Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Nokia deve adotar Android para manter-se no mercado, recomenda analista

Por em 2 de julho de 2013
emComputação móvel Destaque Indústria Mercado relacionados  
Mais textos de:

Site | Twitter
  • Wesley Santos

    Em vez de trocar de plataforma, a Nokia deveria diversificar mantendo o WP8 e também adotando o Android. Essa estratégia aumentaria a sua base de usuários significativamente sem perder os atuais usuários.

  • Edmilson_Junior

    Se a Nokia produzisse Androids ela seria a minha escolha. Quase comprei um WP por causa do hardware Nokia mas as limitações do SO me desanimaram. Ainda confio na empresa e torço por sua recuperação.

    • Leonardo Lima

      Quais limitações?

      • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

        Faltam ao WP apps populares como o Instagram. :(

        • Leonardo Lima

          Sei, bem, pra mim esse não faz falta, mas o Flipboard faz (embora esteja no forno), mas mesmo assim não vejo isso como limitante. Creio que a dificuldade maior eh fazer as pessoas saírem de um eco-sistema para outro, afinal ela já gastou com apps, musicas, etc alem de estarem acostumadas (inercial natural).

          • Mateus Azevedo

            Eu tenho um Omnia W com WP7.8 e sabe o que eu acho uma sacanagem? App do Facebook feito pela Microsoft que é um lixo e o app do Youtube um mero link para o site mobile.
            Sim, Facebook é integrado com o sistema, mas ainda acho que um app a parte faz falta.
            Mas de qualquer forma, ainda é um sistema muito bom e fluido. Para a faixa “mid range” é a melhor opção, sem dúvida. Melhor que qualquer Android abaixo dos 1000 reais que já testei. Só acho que não compete nos tops.

        • Gustavo

          pro wp8 tem o instance que da pra fazer tudo

      • Edmilson_Junior

        Independência de softs externos para transferir arquivos entre o PC e o aparelho, gerenciador de arquivos e gerenciamento em pastas nos apps, selecionar onde instalar apps, transferir qualquer coisa por bluetooth. Quero poder copiar do pc e colar meus podcasts e que eles sejam identificados como podcasts. Essas pequenas liberdades.

        Não uso Instagram nem Flipboard.

        Realmente cogitei os Lumias pois tem o melhor hardware na faixa de preço, GPS offline, resistência Nokia e etc mas são os pequenos detalhes que me incomodaram e prefiro aguardar que o SO atualize e me permita tais coisas antes de comprar.

        • Leonardo Lima

          Possivelmente você nunca terá um iPhone ou WP, eles não atendem essa sua necessidade de um desktop de bolso, isso é Android.

          • Edmilson_Junior

            Eu teria mais chances de ter um WP do que um iPhone, sou um usuário fora da média eu sei mas vou dar um exemplo simples:

            Ontem eu estava estudando e uma das apostilas estava no celular, os amigos com Android transferiram as fotos e a apostila em pdf de boa mas o WP ficou de fora. Não estou falando de ficar transferindo apks de apps piratas mas simplesmente de poder selecionar todas as fotos de um trabalho e enviar para o aparelho ao lado. de pegar a apostila em pdf e transferir diretamente para o aparelho ao lado, não quero ter de enviar ao skydrive e compartilhar um link, quero poder fazer isso de forma simples e offline. O usuário médio não quer saber como funciona, só quer que funcione, quer algo como quando clico em compartilhar uma foto no Android ele me mostre todas as possibilidades de qualquer app que eu instale. No meu caso, aparelho novo e que nem tem tudo oque eu usava tenho como opções padrão e simples:

            Mensagens, Email, Dropbox, Facebook, Messenger, Go SMS, WhatsApp, QR Code, PicsArt, Skype, LAN, Evernote, Gmail.

            Quando eu mudar será para algo com mais possibilidades e não menos.

  • https://www.facebook.com/heberth.vinicius Heberth Vinicius

    Sou usuário do Windows Phone e não vejo limitações na plataforma. Já usei Android e IOS, e também não tenho críticas a esses OS’s. Classificar o melhor sistema para cada uma vai depender do que cada usuário espera encontrar. A Nokia poderia sim ter os dois OS’s no seu portfólio e se isso se concretizasse, teríamos apps que conversassem entre as plataformas. Com o excelente Hardware e competência da Nokia, o usuário teria a liberdade de escolher qual plataforma é mais a sua cara, por que no fim a experiência do usuário é que fica limitada. Há ótimos apps nas duas plataformas e por conta das querelas das empresas o usuário tem que escolher entre uma e outra.

    • Mario Porfírio Souza

      A única limitação que vejo no Windows Phone são os apps.

  • Ricardo

    Se a Nokia vendesse celulares com Nokia OS S40 ou s60 multitarefa, já seria o suficiente. Mas não, insistem em achar que esses sistemas são ultrapassados, mesmo que tenham potencial para virar um bom celular básico.

    Para o ramo de smartphones, acho que o windows phone foi a melhor escolha. Eu já usei android em diversos aparelhos e tudo o que senti foi um sistema confuso e que não se entende. Embora o windows phone não seja o melhor do mundo ainda, principalmente depois da trapalhada migração do WP 7 para o 8, é o único sistema que sobra….

  • Thiago Bachi Rehbein

    Acredito que em vez de adotar o Android e virar mais uma nesse vagão, a Nokia deveria começar a pensar em criar um sistema novo, vide o Meego, muito bom mas que foi abandonado em detrimento do Windows Phone 7/8. Eu torço pela Nokia e fico triste em saber de sua atual situação. Possuo um Nokia N8 e mesmo rodando Symbian Belle acredito que seja um bom celular, também possuo um Motorola RAZR i e gosto da plataforma Android, mas não vejo futuro na Nokia utilizando-a.

    • Marcelo Eiras

      Se nem a Microsoft, com dinheiro a vontade, consegue deslanchar o Windows Phone, imagina a Nokia, sem dinheiro, a essa altura do campeonato querer lançar mais um SO mobile. Impossível!

  • True Story

    Nokia continue com o windows phone e invista tbm em sistema operacional proprio.
    Não caia nessa de ir pro sistema lixo. O Android não tem futuro. Vai vender muito ainda… Mas o sistema nao tem salvação

    • marcosalex

      Por que você quer quebrar a Nokia?

    • Mario Porfírio Souza

      Cada dia vende mais, cada dia fica melhor e você fala que ele não tem salvação.

  • Helvio_Mota

    Estou ensaiando trocar meu N8. Já experimentei um Lumia, mas definitivamente não me serve. Um Nokia com Android é meu sonho de consumo.

  • Ricardo Consolo

    Compraria um Nokia com MeeGo 2.0.

    • Camilo Campos

      Dá uma olhada no Blackberry Z10, ele é algo bem próximo de um Meego 2.0

  • Humberto Henrique

    Acho que a Nokia não deve ser mais uma vendedora de Android, em momento de crise aí é que ela deve se diferenciar.

    • http://rafaellain.com/ Rafael Lain

      É o que ela vem afirmando desde o pacto com a MS.

  • abraaocaldas

    Não tem como, as outras fabricantes de celulares Android estão sofrendo, porque HOJE o monopólio dos celulares Android ficou na mão da Samsung.

    • http://www.toad.com.br/ Matheus Gonçalves

      Cara… me explica como funciona um monopólio no qual você pode comprar o mesmo OS de outros fabricantes, que muitas vezes estão na mesma prateleira (virtual ou real) que os aparelhos da Samsung…

      • Vinicius K.

        É aí que mora a graça. Não existe um monopólio, mas por incompetência das concorrentes, só a Samsung consegue ganhar dinheiro.

      • abraaocaldas

        Desse jeito?

        http://meiobit.com/123797/samsung-abocanha-95-dos-lucros-do-android/

        Desculpe, mas o mercado android está concentrado na mão da samsung e vai ser muito dificil alguém destrona-la.

      • http://ceticismo.net/ Pryderi

        Não é o mesmo SO. As fabricantes mexem tanto no SO que nunca um é igual ao outro.

        • http://www.toad.com.br/ Matheus Gonçalves

          Cara, você entendeu. Android. As personalizações quase não mexem no kernel do Android, e sim em seus aplicativos e modificações gráficas. Mas de qualquer forma, o ponto não é esse. O ponto é chamar de “monopólio” algo que a Samsung fez usando suas competências, trazendo os clientes para si. Ela não impede que outros fabricantes também vendam. Aí está a HTC, Sony e Motorola com ótimos aparelhos e com gente comprando, se quiserem.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Agora, volta, lê o que escrevi e veja se eu falei algo dando a entender que a Samsung tem um monopólio.

          • http://www.toad.com.br/ Matheus Gonçalves

            Pryderi… Não, você não falou, e justamente por isso que eu fiz questão de te fazer voltar ao ponto. “O ponto não é esse”. O OS citado é o Android. O assunto é o monopólio. Entendeu?

  • http://www.toad.com.br/ Matheus Gonçalves

    A Nokia sempre teve aparelhos excelentes. Um Nokia, com Android, seria muitíssimo atraente. Eu compraria. Mas não vejo porque não continuar também a trabalhar com o WP.

    • marcosalex

      Os fãs da Nokia hoje são bem menos pessoas do que foi 5 anos atrás. E não ajudaram com o N8, que foi um excelente celular, mesmo chegando atrasado.

  • Aleandre Da Silva Costa

    Acho mais facil a microsoft comprar o resto da nokia que ainda não comprou pra vernder windows phone que ela começar a fazer celulares com Android. Lembrando que o CEO da Nokia, ex funcionario da microsft (http://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_Elop) ainda se acha empregado da microsoft e faz de tudo pelo sucesso da empresa, já demostrou que considera o google seu inimigo, e prefere afundar a nokia a se desligar do antigo patrão que eu acho que deve pagar um por fora ainda pra ele.

    • marcosalex

      Não é pagar por fora, as duas empresas tem uma parceria onde os dois ganham dinheiro ‘por dentro’.

  • Diego Sansana

    Tudo depende…..não é a primeira vez que alguém fala isso pra Nokia. Outro dia teve uma notícia de um dos acionistas xingando o Elop pela Nokia estar na situação em que está, e pedindo para adotar o Android.

    Na minha opinião, a Nokia deveria manter o WP, como uma linha mais simples ou intermediária, como um “treino” para os smartphones e criar uma linha para utilizar o Android, tipo um “N-series”, só que com Android.

    Imagina assim, a Nokia anuncia que o próximo Nexus é seu! Nokia Nexus 5, pô, o mundo inteiro ia babar, mesmo que o sistema não agrade aos que preferem o WP, mas pelo menos a repercussão ia ser muito boa. E não duvido que ia vender mais que água no deserto.

    Aí, lança os Nokias N-Series, ou “A-Series”, telefones para aqueles que preferem o Android, com toda a flexibilidade que ele proporciona. É só colocar as ótimas câmeras (tipo Pureview), um acabamento digno de Nokia….cara, ia ser perfeito.
    Daí mantém os Lumias num patamar mais abaixo, oferecendo a integração Smartphone-PC-Tablet, compatibilidade com o Office, Skydrive….essas coisas…

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Gostei do teu raciocínio, mas acho melhor que a Nokia aja como uma Samsung ao contrário, ou seja, tendo um único modelo Android e diversificando no Windows Phone em várias faixas de preço.

      • Diego Sansana

        Tipo um Android High End, no estado-da-arte, e lumias intermediários? Interessante mesmo!

        • marcosalex

          Talvez, mas a MS colocou muito dinheiro na Nokia pra ver seu SO classificado como intermediário.

    • marcosalex

      O problema é que a MS investiu milhões na Nokia e uma linha com Android iria canibalizar o mercado do Windows Phone. Fora que sinalizaria ruim para quem está apostando no WP, o que comprometeria as vendas da linha Lumia e quem está apostando nela.

  • arakawa

    Esse analista só esquece que quem domina o mercado não é o android, é a samsung. LG, HTC e motorola mal conseguem uma participação de 2 dígitos no mercado e só vendem smartphone com android…

    • Mario Porfírio Souza

      Os celulares dessas empresas que dominam o mercado são todos na plataforma Android e não na plataforma Windows Phone.

  • Ursinhomalvado

    Duvido muito que no acordo com a MS não tenha sido incluída uma cláusula que impede a Nokia de lançar aparelhos com Android.

    • Diego Sansana

      Certeza… Ainda mais com a Nokia, que estava aposentando o Symbian, e poderia atirar para dois lados, Android e Meego. E tenho certeza que ela não foi pra nenhum dos dois por mera cláusula contratual.

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      Fato. MS não é a MS deixando os outros ciscarem no seu terreiro assim sem mais nem menos. Para mim, o anúncio soou mais como bravata. E, convenhamos, foi a MS que trouxe a Nokia à ativa neste segmento, e a empresa de tio Bill não é boazinha. Ninguém no mundo corporativo é.

  • DesktopForever

    O gráfico vai até maio deste ano, vamos ver como estarão esses gráficos em maio de 2014, com toda a linha low-end recém chegada ao mercado.
    O acordo com a MS foi uma opção, e duvido que um dia usem Android. A Nokia sempre quis ser diferente.

  • Marcelo Eiras

    E parece que a Nokia, mais uma vez, percebeu que fez a escolha errada.

  • Marco

    Poderia fazer como a Samsung e atirar pra todos os lados… Com certeza, a durabilidade dos produtos da Nokia, associada ao Android seria uma boa pedida, até porque a Samsung no momento reina praticamente sozinha com o sistema do Google.

  • http://ceticismo.net/ Pryderi

    Entendi, a Nokia será mais um entre 800 milhões de empresas a adotar Android, que ficou com péssima reputação por causa dos aparelhos vagabundos onde ele foi instalado, com operadoras e fabricantes mexendo de todo jeito (cada vez pior). O Windows Phone é bom.

    Minha mulher tem um Lumia 820 e ficar de mimimi, num tem instagram, num tem app de Facebook etc é coisa de gente que parece não ter saído da adolescência. Ok, sua vida acabará se não postar fotos do seu almoço, é um direito seu. Mas daí a dizer que o SO é limitado é meio forçar a barra. Eu tenho um Milestone 2, com um Android que kjá não é mais atualizado e não tenho tempo, saco, vontade de ficar hackeando meu próprio celular para instalar a versão mais recente do Android. Do jeito que ele está, está me atendendo, mas se eu tiver que trocar de celular, ou pego um Nexus ou vou logo pro WP. Não, iPhone e suas maravilhosas atualizações e incrível inovação de alterar a cor dos ícones não me enche os olhos.

    A Nokia quer vender mais aparelhos com WP? Bem, diminuir o preço é um bom caminho, o que não fará diferença no Brasil, mas Brasil não entra na equação em termos de mercado global, já que nossa tributação é a coisa mais insana do Universo.

    • marcosalex

      Diminuir o preço = reduzir o lucro, que no caso da Nokia está crítico.
      Android vende e é o SO que mais cresce.

  • Wagner Felix

    Sabe, é ruim um mercado sem “biodiversidade”. Mas não tem como, nesse caso, não se render ao Android.
    Meu sonho era que portassem o Android pro meu N97 que esta ali, parado, como telefone reserva.

    • marcosalex

      O N97 quase comprei, mas ele veio com muito pouca novidade. Se na época dele já tivesse vindo o N8, o Symbian ainda teria chance, ele melhorou muito, mas demorou demais.

  • franciscomarao

    O fato é que a coisa tá ruim pra Nokia.
    Se ela se mantiver no WP, ela vai continuar sofrendo embargo da Google, que já não distribui vários de seus aplicativos com a alegação de que a fatia de mercado do windows phone é muito pequena para justificar o desenvolvimento. O que não deixa de ser verdade, já que o SO também sofre do “dilema do tostines às avessas”
    O SO não vende bem porque não tem apps, e não tem apps porque não vende bem.
    Mudar pra android também não ajudaria muito, porque aí a norueguesa seria só uma entre tantas outras. Além disso, eu me lembro de ter visto uma vez uma lista de perguntas e resposta num site de um Lumia, e o que o povo mais perguntava era “Como faço pra transferir um arquivo por bluetooth”. Ao meu ver, isso demonstra que o pessoal que comprou estava migrando de outros nokias, com symbian, em que isso era possível. Daí eles mudam pra um celular capado (pros padrões de ex-usuário de symbian). Isso com certeza não deve ser nada bom pra imagem da nokia (e do wp, por tabela).

  • Luiz Claudio Vicente

    Para participar efetivamente do mercado d celulares e assegurar sua permanência e sobrevivência neste, a Nokia deveria adotar o Android cm substituto ao recem-extinto Symbiam, mas so pros celulares “povão”, por q celular android e tudo a msm porcaria. Mas linha Lumia e todos com tecnologia Pureview devem continuar rodando WP.

  • Emerson Almeida

    “Seria melhor que a Nokia não adotasse o Android” – Executivo da Samsung
    Claro que fiz uma brincadeira mas a Samsung sabe o dano que essa iniciativa causaria, principalmente aos negócios da própria Samsung.