede social premium", que costumava aparecer toda vez que uma nova rede bombava para pegar incautos com vendas de "assinaturas com vantagens exclusivas"? Foi assim com o Orkut Ouro, o Facebook Gold, o Twitter Gold... menos com o Google+.

Acontece que o co-fundador do Twitter Biz Stone meio que gostou da ideia, mas não pensa incluí-la em sua própria rede social. Ao invés disso, espertamente sugeriu que o Facebook deveria adotar uma versão paga, que seria livre de ads.

Em um texto em seu blog, Stone diz que voltou a usar a rede do rival Zuckerberg após um longo hiato, pois se sentiu desnorteado com a quantidade de funções e ferramentas adicionadas desde sua última visita, e comentou que as propagandas veiculadas no Facebook "não são úteis, nem engajadores".

"Esses anúncios são o que mantém o Facebook grátis, e grátis é bom", diz Stone, porém ele deixa uma "dica" para Zuck, dizendo que o Facebook poderia fazer tal qual serviços de streaming de música como Spotify e similares, adotando um sistema de assinatura para entregar uma versão da rede nem nenhuma propaganda a seus usuários.

Para Stone, se apenas 10% dos usuários pagassem uma mensalidade de 10 dólares, só isso já representaria uma renda de US$ 1 bilhão por mês, e ainda sugeriu o nome: Facebook Premium.

Para mim ou Stone é ingênuo achando que as pessoas pagariam para se livrar de propagandas quando há o AdBlock, ou ele é muito esperto já que grande parte dos usuários sequer sabe o que é um navegador (o "Ezinho da internet"), quanto mais instalar uma extensão. Para o internauta comum pagar para não ver mais anúncios é menos alienígena do que soa para nós, mas daí a esperar que Zuck faça isso acontecer é improvável; se bem que o Facebook já fez uma modificação bem controversa: seus compartilhamentos não aparecem para todos os seus seguidores, para isso você precisa promover sua postagem pagando. Portanto é difícil disso realmente acontecer, mas não totalmente impossível.

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários