Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » WWDC 2013: Saiba como foi a conferência da Apple

WWDC 2013: Saiba como foi a conferência da Apple

A Apple apresentou as novas versões dos seus sistemas, o OS X Mavericks e o iOS 7 em seu keynote de abertura da WWDC, além do serviço iTunes Radio. O Mac Pro também ganhou uma versão com design incrível e o MacBook Air ganhou uma bateria de longa duração.

11 anos atrás

A Apple realizou hoje o keynote de abertura do WWDC mostrando aos desenvolvedores as novas versões dos seus sistemas, o OS X Mavericks e o iOS 7, uma nova versão do Mac Pro e modelos do MacBook Air com bateria de longa duração, além do serviço iTunes Radio, e vou resumir tudo aqui, para quem não acompanhou a nossa cobertura no Twitter.

schiller_and_macpro

Depois de comemorar as 28 milhões de cópias do Mountain Lion, a versão mais vendida do OS X, Tim Cook aproveitou para alfinetar a Microsoft, citando os 35% de usuários que atualizaram o sistema da Apple para a última versão, contra menos de 5% dos usuários do Windows 8. Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software, ou o chefão do iOS e do OS X subiu ao palco para falar sobre o novo OS X Mavericks. Dos mais de 200 novos recursos do sistema, o mais interessante é o Finder Tabs, pelo menos a primeira vista. Poder usar abas no Finder torna o OS X 10.9 Mavericks muito mais versátil, e é difícil entender porque isso demorou tanto. O sistema de notificações conta com o App Nap, recurso que deixa os programas que não estiverem em uso em standby, reduzindo o consumo de bateria do MacBook.

Junto com o OS X foram mostrados os apps iBooks, Maps, Calendário e o novo Safari, cheio de recursos exclusivos como controle de uso de CPU para janelas que não estejam em primeiro plano. Assim como o novo iOS 7, o OS X Mavericks abandona de vez o skeumorfismo de outros tempos, e passa a ter um design ser chapado e básico.

Além dos novos sistemas, a Apple também mostrou uma versão completamente redesenhada do Mac Pro, que agora tem formato cilíndrico e é muito menor do que antes, e o novo MacBook Air, que infelizmente não ganhou a tão sonhada tela retina. Na apresentação do novo Mac Pro, Phil Schiller brincou com os concorrentes com a frase “can´t innovate anymore my ass”. Ele é o primeiro Mac Pro com USB 3.0 e Thunderbolt, no caso, o Thunderbolt 2, e é capaz de usar três monitores 4K. O Mac Pro é montado nos Estados Unidos, o que deve ter deixado o pessoal da Foxconn chateado. “É um Mac diferente de tudo que já fizemos”, diz Schiller.

android_vs_ios

Tim Cook então voltou ao palco para apresentar o que todos queriam ver, o novo iOS 7, não sem antes pegar no pé do Android pela fragmentação da base instalada. O novo iOS ganhou um visual totalmente reformulado, no que Tim Cook chamou de “a maior mudança do iOS desde o lançamento do iPhone.” Ele pediu a ajuda de Federighi para uma demonstração. O novo sistema usa elementos transparentes em praticamente todos os momentos, até mesmo nas notificações e atrás do teclado. O iOS 7 deixa de lado toda a identidade visual do iOS 6, e até mesmo a tipografia foi completamente refeita. O sistema ainda tem um efeito de paralaxe na tela inicial, você inclina o iPhone e vê por trás dos ícones de aplicativos.

Confira abaixo ao vídeo do novo iOS apresentado pelo pai da criança, Sir Jony Ive.

O design é muito bonito, mas vamos ao que realmente interessa. Apesar de ainda depender do duplo clique no botão home, o multi-tasking do iOS 7 parece funcionar bem melhor do que aquela barrinha do antigo iOS, e agora é possível adicionar várias páginas a uma pasta. O sistema tem um controle que analisa os apps que você mais roda e os deixa prontos para quando você precisar. A Siri (ou o Siri, a partir de agora) tem novos recursos de buscas e está presente no iOS in the Car, para você ditar mensagens de SMS enquanto dirige.

O Safari do iOS 7 ganhou o recurso de tabs que me lembram o antigo Cover Flow, mas na vertical. Outra função interessante do novo iOS é o Air Drop, que permite que você envie fotos para os seus contatos arrastando-as para os nomes. “Não precisa ficar tocando seus smartphones”,

O recurso mais interessante e útil é mesmo o Control Center, que você acessa fazendo um gesto a partir a parte de baixo da tela, e que permite que você faça ajustes e ligue e desligue o Bluetooth ou Wi-Fi, por exemplo.

iTunes_Radio

O aplicativo de música do iOS 7 também foi refeito, e agora pode acessar o novo serviço iTunes Radio, ou iRadio, como os próprios executivos da Apple o chamaram.

Apesar dos novos MacBook Airs (mesmo sem tela retina) e do novo Mac Pro, não foi desta vez que conhecemos os tão sonhados novos MacBook Pros, e a apresentação terminou com gostinho de quero mais, sem o tradicional One More Thing. Que falta o Steve Jobs faz!

Leia também:

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários