Vídeos do Instagram colocam Vine na chon

Conforme era de se esperar, a partir do momento em que o Instagram passou a permitir o upload de vídeos na sua plataforma, o tráfego no Vine foi pra zona de rebaixamento, mais ou menos por ali onde encontram-se as ações da OGX. E não foi algo muito demorado, o Instagram roubou o tráfego do Vine de forma avassaladora. Foram necessários menos de 15 dias para a audiência do Vine despencar.

vine_instagram_shares

Eu tenho uma explicação simples para isso: a preguiça dos usuários. O Instagram já é uma rede social consolidada e com um aplicativo muito bem resolvido. O Vine tem aquela cara meio de beta, de app simplório demais. Mas o que pesou de verdade aí é que você pode tanto fotografar como fazer vídeos dentro do mesmo app. No caso do Twitter e o seu Vine, são dois aplicativos separados.

Dessa forma, pra fazer um Vine você precisa sair do Twitter. No caso do Instagram, na própria timeline do aplicativo você pode postar os seus ou ver os vídeos e as fotos dos usuários que você segue. É um típico caso onde o pioneirismo cobra um preço alto. Não duvido que em um futuro próximo a app oficial do twitter permita o upload de vídeos.

O Vine chegou há pouco tempo e já está na hora de repensá-lo. Mas é assim que o mercado funciona. O Instagram é uma força competitiva e tanto, com seus 100 milhões de usuários, que trouxe a vantagem competitiva de permitir o envio de vídeos integrados no mesmo app e na mesma rede social. Forças competitivas são um dos maiores riscos para um negócio e certamente o pessoal do Twitter sabia disso. Vamos ver qual será a reação.

Fonte: PR Daily.

Relacionados: , , , ,

Autor: Marcel Dias

Pai do João, blogueiro e fifeiro.

Compartilhar
  • True Story

    Problema são esses 15 segundos. Acho uma duração muito longa…
    Fora que não funciona da mesma forma que o vine… Ainda é uma copoa sem identidade.

    • marcus

      Alguém usando uma máscara do Guy Fawkes acusando outrem de ser algo “sem identidade”. Tá bom então.

      • True Story

        Sabe o que é um avatar? Sabe o motivo de eu ter escolhido esse avatar? Não? Então vá se foder.

      • Thiago Margarida

        como se ‘identidade do aplicativo’ e ‘identidade do avatar’ fossem a mesma coisa.
        No mais, quem quer ganhar os usuários são o Vine e o Instagram, e não o True Story

  • marcus

    Interessante que o número de links para o Instagram, a menos de um pico por volta de 20 de junho, permaneceu constante depois da introdução da possibilidade de fazer vídeos com o aplicativo. Isto parece indicar que as pessoas estão usando o Instagram com a mesma intensidade de antes, mas estão postando menos fotos com ele.

  • Pingback: Vine finalmente será lançado para o Windows Phone « Meio Bit()