Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

A morte do torpedo, as operadoras choram

Por em 29 de maio de 2013
emArtigo Artigo Destaques Meio Bit Mobile relacionados   
Mais textos de:

Site
  • Tiago Medeiros

    Eu praticamente não uso mais SMS. Custa caro (dependendo do seu plano pode ficar mais em conta ligar para a pessoa), é limitado e muitas vezes demora para chegar… Vez por outra recebo um SMS que foi enviado há horas (ou dias).

  • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

    Acho um absurdo decretar o fim do SMS, da mesma forma que fizeram com o e-mail. No meio da década passada decretaram que o e-mail estaria extinto em poucos anos. E nós já sabemos o resultado.

    Acho que esses aplicativos estilo Viber, WhatsApp não vão colar com 100% das pessoas, pois tiro por mim, que deixo o 3G do celular 90% do tempo desligado e assim como eu, tenho vários conhecidos e amigos que fazem o mesmo.

    E esses apps PRECISAM de conexão de rede. Se você enviasse uma mensagem para mim, eu só veria no dia seguinte (e se ver). Diferente do SMS, que não tem como desligar (a não ser que eu coloque o contato na Black List).

    Outro fato é que o SMS tem sim garantia de entrega. No Android você configura isso, inclusive.

    E sabe o que é o mais contraditório?! O WhatsApp e similares usam o SMS para confirmar a identidade (número) do aparelho!

    • Gustavo Wentz Biasuz

      Calma ai gafanhoto.

      1. Não, o SMS não tem garantia de entrega. Estas mal informado e não vale a pena discorrer extensivamente por este meio.

      2. Desativando o 3G você não perde a troca de dados do celular, e sim o ganho de banda proporcionado pela banda larga acima do GPRS e EDGE. Funcionando perfeitamente com o 3G desligado, mesmo com o intuito de conservar a bateria.

      3. Não entendi a moral de desligar a conectividade de smartphone… Podes receber as push notifications por 2G de boa e essa função não deve comprometer a bateria do celular em mais do que um digito na porcentagem.

      • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

        1. Repito, o SMS tem sim garantia de entrega, tanto que deixo habilitado no meu Android e já fiz diversos testes que comprovam que o “Relatório de entrega” que recebo só chega depois que a outra ponta recebeu a mensagem.

        Tudo bem que muito antigamente não tinha como garantir, mas hoje em dia todas as operadoras adicionam e conferem as informações adicionais no cabeçalho da mensagem.
        Você que está mal informado.

        2. Eu sei que GPRS e EDGE funcionam (às vezes até mais estável que o HSDPA), mas de que adianta você ficar online se não existe garantia que a outra ponta está online também?! Você vai ligar pra ela pra saber se ela está com o 3G ativo para enviar uma mensagem via WhatsApp?!

        • Cleyton Slaviero

          Wagner, acredito que “garantia de entrega” se refira a uma mensagem que vai chegar, faça chuva ou faça sol. O recurso de notificação de recebimento é só pra dizer que chegou. Nada garante que a mensagem vá chegar (inclusive já tive vários casos de mensagens enviadas e nunca recebidas). No caso do Whatsapp e similres, havendo um servidor online pra enviar a mensagem (e um celular também), a mensagem será enviada e recebida, seja hoje, seja no século XXIII.

    • dreadful

      Tudo bem dizer que o sms ainda tem sua vida útil, mas usar um smartphone desconectado 90% do tempo é subutilização.

      A verificação de número do whatsapp pode ser por voz, também.

      • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

        Como eu disse em outra mensagem: “Não creio que seja subutilização do aparelho, mas sim utilização sob demanda, que é o meu caso. Só ligo o 3G quando estou na rua E SE eu precisar conectar a Internet, fora isso, não vejo necessidade de ficar o tempo todo pendurado no 3G e recebendo aviso de novo e-mail o tempo todo.”

        • Marcos

          Só configurar para não ser notificado em relação aos emails. Eu mesmo não recebo nem gmail nem facebook.

          • la_gomes

            O android abaixo do 4 não permite escolher a notificação, ou seja, tudo de internet é notificado

          • Marcos

            Como não? Tive todas as versões desde o 2.1, exceto o 3.0, e sempre escolhi o que sincronizar ou não.
            O Gmail mesmo eu já tive com push e quando mudei de emprego tirei o push porque não precisava mais.
            E o Gtalk (se não estiver enganado) é só marcar offline. (Opção que deve sumir no Hangout.)
            Inclusive eu escolhia as cores do LED que o app deveria piscar para cada um.

          • dreadful

            Usei o 2.3.4 um bom tempo e dá sim.

          • darkus

            Não procede, eu usava um galaxy ace com android 2.3 e não era notificado de nada que não quisesse.

  • Diego_F

    Vocês ficam com o 3G ligado eternamente?

    O SMS não vai morrer tão cedo.

    • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

      Foi o que eu acabei de postar. Eu deixo qualquer conexão de rede (Wireless, 2G, 3G) desligado 90% do tempo. Só ligo para sincronizar feeds e o Flipboard.

      • Havary Camara

        Eu acho que voce eh um raro caso de usuário. 10% ou até menos das mensagens que eu envio são SMS. Entre meu circulo de amigos é a mesma coisa. Tenhou outro amigos que nem o APP de SMS esta na barra inicial, seja iphone ou android, ele já foi subistituido pelo Whatsapp.

        • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

          Raro?! Pelo menos uns 50% dos meus contatos deixam o 3G desligado o tempo todo, outros nem smartphone tem.

        • Sandro

          Idem… Substitui meu app de mensagens na tela inicial pelo WhatsApp… Praticamente não uso SMS…

    • José Alberio

      Quando estou em casa ou no escritório, utilizo wifi, mas quando estou em trânsito ou em outros locais sem wifi deixo sim o 3G sempre ligado.

      Caso bateria seja um problema, configuro para usar apenas 2G, que para o Whatsapp funciona perfeitamente.

      Não vejo sentido em ter um Smartphone com diversos recursos web e não ter uma conexão sempre ativa. É subutilizar o aparelho.

      • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

        Não creio que seja subutilização do aparelho, mas sim utilização sob demanda, que é o meu caso. Só ligo o 3G quando estou na rua E SE eu precisar conectar a Internet, fora isso, não vejo necessidade de ficar o tempo todo pendurado no 3G e recebendo aviso de novo e-mail o tempo todo.

        • Thiago Margarida

          digo o mesmo. Só pra consumir bateria e chatos virem aporrinhar no chat do face, mandando link e tudo o mais, ou mesmo conversando com a gente como se estivéssemos sentadinhos no pc só esperando eles falarem com a gente.
          SMS as pessoas já presumem que é pra ser rápido, por que vocÊ está passeando, vendo filme, etc…

          • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

            Exato, já existe uma concepção em cima do SMS, já o WhatsApp, Viber e afins as pessoas pensam que é “mais um Messenger”, que podem ficar fofocando o tempo todo como se você estivesse desocupado.

          • Valter Diordiu

            disse tudo!!!

        • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

          Digo mais, recebendo aviso de um e-mail que já li no computador. Das 16 horas que fico acordado por dia, cerca de 14 horas estou na frente ou próximo a um PC ligado e online, durante as outras estou em trânsito, dirigindo, fazendo outras tarefas. Nisso eu concordo, 3G/EDGE/GPRS é sob demanda. Nada na minha vida é tão urgente que preciso responder a certo e-mail NA HORA que recebo, ou uma mensagem de alguém. Se é urgente a pessoa liga mesmo, ninguém manda mensagem urgente via whatsapp.

    • http://www.twitter.com/caiocurvelo Caio Curvelo

      Você não fica?

      • Diego_F

        Não, prefiro gerenciar eu mesmo quando e onde a conexão deve ser utilizada. E como as poucas pessoas com quem preciso me comunicar frequentemente são da mesma operadora, não pago um SMS sequer há anos.

        Eu ficava com o 3G ligado direto antes… Era um saco! Sempre tinha alguém me distraindo por bobagem no Facebook ou no Gtalk.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          Não esqueça que a bateria vai embora bem mais rápido.

        • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

          Sem dúvida. O pior é a encheção de saco de alertas de “novo e-mail” e gTalk. Pior ainda quando você tem vários amigos que não são da área de TI, aí já sabe, qualquer probleminha te chamam no gTalk para tirar dúvida.

      • http://ceticismo.net/ Pryderi

        Para aumentar o tráfego de dados com tudo atualizando e recebendo notificação? Valeu, as Operadoras agradecem, pois assim gasta-se a franquia mais rápido.

    • Filipe

      Fico com o 3G ou Wifi ligado sempre.

    • Gustavo Wentz Biasuz

      Continuamente ligado…

    • Keaton

      E lá existe 3G no Brasil? haha

  • Felipe Daidouji

    O SMS não vai morrer tão cedo assim, lembrando que 3G não tem em todas as partes do mundo, e não precisa de nada “a mais” para funcionar, qualquer celular de 10 dólares recebe/envia SMS, pode ter certeza que vai durar um bom tempo.

    E quanto as operadoras, bom, ela tem outro trunfo nas mãos para lucrar, planos de internet “ilimitados”.

    • Havary Camara

      O whats, funciona em 2g e edge, n precisa de 3g se voce não usar foto, voz ou video na mensagem.

      • http://ceticismo.net/ Pryderi

        mesmpo pq, usar 3G MESMO fica difícil quando a conexão não passa do EDGE.

      • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

        WhatsApp funciona em EDGE, mas quem te garante que a pessoa do outro lado está online também?! Já via SMS você supõe que ela esteja com o celular ligado (o que ocorre em 99,9% das vezes quando se tenta falar com alguém). Sinceramente, o SMS ainda é mais “seguro” e “garantido” de que a pessoa vá receber a mensagem na hora.

        • Felipe Daidouji

          De fato ele funciona na EDGE, só temos um detalhe, a velocidade da rede vai atrapalhar um bom bocado as sincronizações do Whatsapp, desde saber quem está online, até enviar a mensagem (com as confirmações), nessa o SMS será bem mais rápido.

  • Christian Oliveira

    Até minha cunhada e sogra aderiram ao whatsapp, minha mulher, pai e a maioria dos amigos preferem o messenger do face, no android ficou bacana quando a mensagem chega é criado um popup na tela com a fotinha do caboclo, daqui por diante o maior gasto fica com o plano de dados, sobre deixar o 3g ligado, eu deixo sempre ligado e estou mudando a forma de carregar os celulares, não carrego mais durante a madrugada, o maior tempo carregando os celulares agora é o tempo que estou no computador, no trabalho e ambos os aparelhos carregando na USB.

    O uso de voz também tem diminuido muito, até porque uma comunicação “sincrona half duplex”, rs, nos dias de hoje está cada vez mais dificil.

  • http://www.twitter.com/GuiDelFrate Gui Del Frate

    Deixar ou não o 3G ligado para 99% das pessoas é uma questão de bateria. E isso tende a ser melhorado com o tempo. Invariavelmente PAGAR por SMS vai deixar de fazer sentido, já que um plano de dados básico é o suficiente para fazer o mesmo trabalho e de forma bem melhor: a transmissão de mensagens entre operadoras ainda é precária. Era satisfatória quando só tínhamos o SMS; agora que conhecemos Whatsapp e seus derivados muitas precariedades do SMS incomoda muito.

    • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

      SMS é praticamente um e-mail de texto curto, pois tem maneiras de garantia de entrega e envio. Dizer que WhatsApp, Viber, etc são melhores porque “garantem” a entrega é mito, até porque ninguém garante que quem está do outro lado está com o 3G ativo. Já via SMS, a garantia é de praticamente 100%, a não ser que a pessoa esteja com o celular desligado.

      • Marcos

        Whatsapp tem confirmação de que a pessoa recebeu a mensagem. Mas, não tem o relatório que a operadora faz do SMS.

      • http://www.twitter.com/GuiDelFrate Gui Del Frate

        Não estou falando de notificações de entrega, que são suportados pelas operadoras, e sim da precariedade no envio das mensagens. Já cansei de enviar e receber SMS entre operadoras com horas de atraso.

        O iMessage, por exemplo, é uma solução excelente: se a mensagem não conseguir ser entregue via internet, o sistema trata de enviá-la via SMS como um plano B. Fora que, assim como no Whatsapp e outros, você tem a notificação de entrega, de leitura, vê quando a pessoa está digitando e pode trocar outros tipos de dados, como fotos e vídeos; infinitamente superior e mais completo que o caríssimo SMS.

    • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

      Não esqueça da franquia de dados.

      • http://www.twitter.com/GuiDelFrate Gui Del Frate

        A franquia de dados é algo que tende a melhorar/baratear. Já vivemos uma realidade que, num plano pré-pago, com 50 centavos por dia você tem acesso à internet. A franquia de dados é, de longe, muito mais barata que o valor cobrado pelo SMS, mesmo com os preços abusivos cobrados no Brasil.

        • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

          Pois é, mas nesses de 0,50 centavos, depois de 300 MB, é 32kbps, velocidade do meu USRobotics lá em 1996~7. Ou seja, pra uso casual, ligou, desligou, não pra deixar ligado sincronizando. Os outros planos, apesar de terem franquias maiores, é por aí. Também achava que a tendência era melhorar/baratear, mas se compararmos com os primeiros planos de dados que surgiram, até barateou um pouco, mas com um tradeoff de existir uma franquia miserável. Lembro que uns tempos atrás, com 100 pila tu conseguia um plano de 1mbps ilimitado de verdade, sem capação. Hoje nem sei se existe planos assim.

          • http://www.twitter.com/GuiDelFrate Gui Del Frate

            Pago menos de 100 pila no meu plano de internet móvel, na Vivo, com 3G Plus, que dependendo do lugar de onde acesso chego a pegar 5mbps. A franquia na velocidade total é de 3GB, o que é virtualmente ilimitado para o uso em um smartphone.

  • Carlos Eduardo

    Eu ando com 3G e wifi ligados no meu SGS2 … se tiver wifi ele conecta se não usa o 3G … não tenho tempo para ficar ligando ou desligando coisas, isto é coisa de abobado.

    Se eu enviei 10 SMS em toda minha vida foi muito.

    ps. Quando um amigo meu tem smartphone, nem ligar via operadora eu ligo mais, conversamos via Hangouts (gtalk) :-)

    ps. fodam-se operadoras.

    • http://ajisma.blogspot.com Ajisma

      Não sei onde vives atualmente porém, se isso for verdade, deves ter uma boa conta mensal de Internet para pagar pois o 3G também não costuma ser assim tão barato. Aqui em Portugal não é e infelizmente não tem como partilhar um pacote 3G com mais que um dispositivo (acho eu!).

  • http://ceticismo.net/ Pryderi

    Decretaram o fim do e-mail assim como do SMS. Também decretaram o fim do fax e das cartas, mas quando eu tive problemas no cartão de crédito, eu tive que mandar um fax para a administradora do cartão. A outra hipótese era carta registrada e por pouco não pediram para eu enviar por pombo correio.

    Mais um lembrete a vocês: nem todo mundo tem (ou sequer precisa) de um smartphone.

    • Memnoch

      pois é…. minha mãe quer distância de qualquer celular q tenha internet…. Vou ter q dizer pra ela q, como decretaram o fim do SMS, só vamos nos comunicar através de ligações….. :/

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Dei um Nokia C3 pra minha mãe, instalei o WhatsApp e ela adorou

        • Memnoch

          Ja tentei, mas ela não quer smart. Acha q internet em celular é desnecessário. Mas adora o computador.

    • pimentel

      Filho, quando é dito que algo está no fim não quer dizer que necessariamente será 100% extinto, um exemplo são as conexões discadas, praticamente todo mundo tem banda larga hoje em dia ( nem que seja meia boca ), mas existe uma pequena parcela que ainda usada a discada. Provavelmente a atendente da sua operadora de cartão era tão tapada ( quase sempre são) que não soube explicar que você poderia escanear seus documentos e enviar por email. Nem todo mundo precisa ou quer um smartphone, mas o público alvo que usa bastante mensagens de texto estão todos comprando, nem que seja no carnezinho de “trocentas” vezes das Casas Bahia.

    • darkus

      O problema é que todos os planos deveriam ter internet ilimitada (mesmo que lenta) e um programa se tornar padrão (seria bom se todos que tem android usassem apenas um programa, e que a Google e a Apple entrassem em acordo sobre isso).

      • http://ajisma.blogspot.com Ajisma

        Eu não concordo com programas padrão.

        Existem vários tipos de programas que se pode usar. Tem (ou tem que ter) hangouts para Android, iPhone, Windows Phone, entre outros SO. Outros programas de conversação deveriam ter versão obrigatória nestes 3 principais SO.

    • http://ajisma.blogspot.com Ajisma

      Eu uso o SMS para comunicar com clientes. As questões que envolvem números ainda encontram mais fiabilidade nos SMS que na voz.
      Ao mesmo tempo, quando comecei a trabalhar no escritório onde atualmente trabalho, é que percebi o poder do FAX, apesar de preferir o EMAIL porém, infelizmente, em algumas situações, o EMAIL ainda é falível.

      A entrega do FAX percebe-se de imediato. Ou o FAX foi entregue ou não foi.

  • http://twitter.com/TaylerPadilha Tayler Padilha

    SMS aqui é só pra falar com a mamai que tem um Nokia 3310. :p

  • Marcos

    Em casa estou sempre no wifi e fora de casa sempre no 2G que é o suficiente para receber mensagens do wpp e gtalk. 3G só liga quando quero acessar o navegador.

    Bem, sobre SMS acho mais formal e quando quero “garantir” profissionalmente que mandei uma mensagem, este que uso… No mais, acho lento e sem opções. Trabalho com assessoraremos institucional e cansei de fotografar documentos e enviar para companheiros de trabalho terem conhecimento imediato.

    Fora, os grupos do wpp que permitem um diálogo muito produtivo no ambiente de trabalho e marcar encontros com os amigos sem ter que fazer uma ligação.

    Na medida que você pode configurar o que quer ser notificado e quando, acho uma bobagem essa resistência orgulhosa.

  • Cris

    SMS é só útil pra falar com quem ainda não tem smartphone, com o tempo todos os celulares serão smartphones, com isso o SMS morre sim.

    E como garantir que a pessoa que vamos enviar mensagem está com internet? Simples, da mesma forma que não podemos garantir que a outra pessoa está em um local com área ou aparelho ligado ao enviar SMS, afinal se tiver área por que não teria internet? A pessoa ter um smartphone e deixar a internet desligada é a mesma coisa de uma pessoa ter um celular ‘simples’ e deixar ele sem rede móvel, a probabilidade com o tempo vai se tornando a mesma, claro que ainda não, mas com o tempo vai ser.

    • Sandro Sanfelice

      Segue bem na minha linha de raciocínio, Cris!

      Os caras estão reclamando de receber notificações de amigos e emails!?!

      Tem um smartphone pra que se a internet fica desligada?!?

      • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

        Pra acessar a internet quando não estiver próximo a um computador e precisa checar e-mails, usar mapas em uma cidade nova, pesquisar o endereço de um estabelecimento qualquer quando se está na rua. Baixar um arquivo em excel ou word do dropbox e fazer uma edição rápida ou de emergência, consigo imaginar diversas tarefas que se faz com um smartphone sem precisar ficar com a internet ligada o tempo inteiro.

  • Luiz Felipe

    E que as operadoras fiquem felizes, porque o proximo da lista de kills da internet eh a propeia voz.

  • http://www.crashcomputer.tk/ Gradius

    Mas SMS não morre mesmo! Afinal, como as operadoras vão nos mandar aquela 1/2 dúzia de mensagens diárias de SPAM? Não fique sem créditos, participe da promoção sei lá o que… etc, etc, etc…

  • William De Oliveira Ferreira

    Amém

  • Pingback: WhatsApp chega a 27 bilhões de mensagens trocadas em 24 horas, mas SMS está vivo e bem « Meio Bit